Quando o assunto é o marketing digital não é novidade para ninguém que existem diversas estratégias e uma das mais utilizadas é o funil de vendas.

Essa é uma espécie de grupo de gatilhos e etapas que acaba facilitando o procedimento de tomada de decisão que está relacionada ao planejamento e a toda a estrutura de aquisição dos seus clientes.

O funil de vendas é na verdade uma espécie de representação das etapas nas quais um cliente em potencial precisa passar.

Funil de vendas marketing digital: como criar o seu. [Tudo aqui]

Esse processo deve ser analisado a partir do primeiro contato com a instituição até o momento da conclusão da venda.

Geralmente o funil de vendas no marketing digital é composto por três etapas: o topo do funil (tofu), o meio do funil (mofu) e por fim, o fundo do funil (bofu).

Agora que nós já conseguimos entender brevemente o que é um funil de vendas é necessário analisar ainda algumas informações importantes.

Afinal, a sua empresa possui um funil de vendas?

Qual será a melhor maneira de elaborar esse processo na sua empresa analisando as necessidades do seu cliente, entendendo o funcionamento de toda a empresa em questão?

Para auxiliar nessa e outras dúvidas continuem sua leitura e venha descobrir com a gente tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas no marketing digital.

O que é um funil de vendas?

O modelo que também é chamado de pipeline nada mais é do que uma metodologia estratégica que representa toda a trajetória do cliente, analisando desde o seu contato primário com a instituição até a conclusão da compra.

Essa estratégia é estabelecida a partir do conjunto das etapas e gatilhos que tem como foco auxiliar no processo de compra dos possíveis clientes de um determinado produto ou instituição.

Sendo assim é necessário estar atento e saber que um dos requisitos mais importantes para elaboração de um funil de vendas é conseguir conciliar as suas áreas de marketing com as vendas.

Essa estratégia acaba criando uma estrutura muito mais realista para toda a jornada de leads, além de facilitar no processo de abordagens e das vendas em si.

Assim fica claro que quando o assunto é um funil de vendas as vendas em si devem estar intimamente ligadas a todas as etapas de uma jornada de compra.

Por isso para entender um pouco melhor como esse processo funciona vamos analisar mais minuciosamente cada etapa do funil de vendas e tudo o que pode ser feito em cada uma delas.

Topo do funil de vendas

Essa fase do funil de vendas que também é conhecida como tofu, ou top of the funnel, é aquela nas quais os visitantes acabam descobrindo que possuem uma carência ou um problema que pode ser resolvido.

Essa fase acontece logo após o primeiro contato com a empresa, onde o cliente cria consciência de que ele precisa resolver um problema ou possui alguma necessidade que o produto em questão pode sanar.

Neste momento a empresa deve oferecer conteúdos mais ricos, como por exemplo ebooks e infográficos, tudo aquilo que possa ser relevante após o preencher um formulário em que o lead deve fornecer dados básicos como nome, profissão, e-mail…

Uma vez que esse procedimento é feito o visitante acabam se tornando um lead e com isso começa a avançar no funil de vendas.

Meio do funil de vendas

Uma vez que o cliente avança ele chega ao meio do funil de vendas, que é chamado de mofu, abreviação para middle of the tunnel.

Nesse momento a empresa já estará se relacionando com os leads.

Logo essas pessoas estão buscando por resolução das suas necessidades ou problemas que foram apresentados no tópico anterior mesmo que não saibam ainda a forma correta de fazê-lo.

Nessa etapa a empresa precisa entrar em ação, seja com a comprando um software ou até mesmo com uma apresentação de uma planilha.

Tudo que utilize recursos que ajudem os clientes com técnicas e dicas para sanar esse problema.

Diferente do que muitas empresas fazem não é necessário querer vender a todo custo nessa fase, é muito importante gerar um amadurecimento e qualificação dos leads.

Fazendo assim com que eles fiquem prontos para prosseguir e chegar a tão esperada próxima etapa que é o fundo do funil de vendas.

Fundo do funil de vendas

O fundo do funil de vendas também conhecido como bofu ou botton of the tunnel é quando os leads já estão muito mais qualificados e acabam tornando-se então uma espécie de oportunidades.

Esse é o ponto em que os clientes já estão basicamente prontos para a abordagem pelo grupo de venda da sua empresa.

Nessa etapa os leads já estão completamente conhecedores do problema e ainda em busca das soluções que serão apresentadas pelo grupo de vendas.

Logo esse processo acaba estabelecendo uma relação de muito mais confiança entre a empresa e os clientes, visto que eles já enxergam a sua organização como um modelo no assunto.

Assim é chegado apenas um momento de revelar que a empresa pode ser um parceiro perfeito e uma pessoa com quem o cliente pode negociar.

O funil de vendas se encerra então quando por fim é realizada a tão esperada compra e então o lead acaba se concretizando como um cliente da empresa.

Processo de jornada da compra

Funil de vendas marketing digital: como criar o seu. [Tudo aqui]

Como já foi dito brevemente nesse texto é necessário que o funil de vendas esteja intimamente ligado com a jornada de compra dos possíveis clientes.

Realmente por isso é importante que aquela pessoa que está interessada em implementar essa estratégia na sua empresa entenda um pouco mais sobre a jornada de compra em si.

Uma jornada de compra é formada por 4 principais etapas que são elas: aprendizado e descoberta, o reconhecimento do problema, a consideração da solução e por fim a decisão de compra.

Sendo assim essa análise tem como foco principal estruturar todo o processo que o cliente deve passar para por fim conseguir realizar a compra de um determinado produto.

Como já foi dito é muito importante entender o processo para conseguir implementar a metodologia do funil de vendas e por isso é importante aprender um pouco mais sobre essa metodologia.

Sendo assim nós vamos analisar brevemente as 4 etapas da jornada de compra e o que precisa ser feito em cada uma delas para de fato conseguir conquistar o consumidor e garantir a sua venda.

Primeira etapa: aprendizado e descobertas

Esse é um momento em que o cliente ainda não entendeu claramente que ele possui um problema ou até mesmo uma oportunidade para negócio.

Por isso o objetivo da empresa nesta fase é florescer o interesse do comprador por um determinado assunto fazendo assim com que ele consiga perceber a existência do problema ou uma que está diante de uma oportunidade.

Segunda etapa: reconhecimento do problema

Uma vez que o comprador é incitado a entender o problema na segunda etapa é o momento em que ele consegue identificar essa oportunidade ou problema e inicia então uma pesquisa sobre esse assunto e ainda busca possíveis soluções.

Terceira etapa: a consideração da solução

A terceira fase é a da consideração da solução.

Esse é o momento onde o consumidor já está completamente ciente da questão e inclusive já analisou algumas soluções para que ele possa resolvê-la.

Sendo assim é muito importante que a instituição consiga fomentar uma noção de urgência fazendo com que o comprador não opte por soluções mais tardias para o seu problema.

 Desse modo é essencial que o comprador busque era por uma solução imediatamente sem adiar ou prolongar o processo.

Quarta etapa: a decisão de compra

Por fim a quarta etapa é aquela em que o consumidor já está ciente analisando as opções disponíveis com base nas suas pesquisas feitas para a solução do problema.

Sendo assim é muito importante ressaltar que é nesta etapa que o consumidor vai avaliar a sua opção e as demais oferecidas.

Por isso é necessário estar sempre atento a sua concorrência para conseguir se destacar esse cenário tão competitivo.

Leitura complementar: Jornada do Cliente: porque ela é tão importante para um Afiliado?

Os conceitos jornada de compra unida ao funil de vendas

Funil de vendas marketing digital: como criar o seu. [Tudo aqui]

Agora que nós já conseguimos entender bem o que é a jornada de compras e o que é o funil de vendas, é chegado o momento de unir um pouco mais esses conceitos para conseguir estabelecer ambas as práticas de forma correta na sua empresa.

Primeiramente como já foi dito é fundamental que a empresa conheça a jornada de compra de seus clientes.

Apenas desse modo é possível analisar os principais pontos e então planejar melhor as fases de vendas cobrindo os gargalos e qualificando corretamente os clientes para conseguir concretizar a venda em si.

Normalmente essa qualificação é aplicada através de gatilhos de passagem entre as fases do funil.

Essas passagens por sua vez podem ser manuais ou automáticas, dependendo do que a instituição preferir.

Assim fica claro que a empresa que trabalha com o funil de vendas marketing digital acaba possuindo muito mais possibilidades para a área do marketing e as vendas em si.

Isso porque essa estratégia acaba gerando muito mais eficiência no processo de aquisição dos clientes.

Outra dica muito importante para aqueles que querem implementar um funil de vendas é utilizar uma taxa para conversão gerenciável entre as fases e possuir um procedimento de comercialização bem claro.

Como construir corretamente um funil de vendas?

Uma vez que nós já conseguimos entender um pouco mais sobre como esse processo funciona e como a jornada de compra é fundamental para sua elaboração é necessário ainda entender um pouco mais sobre a sua construção.

Por isso vamos analisar brevemente algumas informações importantes que precisam ser levadas em consideração para essa constituição.

Mapear a jornada de compras

Como já foi dito na hora de criar um funil de vendas a jornada de compras é fundamental por isso é essencial que a empresa esteja focada em descobrir quais são as necessidades, o nível de contato, os comportamentos e a interação dos seus leads.

Para aqueles que estão acostumados a usar plataformas digitais, uma boa dica é refinar um pouco mais as informações com o intuito de entender melhor como cada canal ajuda na movimentação de alguém do topo até o fundo do funil.

Unir os milestones para o processo de venda

Uma vez que o mapeamento do processo de compras já é feito é chegado o momento de definir quais são os marcos mais relevantes que vão representar as trocas de estágio.

Assim é necessário entender por exemplo quando é o momento em que um lead percebe que precisa encontrar uma resolução para o seu problema ou como a empresa pode certificar que ele chegue a esse estágio em questão.

Apenas desse modo é possível definir as suas milestones e assim prosseguir na elaboração do funil de vendas.

Definir as etapas de um funil de vendas

Agora que todas as informações anteriores já foram analisadas é chegado o momento de definir melhor as etapas de um funil de vendas.

É importante que a instituição tenha em mente que é necessário oferecer o máximo de apoio possível durante toda essa trajetória de compra.

Outra dica é essencial apresentar tudo aquilo que é essencial para atestar que o cliente em potencial avance para as demais fases do funil.

Conclusão

Sendo assim ficou claro que um funil de vendas é uma estratégia fundamental e que auxilia muito quando o assunto é garantir as vendas de uma empresa e de fato alavancar os negócios.

Por isso para aqueles que estão interessados em implementar essa estratégia de marketing digital e estávamos na dúvida não há motivos para ter medo.

O funil de vendas marketing digital é uma estratégia impecável e muito utilizada que irá te auxiliar significativamente a transformar clientes em potencial em clientes de fato.

Implemente você também o funil de vendas na sua empresa e venha descobrir todas as vantagens que essa metodologia tão inovadora e eficiente pode proporcionar para o seu negócio. Leve os seus clientes do topo ao fundo do funil e veja as vantagens que essa estrutura acaba oferecendo para aqueles que a utilizam.

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Gratis para voceLivre de SPAM

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.