O tráfego pago é referente ao uso de anúncios pagos por empresas e sites com o objetivo de gerar audiência. Na prática, o anúncio convida o usuário de internet a visitar o site, blog ou loja oficial da marca da empresa.

São anúncios publicitários digitais que podem ser veiculados em diferentes plataformas como Google, Facebook, Twitter, Instagram, e veiculação em sites privados de terceiros.

É diferente do tráfego orgânico onde o investimento depende mais do conteúdo otimizado com a publicação de artigos, textos e vídeos mais persuasivos e de alta qualidade para atrair mais audiência e gerar público (leads).

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Através do anúncio, a empresa paga para elevar a visibilidade de sua marca nas plataformas de vendas, visando gerar mais resultados.

Nos últimos anos, uma das ferramentas mais utilizadas para organização e veiculação de anúncios, o Google Ads, permite a diferentes tipos de empresas veicularem seus anúncios considerando palavras-chaves, investimento de valor diário e localização geográfica.

A vantagem do anúncio é que ele consegue colocar o link da empresa no topo dos resultados de pesquisas do Google ou nos primeiros resultados sem depender somente do resultado orgânico que dependeria muito mais do conteúdo do site.

Porém, o anúncio da empresa aparecerá nos resultados somente quando o usuário de internet estiver pesquisando algo relacionado ao segmento de atuação e às palavras-chaves existentes no anúncio digital formatado pela empresa anunciante.

O mesmo acontece com outras ferramentas como Facebook Ads para veiculação de anúncios no Facebook e Instagram. Porém o Facebook Ads oferece outras funcionalidades específicas por se tratar de uma ferramenta que edita e veicula anúncios dentro das redes sociais.

Em todos os casos, procurar aumentar os tráfego é fundamental para os resultados da marca da empresa, porém requer planejamento e saber aproveitar a verba financeira a ser investida pela empresa e empreendedor.

Como ganhar muito dinheiro com tráfego pago?

Neste artigo falaremos mais sobre as principais funcionalidades desse tipo de tráfego, e abordaremos sobre todas as vantagens que ele oferece.

Como funciona o tráfego pago?

Podemos conceituar esse tipo de tráfego como um conjunto de metodologias e soluções que permitem ao empreendedor investir melhor em plataformas de anúncios digitais e em sites que oferecem espaços para a veiculação de mensagem paga.

A mensagem paga pode ser referente à indicação de um produto ou serviço para vendas, além do posicionamento e divulgação do blog, site e aplicativos oferecidos pela empresa no mercado.

O anúncio permite atrair mais visitantes para determinado site, loja ou página através do link veiculado na propaganda digital paga.

Por meio de diferentes formatos e tipos de veiculação, o usuário pode se sentir atraído por uma frase de efeito, pela descrição direta do link do site de uma empresa, por um vídeo ou imagem dentro de um banner visual.

Como já relatado na introdução deste artigo, este tipo de tráfego difere do tráfego orgânico, pois o material orgânico é referente aos artigos publicados no blog da empresa, aos vídeos postados no YouTube oficial da marca ou ao e-book oferecido pelo site da corporação que visa, com o tempo, converter parte da audiência em leads e clientes potenciais.

O anúncio, mesmo sendo pago, visa gerar resultado mais rápido e direto, atraindo a audiência inicial para conhecer o produto, a marca e a empresa e iniciar um processo de vendas direcionadas a curto prazo.

O tráfego orgânico não exige pagamento constante de anúncio pagos, mas exige cautela e paciência, pois a criação de conteúdos otimizados (SEO) consome tempo e requer produção constante de conteúdos, domínio de técnicas de otimização, investir no crescimento da audiência por meio do valor do conteúdo e até mesmo a contratação de profissionais hábeis em criação de conteúdo de alta qualidade.

Porém, as duas opções, seja o pago ou orgânico, são importantes e podem ser utilizadas em separado ou em conjunto dependendo das condições da empresa.

Em relação ao anúncio pago, os resultados são mais rápidos e instantâneos, enquanto que a iniciativa que usa conteúdo orgânico precisa ser contínuo mesmo gerando retorno mais duradouro.

Leitura complementar: Como instalar o pixel do facebook de forma correta? clique aqui e descubra!

Porquê usar tráfego pago?

Ainda, na atual internet, existem empresas que não conhecem os benefícios de investir nesse tipo de tráfego, mesmo investindo corretamente no orgânico. Dentre as vantagens do anúncio pago, podemos citar:

1 – Visibilidade rápida

Através de anúncios pagos a visibilidade é mais rápida. Sabemos que o investimento em anúncios eleva a visibilidade da empresa de forma mais rápida, alavancando o posicionamento da marca.

Logo depois da primeira percepção, é possível para a empresa estudar o público que foi atingido e avaliar o poder de cada campanha.

2 – Melhora a divulgação

A divulgação de produtos e plataformas da empresa é vista de modo mais profissional. Principalmente, no caso de divulgações específicas, a empresa encontra uma oportunidade positiva para gerar retorno.

Principalmente, em situações de lançamentos de produtos com promoção diferenciada, o tráfego pago é mais útil e mais indicado, mais ainda em datas especiais como Natal, Dias das Mães e Dia dos Namorados.

Leitura complementar: O que é tráfego pago? Como ele funciona, que ferramentas usar e mais 5 dicas

3 – Eleva a taxa de conversão

A empresa ao decidir usar links pagos melhora ainda mais a taxa de conversão do público em clientes. Podemos reiterar que o anúncio pago pode ainda incrementar as estratégias de funil de vendas para a empresa.

É fundamental que a empresa escolha as palavras-chaves certas para ampliar ainda mais o interesse do público ampliando dessa forma a conversão perante o produto certo.

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?

Já relatamos no início do artigo, a diferença básica entre os dois tipos de tráfego. Porém, a partir de uma visão prática, os dois tipos dependem do investimento e do tempo despendido em cada estratégia.

Através do orgânico, o investimento não exige alocação de verba publicitária, sendo importante dedicar tempo para desenvolvimento de conteúdos e aplicação de recursos financeiros dedicados para contratação de mão de obra e desenvolvimento de sites e plataformas para conter a veiculação de cada tipo de conteúdo.

No orgânico, é fundamental aplicar técnicas de otimização (SEO) para ranquear o conteúdo nas primeiras posições dos motores de busca sem depender de link pago.

Por outro lado, o investimento do tráfego pago utiliza o anúncio pago com verba publicitária da empresa ou empreendedor, exige seleção de palavras-chaves para o anúncio, porém o grande foco é na quantidade de dinheiro a ser investida.

Quanto mais dinheiro e melhores forem as estratégias de estruturação dos anúncios pagos, melhor será o resultado dependendo do direcionamento da mensagem e do link para o público certo.

Para você aprender mais rápido, o tráfego orgânico não possui custos com pagamento de anúncio, é o próprio conteúdo otimizado que atrai naturalmente o interesse do visitante para o site ou loja da empresa, incluindo o uso de blogs e e-mail marketing.

O anúncio ou link pago somente existe depois do pagamento para a veiculação do anúncio nos motores de busca (Google e Bing), redes sociais e sites de terceiros.

As Plataformas certas

Como ganhar muito dinheiro com tráfego pago?

Atualmente, encontramos diversas plataformas e sites que oferecem vários tipos de anúncios com formatos, meios e aplicação de recursos financeiros.

É importante que a empresa analise o potencial de cada plataforma para atender às necessidades de cada marca. A seguir, apresentamos as ferramentas mais conhecidas:

Google Ads

Estamos falando de uma das ferramentas de anúncios mais conhecidas na atualidade. Através da ferramenta do Google, o editor ou criador do anúncio pago pode segmentar o público de diferentes modos definindo a localização geográfica, a faixa etária, o formato dos anúncios e outros requisitos para veiculação.

YouTube Ads

Outra ferramenta do Google permite veicular anúncios na plataforma de vídeos mais conhecida do mundo.

Além de veicular os anúncios no conteúdo do portal, a empresa pode pagar para veicular comerciais, chamadas e links antes da abertura do vídeo e durante a sua exibição.

Atualmente, investir em vídeos é uma das formas mais indicadas e seguras para veiculação de anúncios pagos.

Facebook Ads

Dentro da rede social mais popular do mundo é possível criar anúncios pagos que também utilizam links, textos curtos, imagens e vídeos. Permite também segmentar o anúncio por localidade, faixa etária, comportamento, gênero e outros fatores.

Instagram Ads

Esta ferramenta é semelhante ao Facebook Ads e também permite a veiculação de anúncios dentro de uma das redes sociais mais populares do mundo. É muito indicada para empresas que pretendem atingir um público mais jovem e atuante na rede.

Taboola

Recentemente, o Taboola se tornou em uma nova alternativa de investimento em tráfego pago conciliada com a veiculação de conteúdo informativo para divulgar sites e blogs.

Essa plataforma ajuda na geração de campanhas noticiosas que serão veiculadas em outros portais noticiosos.

Quanto devo investir em tráfego pago?

Como ganhar muito dinheiro com tráfego pago?

O anunciante pode investir de R$ 1,00 real a R$ 1.000.000,00 reais. Ou seja, não existe limite mínimo ou máximo para investimentos, porém quanto maior o investimento maior será o poder de veiculação do anúncio.

Porém, não adianta ter uma verba enorme e a empresa ser fraca em estratégia de seleção de palavras-chaves e estruturação para cada tipo de anúncio.

É neste ponto que as empresas buscam contratar profissionais que atuam como “gestor de tráfego” para planejar e direcionar cada anúncio da melhor forma possível a fim de não desperdiçar os recursos e o tempo da empresa.

A empresa, independente de seu porte ou segmento, pode selecionar uma verba principal, uma verba para lançamentos e outra verba para situações de riscos, todas essas verbas devem ser destinadas para a publicidade digital paga.

Quando falamos em recursos financeiros e estratégias destinadas para o tráfego pago, alguns empreendedores ficam em dúvida se devem utilizar o Google Ads, Facebook Ads ou até mesmo os planos de anúncios do UOL Host e de outros portais.

Além de definir o orçamento, é importante entender que a empresa pode utilizar todas as plataformas ao mesmo tempo ou apenas uma delas, porém isso dependerá das estratégias da empresa para atingir determinado público.

Afinal, o público que você quer atingir com o anúncio pago está no Google, no Facebook, no Instagram ou em portais como UOL, Terra e Gshow?

Além de definir a plataforma, é importante também conhecer o comportamento de seu público, pois mesmo que o anúncio eleve a audiência e a relevância, o percentual de conversão para clientes poderá se manter limitada em 5% a 10%, pelo fato deles não terem o objetivo de comprar algo logo de cara.

Neste caso, é importante conhecer a janela de conversão e comportamento de cada pessoa perante o anúncio.

O Google Ads também permite alocar um determinado valor mensal pago através de pagamento através de cartão de crédito e boleto bancário, podendo o gestor dos anúncios liberar os valores aos poucos ou de uma só vez conforme o ritmo de veiculação dos anúncios pagos.

Para empreendedores que estão começando a pagar por anúncio, é indicado não investir R$ 1 milhão de reais logo de princípio. Comece anunciando com custo médio de R$ 50 a R$ 100 reais para testar a utilização de cada anúncio.

Para determinados produtos o investimento deverá ser diário, podendo consumir até R$ 25 reais de verba diária. Com o passar do tempo, a verba poderá ser elevada e incrementada com novas estratégias.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais conceitos do anúncio pago na internet, diferenciando a explicação sobre o tráfego pago e tráfego orgânico, sendo que cada iniciativa possui características e ações próprias.

No caso do anúncio pago, a verba dependerá da capacidade financeira de cada projeto e empresa, sobretudo, da capacidade gestora de distribuir recursos em diferentes plataformas.

É fundamental que o anúncio seja atrativo e de fato prometa resolver uma dúvida ou problema latente do cliente potencial. É importante também testar os anúncios, os conteúdos relacionados aos anúncios e analisar sempre os resultados.

Investir no conteúdo orgânico ou link pago dependerá da necessidade de divulgação e posicionamento de cada marca. Saber aplicar e gerir recursos de tempo e dinheiro também é importante.

Porém, você também pode combinar o tráfego orgânico com o pago de modo criativo e direcionado de várias formas positivas.

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Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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