Se você está procurando por maneiras de como criar um blog de sucesso para ter mais visibilidade. Você está no lugar certo porque assim como um site, ter um blog não é mais uma tendência e sim um pré-.requisito.

Mas por que?

Uma boa estratégia de blog consiste na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para sua audiência, gerando um interesse genuíno em você e o que você tem a dizer.  

Uma vez que você gerou esse interesse em sua audiência, as possibilidades são infinitas: seu blog pode ser uma ferramenta auxiliar em diferentes objetivos. Alguns dos principais exemplos são:

  • tornar-se em um influenciador ou autoridade em seu mercado;
  • auxiliar um potencial cliente ao longo de sua jornada de compra;
  • gerar oportunidades de negócio.

Este post vai mostrar, de forma prática, como criar um blog que será compatível com os seus objetivos.

Seguindo o passo a passo abaixo apresentados, você terá um blog no ar e uma estratégia a seguir.

Para aprender como criar um blog, siga este passo a passo:

  • Defina por que quer criar um blog
  • Planeje a produção do conteúdo
  • Escolha o nome e o domínio do seu blog
  • Escolha uma plataforma para criar o blog

Vamos lá?

Defina por que quer criar um blog

Como estamos falando de um veículo que permite diferentes tipos de utilização, é fundamental ter foco: o que você quer alcançar com o seu blog?

A resposta mais rápida é óbvia: visibilidade.

Mas o que você quer fazer com essa visibilidade?

Você não precisa ter apenas um objetivo, mas é importante listá-los de forma clara, uma vez que são eles que determinarão toda a estratégia.

Se você é uma empresa, seu blog pode ser usado para educar o mercado e gerar oportunidades de negócio. Se você vende um curso online em um mercado competitivo, por outro lado, talvez você deva focar em se posicionar como autoridade.  

A diferença pode parecer mínima, mas vai impactar (e muito) em toda a estratégia, principalmente no próximo tópico.

Planeje a produção do conteúdo

Uma vez determinado o fim do seu blog, é hora de pensar nos meios: qual tipo de conteúdo você deverá produzir?

Seu planejamento de conteúdo deverá ser orientado a três principais fatores:

  • Seu objetivo: você quer educar o leitor ou gerar engajamento? Qual ação você quer que o leitor tome após a leitura?
  • Sua persona: quais tipos de dúvida ela tem? Como ela faz consultas no Google? Qual é a linguagem utilizada? Qual formato de conteúdo que ela prefere consumir?
  • Seu posicionamento: você quer gerar buzz ou educar o mercado? Quer ser polêmico ou imparcial?

Escolha o nome e o domínio do seu blog

Um domínio é uma string, quer dizer uma sequência de caracteres, que identifica um site específico. No meu caso, o domínio é aprendiemcasa.com.br.

Já o endereço é toda a sequência que aponta para uma página ou recurso específico. No endereço podem constar diretórios e subdomínios, de forma a identificar o elemento buscado.

Escolhendo o domínio

Se você ainda não tem o domínio, não se preocupe: é mais fácil do que parece. Principalmente depois de ter definido o objetivo, persona e posicionamento do seu blog.

A ideia aqui é escolher um nome para o seu blog que seja: fácil de lembrar,  de rápida associação e compatível com os temas abordados.

Muitas pessoas perguntam: é preciso ter minha palavra-chave principal do domínio?

Há algum tempo, o nome do domínio exercia uma influência relevante sobre o seu potencial de rankeamento. Talvez você já tenha ouvido regrinhas como “sua keyword principal precisa aparecer no seu endereço”.

Felizmente, esses tempos se foram e o Google já não aplica mais peso nenhum ao domínio em si. Isso não quer dizer, entretanto, que você não precisa tomar cuidado!

Veja algumas dicas para escolher um domínio legal:

  • evite palavras confusas, com consoantes em sequência, pulando vogais, difíceis de pronunciar e escrever;
  • busque uma combinação de palavras que faça sentido, seja fácil de lembrar;
  • mantenha o objetivo do blog sempre em vista;
  • o domínio do blog e o seu título não precisam ser iguais, mas devem ser relacionados.

Lembre-se que nossa meta aqui é conseguir um nome que identifique claramente o seu blog e não confunda o seu leitor.

Assim, se o título do seu blog é “O melhor blog de tango escocês contemporâneo do mundo”, provavelmente “tangoescoces.com.br” seria uma boa opção, por exemplo.

Registrando o domínio

Nome escolhido? Ótimo. Agora é hora de verificar se ele está disponível para compra e registrá-lo em seu nome ou no nome da sua empresa.

Existem vários sites de registro de domínio, que fazem busca e compra em diversos países simultaneamente.

Fique à vontade para escolher aquele que parecer mais conveniente, mas confira sempre a reputação da empresa na internet, as reclamações apresentadas contra ela e suas respostas.

A empresa que eu uso hoje é a Hostgator, quando você clicar no link, vai sair direto na parte de hospedagem, escolhe a que melhor vai te atender no momento e depois escolhe o domínio que desejar e se cadastrar igual quando vai comprar qualquer coisa pela internet.

Como criar um blog? Guia para o blogueiro iniciante

Escolha uma plataforma para criar o blog

Muitas pessoas partem do passo anterior direto para a hospedagem do seu blog. No entanto, antes de fazer isso, é preciso saber qual a estrutura que o fará funcionar. E essa estrutura é conhecida como CMS.

A sigla significa Content Management System que é, trocando em miúdos, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

É a estrutura que funciona nos bastidores do seu blog. O programa que cria páginas, gera links, torna o conteúdo navegável e permite que você gerencie suas páginas, posts, links e comentários.

Apesar de apresentarmos alguns CMSs abaixo, esse guia será focado no WordPress (último na lista abaixo), que usaremos como exemplo de como criar um blog do zero!

Veja alguns dos sistemas mais populares hoje.

wix

O WIX entrou relativamente tarde no jogo, em 2006. A empresa Israelense viu, entretanto, sua popularidade disparar no mercado brasileiro nos últimos anos.

A principal razão é que ela tem templates já meio prontos para criar lojas virtuais e portfolios, duas demandas em alta por aqui. Eu não o recomendo, entretanto.

Páginas em WIX até pouco tempo contavam extensivamente com recursos em Flash, já mais antiquados que aquela bermuda vermelha que você adora.

Apesar da atualização na tecnologia, migrando esses recursos para HTML5, as páginas ainda tendem a carregar mais lentamente, o que impacta o rankeamento pelo Google.

O pior, na minha opinião, são os preços. Você vai gastar no mínimo R$19,00/mês para ter um site pessoal sem propaganda deles. Para algo mais profissional, espere gastar pelo menos R$29,00/mês, ou R$39,00 se for um e-commerce.

Esse preço nem inclui templates premium.

Existe uma opção gratuita, mas ela é bancada por propagandas que acabam com qualquer ilusão de profissionalismo, além de carregar elementos adicionais na sua página.

SquareSpace

O SquareSpace vem ganhando espaço, sobretudo devido a um posicionamento de marketing muito legal de financiar canais educativos no Youtube. Kurzgesagt, Science Girl, Scishow e Nerdwriter são alguns dos exemplos que lembro agora.

É um CMS que tem a mão muito pesada em elementos visuais e design.

Ele torna fácil para lojas, blogs e sites criar interfaces bonitas e sofisticadas. Se você é um fotógrafo ou designer, por exemplo, certamente gostará dele.

Outra vantagem legal é que ele tem ferramentas bem completas para exportar seu conteúdo.

Ou seja, se quiser migrar para outro CMS, você consegue sem maiores problemas. O ponto negativo é o preço. Um site pessoal começa nos $12/mês. São $18 para negócios e $26 para e-commerce.

Com a taxa de câmbio desfavorável, é um ataque considerável à sua carteira.

Blogger

Blogger é o CMS do Google. Até pouco tempo atrás, era chamado Blogspot.

Sendo assim, ele é muito bem integrado com os aplicativos do Google. Na verdade, se você já tem um Gmail, já tem uma conta no Blogger também — é só começar.

A integração com o Google Ads também é incrivelmente simples.

As vantagens do Blogger são que ele indexa muito rapidamente as páginas, (o que não deve ser surpresa alguma, considerando que ele é prata da casa Google) e também é muito fácil de aprender e operar.

As desvantagens são a capacidade limitada de customização e crescimento. Isso realmente limita as suas possibilidades de se desenvolver.

Os blogs oficiais do Google, GMail e Google Maps funcionam nessa plataforma, mas não conte que você vai conseguir chegar a este nível utilizando esta plataforma.

Pelo menos ele permite que você exporte seus dados e migre para outro lugar quando chegar a hora. É gratuito para quem usa Google Apps.

Joomla e Drupal

Para desespero dos puristas, vou colocar esses dois CMSs na mesma categoria aqui.

Apesar de terem características distintas, tenho um bom motivo para isso. Eles compartilham traços bem marcantes: são poderosos, escaláveis e difíceis de usar.

Ambos são suportados por uma comunidade bem ativa e dão possibilidades muito legais para quem vai gerenciar um grande número de páginas e acessos.

São bastante customizáveis e versáteis.

Seu calcanhar de aquiles é que são sistemas mais complicados, com uma curva de aprendizado que desencoraja quem está começando.

Os dois podem ser hospedados em qualquer servidor que você use, sem pagar pelo CMS em si.

Assim, seus custos vão variar em função dos recursos que o host oferece.

WordPress

Como criar um blog? Guia para o blogueiro iniciante

O WordPress é o CMS mais usado no mundo. Estima-se que ele tem em torno de 60% do market share de CMS!

Alguns defendem que ele não é um CMS puro, mas apenas uma plataforma de blog.mas isso não vem ao caso para nós.

Fato é que seu caráter open-source permitiu que se criasse um ecossistema absolutamente fantástico em torno dele.

São milhões de temas, plugins e extensões que transformam o WordPress em praticamente qualquer tipo de site, de redes sociais

Além da opção hospedada no wordpress.com (que eu não recomendo) é possível hospedar a sua própria instalação de wordpress, no servidor da sua preferência, o que dá completo controle sobre suas informações e páginas.

Invista em um template profissional

O layout do seu blog é um fator que tem peso muito grande na hora de reter a atenção da sua audiência. Existem excelentes opções de temas WordPress que ajudam você a deixar seu blog muito mais profissional.

Um dos melhores temas WordPress que eu conheço, é o tema wolf wp. Ele foi cuidadosamente produzido para você focar na produção de seu conteúdo, sem ter de se preocupar com outros detalhes.

O wolf é um tema responsivo(ou seja, seu blog será bem visualizado em qualquer tipo de dispositivo, seja no celular, tablet ou desktop). Além disso você conta com diversas outras ferramentas que você teria que pagar para ter.

Crie conteúdo com consistência

Outra etapa importante para criar um blog de sucesso é entregar conteúdo de forma frequente. No começo, o mais recomendado é fazer isso uma vez por dia ou com uma intensidade um pouco maior.

Algumas pessoas começam por dois posts ou três por semana, mas o papel maior é consistência e qualidade.

Consistência é conseguir cumprir o que foi proposto, ou seja, se a ideia é fazer dois artigos por semana, não faça menos que isso, e também não faça mais, para que a sua audiência se acostume ao ver esse cronograma sendo seguido.

Outro ponto interessante é que, quanto mais conteúdo é publicado, mais portas se abrem para o Google descobrir o seu blog e te posicionar para várias palavras-chave.

É preciso escolher os assuntos que as pessoas estão buscando. Para isso você pode usar ferramentas como Keywordtool.io ou a própria ferramenta do Google Ads, que vão te dar as palavras-chave mais buscadas com as quais pode começar a trabalhar.

Por fim, é necessário dar valor ao conteúdo e, de fato, acabar com a dor dos leitores. Então, se o tema é “como criar um blog de sucesso”, é isso o que deve ser dito, citando o passo a passo, ensinando realmente o que foi prometido.

Uma boa regra é digitar a palavra-chave do conteúdo no Google, ver os primeiros 10 resultados e fazer melhor que eles!

Use imagens e vídeos no blog

Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado.

Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até chegar ao seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.

Faça diferente do que já existe no mercado

Como criar um blog? Guia para o blogueiro iniciante

Muitos acham que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada como por exemplo, tecnologia ou informática.

Você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes” porém com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores.

Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência,os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.

Um caminho muito interessante é o de criar um produto digital alinhado ao que o seu blog possui de conteúdo. Desta forma você consegue monetizar muito bem e ao mesmo tempo criar um negócio.

Estude e aplique técnicas de SEO

Como criar um blog

Estudar SEO vai ajudar na elaboração dos títulos, vai instruir você sobre como fazer links internos entre os posts do blog, organizar as categorias de forma eficiente e também a como instalar plugins de WordPress, para que haja uma melhor performance e mais visibilidade junto ao Google. Então, aprenda SEO!

Faça reotimizações e revise seus processos

A grande maioria dos blogueiros postam seus artigos e os deixam esquecidos, isso é um grande erro! Como eu disse, conteúdo é tudo!

A reotimização do seu artigo trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente a seus concorrentes.

Para fazer isso basta você usar o Google Analytics e verificar quais as palavras-chave de entrada do seu blog e principalmente quais as principais landing pages do blog e suas respectivas palavras-chave de entrada dos seus principais artigos.

Tendo tudo isto detectado basta você reotimizá-lo, como você pode acompanhar neste conteúdos sobre como reotimizar seu conteúdo, e na parte dois: para conseguir mais visitas.

Depois que o conteúdo for publicado, você não poderá desenvolver nenhum conteúdo depois de um tempo.

Ou seja, você pode analisar alguns artigos, ver o que teve de inovação sobre os assuntos abordados, ou quais conhecimentos você tem para adicionar. Depois, basta fazer a atualização e publicá-lo novamente. Essa é uma forma muito útil de fornecer informação para sua audiência.

Use estatísticas

Faça o uso de dados e estatísticas, principalmente por meio da ferramenta Google Analytics, que é gratuita

Você vai encontrar conteúdos sobre como pode mensurar o seu blog, quantas visitas chegam, quantas pessoas navegam, quais páginas que elas visitam, qual o navegador delas, se elas estão usando a caixinha de WordPress e até o que elas estão digitando na busca.

Por meio da análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes. 

Cadastre seu site no FeedBurner que é uma ferramenta grátis também. Por meio dela você pode acompanhar a quantidade de leitores do seu blog, que não o acessam, porém o acompanham através da leitura dos feeds.

Um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e consequentemente é uma forma de avaliar seu desempenho.

Isso tudo é formidável para o próximo passo, que é analisar as informações. Nessa parte, dê atenção para dados como: qual categoria do seu blog é mais movimentada e qual tipo de artigo é mais visto. Isso ajuda a ter novas ideias de conteúdo!

Trace metas

Após o duro início, que é escolher um domínio, um nome, escolher a plataforma, otimizá-lo e tudo que é necessário para fazer um blog, trace metas de visitas, de leitores.

Metas são uma maneira de fazer você se focar e não se perder nem desanimar no caminho, mas não seja muito ambicioso, não vá traçar metas “inatingíveis”.

Seja razoável, dê um passo por vez, não ache que no segundo mês você terá 20 mil visitantes e 10 mil assinantes dos seus Feeds. Até pode até existir casos desse tipo, porém são exceções à regra.

O começo, para os apressadinhos, é o mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses.

Mas lembre-se de que seu blog é uma maneira de você se expressar, compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar.

Com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente dois meses e meio.

Razoável entende-se por um ou outro artigo na primeira página dos buscadores e 300 a 500 visitantes diários.

Como qualquer projeto, para criar um blog de sucesso as metas também são necessárias.

Portanto, definir quantos artigos serão publicados, qual a quantidade de visitantes que você gostaria de ter e quantas pessoas, por mês, ou por semana, você quer que se inscrevam na newsletter.

Ou seja, pessoas que estarão na sua lista de e-mail.

Esses números são importantes para fazer melhoria contínua, escrever artigos mais profundos, fazer um trabalho de SEO bem feito, analisar adequadamente os dados, voltar e ter novos insights.

Conclusão

Este post tinha como objetivo te preparar para dar os primeiros passos na criação e gestão de um blog.

Sei que parece uma quantidade imensa de coisas para aprender, mas — e preciso que você acredite em mim nessa — fica muito mais fácil com o tempo e prática.

É mais ou menos como ir à academia.

No começo você não sabe o que fazer, e fica até meio dolorido, já que está todo enferrujado e meio torto. Mas na medida que começa a ver resultados, as dores diminuem, seu domínio sobre os exercícios aumenta e você tem um desempenho cada vez melhor.

Talvez você se vicie em blogar, queira atingir audiências de milhões e não descanse enquanto não tiver exercitado no dia.

Talvez você só mantenha aquela rotina por saúde mesmo. Para fazer um bem pra si mesmo e relaxar do dia puxado.

Gostou do nosso conteúdo e aprendeu como criar um blog? Conhece alguem que esta querendo começar um blog? Compartilhe esse artigo com ele.

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Pedro Henrique
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