A maioria das pessoas já passou pela experiência de receber por exemplo uma amostra grátis e sentir uma certa obrigação de comprar o produto.

Essa é uma técnica conhecida como gatilho da reciprocidade.

Esse é um tipo de gatilho mental que é comumente utilizado para aqueles que desejam vender certos produtos físicos como por exemplo lojas de cosméticos ou até mesmo supermercados.

É importante ressaltar que essa acaba sendo uma poderosíssima estratégia que pode ser utilizada no marketing digital e auxiliar significativamente a empresa a ganhar dinheiro.

Por isso se você quer conhecer um pouco mais sobre o gatilho da reciprocidade entender melhor como essa estratégia funciona você está no lugar certo.

Gatilho da Reciprocidade: Poderoso para vender mais!

Continue a sua leitura e descubra com a gente o que é um gatilho mental, o que de fato significa o gatilho da reciprocidade e como implementar essa estratégia tão inovadora e eficiente na sua empresa.

Desse modo você conseguirá um marketing digital de muito mais sucesso e sem dúvidas vai conseguir alavancar as suas vendas através desse método tão completo e pensado especificamente para atrair cada vez mais clientes.

O que é um gatilho mental?

Já foi dito anteriormente o gatilho da reciprocidade é na verdade um gatilho mental e por isso antes de analisar o próprio gatilho da reciprocidade a fundo é necessário entender melhor o que é um gatilho mental de fato.

Bom, um gatilho mental nada mais é do que uma espécie de mecanismo que é capaz de acionar emoções tão impactantes em uma pessoa que acaba interferindo significativamente na sua tomada de decisão.

Essas emoções acionadas podem ser negativas ou positivas como por exemplo medo ou até mesmo alegria.

Essa é uma estratégia muito interessante.

Devido às diversas distrações que encontramos no nosso dia a dia visto que as pessoas costumam ser bombardeadas com informações e anúncios por todos os lados, os gatilhos acabam se tornando um meio de ajudar a destacar um determinado ponto e auxiliar nas vendas.

Sendo assim o gatilho mental é uma ferramenta que pode fazer com que a pessoa realize uma determinada ação.

Através de um gatilho mental é possível por exemplo que uma pessoa acabe baixando um determinado material gratuito, compre um produto ou preencha um formulário.

Uma informação muito interessante é que esses gatilhos geralmente são acionados através de expressões e palavras mais poderosas que são as responsáveis por disparadas emoções em questões.

Isso os gatilhos mentais podem ser diferentes e existem diversos tipos como por exemplo:

  • Gatilho mental de prova social
  • Gatilho mental de autoridade
  • Gatilho mental de afinidade
  • Gatilho mental de escassez…

Uma vez que nós já conseguimos entender brevemente o que é um gatilho mental chegou a hora de se focar mais no tema principal desse texto que é o gatilho da reciprocidade.

Afinal, o que é o gatilho da reciprocidade?

Gatilho da Reciprocidade: Poderoso para vender mais!

Relatando mais brevemente, o gatilho da reciprocidade é um gatilho mental onde ocorre um estímulo que é recebido pelo nosso cérebro através de determinados palavras gestos e até expressões.

Esses estímulos acabam disparando emoções que são capazes de influenciar as nossas ações e assim nos levar a realizar uma compra por exemplo.

Esse é um gatilho frequentemente utilizado no marketing visto que ele consegue convencer o público a realizar uma compra utilizando o método de entrega de algo de valor.

Assim essa metodologia geralmente acaba entregando uma amostra grátis de um produto, um curso de idiomas ou até mesmo uma aula experimental.

Logo essa acaba sendo uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing digital por ser uma metodologia muito poderosa.

Uns exemplos muito interessantes desse conteúdo de valor que pode ser oferecido para os clientes são:

  • Infográficos
  • Ebooks
  • Artigos de blog
  • Planinhas
  • Podcast…

Essas são opções muito interessantes que permitem que a empresa entregue um material muito rico para a sua audiência, onde ela acaba ensinando os clientes a fazer algo ou solucionar determinado problema.

Esse método permite até mesmo a conquista de coisas mais importantes para o público em questão e é muito importante que esse material esteja relacionado ao nicho de mercado onde você está procurando gerar valor.

Sendo assim o seu público alvo acaba se sentindo na obrigação de retribuir realizando a compra com você e por isso essa é uma estratégia tão utilizada.

A metodologia basicamente faz com que o público em questão se sinta agradecido pelo conteúdo que lhe foi ofertado e queira retribuir de alguma forma tudo aquilo que ele acabou recebendo de graça.

Logo esse é o momento em que o seu cliente em potencial acaba mostrando determinado interesse pelo produto ou até mesmo pelo serviço que a sua empresa promove.

Por isso com o uso desse gatilho mental as empresas conseguem aumentar significativamente as suas vendas, o que mostra que essa é uma estratégia muito poderosa.

É muito importante estar atento, afinal, para conseguir gerar valor de verdade no seu público é essencial que você seja honesto e que se ensine algo que seja realmente relevante além de não se pedir nada em troca.

É essencial que o público entenda que conteúdo foi favorecido sem nenhuma intenção e assim ele se sentirá agradecido, tendo vontade de retribuir o que lhe foi ofertado.

Utilizando essa técnica não é necessário ficar forçando uma compra, permitindo assim que o lead perceba qual a sua intenção por trás da estratégia, o que acaba atrapalhando o bom funcionamento do gatilho da reciprocidade.

Qual a melhor forma de vender usando o gatilho da reciprocidade?

Gatilho da Reciprocidade: Poderoso para vender mais!

Para conseguir estabelecer o gatilho da reciprocidade e assim fazer com que ele funcione é essencial que você consiga transmitir uma mensagem.

Sendo assim é muito importante que a empresa conheça bem o seu público alvo pois é necessário saber com quem você está falando para conseguir entregar exatamente aquilo que o seu público está buscando.

Por isso quando você já conhece a sua persona, você já consegue identificar com mais facilidade quais os desejos ou problemas que ela possui e assim consegue entregar o que ela realmente precisa.

Uma dica muito boa é que é possível ainda utilizar outras estratégias alinhadas ao gatilho da reciprocidade como por exemplo o copywriting, que é uma opção excelente para aqueles que buscam persuadir o potencial cliente.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, vamos trazer aqui alguns exemplos de gatilho de reciprocidade que são muito utilizados e que se destacam no mercado devido a toda a sua eficiência.

Exemplos de gatilho da reciprocidade

Agora nós já conseguimos entender bem o que é um gatilho da reciprocidade, é a hora de mostrar alguns exemplos que a gente costuma encontrar no nosso dia a dia desses gatilhos e como eles devem ser utilizados.

Amostra grátis

Gatilho da Reciprocidade: Poderoso para vender mais!

A amostra grátis é um exemplo que já foi brevemente citado no decorrer deste texto e é uma das formas mais antigas de se aplicar o gatilho da reciprocidade.

Afinal, quem nunca chegou a receber uma certa amostra de perfume ou de algum produto em lançamento, algum cosmético no supermercado ou até mesmo de algum hidratante?

Sendo assim é possível notar que a maioria das pessoas já foi alvo de um gatilho de reciprocidade não é mesmo?

Essa é uma estratégia que funciona muito bem e as pessoas geralmente acabam comprando o produto que ela provou tanto por já terem experimentado e até mesmo por se sentir na obrigação de levar.

A informação muito interessante é que a amostra grátis não funciona apenas para aqueles produtos físicos e pode ser aplicado até mesmo para produtos digitais.

É comum por exemplo você ver no YouTube que ele oferece um teste grátis para a versão premium onde você consegue assistir vídeos nessa plataforma sem ser interrompido por qualquer anúncio.

Quando você utiliza o Google Drive por exemplo, é possível perceber que você pode pagar por mais espaço na nuvem para armazenar seus arquivos, mas é possível ainda utilizar uma versão gratuita onde você experimenta esses benefícios que são oferecidos.

Esses são alguns exemplos mais comuns das amostras grátis encontrados para produtos digitais onde as empresas utilizam do gatilho mental da reciprocidade.

Se a gente parar para pensar a gente vai perceber que existem sim diversos exemplos de amostra grátis seja de produtos físicos ou de produtos digitais.

Assim a gente já consegue ter uma noção do quão eficiente essa estratégia é devido à quantidade de empresas que utiliza.

Over delivery

Outra opção muito interessante de gatilho da reciprocidade é o over delivery que é uma estratégia onde a empresa entrega ao cliente mais do que ele está esperando.

É possível perceber essa estratégia por exemplo quando uma determinada compra vem de um curso em vídeo e acaba entregando um bônus sem avisar ao cliente o que acaba gerando surpresa e agradecimento.

É possível perceber essa é uma estratégia que também utiliza do gatilho da reciprocidade.

Afinal, o bônus oferecido faz com que o que que o cliente acabe lembrando da sua empresa na hora de realizar a próxima compra e assim sinta uma certa obrigação de comprar mais alguma coisa com você em forma de retribuição pelo que lhe foi ofertado gratuitamente.

O over delivery também acaba sendo uma ótima opção para aqueles que buscam por conseguir boas avaliações dos clientes, o que acaba aumentando significativamente a sua divulgação e consequentemente a demanda de novos clientes devido à sua boa reputação no mercado.

Material gratuito

Outra opção muito utilizada pelas empresas é entregar uma pequena parte do material que você tem para vender fazendo com que as pessoas se sintam agradecidas e em dívidas com você.

Esse método acaba gerando uma excelente oportunidade de divulgar o seu produto e ainda provar que a sua empresa tem aquilo que o seu público está buscando.

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Oferecer material relevante gratuitamente é sempre uma opção muito interessante pois acaba gerando mais valor para a sua empresa fazendo com que as pessoas se sintam agradecidas e de certo modo influenciados a comprar o seu produto.

Redes sociais

Assim a última estratégia que citaremos como exemplo de gatilho de reciprocidade é entregar algo de valor para o seu público alvo através das redes sociais.

Não é segredo pra ninguém que as redes sociais atualmente são uma área de muita movimentação do marketing digital visto que a maioria dos nichos e diversos públicos se encontram nesse novo ambiente digital tão diverso.

Por isso uma excelente dica entregar o conteúdo de valor para o seu público através desses meios que facilitam muito a disseminação de informações.

Uma boa estratégia por exemplo é abrir caixinhas nos stories do Instagram permitindo que os seus seguidores deixem perguntas onde você deverá responder todas ou até mesmo a maioria.

Dessa forma você acaba tirando dúvidas dos seus clientes sobre determinados assuntos, mantém a audiência do público e ainda cria uma espécie de relação da sua empresa com o público alvo em questão.

Esse é um mecanismo muito eficiente visto que a empresa consegue entregar algo de valor através de uma interação informal e prazerosa que acaba estabelecendo uma relação positiva entre a empresa e o futuro cliente.

Conclusão

Sendo assim ficou claro que o gatilho mental é sim uma estratégia muito utilizada e muito eficiente para garantir que uma empresa consiga alcançar cada vez mais vendas e assim se torne mais produtiva.

O gatilho mental da reciprocidade por sua vez não poderia ficar para trás, visto que ele é uma das ferramentas mais utilizadas pelo mercado e que garante um desempenho melhor e muito mais proveitoso para as empresas que utilizam.

Assim nesse artigo foi possível perceber o que é o gatilho da reciprocidade, como ele funciona e qual a melhor forma de utilizá-lo para vender os produtos e serviços da sua empresa.

Um dos pontos de mais interessante é que esse gatilho mental tende a funcionar de forma mais acumulativa onde a empresa vai entregando valor para o seu cliente em potencial.

Assim ao decorrer do tempo o cliente se torna tão agradecido por toda a sua ajuda que se sente na obrigação e acaba sendo influenciado a comprar o produto ou serviço oferecido pela empresa em questão.

Por isso não perca mais tempo e implemente agora mesmo essa técnica tão eficiente que é o gatilho da reciprocidade na sua empresa e venha descobrir o quão poderoso ele é e todos os benefícios que ele pode proporcionar.

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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