Como ser inteligente em tempos de digitalização de relacionamentos e de acesso ao conhecimento nos dias atuais? Até os anos 1990, acreditava-se que bastava completar a faculdade ou o curso técnico para ter algum tipo de estabilidade profissional na vida e consolidar a habilidade intelectual.
Porém, com a ampliação da internet e dos aplicativos digitais torna-se exigível que o indivíduo mantenha-se atualizado constantemente, leia bons livros, faça cursos presenciais ou online e desenvolva novas formas de analisar a realidade e o conhecimento.
Durante muitos séculos, a humanidade tinha a crença que a inteligência era um tipo de capacidade com a qual o ser humano nascia sem a necessidade de desenvolvê-la.
Porém, com as recentes descobertas científicas, tanto cientistas quanto pesquisadores estão comprovando que todas as habilidades podem ser aprimoradas e desenvolvidas por todas as pessoas, até pelas pessoas que não são consideradas inteligentes.
Nos tempos atuais, sabemos que há vários tipos de inteligências e que as pessoas podem se desenvolver de diferentes formas no decorrer da vida.
Como ser inteligente?
Considerando que a inteligência é uma capacidade que pode ser desenvolvida e moldada com o passar do tempo e com a dedicação da própria pessoa, começou a se tornar comum a questão: como ser mais inteligente?
Notadamente, é importante buscar desenvolver novos conhecimentos, se interessar por novos hábitos e participar de atividades presenciais e remotas que estimulem o cérebro a desenvolver novas conexões cerebrais e a consolidar mais força intelectual.
A seguir apresentamos quinze dicas essenciais que o ajudarão a conquistar a superinteligência e a ajudar outras pessoas a melhorarem a formação de suas capacidades cognitivas e intelectuais.
1 – Questione, questione e questione…
Sem querer ser chato ao ponto de perder boas amizades, as pessoas devem buscar ser um “questionador” de qualidade, evitando aceitar o status quo predominante.
Por exemplo, independente se você apoia ou não o atual governo você pode elogiar ou criticar determinadas ações governamentais. Mesmo que você seja apaixonado pelo seu time do coração, você pode questionar a escalação feita pelo técnico.
O fato de ser questionador é diferente de ficar somente discordando dos outros. O questionador inteligente não aceita fórmulas prontas e não acredita somente nas notícias veiculadas nas redes sociais.
Ao mesmo tempo saiba ouvir o outro lado e respeitar a opinião dos outros, evite as fake news e fuja das polarizações políticas gratuitas que em nada ajuda na construção do voto ou da opinião em qualquer área da vida.
2 – Assista ao noticiário
Anteriormente, afirmamos ser importante evitar fake news ou qualquer fonte de notícias não comprovada. Porém, é fundamental ler e assistir aos noticiários na internet, plataforma de vídeos, televisão e rádio.
Esse hábito ajuda o ser humano a se manter sempre atualizado e em dia com os acontecimentos.
Porém, pessoas inteligentes não perdem tempo assistindo às notícias sobre casos de violência urbana em excesso, elas preferem ler e assistir a reportagens sobre diferentes assuntos e segmentos e, ao mesmo tempo, analisar as causas de cada situação.
De todo modo, ter o bom hábito de ler, assistir e escutar notícias sempre ajudará o cidadão a formar opiniões mais inteligentes, a exercitar o cérebro e a fortalecer as conexões entre diferentes assuntos.
3 – Anote as informações
Se um determinado dado ou informação é importante para você anote. Mas, você pode estar se perguntando: onde posso anotar?
Você pode carregar com você um bloquinho de anotações e sempre que puder instalar no seu celular um aplicativo de bloco de notas para anotar e redigir as informações mais importantes.
Caso não consiga anotar, grave um áudio no WhatsApp para si mesmo e depois anote a informação em um papel ou computador sempre que for oportuno.
O bom hábito de anotar as informações no papel, celular ou computador gera positivo exercício no cérebro. Pois, quando escrevemos comentários mais curtos, ajudamos a nossa mente a absorver mais informações e a liberar mais espaço mental para novas informações.
São registros que ajudam a perceber padrões de ideias e de criação de referências para novas leituras e uso futuro.
4 – Meditação
O ato de meditar é um dos principais passos que responde à questão de como ser inteligente ou mais inteligente. Trata-se de uma tradicional atividade que ajuda a reduzir o estresse, a tensão e a evitar a ansiedade mantendo a nossa concentração.
A meditação provoca o processo de regeneração no cérebro e ajuda a rejuvenescer vários tecidos cerebrais.
Leitura complementar: O que é mindset e como desenvolver uma mentalidade de sucesso!
5 – Criação de listas
Pessoas inteligentes gostam de criar listas de tarefas, de objetos, de livros, de discos e de qualquer coisa que seja importante para suas vidas.
Outra forma de criar listas é através da criação de listas de compromissos que são mais ou menos importantes como forma de manter todos os compromissos em dia.
6 – Cuide sempre da saúde
Cuidar da saúde mental e emocional é de fato uma das melhores iniciativas para manter o cérebro saudável e manter a produtividade em alto nível.
A saúde, além da alimentação e de bons hábitos alimentares, envolve a qualidade do sono, atividade física adequada e respeito aos limites do corpo.
A pessoa deve procurar dormir bem para elevar o desempenho do cérebro respeitando todos os ciclos do sono como forma de restaurar o sistema nervoso central.
A alimentação, por exemplo, é de suma importância, principalmente com a ingestão de alimentos que sejam de fato saudáveis, que contenham pouca gordura e baixa caloria.
Quando o indivíduo ingere muito alimento gorduroso e rico em açúcar, o cérebro e todo o organismo sofrerá com o processo de aprendizagem e com perda de memória.
7 – Faça amizade com pessoas inteligentes
Ao procurar ser inteligente, é importante saber fazer boas amizades. Independente da classe social, da origem social, etnia e condições financeiras, o indivíduo pode desenvolver a sua inteligência em diferentes áreas.
Procurar fazer amizade com pessoas inteligentes o incentivará a compartilhar mais conhecimentos, a conversar sobre assuntos de grande relevância e compartilhar, de forma natural, dicas de filmes e de livros, por exemplo.
Afinal, se você quer ser bom, é necessário estar na companhia dos bons. Se você quer ser inteligente, precisa estar na companhia dos inteligentes.
Não julgue as pessoas, muito menos pela aparência ou pela condição financeira, valorize as pessoas pela inteligência, bom senso e pelo bom sentimento que elas carregam no coração.
8 – Ensine mais
Pessoas inteligentes não acumulam conhecimento somente para si, elas também gostam de compartilhar, ensinar e distribuir conhecimentos. Trata-se de uma necessidade de criar novas conexões e de tanto ensinar elas se sentem mais engajadas para aprender mais.
Saber ensinar ajuda a armazenar melhor a informação e a desenvolver melhor as áreas cognitivas, o processo de organização do pensamento e a tornar o raciocínio melhor.
Você sempre terá domínio em determinado assunto se você souber explicar algo sobre ele para os outros.
9 – Assista às palestras
É indicado procurar assistir palestras presenciais, virtuais ou através de vídeos. Uma boa dica é a de assistir a TED Talks como forma de se atualizar da melhor forma possível sobre diferentes assuntos.
As palestras de qualidade são aquelas que oferecem conteúdos educacionais e de interesse sobre diversos assuntos como comportamento, saúde, sociedade, tecnologia, política, economia e entre outros.
10 – Leia, leia e leia
Nos tempos atuais, tem sido cada vez mais fácil ter mais acesso à leitura. Caso não tenha condições de comprar os seus livros, você pode procurar por publicações nos sebos que custam mais barato, ser sócio de uma biblioteca e pegar seus títulos preferidos para ler, além de poder baixar livros em PDF na internet.
Além de livros, é indicado ler revistas, jornais impressos, jornais online e outros tipos de veículos que ofereçam informações e conhecimento.
Mas, de todo modo, aproveite sempre todo livro que venha cair nas suas mãos, seja de qual segmento ou assunto for.
11 – Experimento coisas novas
O cérebro, a vida e as pessoas gostam de novidades. Fazer um passeio diferente, ler assuntos novos ou até mesmo entrar numa nova universidade para cursar outro curso superior são iniciativas que estimulam a inteligência de várias maneiras.
Não é bom acostumar o cérebro a viver a mesma rotina, pois ele acaba entrando no automático e torna-se menos criativo. Ao realizar os hábitos de diferentes formas ou se abrir para a inovação ajuda a criar novos caminhos e novas linhas de raciocínio.
12 – Memorização
É fundamental aprender sempre a memorizar assuntos, números, endereços, dados digitais e qualquer tipo de informação. Essa prática é positiva para a saúde mental e para a saúde como um todo.
Alguns tipos de conteúdos podem não ser memorizados com facilidade, porém é de suma importância exercitar o cérebro para realizar essa tarefa.
13 – Controle suas emoções
É importante para o indivíduo saber lidar com suas emoções e ter pleno controle sobre elas.
Nesse ponto estamos buscando desenvolver a inteligência emocional, uma das áreas da inteligência a ser mais trabalhada. Evite descontar nos outros os seus próprios erros e evite sentimentos negativos como inveja e ciúmes.
14 – Pratique jogos
Seja em plataformas digitais ou presenciais, a prática de jogos é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência, da memória, da linguagem, do pensamento e do raciocínio lógico.
Vários joguinhos podem ajudar como palavras-cruzadas, sudoku, xadrez, jogo da memória, 7 erros, videogames e entre outros.
15 – Ouça audiobooks e podcasts
Se você está sem tempo para ler livros ou participar de palestras, a boa dica é ouvir podcasts de entrevistas e de palestras, e até mesmo audiobooks que possam ser interessantes para você.
Conclusão
Portanto, existem muitas possibilidades de saber como ser inteligente nos tempos atuais e neste artigo apresentamos as quinze dicas mais essenciais para que qualquer pessoa, independente da idade e escala social, consiga desenvolver a inteligência.
Ao escolher um livro, valorize bons autores entre os mais conhecidos e entre os estreantes no mercado literário. Saiba usar a tecnologia a seu favor, sabendo usar a internet e o celular para fazer buscar e encontrar informações e livros digitais que sejam de alta qualidade.
Em todos os casos, saiba fazer uma “curadoria”, ou seja, seleção dos assuntos que mais lhe interessam e os assuntos que todo mundo precisa acompanhar no aprendizado e no processo de desenvolvimento intelectual e pessoal.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir também o nosso novíssimo curso “Profissional Afiliado” que vai lhe ensinar o passo a passo para ganhar dinheiro na internet a partir do zero, inscreva-se agora e garanta a sua vaga!
Sobre o Autor
0 Comentários