Que o marketing de Conteúdo deixou de ser uma tendencia de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas você já sabe, certo? Quem quer continuar relevante para seu clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.

Por isso, o ponto hoje não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, que já está lá.

Você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o Marketing de Conteúdo, que ´usado e recomendado pelos maiores maiores especialistas do mundo.

Se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo ou não domina essa estratégia por completo, preparei esse guia definitivo para que você aprenda tudo o que precisa saber para se tornar um especialista nesta metodologia.

Como e onde surgiu o marketing de conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute (CMI), o primeiro caso de estratégia de marketing de conteúdo-bem sucedida é da empresa norte americana John Deere.

Em 1895, era lançada a revista The Furrow, com o objetivo de informar os trabalhadores do campo que tivessem interesse em qualificar seus negócios.

Atualmente, as publicações estão disponíveis em diversos países e podem ser lidas no site da revista.

A mudança na forma de divulgação da revista da John Deere diz muito sobre os desafios de quem deseja se manter como referencia em um determinado segmento: o que começou no off-line se adaptou às novidades e passou a ser divulgado de outra forma, para atingir um público maior.

O que é marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

Como o marketing de conteúdo funciona em detalhes

“marketing de conteúdo é uma estratégia focada em engajar com seu público alvo e crescer sua rede de clientes e potencias clientes…”

Primeiro, você precisa entender que foi-se aquele tempo em que éramos obrigados a assistir passivamente aos comerciais de TV.

Hoje, o público possui mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que quer consumir e como responder a ele.

Ao mesmo tempo, você tem o poder e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu público deseja.

“…através da criação de conteúdo relevante e valioso…”

Profissionais tradicionais têm dificuldade em parar de falar de seus produto e focar no desejo do público, que é um conteúdo realmente útil para ele.

O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum beneficio para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.

“…atrai, envolve e gera valor para as pessoas…”

O conteúdo que você cria não é apenas útil, mas passa a mensagem certa ao público certo no momento em que ele mais precisa!

Você supera as expectativas provendo um conteúdo tão incrível que seu público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas.

“…de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Essa é a parte mais legal! Como você ajudou seu público no momento em que ele precisava, o público passa a ter uma visão positiva sobre a sua arca.

E as pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas.

Bem, você já sabe que o objetivo do marketing é sempre trazer resultados positivos para a empresa!

E espero ter deixado bem claro que, com o Marketing de Conteúdo, esse objetivo pode ser alcançado.

7 dicas de como fazer marketing de conteúdo.

1. Concentre-se em seus clientes, não em seu produto

Não ceda à tentação de concentrar seu conteúdo em uma nova funcionalidade de seu produto, ou em um prêmio que sua empresa acabou de ganhar.

O marketing de conteúdo deve informar ou influenciar, mas não anunciar ou vender.

O verdadeiro marketing de conteúdo depende do conteúdo útil que não quer empurrar nada para seu cliente.

2. Encontre os momentos certos

Você deve saber qual o tipo de situação leva seus clientes a precisarem desesperadamente de seu produto – pelo menos, quais são as condições favoráveis.

Se você não fizer isso, você perderá um dos momentos mais oportunos de vendas que já pode ter tido, que é o momento em que os clientes não hesitam, nem pechincham, e até mesmo pagam a mais para terem acesso privilegiado.

Se você ainda não tem certeza sobre o momento certo para vender, tente fazer uma pesquisa informal, conversando com sua equipe de vendas, e até mesmo com seus clientes.

3. Descubra o que eles procuram nos momentos de vendas

Marketing de conteúdo: O que é, e como surgiu.

Na hora em que o seu cliente precisar do seu produto eles irão recorrer ao seu buscador favorito

Todo os dados dizem que nós tendemos a consultar a internet com perguntas mais frequentemente do que perguntamos para nossos familiares e amigos.

A melhor maneira de nos conectarmos com aqueles com aqueles que estão procurando por aquilo que fazemos é antecipar o comportamento de busca de seu mercado, e pensar sobre as perguntas que seus potenciais clientes possam estar se perguntando.

Por exemplo, alguém que precisa de removedor de adesivo pode procurar por “como faço para tirar a cola do carpete fora dos meus pisos de madeira?”

Além disso, alguém que planeja o casamento pode procurar por “dicas para contratar fotógrafos de casamento”

Certifique-se de se concentrar nas questões que os clientes gostariam de encontrar respostas, e de responder às perguntas que eles podem estar fazendo aos buscadores.

4. Forneça as respostas no formatos certo

Uma vez que você já sabe as perguntas que os usuários estão fazendo online, está na hora de pensar nas respostas.

Assim, o próximo passo é responder a essas perguntas na forma de posts, infográficos, vídeos, e-books, cases e apresentações.

Se o conteúdo é útil e informativo, você tem uma chance muito boa de ser encontrado por seus clientes quando eles mais precisarem como você.

Por outro lado, é preciso ficar atento às armadilhas.

Além de ter certeza que seu conteúdo esteja diretamente focado em responder às perguntas dos clientes não promovendo seu produto, você também deve se certificar de que o conteúdo esteja diretamente focado em responder às perguntas dos clientes e não promovendo seu promovendo seu produto, você também deve se certificar de que o conteúdo é sucinto e vai direto as preocupações do leitor.

5. Trace um caminho

Uma vez que você consegue a atenção de potenciais clientes, fornecendo as respostas que eles necessitam, forneça um cominho que torne mais fácil para o seu cliente comprar de você.

Para fazer isso de maneira eficaz, você tem que começar a pensar como seus clientes, por isso, comece a mapear a jornada deles.

Verifique se o seu site dá ao cliente um caminho fácil de seguir para dar o próximo passo, e se envolver com você – ligando para a sua equipe de vendas, comprando seu produto online, preenchendo seu formulário de contato e etc.

6. Crie conteúdo diferente para diferentes segmentos de clientes

Nem todos os seus clientes são iguais, e nem todos eles têm as mesmas necessidades. Invista tempo para descobrir seus seus segmentos de público e se preocupe com eles. Só assim você vai conseguir uma boa geração de lads

Desenvolva perfis de seus clientes, e de suas personas.

Considere um homem de 65 anos de idade que quer vencer a diabetes, uma mulher de 32 anos que quer entrar em forma para seu casamento, e um jovem de 16 anos que quer entrar para o time da escola no próximo ano.

Em seguida, crie um conteúdo realmente grande que fale com cada uma de suas necessidades, especialmente, nos momentos em que as pessoas estiverem procurando pelo que você faz.

7. Impulsione seu perfil social, tanto quanto você puder

Você deve aumentar sua visibilidade utilizando as mídias sociais, interagindo com seus seguidores , gerando curadoria de conteúdo, bem como postando conteúdo autoral.

Desenvolva, a todo o tempo, suas presenças sociais pessoais e corporativas, e compartilhe o máximo de conteúdo possível.

Quanto mais você fizer, melhor será o retorno de suas ações na criação de conteúdo para marketing digital

Benefícios do marketing de conteúdo

Por que usar o Marketing de conteúdo? Neste tópico vamos mostrar as principais vantagens da estrategia para sua empresa atingir os objetivos de negócios.

Para você ter uma ideia da importância do Marketing de conteúdo, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adota – la em breve.

Esses são dados da edição 2018 do Google Trends.

Como os números mostram, a maioria absoluta das empresas do Brasil já viu os benefícios dessa metodologia.

Mas por que essas empresas estão apostando nisso?

Bom, as razões são varias e muito interessantes para o seu negócio! Além de gerar valor para sua persona, o Marketing de conteúdo:

Aumenta o tráfego do seu site

De acordo com o Google Trends, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Ou seja, o seu site é a porta de entrada principal para novos clientes e o Google é o caminho até ele.

Produza um conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página o Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, e deixar essa porta convidativa para que ele entre.

Prova disso é que as empresas que utilizam marketing de conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E, se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes!

Gerar brand awareness

A produção de conteúdo contribui para que pessoas reconheçam sua marca e conheçam os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece.

As pessoas pessoas possuem maior propensão a comprar marcas que lhes são familiares e que lhes agradam.

Um leitor assíduo de seu blog, por exemplo, vai preferir a sua marca quando precisar comprar um produto ou serviço. Afinal de contas, ele já te conhece e você o ajudou diversas vezes com seu conteúdo.

Educa o mercado

Muitas vezes, seu público-alvo não entende bem o mercado em que você está inserido, para que servem os produtos oferecidos pela sua empresa etc.

Nesse caso, não desista! Produza conteúdo que responde às dúvidas dos clientes e os ensina tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra por si mesmos.

Se o seu conteúdo for realmente de qualidade , você vai quebrar objeções e aumentar a satisfação dos clientes, pois eles chegarão à compra com consciência total do seu produto e como utiliza-lo.

Você está pronto para fazer seu conteúdo gerar vendas

Criar um passo-a-passo que demonstre como você pode aproveitar o conteúdo para impulsionar suas vendas parece fácil.

Mas não caia nessa armadilha. O trabalho com o conteúdo é algo de médio a longo prazo e você não pode desistir: mesmo quando parece que ele é inútil.

Conclusão

No final das contas, criar conteúdo respondendo as perguntas que o seu publico faz online é a melhor maneira de ser encontrado por alguém quando ele procuram pelo que você faz.

Gostou do conteúdo? Esta pronto para por o que aprendeu aqui em pratica? compartilhe com os amigos e familiares.

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Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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