Identificar o nicho de mercado é o objetivo de muitas empresas que trabalham para encontrar o seu público-alvo e alavancar as suas vendas. Afinal, todo produto precisa encontrar o seu cliente e transformar essa relação em venda para viabilizar o negócio.

Nicho de Mercado: O Que É e Como Escolher o Seu!

Encontrar grupos de clientes que demandam pelo produto ou serviço que sua empresa oferece é primordial para o desenvolvimento da empresa e para ajudar nos resultados dos esforços de vendas.

Mas, geralmente, boa parte das empresas podem encontrar dificuldades para selecionar e conhecer os seus potenciais consumidores. No contexto do planejamento, antes de começar a investir dinheiro e dedicação no desenvolvimento de um produto é necessário identificar o perfil do cliente potencial e em quais grupos ele poderá estar vinculado.

Dessa forma, a empresa começa a trabalhar focada no cliente e a enxergar melhor as necessidades de cada tipo de mercado.

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Neste artigo falaremos mais sobre esse conceito de mercado para ampliar a capacidade de enxergar novos e mais clientes.

Desafios de mercado

Todos os mercados são desafiantes. Definir uma persona (cliente desejável) e encontrar os grupos certos de potenciais consumidores não é tarefa fácil, mesmo com o avanço da digitalização de mercados e da comoditização de produtos.

Para as vendas online, definir mercados e clientes tornou-se uma tarefa hercúlea, considerando a saturação de produtos e serviços que já são oferecidos em sites, lojas virtuais e marketplaces por todos os lados em todo o mundo.

Atualmente, qualquer pessoa pode comprar um equipamento e itens de beleza no e-commerce da China pagando valores mais acessíveis pelo produto e pelo frete, ainda pode encontrar produtos de qualidade no e-commerce brasileiro e escolher itens de diferentes categorias em sites como Mercado Livre e OLX.

Observando esse ambiente de negócio pode parecer impossível querer vender algo para alguém através dos mecanismos de buscas e do e-commerce.

Porém, se você e sua empresa conseguem identificar o público certo para comprar seus produtos e serviços, a tarefa se tornará mais fácil, compreendendo que “todo mundo não vende para todo mundo o tempo inteiro”.

Seja para um negócio iniciante ou já estabelecido no mercado presencial e online, determinado nicho de mercado é fundamental para fortalecer a atuação da empresa, reconhecer as escolhas e necessidades dos clientes e direcionar os esforços de vendas.

É importante considerar que o mercado é formado por diferentes fatias ou segmentos que requer análises de mercado, de abordagem de negócio e de desenvolvimento de produtos que de fato atendam a determinados perfis de consumidores.

Além do perfil é importante compreender as reais necessidades de cada consumidor podendo até mesmo a empresa procurar explorar um segmento ou fatia do mercado pouco atendida até então.

O que é nicho de mercado?

Quando falamos em nicho estamos nos referindo a um segmento ou parcela do mercado consumidor.

Por exemplo, quando falamos no mercado de calçados estamos abrangendo todos os tipos de modelos, design e numeração de calçados para todos os perfis de clientes.

Porém, quando falamos no mercado de calçados para mulheres que estão na terceira idade, criamos um funil de compreensão e começamos a pensar em modelos de calçado mais macios, mais seguros e confortável para mulheres com idade a partir dos sessenta anos.

Dessa forma começamos a identificar um nicho específico de mulheres na terceira idade que precisa de calçado mais específico para a sua idade. E quais são as marcas que produzem esse tipo de produto? Quais marcas identificaram esse nicho de mercado?

Tradicionalmente, a indústria de calçados sempre pensou no público mais jovem produzindo tênis descolados e no público adulto que atua na economia e precisa trabalhar com calçados sociais com revestimento de couro e tecido, que formam outros tipos de nichos já saturados na indústria de calçados.

Nicho ou segmento?

Em muitos casos, os desenvolvedores de projetos de negócios cometem o erro de compreender o termo nicho como sinônimo de segmento.

O segmento é referente a um grupo de consumidores que possuem demandas e interesses similares, enquanto que o nicho é referente a um interesse mais específico ou a um grupo reduzido de clientes ou mercado ainda inexplorado.

Voltando ao exemplo do mercado de calçados, a produção de tênis confortável e macio está ligada a um segmento, enquanto que a produção de tênis ou sapatilha mais macios para idosos estão ligados a um nicho de consumidores.

Podemos compreender que o segmento é um recorte de um mercado de consumidores já identificado, sendo o nicho um grupo menor dentro de um ou mais segmentos.

Considerando os exemplos e conceitos apresentados acima, podemos entender o mercado como algo complexo, desafiante, mas não difícil em todos os casos.

O mercado pode ser muito grande, mas em cada área existem segmentos e segmentos menores (nichos) que visam identificar e atender demandas variadas de clientes.

Quando nos referimos ao mercado de saúde, por exemplo, podemos observar o mercado de saúde e bem-estar, saúde infantil, saúde da mulher, saúde para a terceira idade, tratamentos e cirurgias específicas, entre outras necessidades.

Cada segmento pode ser representado por um determinado perfil de consumidor com necessidades e anseios específicos.

Devemos ressaltar que em cada grupo de cliente existem dores diferentes podendo o mesmo cliente ser um consumidor no mercado de saúde e bem-estar e de saúde para o idoso.

Em muitos casos, o cliente pode fazer parte de mais de um segmento ou nicho dependendo de suas necessidades, poder de compra e de escolha.

Geralmente, quando uma empresa (independente de seu porte) descobre um nicho inovador e com forte crescimento, logo depois começam a aparecer concorrentes para explorar esse novo “oceano azul”.

Mas, você deve estar se perguntando, o que é esse tal de oceano azul? O oceano azul se refere a um mercado pouco explorado onde existem poucas empresas oferecendo produtos e serviços.

Por outro lado, o oceano vermelho se refere a um mercado saturado com muitos investidores e empresas competindo oferecendo produtos similares para os mesmos clientes.

Por que ele é tão importante para os negócios?

Nicho de Mercado: O Que É e Como Escolher o Seu!

Todos os empresários que estão iniciando o seu próprio negócio ou revisando uma empresa já estabelecida podem sentir dúvidas na hora de definir e encontrar o nicho de mercado para suas empresas.

O nicho ajuda a orientar a especialização dos produtos da empresa, incluindo em seu processo de desenvolvimento e, sobretudo, a compreender em detalhes os seus perfis de clientes e, consequentemente, atender melhor o seu segmento de atuação.

Sabemos que uma marca que produz e vende produtos de demanda abrangente, como um tênis básico para todas as idades, ela atinge grande número de pessoas gerando um impacto enorme através de sua mensagem.

Mas, quando a empresa identifica grupos com necessidades específicas por determinado produto, como um tênis macio para a terceira idade, ela vai focar em resolver um problema mais específico e se comunicará com um número menor de pessoas.

Encontrar o nicho proporciona muitos benefícios que listamos a seguir:

Mais eficiência no plano de marketing

Ao identificar um nicho de mercado a empresa pode criar um plano de marketing mais eficiente e que consegue se comunicar melhor com o seu cliente.

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Menos concorrentes

Ao atuar em mercado específico a tendência é a de existir menor número de concorrentes e atuar em um oceano azul, podendo trabalhar orientado para atender consumidores que carecem de produtos que resolvam as suas necessidades.

Melhores preços

Ao atuar em mercados específicos poucos explorados será maior a possibilidade de trabalhar com preços mais atraentes e obter mais lucro.

Qual a diferença entre nicho de mercado e público alvo?

Como falamos anteriormente, o público-alvo (target) se refere a uma quantidade de pessoas que podem receber determinada mensagem de um produto.

O público-alvo representa uma parcela da sociedade ou do mercado consumidor de forma abrangente.

Por outro lado, o nicho de mercado é um recorte de público de clientes dentro de um determinado segmento. Abrange grupos menores de consumidores com necessidades e dores específicas a serem atendidas.

Para identificar determinado público-alvo é importante considerar as características demográficas e econômicas da população, partindo desse mesmo caminho podemos aprofundar mais e reconhecer e perfil etário, de gênero e comportamental para identificar nichos de consumo.

Como escolher um bom nicho de mercado?

Em muitos casos, a empresa escolhe um nicho, em outros é o nicho que escolhe a empresa, principalmente, quando o seu produto se adapta às necessidades específicas de um pequeno grupo de consumidores.

Em outras situações a escolha requer pesquisa e observação de mercado, e ter senso de perceber as reais necessidades que podem surgir dentro de um ou mais segmentos.

Devemos considerar que todo segmento de mercado possui nichos a serem atendidos de forma específica. A pesquisa deve considerar fatores geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

Esses fatores abrangem hábitos de compra que ajudam a orientar o desenvolvimento de produtos e de campanhas publicitárias.

Qual o nicho de mercado que mais vende?

Nicho de Mercado: O Que É e Como Escolher o Seu!

O comportamento de vendas pode variar bastante, sabemos que uma empresa que atua de forma presencial ou online pode agregar valor aos seus produtos e serviços visando alavancar as vendas e o retorno.

Mas, setores como o de vestuário, tecnologia e saúde costumam gerar nichos de mercado mais atraentes para investidores.

Ao conhecer melhor o perfil de seu consumidor principal ou específico, a empresa conseguirá superar os obstáculos e atender melhor o mercado.

Tudo dependerá também de um planejamento de marketing bem desenvolvido para ajudar a definir o nicho e estudar cada segmento.

Nos últimos anos, o marketing digital se tornou um dos nichos mais lucrativos e mais fáceis de se iniciar um negócio.

Conclusão

Neste artigo apresentamos o conceito de nicho e segmento de mercado, ressaltando sobre a necessidade de identificar perfis de clientes e suas necessidades específicas para determinar em qual tipo de grupo de consumidor eles pertencem.

Por outro lado, a empresa precisa saber se planejar, desenvolver os produtos e serviços certos e saber explorar da melhor forma mercados antes inexplorados para alavancar as vendas e seu crescimento.

Atualmente, setores de saúde, vestuário e tecnologia costumam apresentar novos nichos a serem explorados e desenvolvidos de forma assertiva e profissional.

É importante também manter a empresa e seus produtos sempre atualizados para agregar valor para os clientes e manter a empresa competitiva em casos de entrada de novos concorrentes para atender grupos menores de consumidores.

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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