Hoje você vai aprender como se comunicar com seu publico alvo da maneira certa usando a estrategia de email marketing

Você vai encontrar aqui um guia completo sobre e-mail marketing e tudo que você precisa saber sobre essa estrategia de comunicação tão eficiente.

Durante muito tempo, muita gente não gostava do email marketing

Isso porque, essa estrategia era visto como algo invasivo e chato.

Mas, com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, esse quadro mudou completamente.

Hoje é a melhor maneira de de entregar a mensagem certa para as pessoas certas, na melhor hora do dia

Tudo isso graças aos avanços da automação do marketing digital

E se engana quem pensa que essa estrategia não funciona por que o e-mail não funciona porque o e-mail caiu em desuso.

O email é o meio mais eficaz para comunicarmos com o publico desejado.

Para você ter uma ideia, existe uma pesquisa que apontou que 92% das pessoas adultas que estão presentes na internet usam o email.

E mais, 62% dessas pessoas usam e-mail todos os dias

O que é e-mail marketing?

email marketing

Email marketing é uma estrategia de comunicação entre empresa e seu publico-alvo em que usa o e-mail como canal.

Há ferramentas de automação que voce pode dispara em massa, de maneira segmentada e personalizada.

As ferramentas de automação permitem que você envie uma grande quantidade de emails para as pessoas certas na hora certa, o que faz sua estrategia ser muito mais assertiva.

Você mesmo, provavelmente, ja deve ter recebido algum e-mail marketing, com alguma promoção, ou com a confirmação de alguma compra que você tenha feito.

Quando o email marketing começou a ser utilizado, era comparado às propagandas que eram enviadas por correspondência.

Por isso que o e-mail marketing era visto como mensagem irrelevante para quem recebia, sem segmentação.

O e-mail foi, durante muito tempo, um tipo comunicação que incomodava.

Mas, felizmente isso ficou no passado.

Hoje, o email marketing é considerada uma das estrategias mais eficazes do mercado para se comunicar com seu publico-alvo com mais pessoalidade.

Vantagens do email marketing

Apesar da redes sociais terem ganhado a atenção do marketing, o e-mail continua sendo ema ótima alternativa para quem esta cirando uma lista de contatos e quer criar relevância da marca para essa lista.

A seguir, alguns dos principais motivos e vantagens do e-mail marketing pelos quais você precisa usar o e-mail marketing em sua estrategia.

  • “Todos” tem ao menos uma conta de email
  • Pode ter o formato que voce quiser
  • Liberdade de mensagem
  • Uso combinado com outras mídias
  • o alcance é previsível
  • Possui o melhor retorno financeiro

Todos tem ao menos uma conta de email

Usamos o email para acessar outros canais, para receber um material interessante, para fazer algum cadastro…

Ou seja, o e-mail é muito utilizado em nossos atos na internet, no dia-a-dia.

Por exemplo, sempre que vamos fazer alguma compra em um algum site precisamos colocar nosso e-mail.

Então, o e-mail é um canal de comunicação com amplo alcance.

Por isso , utilize essa ferramenta em sua estrategia para alcançar seu publico alvo.

Pode ter o formato que você quiser

Você pode usar o e-mail no formato que achar mais conveniente, de acordo com o seu objetivo e com o perfil de quem vai receber.

O e-mail permite que você escreva a sua mensagem com texto com GIFs e até imagens.

Ele tambem pode ser criado em um template, caso mais apropriado.

Você através do e-mail pode enviar uma mensagem longa ou curta, com gráficos, vários links…

Você pode escrever a mensagem que quiser, no formato que você quiser, desde que tenha bom senso e siga as regras para um bom e-mail marketing.

Liberdade de mensagem

Se voce ja fez anúncios no facebook, com certeza ja teve problemas com seus anuncios.

As politicas do Facebook são praticamente impossiveis de serem seguidas, você pode fazer tudo certo, eles vão dar um jeito de derrubar seu anuncio ou conta.

Outro problema é quando voce usa imagem com texto…

Já no e-mail marketing, você tem a liberdade na criação da sua mensagem, podendo usar palavras que você não poderia usar em outras mídias.

Uso combinado com outras mídias

O email marketing pode ser usado de forma combinada com outras mídias.

Por exemplo, você pode criar anúncios específicos para sua lista de e-mail no Facebook.

Ou criar um publico a partir da sua lista de email. quando voce publica novos vídeo e artigos, voce pode enviar para sua lista.

Sem contar que assim que você captura um contato de e-mail, pode enviar uma mensagem informando todos os seus demais canais, como por exemplo, youtube, Facebook, Instagram e Blog.

O alcance é previsível

Com o email marketing, voce tem o controle de quantas pessoas visualizarão a sua mensagem.

Se você enviar um e-mail para 50 pessoas, 50 pessoas receberão a sua mensagem ( na maior parte das vezes se você usar o e-mail da maneria correta)

Nas redes sociais você não tem esse controle.

Isso porque, quando você publica um anuncio em uma rede social, nem todos os seguidores da sua pagina visualizarão a sua mensagem, pois os bots das redes sociais determinam quais mensagens são relevantes, de acordo com os interesses de cada usuário

Possui o melhor retorno financeiro

A estrategia de email marketing não exige muito investimento, principalmente no inicio.

Mas, o retorno financeiro que o e-mail marketing é alto e por isso, vale muito a pena.

Você encontra diversas ferramentas de e-mail marketing bastante acessíveis no mercado, inclusive algumas gratuitas.

Email marketing na estratégia de marketing de negócios

email marketing

Embora o e-mail marketing seja vinculado com frequência a uma abordagem promocional e comercial , ele vai muito além dessa estrategia.

Quando alguém da permissão a uma empresa de enviar emails diretamente na sua de entrada,esta pessoa esta dando acesso a uma parte da sua vida pessoal, assim como abertura a conversa.

Afinal, nosso e-mail e o que utilizamos não só para receber mensagens de empresas que gostamos, mas também para nos relacionar com amigos, família e colegas de trabalho.

Portanto, em um estrategia de marketing, o e-mail é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potencias clientes. E isso pode trazer resultados incríveis! Confira abaixo como o email marketing se encaixa na sua estrategia de marketing digital.

Engajar os leads

Quando uma pessoa opta por receber emails da sua empresa, ela espera que você mantenha contato com ela de tempos em tempos.

Isso pode parecer obvio, mas muitas empresas se esquecem de manter um relacionamento constante com sua base de contatos via e-mail!

Portanto, o e-mail marketing pode ser utilizado na sua estrategia de marketing para engajar seus leads. Isso pode fazer com que seus leads lembre-se sempre de voce, aumentando as chances de que eles virem clientes.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, sabe que promover os conteúdos que você produz é essencial para o sucesso da sua estrategia.

Existem vários canais que voce pode para promover seus conteúdos um deles. O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os post do seu blog ganhem mais acessos, e assim aumentar sua visibilidade na internet

Nutrir e educar seus leads

e-mail-marketing

A nutrição de leads é um das estrategias mais importantes do e-mail marketing. Apenas com ela é possível transformar seus assinantes em leads, e seus leads e clientes.para que isso aconteça é necessário educar seus contatos seu negocio e estreitar seu relacionamento com eles

O e-mail é o melhor canal para nutrir seus leads, pois apenas ele permite que você envie mensagens personalizadas para pessoas certas, no momento certo.

Portanto, se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o e-mail marketing para nutrir e educar seus leads.

Vender

Voce já recebeu emails com ofertas ou promoções na sua caixa de entada?Muitas empresas, especialmente aquelas que vendem produtos diretamente para consumidores, como roupas e passagens aéreas, utilizam esse meio de comunicação para aumentar suas vendas.

Hoje em dia, é possível estimular seus contatos a realizar transações com apenas um a partir de e-mail.

E em breve, o pagamento diretamente no e-mail também será uma realidade. Portanto, aproveite o e-mail marketing para promover seus produtos.

Se relacionar com consumidores e clientes

Depois que a compra for concluída, você não poderá sair do cliente! A parte de encantamento é uma das partes mais importantes do método de entrada e você precisa prestar atenção.

Compradores satisfeitos podem trazer muitos benefícios para seus negócios, e você pode manter esse relacionamento por e-mail.

Usando este canal, além de descontos e promoções, você também pode enviar conteúdo relevante para seus clientes.

Tipos de email marketing

Você Precisa conhecer os tipos de e-mail que sua estrategia precisa, para saber como montar uma campanha e como inserir o e-mail marketing em seu negócio.

O e-mail marketing é um canal de comunicação e relacionamento com o seu lead.

Através do e-mail marketing, você pode usar diferentes formatos de comunicação, cada um deles, para uma finalidade.

Veja agora alguns os deferentes tipos de e-mail que você pode usar em sua estrategia.

  • E-mail de boas vindas
  • E-mail marketing para nutrir os leads
  • Newsletter
  • Convites para eventos
  • Atualizações de blog
  • E-mail de datas especiais
  • promocional
  • para e-commerce
  • para clientes inativos

E-mail de boas-vindas

Portanto, assim que a pessoa fornece o e-mail para você, ele passa a ser um lead e, por isso, recebe um e-mail de boas-vindas.

Esse e-mail precisa conter informações relevantes, para levar o lead a avançar pela jornada de compra.

O e-mail de boas-vindas enviando para o usuário que acabou de entrar para sua lista de contatos é muito importante para aumentar a taxa de retorno.

Por isso quando você envia em e-mail de boas-vindas, aquele novo lead acaba retornando para o seu site ou blog

E-mail marketing para nutrir os leads

A nutrição de leads acontece quando você envia uma serie de e-mails segmentados e relevantes.

Quando um lead realiza uma ação dentro do seu blog, por exemplo, ele passa a receber e-mails que o conduz pelo funil de vendas.

Dessa forma, o lead vai continuar conectado com a sua marca, o que aumentará a probabilidade de se tornar um cliente.

A automação de e-mail marketing são os emails que você envie para o lead, de maneira automática, dependendo da ação que ele realizou dentro do seu site ou blog.

Newsletter

Outro tipo de e-mail necessario para sua estrategia é a newsletter.

Voce vai enviar e-mails para sua lista de contatos com atualizações de publicaçôes feitas no blog, notícias sobre a sua marca e sobre o mercado.

A sua newsletter precisa ter temas interessantes para sua lista de contatos, para que, dessa forma, ela seja lida.

Convites para eventos

Outro tipo de e-mail que voce pode incluir em sua estrategia para ter suceso é o convite para eventos.

Quando você for criar um evento, vai precisas criar um convite que seja capaz de convencer o seu lead a comparecer.

O e-mail precisa conter todas as informações sobre o evento, para não deixar o lead com nenhuma dúvida.

Ou seja, o convite precisa ter dia, hora e local, além do tema que será abordado, claro.

Atualização de blog

O e-mail de atualização do blog talvez seja o mais comum.

Este é o tipo de e-mail em que avisamos que tem conteúdo novo no blog.

Este tipo de e-mail te ajuda a interagir com sua lista e levar os leads para dentro do seu blog.

Com e-mails de atualização de blog você consegue manter a sua lista de contatos ativa.

E-mail de datas especiais

Há também um tipo de e-mail bastante interessante para conquistar o lead ou cliente, capaz de aumentar a taxa de abertura dos e-mails enviados para sua lista, que é o e-mail de datas especiais

Nesse tipo de email voce vai enviar uma mensagem personaliza para sua lista, em datas comemorativas, como dias das mães, dia dos pais… E, principalmente na data de aniversário do lead.

Dessa forma, o lead se sente especial, fica curioso para abrir o e-mail e ler a mensagem.

E-mail promocional

Outro tipo de e-mail que você pode usar em sua estrategia é o e-mail promocional

Mas esta enganado em pensar que esse tipo de e-mail serve apenas para oferecer um produto para vender.

Você pode mandar o e-mail tanto para promover um produto quanto para promover um conteúdo.

O objetivo do e-mail promocional é a conversão.

O e-mail marketing promocional envia a mensagem certa para a pessoa certa, desde que seja feito de forma segmentada.

Email para e commerce

Use o Email marketing para engajar clientes inativos.

Voce pode fazer isso enviando e-mails com ofertas interessantes para os clientes inativos, de maneira segmentada, de acordo com suas características e interesses.

Dê uma atenção especial ao assunto do e-mail, para que ele sejam abertos e lidos.

Você pode enviar e-mails para esses clientes inativos, peguntando qual tipo de conteúdo eles gostariam de receber, publicar anúncios nas redes sociais em que eles estejam presentes…

Como construir uma lista de e-mail de qualidade?

email marketing

O primeiro passo para começar a coleta de emails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus emails para receber comunicações suas, como por newsletter, promoções e novidades.

Algumas ferramentas facilitam essa coleta de emails . A minha preferida e a Leadlovers, que totalmente integrada com qualquer tema para WordPress.

Uma alternativa ao leadlovers é o sendinblue é uma ferramente gratuita, e por causa disso tem suas limitações, como mencionei neste artigo aqui.

Você pode querer pedir outras informações, além do e-mail, no momento do cadastro.Isso é normal, mas fique atento apenas para não fazer perguntas em excesso.

Isso pode assustar seus visitantes e fazer com que eles desistam de fornecer o endereço de e-mail para você

Uma pratica importante , que garante o sucesso da sua estrategia de e-mail marketing, é a segmentação da base de emails.

A segmentação permite que você envie mensagens mais personalizadas, impactando diretamente no engajamento dos leitores.

E por fim, lembre-se que construir um boa lista de e-mail envolve dois componentes: Conseguir novos contatos e manter os que já tem.

Para manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes. Caso contrario, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar.

Como escrever emails incríveis

Quando já tiver uma ferramenta para enviar emails, um template e uma lista de contatos, estará ansioso para enviar seu primeiro email.

Existem algumas boas praticas que devem ser seguidas se você quer escrever emails incríveis para seus assinantes.Confira!

Mantenha o texto curto

Para que seu e-mail marketing seja lido ele precisa ser curto

Procure transmitir sua mensagem de forma clara e o mais objetiva possivel.

Se voce escrever um texto longo, cheio de rodeios e não for direto ao ponto, o lead perde o interesse e não conclui a leituro.

Portanto escreva um texto pequeno e objetivo.

Use a linguagem adequada

Quando estiver escrevendo seus emails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja qual é a pesona dos seus e-mail?

A partir disso, você poderá determinar qual tom de voz usar, e que tipo de expressões ou gírias você deve evitar.

Mescle texto e imagem

Como já foi dito antes, alem de inserir um texto curto, é interessante inserir uma imagem ao texto, para que a leitura fique leve e para que a mensagem seja transmitida facilmente.

Caso a imagem seja bloqueada na caixa de entrada do lead, o texto será lido, portanto, a imagem será compreendida.

Conclusão

Neste artigo você viu que uma estratégia de e-mail marketing é muito importante para qualquer tipo de negocio.

O e-mail marketing ´capaz de nutrir e engajar os leads e pode te ajudar a realizar mais vendas.

A partir de agora basta colocar tudo em pratica e aguardar resultados.

Faça a segmentação do seu publico alvoe envie conteudo interessante para ele.

Defina um objetivo para as suas campanhas e avalie os resultados obtidos.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e que a partir de agora, você crie campanhas que levem o seu negocio a um nível mais alto e que gere muito sucesso.

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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