Se você trabalha ou deseja trabalhar com redes sociais, provavelmente já ouviu falar sobre o alcance, termo muito presente em redes sociais como Instagram e Facebook.
O alcance funciona como um medidor de performance mais importantes em uma analise de engajamento digital, em especial nas redes sociais, e um diferencial enorme para promover sua marca ou produto.
O que é o alcance do Instagram?
O alcance é a estimativa que o Instagram usa para saber quantas contas visualizaram uma determinada publicação pelo menos 1 vez, seja um story ou um feed.
Com essa métrica, se torna possível saber quantas pessoas são atingidas com publicação, mesmo que não tenha tido qualquer tipo de interação com o conteúdo publica. Porem, tome cuidado para não se confundir com o número de impressões. Esse termo inclui o numero de visualizações de uma mesma conta.
Existe vários fatores que envolvem o algoritmo de uma rede social como o Instagram , que interfere no alcance de qualquer publicação.
Como qualquer empresa, a plataforma quer ter o maior lucro possível, com anúncios. Ou seja, quanto mais pessoas virem os anúncios, melhor para o anunciante. E quanto melhor for para anunciante mais dinheiro ele vai dar para a rede social.
Pensando em conseguir mais anúncios, o Instagram precisa que o usuário gaste mais tempo na rede social. Dessa forma, em vez de passar apenas 5 minutos e ver apenas 3 anúncios, se o usuário gastar três horas por dia, verá 50 anúncios. O que é muito melhor para os anunciantes.
Certas pessoas podem pensar que “o Instagram vai virar um novo Facebook?”
Bom, esperamos que não. E tudo indica que a plataforma caminha para o oposto disso, fazendo com que os anúncios rendam melhores frutos para os anunciantes e e a cada mês tem uma novidade diferente, o necessário para que toda a plataforma sobreviva nos dias de hoje.
Sabendo disso, vamos falar dos principais critérios para rankear no Instagram:
1. Interesses
O algoritmo que o Instagram usa entende que você gosta de determinado assunto pela forma como você interage com a rede social.
Se você curte post de investimentos e comenta em vídeos de marketing digital, por exemplo o Instagram vai entender que você gosta desses assuntos e vai dar prioridade com esses temas no seu feed.
Para que isso ocorra o Instagram usa a tecnologia que reconhece o conteúdo das imagens em posts.
Ou seja, caso você sinta falta de ver mais publicações de um perfil que você goste, a minha dica é que você é curtir e comentar os posts deste perfil perfil, para deixar bem claro para o Instagram de qual conteúdo e perfil você gosta.
Mas lembre – se: Com essa estratégia o Instagram consegue te manter mais tempo na plataforma e com isso consegue te mostrar mais anúncios.
2. Cronologia
Mesmo que o feed cronológico tenha dado lugar ao feed de relevância desde o ano de 2016, o algoritmo mais atualizado da plataforma voltou a levar em consideração o tempo de cada postagem.
Você lembra de abrir o Instagram e ver uma publicação de 3, 4 dias atrás? Pois é. Hoje isso só acontece se você ficar muito tempo sem acessar a plataforma porque, hoje em dia o Instagram quer te mostrar conteúdos relevantes e atualizados para você.
3. Relacionamento
Outro critério muito importante que o Instagram observa é o seu relacionamento. O algoritmo consegue saber com quais pessoas você se relaciona a partir de suas interações.
O envio de DMs, quem você marca em suas fotos, quais stories você responde mais…. Isso tudo indica quais são seus perfis preferidos para o Instagram.
É bom lembrar que, por ser uma rede social do mesmo dono do Facebook, o Instagram usa os seus dados do Facebook para otimizar ainda mais seu algoritmo.
4. Usabilidade
A frequência que você usa o Instagram influencia como se feed vai aparecer. Quanto mais você usar a plataforma, mais você vai receber conteúdos atualizados.
E quem entra um vez ao dia ou uma vez por semana, recebe conteuos mais antigos, mas com relevância.
5. Quem você segue
O algoritmo leva em conta a quantidade de pessoas que você segue. Quanto menor for a quantidade de usuário mais conteúdos desses perfis você verá.
E quanto mais perfis você seguir, mais difícil vai ser para o Instagram mostrar tudo para você, já que para ver tudo vai precisar passar horas rolando a tela para conseguir ver todos os posts.
Conclusão
O algoritmo do Instagram não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Uma vez que você entende como funciona, seu trabalho para conseguir usa-lo a seu favor fica bem mais tranquilo.
Conta pra mim aqui no comentário: O que você achou do artigo?
Sobre o Autor
0 Comentários