Empreendedores de diferentes segmentos podem imaginar que o marketing de afiliados é pirâmide e que depende de investimento financeiro constante para gerar renda. Porém, inicialmente, podemos garantir que esse tipo de marketing não é referente a um tipo de pirâmide e muito menos está relacionado a qualquer tipo de enrolação.

Marketing de afiliados é pirâmide: vale a pena? [veja aqui]

Nos tempos atuais, a internet tem aberto novas oportunidades para profissionais de diferentes áreas, possibilitando ganhar dinheiro sem precisar sair de casa, e uma delas é através do marketing de afiliados através do qual o representante do infoproduto (produto digital), produto físico ou serviço pode ganhar comissões a cada venda realizada.

Trata-se de um mercado bastante forte e aquecido, principalmente no Brasil. Neste artigo iremos falar mais sobre o mercado de afiliados e como de fato funciona essa modalidade de marketing.

O marketing de afiliados é pirâmide?

Nenhuma ferramenta de marketing pode ser confundida com sistemas de pirâmide financeira e, antes mesmo de nos aprofundarmos sobre essa dúvida, iremos explicar mais sobre a importância do marketing de afiliados que se refere a um setor sério de trabalho na internet.

Em uma visão geral essa modalidade de marketing visa planejar, organizar e orientar a divulgação online de produtos, serviços e infoprodutos para diferentes tipos de clientes, lembrando que se trata de um tipo de modalidade de marketing digital acessível a empreendedores de pequeno, médio e grande porte.

Utilizando diversas plataformas como Hotmart, HeroSpark e Eduzz, o produto de conteúdo pode disponibilizar o seu produto para venda e com a ajuda do profissional afiliado pagar comissão para ao afiliado a cada venda concretizada.

Cada afiliado atua a partir de um link exclusivo para identificar a sua identidade e a comissão a ser registrada na transação.

Não é pirâmide

Podemos afirmar que o marketing de afiliados não é pirâmide, devemos lembrar que a pirâmide financeira é referente um modelo de negócio que leva a maioria dos adeptos ao fracasso, por depender de indicações e implementações de mais valores.

A pessoa para aderir a um projeto de pirâmide financeira precisa pagar uma espécie de pedágio ou taxa de adesão para fazer parte do grupo de investimento sob a promessa de realizar investimentos e ter grandes retornos no curto espaço de tempo.

Porém, os investimentos não cobrem o retorno para todos os participantes com o passar do tempo e provoca perdas financeiras irreversíveis para todos os que aderiram.

Dessa forma, não podemos pensar que o marketing de afiliados é pirâmide, pois o marketing dessa modalidade não exige investimento inicial e não exige indicação de novos investidores para gerar lucro rápido.

Como funciona a pirâmide?

Diferente do programa de afiliação, na dúvida de tentar entender se o marketing de afiliados é pirâmide, é fundamental saber como um produto ou serviço de pirâmide financeira funciona para diferenciar do sistema de afiliação.

Inicialmente, a pirâmide financeira ou comercial atua a partir do recrutamento de outras pessoas (independente da área de atuação) para gerar acumulação de capital. Não somente no setor financeiro, mas a pirâmide digital também existe quando um produtor de um infoproduto cria um produto e promete ensinar sobre marketing digital, mas na prática somente ensina a como vender o seu material.

Todo tipo de treinamento é importante para o afiliado, mas sem enrolação e sem enganar as pessoas com oferta de cursos gratuitos que visam beneficiar somente o falso produtor.

Seja financeira ou digital, a pirâmide não é um sistema de negócio sustentável, pois somente quem está no topo da pirâmide de fato consegue se beneficiar e receber dividendos.

É importante evitar ofertas que solicitam das pessoas a compra de ebook, curso online ou qualquer tipo de ativo e pagamento de taxa para depois começar a trabalhar ou a ganhar algum tipo de retorno.

Leitura complementar: Hotmart afiliado: Como se tornar um afiliado de sucesso!

Não confunda as coisas

Na prática, não confunda as pirâmides financeiras com o marketing de afiliados, o marketing dedicado para afiliação de venda de produtos e serviços na internet é uma atividade íntegra e honesta e não gera perdas a ninguém.

A seguir apresentamos importantes dicas de como identificar o verdadeiro marketing de afiliados e não confundir com a pirâmide.

1 – Verifique o produto

Uma das melhores maneiras de diferenciar o marketing de uma pirâmide é verificar o produto e o serviço oferecido, e verificando sempre a qualidade dos produtos.

O produto ofertado pode ser um produto físico como um tênis ou kit de maquiagem, ou infoprodutos que são produtos digitais como aplicativos, planilhas, ebooks, cursos online e entre outros.

2 – Investimento inicial

A prática do marketing de afiliação de vendas não exige pagamento de taxas ou pagamento de pedágio de investimentos. A afiliação permite a venda e revenda de um ativo sem exigir pagamento de taxa de adesão, o profissional de vendas afiliadas seleciona um produto para representar, recebe a autorização do produtor ou responsável do produto, recebe o link padronizado e começa a fazer as ofertas e indicações.

Mas, caso o produtor do produto perca algum tipo de investimento inicial, fique desconfiado e não participe do projeto.

3 – Analise as promessas de ganhos

Desconfie também quando há grandes promessas de ganhos acima da realidade.

Lógico que os ganhos podem se tornar maiores com esforço e dedicação, mas não caia em falsas promessas de ganhos altos e rápidos acima da realidade do mercado digital ou presencial.

É importante prestar muita atenção na proposta do produtor do produto ou na plataforma que veicula os produtos.

4 – Autonomia de vendas

O programa de afiliados normal e sério permite que o afiliado trabalhe com várias oportunidades de vendas para oferecer mais de um produto para diferentes segmentos de mercado.

Ter essa autonomia é primordial para o profissional afiliado que lhe permite oferecer outros produtos de outros produtores ou empresas.

Nenhum produtor poderá exigir dedicação exclusiva para a venda de seus produtos, pois o profissional de afiliação deve ser livre para atuar onde e quando quiser perante a sua audiência e canais de comunicação.

5 – Oferece orientação?

Geralmente, o produtor de infoprodutos afiliados sério é aquele que oferece atenção e treinamento para seus afiliados.

O primeiro ponto é saber que existe um produto verdadeiro a ser vendido e a se dedicar a encontrar público e mercado para ofertar o produto.

O grande foco é identificar as necessidades de cada persona, do público ou cliente e oferecer o produto como solução.

Conclusão

Neste artigo abordamos sobre a dúvida do marketing de afiliados é pirâmide, afirmando que ele não é uma pirâmide, mas pode ser confundido com táticas de atração de investidores que passam a ser enganados com o passar do tempo.

Marketing de afiliados é pirâmide

Lembramos que o marketing digital de afiliados é de acesso gratuito, não gera perdas para o produtor ou afiliado parceiro e permite atuação integralmente online.

Qualquer pessoa, com universidade ou não, pode atuar como um produtor e representante afiliado com a troca de pagamento de comissão.

Diferente do que ocorre com o modelo da pirâmide, o afiliado não deve ser obrigado a comprar curso online, produto ou infoproduto.

Mesmo que exista a promessa de obtenção de uma renda de média ou alta margem, é importante ficar desconfiado e buscar oportunidades em plataformas de afiliados que sejam sérias.

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Pedro Henrique
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