Bom, aqueles que desejam trabalhar com marketing digital precisam saber que existem 8 Ps do marketing que acabam proporcionando um grande diferencial para sua empresa.

Os 8 Ps do marketing digital são os seguintes: preço, promoção, praça, pessoas, produto, processos, performance e posicionamento.

Essa acaba se tratando de uma metodologia que tem o intuito de abordar os 8 tópicos centrais para garantir uma boa estratégia de marketing.

Outra informação muito importante é que originalmente o conceito era retratado como 4 Ps do marketing e era mais voltado para atender todas as necessidades que o cliente podia vir a ter.

Devido as diversas mudanças que o mundo está passando é comum enfrentar alguns problemas com uma alta competitividade, principalmente para as empresas que atuam no ramo digital.

É importante se lembrar ainda que os desafios se mostram muitos diferentes e que os métodos até mesmo como o mais tradicional 4 Ps do marketing original tiveram que ser reinventados para se enquadrar nessa era mais digitalizada.

8 Ps do marketing: o que é, e para que serve?

Portanto para aqueles que já estão mais familiarizados com o conceito tradicional, não há motivo para se assustar.

Afinal o conceito não morreu, diferente do que muitos pensam, na verdade ele passou por uma espécie de reformulação.

Justamente por isso o conceito original que era conhecido como 4 Ps atualmente é retratado como 8 Ps do marketing digital.

Essa nova metodologia tem o intuito de garantir um melhor atendimento para o público consumidor dos produtos em questão.

Leitura extra: Vantagens de trabalhar com marketing digital: Descubra as 15 principais

Os 4 Ps tradicionais do marketing

8 Ps do marketing: o que é, e para que serve?

Para falar um pouco mais sobre o assunto, é necessário partir da origem.

Justamente por isso nós falaremos primeiramente sobre os 4 Ps tradicionais do marketing.

Essa metodologia foi originalmente criada pelo professor Jerome McCarthy e foi difundida por Philip kotler que é conhecido como o pai do conceito de marketing moderno.

O método que também é conhecido como mix de marketing ou composto de marketing, foi elaborado com o intuito de explicar melhor porque algumas empresas acabavam se destacando mais do que os outras.

Essa era uma análise muito importante porque afinal se as empresas vendiam produto semelhantes para um mesmo perfil de compradores, como explicar porque algumas acabavam conseguindo conquistar muito mais vendas do que outras?

Foi então que McCarthy descobriu que essa disparidade entre as empresas acontecia quando uma empresa em questão costumava empregar uma sequência de ações.

Essas ações sempre tinham a intenção de valorizar quatro aspectos principais que são os 4 Ps do marketing.

Por isso para entender um pouco mais a fundo esse tema nós vamos conhecer agora quais são os famosos 4 Ps do marketing e qual a sua importância e relevância para o desenvolvimento de uma empresa.

Produto

Primeiramente é muito importante estar sempre atento ao produto, seja ele produto físico ou até mesmo um serviço.

Afinal, é através do produto que se deve estabelecer um ponto de partida para a tática de marketing utilizada.

Isso porque ele acaba sendo um dos pontos fundamentais para definir o fracasso ou o êxito de seu negócio.

Desse modo é essencial ter um conceito, um nome, atributos, funções diferenciais e até mesmo um ciclo próprio de vida para que dessa forma o produto não possa ser deixado de lado pelo público.

Outra dica fundamental é que esse produto deve sempre ser pensado para atender as necessidades dos clientes, isto é, resolver algum problema.

Assim a sua metodologia de marketing deve ser totalmente voltada para mostrar o consumidor que ele realmente precisa daquele produto em questão.

Além disso é necessário definir de forma assertiva sobre qual produto estamos nos referindo estabelecendo uma boa comunicação com o público.

Preço

O próximo P do marketing é o preço que na verdade é o valor que a empresa irá cobrar do seu cliente pelo serviço ou produto que está sendo obtido pelo consumidor em questão.

Portanto diferente do que muitos pensam esse termo não se refere simplesmente a valores mais monetários, mas também a todo o valor agregado.

Logo isso quer dizer que está incluindo o custo da produção, da entrega e até mesmo da venda em si.

É importante ressaltar ainda que o preço também deve levar em consideração outras informações como por exemplo o valor médio cobrado pelos seus concorrentes e ainda a renda o que o seu público alvo possui para adquiri-lo.

Desse modo esse também acaba sendo um dos Ps fundamentais para atrair os clientes e conseguir cobrir todos os custos do seu negócio além de gerar o máximo de lucro possível.

Praça

O próximo dos Ps originais é a praça de marketing que na verdade é um indicador de como os serviços e produtos devem ser inseridos no mercado.

Esse conceito revela ainda a forma na qual os clientes conseguem chegar até os produtos estabelecidos.

Sendo assim nessa etapa é necessário que haja alguns estudos demográficos e comportamentais voltados mais especificamente para o público que pode vir a ser seu potencial cliente.

Todas as estratégias são elaboradas com o intuito de aumentar significativamente as possibilidades de compra.

Por isso é essencial que a empresa tenha uma espécie de compromisso com o cliente e saiba por exemplo algumas informações sobre os costumes de consumo, os estabelecimentos que frequentam e até mesmo onde moram.

Saber mais sobre a praça acaba trazendo mais clareza para o seu processo de vendas pois dessa forma você consegue investir mais e focar na área que os seus clientes se encontram.

Essa metodologia garante assim mais sucesso para as vendas em questão.

Promoção

Por fim, o último dos Ps das opções tradicionais do marketing é a promoção e essa é uma opção que acaba causando muito confusão entre aqueles que estão iniciando nesse ramo.

Essa confusão é comum porque a maioria das pessoas está acostumada a criar uma relação entre o conceito promoção e os termos e liquidações ou ofertas.

No entanto nos 4 Ps do marketing o significado de promoção é bem diferente pois está voltado para o ato de promover.

Sendo assim esse tópico se refere aos esforços do marketing para promover a sua própria marca, serviço ou produto em questão.

É na área da promoção que são encaixadas as ações do marketing como as publicações nas redes sociais, os anúncios e tudo aquilo que é feito pela empresa com o intuito de potencializar as suas vendas e alcançar cada vez mais clientes.

4 Ps do marketing digital

Como já foi dito brevemente os 4 Ps apresentados anteriormente são voltados para um cenário diferente do que conhecemos hoje e por isso foi necessária uma reformulação do conceito.

Os 4 Ps continuam funcionando e trazendo muita eficiência, no entanto foi necessário inserir algumas novas estratégias e por isso atualmente o método é conhecido como 8 Ps do marketing digital.

Como o público tem se mostrado cada vez mais conectado é necessário que a empresa pense um pouco mais além e ofereça uma experiência de venda completa.

Essa experiência precisa ser totalmente pensada para o meio digital e justamente por isso é necessário utilizar os 8 Ps do marketing digital.

Essa é uma metodologia que veio para reformular o método anterior que era focado especificamente no produto.

Desse modo a empresa agora primeiramente analisa melhor o mercado, o público e os seus concorrentes.

Depois de entender como as soluções ou produtos se inserem neste meio, e hora de pensar como atrair cada vez mais atenção e interesse dos clientes em potencial.

Essa acaba sendo uma estratégia muito diferente das anteriores que estavam voltadas apenas em desenvolver produtos de excelências.

Mesmo sendo muito bons, esses produtos muitas das vezes não conquistavam o sucesso esperado por não se enquadrar bem no cenário no qual ele foi inserido.

Assim além dos 4 Ps já conhecidos surgiram então 4 novos Ps do marketing que também são fundamentais para o marketing principalmente nesse mundo moderno que vivemos atualmente.

4 novos Ps do marketing digital

8 Ps do marketing: o que é, e para que serve?

Pessoa

O primeiro dos Ps mais moderno do marketing é sobre a relevância de ter uma equipe boa, além de estudar mais a fundo os hábitos dos consumidores.

Esse conceito está voltado então a ter colaboradores mais qualificados e ainda a conseguir definir corretamente a sua persona e como ela costuma se comportar na internet.

Persona nada mais é do que o perfil ideal de cliente que você procura e acaba sendo uma personificação desse cliente.

Desse modo esse novo P está totalmente ligado a pessoa que você quer impactar ou até atrair com os seus serviços e produtos.

É muito importante ainda considerar os recursos humanos utilizados nos seus negócios como por exemplo os vendedores e os colaboradores.

Isso porque não faria sentido nenhum ter um marketing digital muito eficiente e ter uma empresa que não conseguisse atender de forma correta os seus clientes.

Processos

O segundo P dos 8 Ps do marketing digital se refere aos processos que na verdade são todas as rotinas de trabalho, operações, metodologias e procedimentos que uma empresa possui.

Essa é uma estratégia que acaba auxiliando significativamente na hora de padronizar por exemplo as entregas externas e internas além de otimizar cada vez mais o trabalho e direcionar assertivamente o time sobre que deve ser feito.

Uma boa dica para aqueles que buscam se inserir no mercado nessa era digital é utilizar um sistema de processo de vendas bem mais avançados como customer success.

Essa é uma técnica elaborada através de e-mails, onde a empresa procura pensar em algumas soluções para trazer melhorias na vida do consumidor.

Por isso nesse momento é importante estar sempre atento e é necessário ressaltar ainda que como já foi dito esse é o momento em focar totalmente no cliente e nas suas necessidades.

Posicionamento

O terceiro dos Ps do marketing digital é o posicionamento, e esse conceito fala um pouco sobre gerar mais palpabilidade para o comprador.

Essa estratégia tem um pouco a ver com se percebido e gerar um propósito.

Assim essa é uma metodologia voltada para elaborar melhor a forma como a sua empresa vai se relacionar com o público.

Esse ponto é de forma mais resumida uma junção de tudo aquilo que pode vir a influenciar diretamente na captação do cliente incluindo até mesmo o seu posicionamento mais estratégico.

Esse posicionamento tem o intuito de mostrar que a sua empresa realmente se importa com o consumidor e com uma relação que a empresa estabelece com os clientes.

Leitura complementar: Como me tornar um afiliado autoridade? E porque é importante para seu negócio

Performance

O último dos Ps que compõe os 8 Ps do marketing digital é a performance que fala um pouco mais sobre o fracasso ou sucesso de uma empresa.

Esse ponto é totalmente relacionado a produtividade do negócio em questão e ainda com a qualidade das interações dos serviços e dos produtos que ela consegue entregar.

Para conseguir elaborar corretamente essa estratégia é necessário definir os indicadores chave do desempenho e eles são o primeiro passo para auxiliar na descoberta de quais objetivos a sua empresa está ou não conseguindo conquistar.

Conclusão

Sendo assim fica Claro que os 8 Ps do marketing digital são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento da empresa.

Afinal, eles são pensados especificamente para analisar melhor as perspectivas digitais e tudo o que envolve a sua empresa e com relação ao ramo do marketing digital.

Atualmente não é segredo para ninguém que a maioria das pessoas está conectada e sempre utilizando a internet.

Por isso é importantíssimo inserir a sua empresa nesse meio de forma assertiva para garantir cada vez mais clientes e ainda estabelecer um relacionamento com o consumidor criando uma personalidade para a sua empresa, serviço ou produto.

Logo não é difícil perceber que o marketing digital acaba sendo um campo de atuação muito fértil para as empresas que buscam aumentar cada vez mais a sua lucratividade e por isso deve ser explorado.

Logo utilize dos 8 Ps do marketing digital na sua empresa e descubra quais os benefícios que ele pode proporcionar e o quanto ele auxiliar no desenvolvimento do seu empreendimento.

Usufrua dessa técnica e descubra todos os benefícios que os 8 Ps do marketing digital podem proporcionar para a sua empresa.

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Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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