Anteriormente, trabalhar com a internet e viver exclusivamente dela parecia uma grande lenda urbana, não é verdade? Mas com o avanço das redes sociais, esse pensamento mudou, e uma das principais perguntas é: como monetizar o TikTok?

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Essa pergunta não é à toa, já que o TikTok é uma das redes sociais com o maior número de usuários e contas ativas no mundo todo, fazendo com que as possibilidades de ganhos sejam enormes.

Como monetizar o Tiktok: 6 dicas fenomenais para você

Assim, a própria plataforma passou a possibilitar a monetização de conteúdos, como forma de valorizar o empenho dos criadores e dos usuários ativos na redes social.

Para saber mais sobre como monetizar o TikTok e trabalhar com a internet, leia este artigo até o final.

O que é o TikTok?

O TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo atual, contando com  cerca de 4,7 milhões de usuários somente no Brasil, sendo cada vez mais crescente pela dinâmica da plataforma.

Assim, o TikTok é uma evolução da antiga rede social Musical.ly, que tinha a proposta de criar vídeos curtos e divertidos, voltado para um público mais jovem e mais dinâmico.

No ano de 2017, o Musical.ly foi comprado por outra plataforma de vídeos, a ByteDance, que tinha um aplicativo muito semelhante, conhecido como Douyin.

A partir dessa fusão, as redes sociais se tornaram uma só, se transformando assim no tão famoso TikTok.

Para que você tenha ideia da proporção que a rede social tomou, o aplicativo contou com cerca de 750 milhões de downloads no ano de 2019, o que demonstra a adesão à dinâmica da plataforma.

Hoje, o TikTok permite o compartilhamento de vídeos curtos, que podem variar entre 15 segundos, 60 segundos e 3 minutos, dependendo da quantidade de seguidores e interações que você possui.

O mais interessante dessa plataforma é que a rede social oferece recursos próprios para a criação e edição de vídeos, incluindo cortes, filtros, legendas, músicas para compor o vídeo, dentre outros.

A partir dos vídeos publicados, as pessoas podem interagir com você por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, fazendo com que os seus vídeos alcancem outras pessoas, e finalmente, viralizem.

Inclusive, a tendência de vídeos curtos e virais tomou conta das redes sociais, seja por meio dos tão famosos challenges, coreografias, sátiras e vídeos de comédia.

Como o TikTok funciona?

De maneira muito simples, o TikTok consiste na produção de vídeos curtos, de no máximo, 03 (três) minutos, acompanhados por áudios de músicas, falas de pessoas famosas ou comentários engraçados.

Sendo assim, basta você criar a sua conta, verificar quais as tendências do momento e assim começar a produzir os seus conteúdos.

Para criar uma conta no TikTok é muito fácil: basta baixar o aplicativo para o seu celular, escolher a opção de criar a sua conta, seja pelo Google ou pelo Facebook, e assim concordar com os termos de uso da plataforma. E pronto, a sua conta já está criada!

Contudo, é importante estar sempre atento às recomendações e políticas de privacidade da plataforma, principalmente no que se trata da criação de conteúdos.

Com os crescentes apelos acerca das questões sociais, a plataforma passou a limitar alguns tipos de falas ou expressões que contenham discursos de ódio, violência e apelos psicológicos.

Embora muitas pessoas reclamem sobre a política de privacidade da plataforma, é importante compreender que essas ações têm o objetivo de manter a segurança dos usuários, evitando problemas coletivos.

Regras da monetização do TikTok

Boa parte das redes sociais atuais permitem a monetização de conteúdos, e podemos citar como exemplos o Instagram e o YouTube, que é uma das plataformas mais antigas da internet.

Existem muitas formas de monetizar as redes sociais, e com o TikTok não é diferente.

Porém, existem algumas regras para que você possa patrocinar os seus conteúdos, sendo elas:

  • O usuário deve ser maior de 18 (dezoito) anos;
  • O modelo de monetização deve estar disponível para o seu país. Aqui no Brasil, é possível monetizar o conteúdo, e vamos explicar as possibilidades a seguir;
  • É necessário atingir um número mínimo de visualizações e seguidores nos vídeos para assim monetizar o conteúdo;
  • É necessário possuir uma conta ativa e ter realizado publicações dentro dos últimos 30 (trinta) dias;
  • É necessário respeitar as regras, Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso da plataforma.

Ainda falando de termos de uso, é importante lembrar que os usuários que não cumprem as diretrizes têm os seus vídeos removidos, e depois de vários avisos, a conta do usuário é banida para proteger a segurança da comunidade.

Portanto, é importante dizer que cada tipo de monetização deve cumprir estas regras gerais e algumas regras mais específicas, que podem ser consultadas dentro do próprio TikTok.

É possível monetizar o TikTok?

Como monetizar o Tiktok: 6 dicas fenomenais para você

Uma pergunta que se tornou muito comum é: será que é possível monetizar o TikTok? Como monetizar o TikTok e fazer dele a sua renda principal na internet?

Primeiro, devemos dizer que é possível sim ganhar dinheiro com o TikTok e monetizar os seus conteúdos, e que existem diversas possibilidades de monetização para os usuários.

A seguir, trouxemos 6 (seis) possibilidades de monetização para que você tenha uma ideia de como dar os primeiros passos na plataforma e de como monetizar o TikTok.

Indicação de amigos

A primeira forma de como monetizar o TikTok é por meio da indicação de amigos, que inclusive é uma das maneiras mais conhecidas aqui no Brasil.

Para monetizar o seu TikTok nessa modalidade é bastante simples, já que você irá convidar novas pessoas para se cadastrar e conhecer a plataforma, por meio de um convite específico.

Sendo assim, você envia um código único para as pessoas que ainda não fazem parte da rede social, e quando elas fizerem a conta no TikTok, devem digitar o seu código, informando que a pessoa foi convidada.

Assim, a cada convite realizado com o seu código de usuário, você recebe moedas da plataforma, que podem ser resgatadas em forma de dinheiro.

Inclusive, o TikTok promove campanhas de convites a novos usuários, e em algumas delas, a cada 10 convites enviados, o usuário ganha R$ 150 reais.

Criar conteúdo de marca

Existe a opção de conteúdo de marca, onde você é pago para criar conteúdos específicos para outras marcas.

Sendo assim, as marcas presentes na plataforma fazem parcerias com os perfis que estão em alta no TikTok, impulsionando a visualização dos seus vídeos e divulgando os produtos da marca.

Porém, para estar apto à essa forma de como monetizar o TikTok, você deve ter, no mínimo, 10 mil seguidores.

Outro detalhe essencial para esse tipo de vídeo é a notificação de que o vídeo publicado é publicidade. Ou seja: todo vídeo patrocinado por uma marca deve vir acompanhado de hashtags como #publicidade, #publi ou #ad.

Receber presentes em suas lives

Você também pode monetizar o seu perfil do TikTok por meio das ferramentas de criação de conteúdo, e uma das opções é ativar o recebimento de presentes em lives e vídeos no TikTok.

Sendo assim, se você tiver mais de um seguidor, poderá fazer lives e ativar a opção de recebimento de presentes durante o vídeo ao vivo.

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Para isso, você deve acessar o seu perfil do TikTok, clicar na barra de opções, que são as 3 (três) barrinhas no canto direito da tela, escolher a opção de Ferramentas do Criador  e Presentes.

Ao clicar nessa opção, você permite que as pessoas que acompanham os seus vídeos enviem diamantes e rubis, que também podem ser trocados por dinheiro.

E o mais interessante é que quanto mais seguidores você tiver, maiores serão as opções de presentes e maiores serão os seus ganhos.

Porém, é importante que você verifique se os seus vídeos estão habilitados e qualificados para esse tipo de monetização.

Oferecer produtos ou serviços da sua empresa

Outra opção de monetização para o TikTok é oferecer os seus produtos ou serviços na plataforma, tendo o TikTok como uma das suas plataformas de comunicação com os clientes.

Nesse caso, você deve gerar conteúdos que atraiam o público e que desperte o desejo deles em consumir os seus produtos ou serviços, gerando o engajamento.

Além dos conteúdos, você deve deixar na sua bio as informações da sua loja, seja um site ou até mesmo um link que redirecione o público para entrar em contato com você.

A partir disso, você poderá gerar mais vendas e ganhar visibilidade, expandindo os negócios.

Cumprimento de atividades diárias

Outra opção de como monetizar o TikTok é cumprindo as atividades diárias que a plataforma estabelece para os seus usuários.

Estas atividades diárias podem ter diversos formatos, como enviar uma quantidade mínima de convites, converter usuários e ainda assistir um número mínimo de vídeos na plataforma.

Ao cumprir as atividades, você ganha moedas, as quais podem ser trocadas por dinheiro e resgatadas posteriormente.

Porém, é importante lembrar que essas tarefas são limitadas, e que quanto mais você as cumpre, menos tarefas sobram para fazer.

Creator Marketplace

Outra forma de monetizar o seu TikTok é por meio do Creator Marketplace, onde as marcas e os criadores de conteúdo da plataforma fazem parcerias entre si para impulsionar as visualizações e gerar leads.

Assim, quanto maior o seu engajamento na plataforma, maior a possibilidade de ganhos dentro do TikTok.

Para isso, você deve acessar as configurações da sua conta, clicar em Ferramentas de Criador e acessar a opção “Creator Marketplace” e verificar se a sua conta se adequa às diretrizes das marcas que estão patrocinando os vídeos.

Caso esteja, você deve pensar em formas criativas de criar a sua rede, produzir conteúdos e ainda promover a marca.

Dicas para viralizar no TikTok

Como monetizar o Tiktok: 6 dicas fenomenais para você

Sabendo que a monetização do vídeo está diretamente ligada com as visualizações dos seus vídeos, é importante estar atento às tendências e às maneiras de como tornar os seus vídeos mais atrativos.

Sendo assim, você deve acompanhar as tendências da plataforma, verificando sempre o que está em alta entre o seu público, tal como os desejos deles, que muitas vezes são deixados nos comentários, e sempre oferecer um conteúdo único.

Assim, um vídeo viral é aquele que desperta o interesse e a curiosidade do público, fazendo com que eles passem a te acompanhar e assim interagir com o seu conteúdo, contribuindo para as suas visualizações e desempenho do perfil.

Como receber o dinheiro do TikTok?

Agora que você já sabe como monetizar o TikTok, vamos falar sobre como receber o valor recebido dentro da plataforma.

Com o avanço das tecnologias, o TikTok possibilita os pagamentos e saques por meio de transferências bancárias, Pix e até mesmo pelo PagBank, possibilitando saques nos valores de R$ 5,00, R$ 10,00 e R$ 20,00.

Sendo assim, você pode seguir o passo a passo abaixo para realizar o saque do seu dinheiro:

  • Acesse o aplicativo e escolha a opção de Perfil;
  • Clique no ícone da moeda no canto esquerdo da sua tela;
  • Ao rolar a tela, você deve clicar na opção de “Saque XX com XXXX pontos”;
  • Em seguida, clique na opção Sacar e adicione o seu método de saque, escolhendo Pix, transferência bancária, conta do PayPal ou PagBank;
  • Preencha com seus dados pessoais, como nome, sobrenome, CPF, e-mail e dados financeiros;
  • Clique em Confirmar Saque.

Pronto, o seu saque será realizado. Porém, é importante que você esteja atento aos prazos de cada um dos saques, para não ter imprevistos e reclamações.

Por isso, é importante lembrar que dependendo do método de saque escolhido, o depósito do valor pode demorar até 10 (dez) dias para ser realizado. Portanto, se você notar que o saldo foi deduzido e o dinheiro não caiu em sua conta, espere o prazo estipulado.

Conclusão 

Como vimos, é completamente possível ganhar dinheiro com o TikTok, e por isso, existem diversas formas de como monetizar o TikTok e trabalhar exclusivamente com a internet.

Porém, é importante estar atento às novidades e acompanhar as tendências, independente do público escolhido e do tipo de conteúdo produzido, para que assim os seus vídeos se tornem virais e gerem bons resultados.

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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