Os conteúdos que engajam são uma boa opção para você que deseja conseguir seguidores nas redes sociais, de forma orgânica. A produção de conteúdos é sem dúvidas, a maior aliada do marketing digital. Mostrarei abaixo, quais são os 10 conteúdos que mais engajam atualmente.
Lembre-se, o marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de atrair seguidores, além disso, o conteúdo que agrega valor ajuda você a se tornar autoridade em seu nicho de atuação.
10 melhores conteúdos que engajam que todo digital influencer deve utilizar!
Apresentarei neste post, algumas ideias que ajudarão suas redes sociais, o primeiro passo para não errar na escolha do conteúdo é conhecer plenamente sua persona.
1º Pergunte ao cliente se ele está cometendo erro
Este é um tipo de post muito comum, e que possibilita maior interação com os usuários. É um dos melhores posts que ajudam a despertar o interesse dos usuários, se você pretende educar sua audiência, comece fazendo algumas perguntas abaixo:
- Você comete este erro em marketing digital?;
- Quais os principais erros no Instagram marketing?;
- Você está cometendo este erro em sua estratégia de SEO?.
Através dessas perguntas, você poderá elaborar tutoriais esclarecedores para seus clientes.
2º Listas
Este tipo de conteúdo é favorável para qualquer nicho, e ajuda muito no engajamento, embora seja um conteúdo simples, costuma ser muito atrativo, na hora de criar postagens para mídias sociais, faça testes para saber qual o melhor perfil de postagem. Teste em todas as mídias, como Facebook, YouTube, Instagram, etc.
3º Mitos
Certamente, você já deve ter visto algum título como: “Mitos e verdades sobre emagrecimento”, etc. Este é um dos melhores conteúdos que engajam, através deste tipo de postagem você poderá vencer as objeções de um possível prospect.
4º Perguntas e respostas
Este conteúdo é muito bem-vindo nas mídias sociais, você poderá observar nos comentários se os clientes possuem alguma dúvida a respeito de seu produto ou serviço, e então criar um pequeno tutorial respondendo suas dúvidas.
A caixa de perguntas dos Stories do Instagram, é uma ótima ferramenta de ideias e insights, o departamento de atendimento e suporte de sua empresa também poderão ajudá-lo na captação de conteúdos para engajar.
5º Tendências
Este conteúdo costuma ser abordado quando há um lançamento de ferramentas, técnicas ou produtos, no marketing digital, na moda, no segmento de beleza encontramos este tipo de conteúdo, seja em formato de vídeo ou em postagem para mídias como Facebook e Instagram.
6º Polêmicas
Conteúdos sensacionalistas conseguem atrair a atenção de seus clientes, no entanto, é necessário ter cuidado na hora de criar este tipo de conteúdo. Conteúdos chamativos são interessantes, logo, você deve entregar o que prometeu no título, um exemplo clássico desse tipo de conteúdo é: “Como ele conseguiu faturar x milhões trabalhando de casa?”.
7º Depoimentos
No YouTube é comum encontrar depoimentos de clientes, principalmente quando a turma do curso termina, e os alunos já conseguiram atingir seus objetivos. Se você tem algum produto ou serviço, e seus clientes já indicaram para amigos e familiares, peça para que eles gravem um vídeo contando sua experiência.
Vídeos de depoimentos são a maneira mais eficaz para quem deseja transmitir credibilidade, e também se tornar uma autoridade na internet, os vídeos de depoimentos ajudam na tomada de decisão de compra, além disso, possibilita alcançar um bom número de pessoas.
8º Estudo de caso
O estudo de caso é muito utilizado no marketing digital e também na área de tecnologia, através de estudos de caso as empresas poderão revelar aos clientes quais foram os resultados obtidos, este formato de conteúdo também tem ajudado no processo de tomada de decisão.
Esta é uma forma de demonstrar para seu público-alvo, que sua empresa tem capacidade para solucionar diversos problemas em comum.
9º Gifs e memes
É a postagem de conteúdos que engajam mais popular no mundo todo, e não apenas no Brasil, estes são conteúdos leves e descontraídos, e também tornam a marca mais humanizada, os gifs também ajudam a propagar mensagens mais importantes.
10º Entrevistas
No YouTube há inúmeros vídeos com entrevistas de empresas do mesmo segmento, ou com profissionais do mesmo nicho. Graças ao avanço dos serviços de streaming é possível oferecer entrevistas em vários formatos, de maneira gratuita ou paga, disponibilizada em sua área de membros.
Você poderá explorar vários formatos, como áudio(podcast), vídeo e texto, com o vídeo você oferecerá conteúdos relevantes, e ainda será a porta de entrada para parcerias e networking.
Trabalhe o SEO de seu conteúdo
Se você deseja criar conteúdos que engajam, saiba que é necessário desenvolver uma boa estratégia de SEO, coloque as palavras-chave no local correto, para facilitar a busca. Para ajudá-lo na formatação de seu conteúdo, veja os lugares mais importantes onde a palavra-chave deve ser incluída:
- Meta-títulos;
- Meta descrições;
- imagem Alt;
- H1 (título 1);
- H2 (sub-títulos);
- No corpo do texto do blog;
- Descrição da página.
Há ferramentas importantes que ajudam a escolher a palavra-chave, segundo o perfil de sua persona e seu nicho de atuação. Para fazer um SEO perfeito, não basta apenas colocar as palavras-chave no lugar correto, você deve ter uma boa escrita, fazer uma pesquisa detalhada em fontes confiáveis, buscar por bons links internos e externos.
Nunca faça cópias de conteúdos, afinal, se você quer se tornar uma autoridade, saiba que é necessário ser verdadeiro com seu cliente. Não se esqueça que, o conteúdo deve educar a “persona” e esclarecer alguma dúvida que a mesma possa ter.
Pedir as opiniões dos clientes poderá ser uma boa opção para montar seu calendário editorial, e ainda, você consegue criar uma rede social que seja a cara de seu cliente, com suas sugestões e dúvidas sobre seu produto ou serviço.
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