Você sabe o que é e para que serve um Funil de Vendas? É uma ferramenta extremamente útil para levar os clientes até o final de uma jornada de compra. Com este recurso, você transforma qualquer visitante de uma simples caixa de e-mail em um potencial cliente.
Para cada etapa dentro do funil, há um determinado modelo de conteúdo que será oferecido ao cliente, conforme o perfil do público-alvo. Mostraremos abaixo, as etapas do funil e qual sua real importância para as empresas que desejam se manter na internet.
Qual a importância do Funil de Vendas para as empresas?
O Funil é importante, pois auxilia a medir a efetividade que cada estratégia de marketing possui. Se os leads e prospects avançam nas etapas do Funil, isso significa que suas estratégias estão proporcionando um ótimo retorno.
Além disso, o Funil traz vários benefícios para a empresa, por exemplo, resultados previsíveis, otimiza a produtividade, favorece a busca por oportunidades e parcerias, auxilia no aperfeiçoamento da oferta de produtos e de serviços.
5 etapas que constituem um Bom Funil de vendas
É importante ressaltar que, funil de vendas e jornada de compras são complemento. Onde o funil é composto por gatilhos e diversas etapas, estes por sua vez, fornecem auxílio à jornada de compra. Veja as etapas:
1º Conscientização
Nesta etapa os clientes já percebem que seus produtos ou serviços irão solucionar um possível problema, seu blog deve apresentar conteúdos educativos para levá-los até as próximas etapas.
2º Interesse
Após enviar assinaturas de e-mail, é provável que os clientes já possuam um maior interesse em seus produtos ou serviços.
3º Consideração
Nesta fase, há uma avaliação entre as concorrências, os clientes comparam serviços e preços entre empresas do mesmo segmento.
4º Decisão
Aqui, os clientes consideram abertamente a decisão pela compra de um produto ou serviço que sua empresa esteja oferecendo.
5º Compra
É a última fase, quando os clientes são clientes fiéis e fazem mais de uma compra em sua empresa. Você deve aproveitar esta fase, para criar campanhas de fidelização de clientes, existem diversos recursos que você irá incluir em suas campanhas, para cativar seus clientes.
Quem deve utilizar o Funil?
Qualquer empresa, independente do segmento de atuação, deve utilizar o funil, principalmente se houver oferta de produtos e serviços na internet. Para que os esforços de marketing possam trazer resultados eficientes, é necessário mapear a estratégia do funil.
Com o auxílio de um funil devidamente estruturado, o marketing de sua empresa é capaz de analisar o progresso em cada etapa. As empresas devem detectar as fases que os clientes estão, para realizar algum ajuste quando houver necessidade.
Os funis também têm a missão de garantir confiança e credibilidade, e seu conteúdo agrega mais valor aos clientes, a confiança é um incentivo a mais para convencer o cliente a adquirir seus produtos ou serviços.
Conclusão
Esta é apenas uma postagem educativa e introdutória, se você quer aprender mais sobre marketing digital, confira os conteúdos de nosso blog.
O Funil de Vendas bem utilizado é capaz de vencer qualquer crise, no entanto, se você deseja se aperfeiçoar em marketing digital, recomendamos baixar nosso e-book e consultar nossos cursos gratuitos!
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