Você sabe o que é branding? Em algum momento já parou para se perguntar qual a sua importância e o porquê de aprender sobre ele?

Para responder a tudo isso é preciso fazer um teste simples, mas que certamente vai ajudar na compreensão do conceito de branding.

Se pedirmos para você pensar em uma marca qualquer, o que virá na sua mente? Certamente você vai se lembrar da logomarca, da cor, da forma como as letras estão colocadas e até das lembranças e sensações que você sentiu quando viu a propaganda ou quando usou o produto daquela marca.

O intuito do branding é justamente esse: fazer com que as sensações sejam despertadas para, assim, criar conexões inconscientes e conscientes.

Sabe por que isso é importante? Porque as sensações que uma marca causa influenciam o cliente na hora de decidir comprar um determinado produto ou serviço.

É por esse motivo que toda empresa, independente do seu porte, precisa ter atenção ao criar sua identidade. A escolha do logotipo, da cor, fonte, valores da empresa, tom de voz, discurso e até os jingles.

O que é branding: E como fazer uma gestão de marca excepcional

Tudo isso vai fazer com que a marca construa uma personalidade que ficará gravada na mente do consumidor graças as percepções e sensações que provoca. É por tudo isso que saber o que é branding e como usá-lo para gerir sua marca é tão importante.

Entenda de uma vez o que é branding

No mundo dos negócios existem diversos tipos de estratégias que podem ser adotadas por uma empresa e uma delas é a estratégia de marca.

O branding vai gerir essas estratégias de marca a longo prazo. Nisso, estão inclusos a criação e o gerenciamento dos elementos utilizados para a identidade visual daquele negócio.

O intuito de fazer essa gestão é aumentar as chances dos consumidores entrarem em contato com a marca e ficarem com ela em sua mente.

Não se esquecerem com facilidade e, sempre que possível, se lembram daquela empresa em momentos distintos.

Mas o que o branding trabalha? Ele vai trabalhar no planejamento, estruturação, gestão e promoção de uma marca, pois são esses pontos que vão fazer com que ela se torne ou não inesquecível.

É dessa forma que o empreendimento vai ter um crescimento inteligente e duradouro.

Branding e o marketing digital

Certamente você já ouviu e até deve ter tido contato com o marketing digital e suas estratégias.

Sabe que esse tipo de marketing tem ganhado cada vez mais espaço, é utilizado há um bom tempo e que, quando bem trabalhado, pode fazer toda a diferença para um negócio.

Mas você sabia que o conceito de branding existe há bem mais tempo que o de marketing digital? Se não acredita então pare para se lembrar como as marcas se posicionavam antes da internet.

Elas faziam publicidade através de jornal, TV e rádio. Era através desses meios que elas se posicionavam e mantinham um relacionamento com o público.

Nesse posicionamento elas precisavam pensar em estratégias para se tornarem inesquecíveis para o público. Quem não se lembra que na década de 90 as crianças ficavam pedindo aos pais para comprar determinada marca de chocolate?

Lembra que elas tentavam imitar a propaganda que uma criança tentava hipnotizar os adultos para comprar aquele chocolate?

Elas tentavam reproduzir aquele comercial imitando até mesmo o tom de voz que a criança usava na propaganda. Esse é um ótimo exemplo da utilização do branding.

Quando a tecnologia ganhou espaço esse cenário se modificou e o marketing tradicional ficou um pouco mais esquecido enquanto que o marketing digital foi se destacando e, com ele, propiciando novas possibilidades ao branding.

Atualmente o branding pode ser trabalhado de diversas formas na internet sendo que é possível fazer a divisão dessas iniciativas em dois grupos que são a identidade visual e a estratégia.

Identidade visual

A identidade visual trata-se das representações visuais que a marca adota. Criação da logo, adoção de certas cores, fontes, determinado estilo de foto são apenas alguns pontos que representam visualmente uma marca.

Quando essa representação está alinhada com a empresa e com o público mais rapidamente ela ficará na mente de todos.

Atenção ao logotipo – Quando for criar o logotipo é essencial pensar não apenas no meio físico, mas também no mundo digital.

Quais formatos de arquivo podem ser utilizados nos dois ambientes sem que um seja prejudicado? Qual fonte e tamanho de letra se adequa melhor aos dois ambientes? Essas são apenas alguns pontos que necessitam de atenção.

Manual da marca – O que seria esse manual? Ele deve conter informações a respeito da identidade visual da sua marca.

Quais cores devem ser usadas, qual o tipo de fonte e o seu tamanho, como deve ocorrer a aplicação da arte nos materiais e nas versões horizontais e verticais entre outras informações.

Por que isso é importante? Para determinar um padrão que esteja de acordo com aquilo que a marca já vem produzindo.

Assim, o consumidor vai identificar mais facilmente que se trata de um material produzido pela sua empresa e não pela concorrência.

Determine um estilo – Adote um estilo e o siga, pois ele vai servir para fazer a comunicação da sua marca para o público em geral.

Estratégia

A identidade visual vai determinar aquilo que pode ser visto, mas e a estratégia? Ela vai tratar daqueles pontos que não podem ser transmitidos através do visual.

De forma resumida, a estratégia trata dos valores que a marca possui e de transmiti-los ao público com o intuito de criar uma conexão muito mais forte.

Personalidade que a marca transmite – Qual a personalidade que sua marca transmite? Quais seus adjetivos? Imagine que sua marca é uma pessoa e responda como ela se pareceria e como seria?

Essas são perguntas simples, mas que suas respostas vão ajudar na criação de uma imagem mental mais nítida e transparente.

Linguagem da marca – Sua marca tem uma linguagem mais descontraída ou mais especializada? É importante que a linguagem que sua marca possuir seja adequada ao seu público.

Canais – O público da sua empresa prefere usar o Whatsapp ou não larga mão do e-mail? Ele prefere usar as redes sociais ao invés das opções anteriores?

É importante se fazer presente nos canais que seu público usar com maior frequência, mas tenha em mente que isso não significa que sua marca deva estar presente em todos os canais.

Opte pelos canais que vão contribuir para que seu negócio tenha um ótimo crescimento.

Um site também pode ser criado como forma de contribuir para que o público encontre sua empresa mais facilmente nos resultados de busca. Quando tiver uma novidade pode postar no site e fazer essa divulgação.

Ter uma fan page no Facebook integrada ao Instagram e ao WhatsApp também é uma ótima forma de criar e manter um canal próximo do seu público.

Conteúdo

Um conteúdo estratégico certamente vai contribuir para que nos resultados de busca sua marca se destaque. Isso vai permitir que sua visibilidade se torne maior e que seja reconhecido como uma autoridade naquela área.

Como a gestão de marca deve ser feita?

Saber o que é branding é importante, mas não demonstra a dificuldade que é fazer a gestão de uma marca. Mas de onde vem essa dificuldade?

O que é branding: E como fazer uma gestão de marca excepcional

Pare para pensar na complexidade que é gerir um negócio simples. Agora imagine quando esse empreendimento possui vários colaboradores, fornecedores além de múltiplos canais de comunicação.

Além de ter tudo isso para gerir, ainda há a adoção de estratégias que busquem atrair os clientes.

Para que tudo isso ocorra de forma satisfatória e que o objetivo pretendido seja alcançado é preciso entender sua empresa, quem ela é e os valores que possui.

A partir desse entendimento é que uma identidade forte, coerente é criada e isso vai fazer toda a diferença na hora de se comunicar com o público.

A estratégia de branding tem por objetivo fazer com que sua marca se destaque e se torne líder de mercado. Para alcançar isso alguns passos precisam ser seguidos e estão listados a seguir:

Tenha uma plataforma para a marca

Na plataforma você terá componentes únicos para a sua marca e que ajudarão a conectar os clientes com ela. Como resultado disso tem-se uma comunicação da sua essência mais objetiva e clara.

Para atender a isso é importante que a plataforma de marca tenha seu propósito, promessa, atributos e posicionamento.

Propósito

Qual a razão de existir da sua empresa? A resposta a essa pergunta é o propósito que ela possui e geralmente ela vem destacada em uma frase que está acompanhando o logotipo.

Não é incomum que desde os primeiros passos da empresa esse propósito já seja muito vívido e forte e que se faça presente nos primeiros colaboradores.

Caso o propósito da marca ainda não seja entendido é bom parar um pouquinho para avaliar.

Ter uma conversa com os colaboradores e também com os consumidores ajudará a entender o que faz com que eles se conectem e acreditem na empresa.

Ao entender isso ficará muito mais fácil entender qual o propósito que sua marca possui.

Promessa

Você já percebeu que o propósito é algo interno que visa entender e descobrir como o mundo pode ser impactado com aquela marca. Mas do que se trata a promessa de marca?

Esta possui uma relação íntima com o propósito, pois vai torná-lo possível, real, em algo que pode ser mensurado.

Ou seja, enquanto o propósito está relacionado com o porquê daquela marca existir, a promessa tem haver com a forma com que ela passará a existir.

Atributos

Do que se trata os atributos? Eles nada mais são que as características que a marca possui.

Se levarmos para a nossa vida, quando éramos crianças nossas mães e pais tentaram passar valores que não podem ser comprados como caráter e honestidade, por exemplo.

Quando falamos em atributos de uma empresa podemos fazer uma analogia com nossa infância, pois esse termo é utilizado para definir valores que não podem ser comprados. A marca não negocia certos valores, pois eles são indispensáveis para ela.

São os valores que ela possui que vão determinar a forma com que se comunica, seja com seus colaboradores, seja com o público em geral.

Posicionamento

Qual a imagem que sua marca possui? Ela é bem quista pelo público? A resposta a essas perguntas vai ajudar a entender qual o posicionamento que ela possui no mercado que atua.

Marcas bem posicionadas são lembradas com mais frequência mesmo por aqueles que nunca adquiriram um produto ou serviço que sua marca oferece.

Isso é o posicionamento de marca. Mas para entender qual a posição de sua marca é preciso pensar nos objetivos que seu negócio possui e no real valor que tanto a empresa quanto seus produtos entregam.

Quando você tem esse entendimento é que você consegue entender qual o posicionamento que sua marca possui.

Qual a importância de saber o posicionamento que a marca possui? Você consegue entender o mercado que sua empresa está atuando, a necessidade que os consumidores possuem e que gostariam de encontrar uma solução.

Quando você passa a ter um olhar voltado para o interior da empresa, para a sua essência, fica muito mais fácil entender como determinado produto consegue ganhar espaço no mercado e se tornar relevante.

Mapear é fundamental para a gestão de marca

Você já sabe o que é branding e consegue entender sua complexidade e importância. Mas isso não é tudo, pois é preciso ter em mente que não apenas a marca necessita de ser gerida como também os stakeholders.

O que é branding: E como fazer uma gestão de marca excepcional

Caso qualquer uma delas não receba a atenção necessária pode trazer consequências muito fortes para sua marca e isso ser determinante para o encerramento da empresa. É por esse motivo que é preciso ter atenção na gestão da marca e dos stakeholders.

Para isso, é preciso fazer um mapeamento sobre cada público que tem contato com a marca.

Não importa se esse contato é pequeno ou grande, tal mapeamento é muito importante, pois vai permitir entender qual é o tipo de cliente ideal, o perfil dos seguidores nas mídias sociais. Tudo isso vai ajudar na criação de estratégias mais certeiras.

Leitura complementar: 11 estratégias de marketing digital que todo mundo deveria conhecer

Concluindo

Saber o que é branding ajuda a fazer uma gestão da marca de forma muito mais certeira e eficaz.

Afinal, essa estratégia não surgiu há pouco tempo, mas com o advento do marketing digital ela passou a ser ainda mais importante.

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Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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