O título, manchete ou chamada traduzindo para o português, é de extrema importância para o marketing digital somente assim, é possível prender a atenção de seu cliente, para saber como montar uma Headline acompanhe o tutorial que preparei abaixo.
O que é Headline?
São os títulos que aparecem no início de um texto, os jornalistas e publicitários utilizam constantemente para a criação de matérias jornalísticas e de campanhas publicitárias, nas redações este é um termo bem conhecido, este é um termo extremamente apropriado para o marketing digital.
Afinal, sabemos que o título é fundamental para prender a atenção do cliente, deve estar coerente com o conteúdo que será proposto, de acordo com a Jakob Nielsen aproximadamente 79% dos leitores possuem o costume de ler apenas alguns trechos do texto, incluindo o título.
É importante que o conteúdo seja bem escrito, afinal, como já se sabe 55% dos usuários permanecem por 15 segundos lendo uma página de um site, por isso, tenha total atenção na hora de escrever o título do texto e não esqueça de colocar a palavra-chave relacionada ao seu nicho.
Há diversas ferramentas de geração de títulos que facilitam esse processo, no entanto, para não cometer falhas é importante que você conheça quais são os conteúdos que serão disponibilizados para o público-alvo, também é necessário observar o estágio que eles se encontram no funil de vendas.
Porque devemos criar uma?
Investir tempo para criar uma Headline é fundamental para que o marketing de conteúdo de sua empresa seja bem-sucedido, sabemos que, quando criamos um bom título, é possível evitar alguns problemas como:
- Não sabe quais títulos utilizar em seus sites e blogs;
- Apresentar uma baixa taxa de aberturas de um e-mail marketing;
- Baixo engajamento e interação nas redes sociais;
- Menor taxa de conversão em anúncios (tráfego pago);
- Perda de interesse pelo conteúdo, por parte do leitor.
Caso a sua empresa esteja passando por algumas das situações acima, é hora de sua equipe de marketing e criação de conteúdo ter mais cuidado com a elaboração de título, no mobile o título também ajuda a prender a atenção dos usuários.
Onde temos que utilizar?
Existem alguns conteúdos que exigem o uso de uma Headline, afinal, o título chamativo é de extrema necessidade para qualquer conteúdo na internet, para que a sua estratégia de marketing possa alcançar o sucesso esperado, é importante colocar conteúdos nos seguintes locais:
Páginas de sites – O site necessita de um bom título, para isso, é fundamental respeitar alguns cuidados, por exemplo, faça um resumo sobre o conteúdo que o cliente encontrará no site, os títulos devem ser únicos e sem plágio, use sinônimos de palavras-chave mais conhecidos.
Títulos de blogs – Para o blog, é primordial que o título seja curto e objetivo, converse de maneira direta com o seu público, não esqueça de fazer perguntas e utilizar a palavra como, é necessário que o título consiga vender seu texto.
Landing pages – Você não deve esquecer de oferecer uma solução, é imprescindível o uso de palavras como: “grátis”, “gratuito” ou “trial”, também temos que mencionar um serviço que seja familiar aos usuários, é uma boa prática incluir o nome de um profissional que seja conhecido no mercado.
Anúncios – Nos anúncios também existem regras que devem ser seguidas, por exemplo, inclua palavras-chave extremamente fortes e fáceis de serem localizadas, é necessário que o tráfego local seja segmentado, apresente o problema e em seguida foque na solução, aproveite o gatilho de prova social.
Assuntos de e-mail – Ter cuidado com o título no e-mail garante boas taxas de aberturas, não devemos nos esquecer que o título é o primeiro contato que o destinatário pode ter com o seu e-mail, é importante que o título anuncie o conteúdo do e-mail, estes procedimentos são primordiais para garantir taxas de aberturas e de cliques satisfatórias.
7 dicas para criar um título
Há algumas dicas que podem facilitar a criação de títulos, que ajudam muito o departamento de marketing de conteúdo das empresas, veja abaixo, quais são as estruturas necessárias para que um Headline possa ser desenvolvido:
1º É importante conhecer a persona
Em uma estratégia de marketing digital, ter o conhecimento do público é apenas o começo para uma jornada de sucesso, assim, fica mais simples de construir um título que consiga atender às necessidades de seu público, é importante focar no que o cliente está buscando em seu dia a dia.
2º Encontre uma solução para a dor que seu público apresenta
É necessário que uma Headline já apresente uma solução ao problema que o público esteja apresentando, por isso, hoje em dia é muito comum encontrar títulos como: “X Dicas Para Não Perder Mais Dinheiro na Bolsa“, uma chamada que esteja bem elaborada é capaz de prender a atenção do leitor.
3º Não esqueça os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais fazem parte do marketing digital e ajudam a prender a atenção de seu leitor, despertando neles sentimentos de escassez e outros gatilhos relevantes, podemos encontrar mais de 20 gatilhos que são aplicados em conteúdos para a web e também ao e-mail marketing.
Veja abaixo, quais são os gatilhos que você pode utilizar na hora de elaborar um título:
- Antecipação;
- Prova social;
- Urgência;
- Autoridade;
- Razão.
Estes gatilhos facilitam o processo de persuasão, no copywriting eles são comumente utilizados, principalmente quando há venda de produtos ou serviços, é importante que a marca seja honesta para aumentar o grau de confiabilidade por parte dos clientes.
4º A mensagem deve ser forte e objetiva
Tenha atenção, pois a Headline é a primeira mensagem que o leitor pode ter acesso, desenvolva uma mensagem que seja clara e objetiva em apenas uma linha, um exemplo de título atrativo pode ser: “Faça seu dinheiro render! Aprenda realmente a investir na bolsa de um jeito fácil.”, foque sempre na necessidade e perfil de seu público-alvo.
Fórmula que ajuda a criar um título perfeito
Embora não haja uma fórmula mágica, há algumas regras que podemos seguir e que ajuda no processo de produção de um título, é necessário que haja muita criatividade com muita técnica, mostrarei a seguir, alguns passos para ajudá-lo em seu processo de criação:
1º Quem será o consumidor de seus artigos?
Após fazer um detalhado estudo sobre o seu público-alvo, quando você faz este tipo de estudo, ajuda a entender qual a linguagem será utilizada em seu texto, veja um exemplo, para um conteúdo que é destinado a advogados, não é correto a utilização de gírias, é preciso focar em uma linguagem mais formal.
Para clientes que estão interessados(as) em aprender croche, a linguagem deve ser mais leve, para que o público possa se aproximar mais do conteúdo.
2º Jornada de compras
Através da jornada de compras, podemos compreender qual o nível de consciência que o consumidor apresenta, esta jornada ajuda na criação de uma Headline perfeita, sendo assim, você está criando o conteúdo certo ao cliente certo, para isso, procure aprender mais sobre funil de vendas e quais são suas etapas.
3º Defina o objetivo
Há vários objetivos que podem ser estabelecidos com a criação de um título, podemos citar como exemplo: conversão, engajamento ou informação, a definição do objetivo facilita este processo, ajudando a ter mais clareza sobre o conteúdo que será disponibilizado.
4º Ofereça uma mensagem clara e direta
Para a criação de qualquer título, independente do nicho de atuação, é de extrema importância que a mensagem seja clara e objetiva, se a mensagem não for clara o suficiente é provável que você tenha problemas com a entrega de seu conteúdo, este é um problema comum e acontece com: redes sociais e Google, em títulos de blogs, em títulos de e-mails.
Tipos de títulos mais comuns
Para tornar mais simples seu trabalho, apresentarei alguns modelos mais populares na internet, que você pode encontrar no YouTube e em diversos blogs e sites, confira:
1º Como
É comum encontrar títulos na internet que começam com “Como”, este tipo de título costuma apresentar um elemento complementar que disponibiliza uma solução ou benefício, confira alguns exemplos a seguir:
- Como investir na bolsa com R$100?
- Como acumular milhas sem aumentar os gastos no cartão?
- Como criar um infoproduto do zero?
Além de oferecer uma solução para o problema do cliente, esta é uma mensagem clara e explícita.
2º Formato de lista
É o estilo mais comum que encontramos na internet, a informação é transmitida de um jeito leve e didático, há uma simplicidade ao mostrar que existe solução para um determinado problema, veja alguns exemplos de inspiração:
- 10 filmes sobre empreendedorismo para você ver na Netflix;
- Aprenda 7 técnicas de vendas infalíveis aqui;
- 3 receitas low carb simples e deliciosas.
Este título tem o objetivo de trazer o benefício com uma solução clara ao cliente, ajudando-o a resolver um determinado problema.
3º Por que
Os porquês são populares na internet, este tipo de cliente geralmente está procurando uma razão para que ele possa realizar uma ação, que pode ser baixar um aplicativo, acessar um determinado serviço, comprar um produto e assim por diante.
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