Inicialmente, quando nos referirmos ao Pixel de Facebook, para os leigos esse tema pode ser compreendido como algo complexo e técnico. Porém, é uma das melhores ferramentas existentes para otimizar o marketing digital de uma empresa ou loja virtual.
Ao avaliar os benefícios que essa ferramenta proporciona, o assunto fica cada vez mais interessante. Ao ser utilizada, é possível compreender mais sobre o comportamento do público em geral e dos clientes potenciais perante um anúncio no Facebook.
O seu uso permite gerar conhecimentos e bases estratégicas que ajudarão o crescimento do negócio virtual. São ferramentas essenciais presentes nas ações de marketing digital focado em conteúdo e anúncios em redes sociais.
E estamos falando da maior rede social do mundo, o Facebook. A sua utilização envolve a inserção de pequenos códigos de programação que podem ser inseridos no site da loja virtual e ajudar a observar o movimento da audiência e criar condições para o melhor gerenciamento de estratégias de marketing e posicionamento na internet.
Atualmente, existem diversos tipos de pixels dedicados para cada tipo de necessidade, podendo acessar dados de usuários, análise de comportamento do consumidor e orientar a integração de campanhas publicitárias.
Em tempos de digitalização de mercados de diferentes nichos, a inserção desse tipo de ferramenta torna-se crucial para o crescimento do projeto e da empresa no ambiente digital de e-commerce para viabilizar a captação de mais clientes.
Neste artigo apresentamos essa ferramenta como uma forte aliada para a conversão de usuários do Facebook em potenciais clientes para conhecerem e comprarem os produtos de uma empresa.
O que é pixel do Facebook?
Partindo de uma visão básica, estamos falando de um poderoso recurso que permite rastrear os dados gerados por um determinado site, incluindo loja virtual, blog e landing page que estejam sendo usados nos serviços de publicidade paga do Facebook, o Facebook Ads.
A principal missão dessa ferramenta é orientar a integração da experiência de consumo de conteúdo e atrelar ao processo de compra dos visitantes da rede social.
É um recurso já muito utilizado em campanhas do Facebook Ads, mas boa parte dos empreendedores e investidores digitais ainda não conhecem seus reais benefícios.
Podemos compreendê-la como uma ferramenta analítica ofertada para os usuários e editores de anúncios na plataforma do Facebook Ads. Ela permite fazer o monitoramento das conversões e atingir mais públicos importantes.
Mede também a eficiência das campanhas já criadas e permite mensurar as ações dos clientes e visitantes em determinado site.
Através de um código em JavaScript instalado dentro da programação do site ou blog, a ferramenta consegue rastrear o comportamento real dos visitantes e clientes que chegaram no site através do anúncio do Facebook.
As ações realizadas pelos visitantes também são referidas como “eventos” e elas podem ser monitoradas via análise na página do pixel no Facebook, onde temos o “Gerenciador de Eventos”.
Nesse campo de análise de dados rastreados, o empreendedor e usuário do Facebook Ads poderá identificar quais as ações ou eventos foram efetivadas por cada usuário, ajudando a aperfeiçoar os anúncios pagos e seus direcionamentos.
É indicado instalar o pixel do Facebook em todas as páginas de um site, blog ou loja virtual para gerar dados de compras e visualizações de conteúdo geradas pelas pessoas que visitam o site da empresa.
Como funciona o Pixel?
Em sua funcionalidade ele apresenta um grande conjunto de vantagens que ajudam a otimizar o processo de conversão, rastreio de dados e geração de relatório com os principais dados do público estudado.
Ele gera a possibilidade de rastrear as conversões em múltiplos dispositivos, medindo a quantidade de conversões geradas por cada usuário que acessou o site da empresa depois de clicar no anúncio do Facebook.
A ferramenta também ajuda a configurar métodos personalizados de conversões, incluindo a etapa de conclusão de cadastro e finalização de uma compra. A medição pode ser feita em diversos dispositivos, sejam eles computadores, smartphones ou tablets.
Também atua para otimizar as conversões conforme o rastreamento das conversões. Na prática, o pixel pode identificar o perfil da audiência que está mais ávida para realizar uma determinada ação na página da empresa.
Isso permite, através dos anúncios, direcionar as pessoas com interesse similar perante o anúncio. Com o uso é possível a criação de públicos personalizados se baseando em determinados tipos de ações ou eventos realizados pelos visitantes para, posteriormente, exibir um anúncio mais específico para esse tipo de público.
Outro fator ligado à funcionalidade do pixel é a informação do público, pois a ferramenta oferece a possibilidade de obter informações sobre o público que visita o site, como dados demográficos, localização, o tipo de dispositivo mais usado, o tipo de interação (comentário, curtidas, compartilhamentos e cliques).
Ressaltamos que o pixel de Facebook é indicado somente para o planejamento e veiculação de anúncios pagos nessa rede social.
Onde o pixel é instalado?
A plataforma de anúncios do Facebook oferece um processo mais intuitivo para a criação dos pixels. Mas, é indicado ter uma certa experiência e conhecimento prévio a respeito dos serviços de publicidade da plataforma antes de começar a implementar o uso do pixel.
Depois de gerado, ele deve ser colocado via código na página de configuração do site ou no sistema CMS quando é utilizado o sistema wordpress para a codificação do site profissional.
Como criar e instalar o Pixel do facebook corretamente?
No primeiro passo, faça o login no Facebook com a conta de perfil de usuário que usa para o gerenciamento da comunicação da empresa na rede social.
Posteriormente, acesse o painel através do Gerenciador de Anúncios e selecione o item “pixels” que está na coluna “medir e informar”.
Para simplificar, siga os passos que resumimos a seguir:
- Clique na guia Pixels;
- Depois de clicar em Gerenciador de Anúncios, no menu acima, busque a seção “Mensurar e relatar” e, abaixo de “Gerenciador de Eventos”, clique em “Pixels”;
- Logo depois clique em criar um pixel;
- Clique no botão verde “Criar um pixel”;
- Nomeie o pixel com um nome;
- Instale o pixel em seu site.
É muito importante nomear o pixel, pois dessa forma ficará mais fácil o processo de gerenciamento para determinado anúncio referente. Porém, é salutar informar a URL do site de forma correta para que o Facebook faça a verificação do pixel depois.
Como saber se o pixel do facebook está funcionando?
Como falamos anteriormente, os pixels permitem fazer o rastreamento de forma mais certa e direta. Na prática, o código gerado aciona o servidor do Facebook que logo responde ao chamado através de uma imagem imperceptível, referida como “pixel”.
Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado
Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email
Todas as vezes que um determinado usuário acessar o site a partir de um anúncio temos um processo de conversão que também é informado aos servidores do Facebook.
Porém, para funcionar corretamente e saber se ele foi instalado no local certo, o usuário pode usar a extensão “Facebook Pixel Helper” cuja ferramenta é de criação do próprio Facebook para ser usada no diagnóstico da instalação.
Essa extensão ajuda a descobrir se o pixel está funcionando da forma correta ou se há algum problema na instalação e no uso.
Verificar se ele foi instalado corretamente permite aproveitar as melhores vantagens de monitoramento de páginas e mensurar as conversões.
Em certos casos é possível compartilhar o pixel com outras pessoas adicionando outros usuários na conta de anúncios ou oferecendo o acesso ao pixel de forma individual.
Mais dicas
Junto com a criação do pixel de Facebook é importante seguir algumas dicas para otimizar a utilização dos dados. É indicado ao empreendedor criar públicos personalizados para oferecer melhores experiências de acesso e compra de produtos.
Ao implementar o pixel, é interessante estudar as informações relacionadas ao tráfego e avaliar como eles usam o site.
Torna-se positivo mensurar o número de conversões entre dispositivos para compreender o processo de influência. É indicado otimizar os anúncios para veicular o próprio anúncio para as pessoas mais propensas para realizar determinada ação ou evento.
Para quem domina o idioma inglês é indicado realizar o curso “Boost Your Marketing With Facebook Pixel”, que é oferecido pela plataforma de eLearning Facebook Blueprint.
Outro fator que precisa ser considerado na geração e programação dos pixels é o uso de cookies para ampliar as possibilidades dos anúncios pagos.
Sabemos que os cookies são referentes a trechos de códigos armazenados nos navegadores que contém dados sobre a navegação de cada internauta.
Quando uma pessoa acessa uma página na internet, automaticamente, os cookies são gerados para acelerar o acesso ao site na próxima visita. Dessa forma, o Facebook também trabalha com cookies internos e de terceiros com função configurável.
Lembrando que os cookies internos são gerados pelo site da empresa e os cookies terceiros possuem dados sobre interação do usuário com outros sites. Assim é possível diferenciar os tipos de visitantes dos sites podendo oferecer conteúdo e anúncios personalizados.
Como verificar os resultados das minhas campanhas?
Depois de instalar o Pixel do Facebook, todas as vezes que um visitante acessar o site através do anúncio, todas as informações serão registradas, incluindo a geração de cookies no navegador do visitante.
Dessa forma, os cookies ajudam a fornecer as informações geradas no decorrer da navegação em todos os sites utilizados, incluindo no site da empresa anunciante.
Posteriormente, o conteúdo existente na página ou na rede social poderá ser ajustado conforme o perfil, preferências e comportamentos de cada usuário.
Caso a empresa anunciante tenha um e-commerce (loja virtual) poderá atrair mais clientes através de anúncios e, posteriormente, verificar se os potenciais visitantes de fato visitaram a loja, fizeram pedidos, se cadastraram ou abandonaram o carrinho.
O pixel também incentivará que os anúncios dos produtos sejam exibidos por determinado período nas telas do Facebook.
Para verificar os resultados é importante mensurar as conversões, podendo o editor dos anúncios ter duas opções de conversão.
O primeiro tipo de conversão se refere à mensuração baseada em eventos que permite analisar quais eventos e ocorrências precisam ser consideradas no processo de conversão.
O segundo tipo é a conversão personalizada que se baseia em URLs e ajuda a definir cada evento por meio de palavras-chave.
Na utilização dos pixels podem ocorrer também alguns erros mais comuns que o Facebook Pixel Helper pode ajudar a identificar.
Um dos erros que mais ocorrem é o de “Pixel Did Not Load” que significa que o pixel do Facebook não foi encontrado, quando isso acontece o editor precisa inserir o código do pixel no site.
Outro erro é o “encoded characters” e ele aparece quando os pixels são inseridos no site, mas ainda há uma codificação do site bloqueando o funcionamento do código.
Geralmente, isso ocorre quando o editor usa o gerenciador de conteúdo como WordPress, HubSpot COS ou Joomla que poderá alterar os códigos em JavaScript no banco de dados internos do site.
Como conseguir mais tráfego para meu site?
Seja através de anúncio pago ou de conteúdo orgânico é importante aplicar iniciativas que possam atrair audiência para o site da empresa ou para loja virtual da marca.
Sabemos que o tráfego é um dos pontos cruciais para um projeto de marketing digital alcançar sucesso. A geração de tráfego é importante para sites, blogs, canais no YouTube e para a loja virtual.
Na maioria dos casos é importante pesquisar e trabalhar técnicas de marketing digital para atrair leads e clientes potenciais através de meios de comunicação utilizados na internet, facilitando que as pessoas encontrem determinado tipo de conteúdo.
Nos dias atuais, é muito importante que a empresa e seus produtos sejam encontrados nas redes sociais e nas buscas do Google, seja através da veiculação de informação relevante ou de anúncios bem planejados.
Conclusão
Neste artigo apresentamos o pixel do Facebook como uma das melhores ferramentas para o marketing digital e de vendas que pode ajudar empresas e empreendedores a identificar o melhor perfil de cliente e consumidor para seus produtos e serviços.
Se você e sua empresa possuem a necessidade de gerar mais tráfego para seu site, conheça o curso Método Turbo Tráfego e descubra como gerar milhares de visitas todos os dias no seu negócio.
Sobre o Autor
0 Comentários