Afinal de contas, o que é clickbait? Diariamente, ao acessar aplicativos de vídeos, blogs e conteúdos diversos lemos algum usuário reclamando do uso abusivo desse recurso de atração de audiência.

Ao pé da letra, podemos traduzir o termo “click bait” como “caça cliques” ou caçador de cliques. 

Sempre quando estamos passeando pelo YouTube e logo aparece um vídeo com uma capa chamativa do tipo “fique rico em 5 minutos com esse aplicativo”, ou quando acessamos o Google e aparece uma notícia apocalíptica com o título “Governo corta vagas do ENEM” podemos estar perante um caçador de cliques.

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Trata-se de um método ou recurso linguístico e visual para chamar a atenção instantânea do internauta para clicar no link, artigo ou vídeo e consumir determinado conteúdo e, logo em seguida, ser encaminhado para a oferta de um produto ou brinde.

Quando usado da maneira certa pode ajudar a alavancar a audiência de um site, blog e e-commerce em geral, porém ao ser aplicado em excesso pode comprometer o posicionamento do site e da marca envolvida.

Mas, o que é clickbait?

O caçador de cliques se refere a um conjunto de estratégias e de táticas utilizadas na internet com o intuito de gerar mais tráfego para o site e para diversos conteúdos.

Em boa parte dos casos, costuma abusar da linguagem sensacionalista e até mesmo enganosa somente para gerar retorno nos primeiros minutos. 

Na prática também pode envolver rápida atração e, ao mesmo tempo, quebra de expectativa do usuário já fisgado pelo link sensacional.

Na prática

Quando o internauta ou lead está navegando pela internet e, repentinamente, se sente atraído por uma mensagem no motor de busca, na mídia social ou em uma plataforma de vídeos (YouTube e TikTok) e se sente curioso em relação à promessa do título ou tema do conteúdo.

Devemos lembrar que 99,9% das pessoas querem ganhar dinheiro, querem ficar bonitas, querem sentir mais prazer sexual, comprar o carro dos sonhos, ou dominar determinado conhecido em menor tempo possível.

Ao se deparar com uma capa ou título que oferece algo como “aprenda inglês em trinta minutos com esse vídeo”, e “surpreenda a mulher com essa técnica infalível na cama”, certamente as pessoas clicarão para assistir ou ler o conteúdo.

Porém, o grande risco é o conteúdo não entregar o que foi prometido no título do texto. 

Imagine se o vídeo não consegue de fato ensinar o básico do idioma estrangeiro ou se o artigo que prometia melhorar o desempenho sexual apenas dava dicas já superadas.

Neste caso, o conteúdo será considerado sensacionalista ou como um clickbait de quinta categoria.

Objetivos

Independente da qualidade do conteúdo, ao aprendermos “o que é clickbait”, é importante ressaltar que o grande objetivo dessa ferramenta é a de atrair a atenção de maior quantidade possível de pessoas para acessar determinado conteúdo que poderá encaminhar o lead para um produto ou brinde promocional de uma marca, ou até mesmo gerar mais seguidores e curtidas no vídeo e nas redes sociais.

YouTube

Diferente do TikTok onde os vídeos dependem se pequenos subtítulos redigidos no topo de cada curta, no YouTube é possível o desenvolvimento de títulos e subtítulos adequados a cada tipo de assunto, conteúdo e produto.

Nesse caso o clickbait pode estar localizado no título e na imagem que fica em destaque no vídeo, podendo estar presente também na descrição do conteúdo.

Nesse caso, o caçador de cliques também funciona como “isca de cliques”, para funcionar precisa de fato atender às expectativas do usuário interessado ou do inscrito do canal.

Blog

Na publicação de posts em blogs os caçadores de cliques podem ser incluídos no título, ao abordar sobre determinado conteúdo existente em um artigo.

Em muitos casos, o título chamativo pode ser usado também como palavra-chave e ser repetido no decorrer do texto.

Redes sociais

O caçador de cliques costuma ser colocado na linha de destaque do conteúdo, colocado logo abaixo do título principal.

Nas redes sociais, visa convidar o usuário a conhecer determinado tema através de anúncio, vídeo curto e demais tipos de conteúdos direcionados para um público específico.

Título atraente

Em todos os casos, ao compreender o que é clickbait, o uso de título atraente deve ser curto para intensificar o tema ou promessa abordada.

Geralmente, não é errado aplicar esse tipo de estratégia para criação e veiculação de títulos chamativos, mas o grande problema é o de mentir para o leitor ou não entregar por completo o que foi prometido para o leitor ou cliente potencial.

Como é criado o clickbait?

O clickbait ou caçador de cliques pode ser criado de diferentes formas, sendo importante compreender como eles funcionam para de fato fisgar o leitor ou expectador para determinado conteúdo.

1 – Use pontos de exclamação

Para os produtores de conteúdo o primeiro passo é saber usar pontos de exclamação no final do título e no final de cada tipo de frase.

2 – Atiçar a curiosidade

É fundamental gerar a curiosidade no usuário ou na pessoa que acessa determinado blog ou canal no YouTube. O uso de frases como “você não vai acreditar” é super indicada.

3 – Senso de urgência

É indicado também criar um “senso de urgência”, como se a pessoa se sentisse obrigada a clicar no link ou no vídeo para conseguir resolver determinado problema.

4 – Despertar a curiosidade

É importante conciliar o uso de frases, textos e de imagens que consigam despertar a curiosidade, mesmo quando não dizem muitas coisas.

Analise a internet

É importante estar atento aos caçadores de cliques que podem prometer resolver determinado problema ou de ensinar algo que não serve ou não atinge o foco prometido.

De um lado, ao saber o que é clickbait, essa técnica pode gerar um conflito sobre a expectativa gerada e o conteúdo que não atinge o que foi proposto.

Para realizar mais vendas

O caçador de cliques também funciona muito bem para atrair mais clientes e compradores potenciais para uma oferta ou promoção. Caso esteja vendendo uma bolsa com desconto, é importante criar um senso de atenção como “Bolsa de couro com 70% de desconto somente hoje!!!”.

Esse tipo de abordagem de venda pode ser utilizada na loja virtual, em uma postagem na rede social e até mesmo em um e-mail de vendas.

Mas, nesses casos é fundamental que a oferta ou promoção seja verdadeira, é importante que o cliente potencial clique no link e encontre o produto pelo preço com desconto de 70%.

Neste caso o clickbait não é uma mentira ou falsa abordagem, sendo importante ressaltar a estratégia da loja online de fisgar os leads ou leitores em geral para acessar a informação de forma mais tentadora sem jamais maquiar o fato.

Leitura complementar: Copywriting Descomplicado: Como Vender Todos os Dias Na Internet Usando Copywriting

​Quando não usar?

Se o site da sua empresa ou projeto não for renovado para entregar determinado tipo de conteúdo prometido, não faça esse tipo de chamada para caçar cliques, comece pelo conteúdo, depois pense nos títulos de chamada para caçar cliques.

É importante evitar a entrega de um conteúdo mentiroso, pois ao construir qualquer tipo de estratégia, não é bom se basear em mentiras. Também é indicado proteger a imagem do site e perfil da empresa na internet.

Mesmo no caso de canais e blogs pessoais, é essencial manter a ética e a moral em relação às pessoas. Afinal, você gostaria de ser enganado? Então não engane as pessoas.

Principalmente, se a estratégia envolve o posicionamento de uma marca, canal ou produto que pretende divulgar.

Não busque somente cliques

Geralmente, quando o caçador de cliques dá certo, ele começa a gerar uma verdadeira explosão de acessos, eleva a audiência e promove o conteúdo do blog, rede social ou canal de vídeos para as alturas.

Mas, devemos lembrar que não é sempre que a explosão de cliques e de audiência gera retorno financeiro. 

Geralmente, ao compreendermos o que é clickbait estamos lidando com uma estratégia de geração de números de interesse e de cliques que, posteriormente, poderá monetizar algo ou não.

Evite perder clientes

Para alguns blogs, lojas ou canais, o excesso de caçador de cliques poderá gerar perda de seguidores e, consequentemente, de clientes.

Utilizar o clickbait em todos os vídeos e links constantemente pode cansar o leitor ou gerar perda da força no uso da tática.

É fundamental ter um conteúdo de qualidade, um produto que atenda às expectativas do cliente potencial e tratar o cliente sempre com prioridade, utilizando o caçador de cliques somente em alguns momentos adequados e oportunos.

Lembre-se que o caçador de cliques pode atrair centenas e até milhares de cliques, e criar o risco de atrair o lead errado ou o cliente errado para o seu produto ou conteúdo.

Conclusão

Portanto, ao descobrir o que é clickbait, devemos pensar sempre que estamos vendendo algo (produto físico, produto digital, notícia, mensagem, etc…). Até mesmo um post de blog precisa ser “vendido”, ou seja, oferecido para atrair leitores.

É importante, mesmo quando o caçador de cliques dá certo, de conhecer as verdadeiras necessidades de cada tipo de cliente e se de fato a mensagem apresentada consegue entregar o que foi prometido sem distorcer o conteúdo e sem gerar problemas.

Essa estratégia não pode ser utilizada de forma constante e muito menos vulgarizar a marca na internet, sempre repense o seu uso, e invista sempre na criatividade e em conteúdos verdadeiramente ricos.

E aí o que você acha do clickbait? Vale a pena usar em sua estratégia de marketing? Deixe sua opinião!

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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