Se você trabalha ou deseja trabalhar com redes sociais, provavelmente já ouviu falar sobre o alcance, termo muito presente em redes sociais como Instagram e Facebook.

O alcance funciona como um medidor de performance mais importantes em uma analise de engajamento digital, em especial nas redes sociais, e um diferencial enorme para promover sua marca ou produto.

O que é o alcance do Instagram?

Como funciona o alcance do Instagram?

O alcance é a estimativa que o Instagram usa para saber quantas contas visualizaram uma determinada publicação pelo menos 1 vez, seja um story ou um feed.

Com essa métrica, se torna possível saber quantas pessoas são atingidas com publicação, mesmo que não tenha tido qualquer tipo de interação com o conteúdo publica. Porem, tome cuidado para não se confundir com o número de impressões. Esse termo inclui o numero de visualizações de uma mesma conta.

Existe vários fatores que envolvem o algoritmo de uma rede social como o Instagram , que interfere no alcance de qualquer publicação.

Como qualquer empresa, a plataforma quer ter o maior lucro possível, com anúncios. Ou seja, quanto mais pessoas virem os anúncios, melhor para o anunciante. E quanto melhor for para anunciante mais dinheiro ele vai dar para a rede social.

Pensando em conseguir mais anúncios, o Instagram precisa que o usuário gaste mais tempo na rede social. Dessa forma, em vez de passar apenas 5 minutos e ver apenas 3 anúncios, se o usuário gastar três horas por dia, verá 50 anúncios. O que é muito melhor para os anunciantes.

Certas pessoas podem pensar que “o Instagram vai virar um novo Facebook?

Bom, esperamos que não. E tudo indica que a plataforma caminha para o oposto disso, fazendo com que os anúncios rendam melhores frutos para os anunciantes e e a cada mês tem uma novidade diferente, o necessário para que toda a plataforma sobreviva nos dias de hoje.

Sabendo disso, vamos falar dos principais critérios para rankear no Instagram:

1. Interesses

O algoritmo que o Instagram usa entende que você gosta de determinado assunto pela forma como você interage com a rede social.

Se você curte post de investimentos e comenta em vídeos de marketing digital, por exemplo o Instagram vai entender que você gosta desses assuntos e vai dar prioridade com esses temas no seu feed.

Para que isso ocorra o Instagram usa a tecnologia que reconhece o conteúdo das imagens em posts.

Ou seja, caso você sinta falta de ver mais publicações de um perfil que você goste, a minha dica é que você é curtir e comentar os posts deste perfil perfil, para deixar bem claro para o Instagram de qual conteúdo e perfil você gosta.

Mas lembre – se: Com essa estratégia o Instagram consegue te manter mais tempo na plataforma e com isso consegue te mostrar mais anúncios.

2. Cronologia

Mesmo que o feed cronológico tenha dado lugar ao feed de relevância desde o ano de 2016, o algoritmo mais atualizado da plataforma voltou a levar em consideração o tempo de cada postagem.

Você lembra de abrir o Instagram e ver uma publicação de 3, 4 dias atrás? Pois é. Hoje isso só acontece se você ficar muito tempo sem acessar a plataforma porque, hoje em dia o Instagram quer te mostrar conteúdos relevantes e atualizados para você.

3. Relacionamento

Relacionamento

Outro critério muito importante que o Instagram observa é o seu relacionamento. O algoritmo consegue saber com quais pessoas você se relaciona a partir de suas interações.

O envio de DMs, quem você marca em suas fotos, quais stories você responde mais…. Isso tudo indica quais são seus perfis preferidos para o Instagram.

É bom lembrar que, por ser uma rede social do mesmo dono do Facebook, o Instagram usa os seus dados do Facebook para otimizar ainda mais seu algoritmo.

4. Usabilidade

A frequência que você usa o Instagram influencia como se feed vai aparecer. Quanto mais você usar a plataforma, mais você vai receber conteúdos atualizados.

E quem entra um vez ao dia ou uma vez por semana, recebe conteuos mais antigos, mas com relevância.

5. Quem você segue

Quem você segue

O algoritmo leva em conta a quantidade de pessoas que você segue. Quanto menor for a quantidade de usuário mais conteúdos desses perfis você verá.

E quanto mais perfis você seguir, mais difícil vai ser para o Instagram mostrar tudo para você, já que para ver tudo vai precisar passar horas rolando a tela para conseguir ver todos os posts.

Conclusão

O algoritmo do Instagram não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Uma vez que você entende como funciona, seu trabalho para conseguir usa-lo a seu favor fica bem mais tranquilo.

Conta pra mim aqui no comentário: O que você achou do artigo?

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Gratis para voceLivre de SPAM

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.