Inicialmente, o Marketing Direto se refere a um conjunto de ações estratégicas direcionadas para a promoção de produtos e serviços com o pleno uso de ações direcionadas para um público específico.
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Dentre as principais iniciativas, abrange o envio de e-mail marketing ou mala direta, telemarketing, televendas, e demais ações personalizadas, principalmente, nas plataformas digitais.
Neste artigo falaremos mais sobre a sua utilização e conceito prático para orientar profissionais de marketing e empreendedores.
O que é Marketing Direto?
Essa modalidade de marketing utiliza um vasto conjunto de estratégias que visam promover produtos, serviços e soluções através de ações diretas para o público-alvo.
Geralmente, esse público-alvo pode ser específico e pertencente a um determinado nicho de consumo.
Durante muitos anos, o seu conceito prático dependia apenas da aplicação de atuações via televendas, telemarketing, mala direta, formulário direcionado, porém a sua abordagem tem evoluído cada vez mais nos últimos tempos.
Todos os métodos presenciais e eletrônicos muito populares entre os anos 1990 e 2000 permanecem, porém o uso de e-mail marketing e ativação via rede social ou WhatsApp tem sido cada vez mais frequente com a inclusão de ações personalizadas na área digital.
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O grande objetivo é abordar pessoas que tenham interesse real sobre o produto que você vende. De todo modo, é mais fácil convencer pessoas que já conhecem o conceito de seu produto ou uma pessoa já interessada do que começar um trabalho de apresentação e persuasão desde o zero.
Dessa forma o custo da venda e do posicionamento torna-se menor, gerando processos de vendas mais dinâmicos e resultados mais rápidos, com campanhas e esforços mais direcionados.
Método estratégico
Esse método de marketing também ajuda a implementar novas estratégias aos esforços de vendas e de abordagem junto ao cliente. É fundamental que a equipe de marketing e de planejamento procure colocar a mão na massa visando acertar nas campanhas e atingir da melhor forma o seu público.
A seguir apresentamos as principais estratégias que podem e devem ser colocadas em prática, confira:
1 – Identificação de público-alvo
A primeira iniciativa é procurar identificar o seu público, pensando nas pessoas que já possuem interesse na marca de sua empresa, organizando os contatos de clientes potenciais em bancos de dados que possam estar sempre à disposição.
A identificação do cliente envolve dados como sexo, idade, renda, interesse pessoal, região geográfica, e entre outros detalhes.
2 – Defina a melhor abordagem
Depois de identificar o público certo é fundamental selecionar qual abordagem será aplicada, podendo ser telefone, chat, envio de e-mails e entre outras possibilidades.
3 – Selecione as ferramentas certas
Depois de definir a abordagem que será usada é fundamental selecionar as ferramentas que serão necessárias, por exemplo, podendo escolher os softwares de e-mail marketing para encaminhar mensagens e monitorar a taxa de recebimento, leitura e conversão.
Caso tenha escolhido se dedicar ao remarketing é possível inserir plugins e links nas redes sociais e sites para atrair ou manter o cliente de volta ao local de venda online.
4 – Senso de urgência
O senso de urgência é uma das bases do marketing direto e dos esforços de desenvolvimento de marketing digital. Quando o senso de urgência é bem explorado os resultados poderão ser elevados em diferentes níveis.
O senso de urgência está ligado a uma promoção de curta duração, a um estoque limitado e a um número limitado de vagas para um curso online e entre outros conceitos que reforçam o senso de urgência na estratégia.
5 – O primeiro teste
É fundamental que a equipe de marketing realize o primeiro teste, esse teste é importante antes da empresa investir todas suas verbas para massificar a distribuição de produtos e serviços para diferentes níveis de clientes e nichos de mercado.
A partir do teste será possível analisar os resultados e detectar os problemas em cada tipo de segmentação e na abordagem.
6 – Mensuração de resultados
A mensuração de resultados permite o acompanhamento dos resultados e da evolução dos clientes no decorrer das abordagens promocionais e de esforço de vendas.
O negócio precisa mensurar os resultados em cada etapa da campanha, considerando desde o número de pessoas alcançadas pelo contato inicial até a conversão.
É indicado realizar um acompanhamento por meio de métricas bem selecionadas para determinar o ROI de cada campanha.
Exemplos de marketing direto
A seguir iremos apresentar cases de sucesso de empresas que utilizam o marketing direto da melhor forma e conseguem excelentes resultados:
1 – Fast food
As redes de fast food (comida rápida) como Bob ‘s, McDonalds’ e Burger King utilizam bastante o marketing direto através do cupom de desconto.
A rede Bob ‘s costuma pedir aos fãs que se cadastrem no site para conseguir os cupons, enquanto que o McDonald’ s permite que o cupom seja baixado através do código QR code ou PDF.
O Burger King costuma distribuir cartelas de cupons de desconto para o cliente comprar pessoalmente em suas lojas físicas.
A distribuição de cupons costuma ser a forma mais simples e barata para a geração da ativação direta junto ao consumidor.
2 – Cosméticos
Quem não se lembra dos catálogos de cosméticos publicados por meio de revistinhas da Avon e Natura?
A Natura não costuma imprimir muitas revistinhas, mas a Avon e a Mary Kay possuem catálogo de produtos que são usados como métodos de venda direta e que há décadas gera resultados.
3 – E-commerce
As lojas de e-commerce utilizam várias técnicas de marketing direto, incluindo o e-mail marketing, o remarketing, envio de catálogos digitais e de catálogos impressos entregues junto com o produto.
Como usar o marketing direto para fidelizar clientes?
Essas iniciativas ajudam a fidelizar clientes. Essa modalidade de marketing serve para atrair clientes e para fidelizar os compradores.
1 – Proximidade
É fundamental manter a proximidade e a conversa sempre interessante com o cliente potencial e com os clientes já ativos. Dessa forma, a empresa consegue manter uma conversa constante com todos e sempre mantendo-a criativa e de amplo interesse.
Para isso é necessário criar conteúdo relevante, engajar audiência nas redes sociais e sempre inovar.
2 – Ofereça vantagens
A marca precisa oferecer vantagens através de benefícios para o consumidor. Porém, é essencial que algo de verdadeiro valor seja oferecido para os clientes para que jamais se arrependam.
Os benefícios podem ser brindes, descontos, acumulação de pontuação para troca de brindes e novos descontos, além do cash back.
3 – Invista no branding
Mas, o que é branding? São todas as ações que envolvem a imagem e posicionamento das marcas e produtos no mercado, desde o conceito da marca e produto até a embalagem e conceitos de imagens.
É positivo investir em ações que reforcem o branding como forma de melhorar a percepção e a experiência do cliente em relação à marca e produto de sua empresa.
Isso ajuda a criar resultados duradouros que serão válidos para gerar resultados a médio e longo prazo para todas as partes, principalmente, para o público de clientes.
A empresa deve reforçar sempre as ações na área de branding, visando destacar valores da marca e melhorar o nível de identificação entre o cliente e a marca.
4 – Recompense o cliente já conquista
O cliente é quem compra de você ! Sabemos que conquistar um novo cliente custa mais caro do que continuar vendendo para os clientes já fidelizados pela empresa.
Para reforçar a fidelização e elevar as compras recorrentes é importante também oferecer recompensa para o cliente atual para incentivá-lo a continuar comprando da mesma marca ou empresa.
A recompensa pode abranger um brinde especial e seleto, uma premiação e ofertas com descontos e inclusão de novos produtos.
5 – Valorize a experiência do cliente
Quando falamos em marketing direto devemos também valorizar a experiência do cliente sempre pensando em atender suas necessidades e desejos.
Todos os esforços devem levar o cliente à ação, ou seja, se envolver com os conteúdos e ofertas da marca e se colocar na posição de cliente potencial para a decisão de compras.
Conclusão
Neste artigo apresentamos as principais iniciativas e abordagens que fazem parte do marketing direto, lembrando que esse tipo de marketing é acessível a todos os tipos, portes e segmentos de empresas.
Além de uma grande ideia, a empresa precisa definir o seu público-alvo, formar sua base de leads e de clientes, buscando formar o melhor público possível.
Todas as ações devem ser planejadas visando otimizar os resultados presentes e futuros. Ressaltamos que essa modalidade de marketing é um linguagem, método e abordagem que gera resultados para atrair e fidelizar públicos.
A empresa consegue se manter forte e se adaptará sempre visando o crescimento constante de mercado. Ao aplicar essas estratégias o seu negócio também conseguirá prosperar e identificar novas oportunidades.
Essa modalidade de marketing está entre as modalidades mais tradicionais e antigas no mercado, porém sempre passa por atualizações com a inserção de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias que permitem a ativação de vendas junto ao cliente.
Como está explanado no artigo, também envolve a aplicação de outros métodos de marketing e de várias ferramentas conceituais e tecnológicas para a sua plena implementação.
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