O que é AIDA? Inicialmente, apresentamos uma metodologia que possui o objetivo de orientar o consumidor de maneira direcionada no funil de vendas ou perante uma mensagem de vendas.

Sabemos que a aplicação de estratégias de vendas é importante para considerar os desejos e problemas de cada Persona, buscando gerar mais identificação e construir melhores processos de retenção de clientes.

Sendo assim, trata-se de uma técnica que se baseia na jornada do cliente em seu processo de compra, podendo transformar o visitante em lead e, posteriormente, em cliente final.

O que é AIDA: Como chamar a Atenção do Seu Cliente para Vender todos os dias

O que é AIDA?

Essa técnica foi criada pelo norte-americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro de Publicidade e Propaganda que iniciaria seus projetos ainda no século XVIII.

Essa técnica é um guia dedicado a orientar o consumidor até a compra. Sendo fundamental, no primeiro passo atrair a atenção do público ou usuário de internet.

Visa também gerar um sentimento de decisão, podemos inserir esta técnica na elaboração de um anúncio publicitário impresso, digital e em abordagens de posicionamento de produtos e serviços dedicados para a venda.

O termo “AIDA” é considerado, também na língua portuguesa como uma sigla cujas iniciais significam:

  • A = Atenção;
            
  • I = Interesse;
            
  • D = Desejo;
            
  • A= Ação.

Literariamente, o seu uso era massivamente aplicado na elaboração de anúncios impressos para serem veiculados em jornais, revistas, outdoor, panfletos e entre outros.

Visava, ainda nas mídias impressas, propor o uso de elementos visuais e verbais para encaminhar a percepção do receptor da mensagem a cada etapa, até chegar na ação, ou seja, decidir comprar o produto.

Para o anúncio impresso, dedicava-se esforços para selecionar imagem atrativa, uso de subtítulos importantes, definição do melhor corpo de texto que visava educar o consumidor e no rodapé do anúncio apresentar os dados de contatos do anunciante.

A utilização da linguagem AIDA em anúncios impressos antecipou em décadas a sua adaptação para os meios digitais.

A conversão

Os princípios básicos da técnica AIDA já são aplicados para ajudar no sucesso do marketing digital, visando converter visitantes em clientes.

Os princípios básicos dessa técnica são aplicados até os dias de hoje, tanto na mídia impressa quanto na mídia digital, visando guiar o cliente em sua jornada de compra.

Como funciona?

Com a evolução do marketing, aprofundou-se o uso dessa técnica nos meios eletrônicos como televisão e rádio e, recentemente, nas mídias digitais.

É importante também reconhecer os fatores relacionados ao perfil do cliente potencial como idade, cultura, estilo de vida e sentimentos que o motivam.

Antes de utilizar a técnica AIDA é fundamental considerar qual será a Persona a ser impactada pela comunicação da marca.

As etapas da AIDA

O que é AIDA: Como chamar a Atenção do Seu Cliente para Vender todos os dias

A seguir apresentamos explicações sobre cada letra da sigla e para que você aprenda o que é AIDA na prática:

Atenção

Antigamente, nos tempos nos quais a comunicação era somente analógica disposta através de materiais impressos, o anúncio deveria conter uma foto bonita e bem formatada para atrair os olhares do público em geral.

Além das revistas e jornais, sempre era comum o uso de imagens de corpos seminus em outdoors para atrair a atenção do público e, dessa forma, direcionar parte dessa atenção para a marca anunciante.

Outra forma de chamar atenção acontecia através de um título criativo e chamativo para o produto ou conceito do anúncio.

Com o advento da internet e com a expansão da publicidade online e do marketing digital, essa atenção pode ser alcançada por meio de títulos redigidos em caixa alta no site, click bait, imagens atraentes e vídeos curtos e bombásticos.

Interesse

Depois de chamar a atenção, é importante excitar o interesse no receptor da mensagem. Nos antigos anúncios impressos, o interesse era amadurecido a partir da descrição do produto, benefícios e preço atrativo.

O mesmo método de geração de interesse pode ser alcançado quando um site de venda de cursos online destaca o preço final de um determinado curso enfatizando o percentual de desconto e o parcelamento.

Enfatizar os benefícios que o mesmo curso online (e demais tipos de produtos) oferecerá para a experiência do cliente potencial também é um passo importante para geração de interesse.

Desejo

Após chamar a atenção e gerar interesse estamos no terceiro estágio dessa técnica que visa gerar interesse.

Se um anúncio impresso ou comercial em vídeo consegue apresentar uma barra de chocolate e excitar a vontade de sentir o gosto do chocolate no receptor da mensagem, a peça publicitária conseguiu gerar o desejo certo no cliente potencial.

Recentemente, durante a pandemia, os curtos comerciais da marca “iFood” mostravam atores mordendo deliciosos sanduíches como forma de incentivar o desejo do cliente em pedir uma comida rápida via aplicativo para comer.

Ação

Depois de todo o trabalho realizado nas etapas anteriores, é importante direcionar o cliente para uma ação de compra, expondo no rodapé do anúncio slogan incentivador como “peça agora” e apresentando os dados de contato.

Os dados de contato podem ser o endereço físico da loja, o endereço da loja online, número do WhatSapp para recebimento de pedidos, link para baixar o aplicativo de pedidos e entre outras possibilidades de informação de acesso ao produto que podem ser apresentadas no anúncio impresso, digital, post de um blog, no final de um vídeo e entre outros tipos de conteúdos dedicados para divulgação e vendas.

Na etapa da ação, ao saber o que é AIDA e seus principais passos, o grande compromisso é facilitar o caminho do produto para o consumidor.

Para a compra acontecer, o cliente potencial deverá entrar na loja, acessar o e-commerce, baixar o aplicativo, telefonar ou enviar uma mensagem de texto.

Em todas as possibilidades de ação para realização de orçamento e pedido de compra, a empresa anunciante deverá sempre facilitar a ação, sendo esta fácil e rápida de ser executada na prática.

Para o tradicional anúncio impresso é importantíssimo apresentar todas as informações de contato para o leitor, podendo os dados serem apresentados no rodapé do anúncio ou nos cantos oportunos de localização de texto dependendo da formatação da imagem do anúncio.

Aplicando ao marketing digital

Ao compreender todas as etapas da ferramenta AIDA, podemos incorporar essas etapas nas estratégias online de posicionamento de marca e produtos através de anúncios digitais, posts em redes sociais, no conteúdo de artigos para blogs, no roteiro e definição das imagens de um vídeo, no direcionamento de links e disparo de e-mail marketing.

No corpo de um e-mail de vendas ou postagem de artigo no blog da empresa, o conteúdo pode começar com um título criativo e uma imagem chamativa para chamar a atenção do receptor da mensagem.

Ampliando ainda mais as abordagens sobre a aplicação da metodologia dessa ferramenta no universo do marketing digital, podemos amadurecer iniciativas como remarketing, anúncios a serem incorporados em vídeo, estruturação de blogs corporativos e campanhas de e-mail marketing.

Principalmente, quando abordamos sobre marketing de conteúdo, a ferramenta AIDA pode ser aplicada para orientar a produção de conteúdos em texto, imagens e vídeos.

Objetivos da AIDA

No contexto do marketing digital, é importante que a empresa e seus anúncios sejam encontrados pela sua persona no Google e nos demais buscadores da internet.

Neste caso, o site ou blog da empresa necessita de títulos impactantes para atrair o cliente desejado utilizando palavras-chaves e descrições que caibam no padrão de exibição da ferramenta do Google.

Seja através de imagens, textos e vídeos, é importante aplicar técnicas de SEO para determinação de conteúdo orgânico visando elevar a visibilidade do site da empresa para o público potencial.

Conceito

Ao explicar o que é AIDA desde o início do artigo, a grande função do uso e aplicação dessa ferramenta é o de guiar o cliente potencial até o ponto da compra.

Todo o trabalho visa orientar o consumidor para tomar uma decisão e poder fechar uma compra. Como explicamos anteriormente, essa ferramenta conceitual é bastante usada para criação e elaboração de anúncios impressos usando elementos visuais e textuais para cada etapa.

Visão prática

O caminho do sucesso na utilização dessa ferramenta procura utilizar imagem atrativa, título e subtítulo interessante, texto educativo e apresentar da melhor forma os dados de contatos do anunciante para o cliente potencial procurar o acesso de comprar os produtos.

Antes da Internet

Precisamos ressaltar que a AIDA surgiu antes da internet, sendo largamente usada por mais de cem anos nas mídias impressas e eletrônicas (Rádio e TV).

Quando líamos as revistas impressas e os jornais diários sempre nos deparamos com os anúncios de diferentes formatos e produtos, e para os especialistas no assunto era fácil identificar o uso da ferramenta AIDA na composição do anúncio.

A evolução para a internet

Com a evolução da propaganda online e do marketing digital, essa ferramenta também passou a ser usada em outras abordagens de divulgação de uma marca ou produto no meio digital.

Além de conhecer as etapas da ferramenta em sequência, é importante saber utilizá-las da melhor maneira.

O criador do conteúdo e do anúncio dedicado a atrair e converter clientes precisa considerar para quem será direcionada a mensagem considerando os perfis de cada Persona como idade, estilo e modo de vida, cultura, localização geográfica e entre outros aspectos.

As motivações e detalhes do perfil do cliente influenciam bastante na forma de pensar e de tomar decisões de uma pessoa. É muito importante considerar a persona que a marca da empresa quer alcançar.

Como aplicar para o seu negócio?

Independente se seu negócio é pequeno, médio ou grande, é possível aplicar a ferramenta de modo oportuno, sabendo o que é AIDA e como aproveitá-la da melhor forma possível.

Seja através de um anúncio impresso ou conteúdo digital dedicado para vendas, é importante chamar a atenção para que a Persona saiba que o seu negócio e o produto existem.

A atenção ajuda a gerar o ponto da descoberta no topo do funil de vendas, quando o público abrangente ou leads começam a visitar ou seguir a sua empresa na internet.

Você poderá utilizar várias maneiras de chamar a atenção, utilizando linguagens de convencimento (sem forçar uma venda) e mantendo o foco do cliente potencial em seus produtos.

Como desenvolver o interesse?

Você precisa comunicar os benefícios do produto ou serviço de forma que ele seja percebido como uma solução para determinada necessidade ou dor do cliente.

O conteúdo da mensagem, de forma geral, precisa ser considerado como uma oportunidade única para solucionar uma questão existente na vida do cliente.

O melhor desejo

Para a venda não ser forçada, é fundamental que seja desenvolvido um desejo pelo produto ou serviço. Se uma pessoa deseja relaxar, ela pode sentir desejo em ir a uma clínica de massoterapia e fazer sessões de massagens, por exemplo.

No caso do chocolate, um vídeo apresentando um bombom ou barra de chocolate crocante pode excitar a vontade de comer e se deliciar com os chocolates oferecidos pela empresa.

Essas mensagens também funcionam na internet, principalmente, através de imagens e vídeos.

Educar para a ação

Depois de educar a Persona com informações direcionadas e explicativas a respeito do produto ou serviço da empresa.

O que é AIDA: Como chamar a Atenção do Seu Cliente para Vender todos os dias

O marketing digital orienta que a empresa apresente link de acesso para a loja online, para baixar um brinde online ou para fazer uma ligação via Whatsapp e dessa forma gerar uma ação de aproximação e de compra do cliente em relação ao produto, no fundo do funil de vendas.

​Conclusão

Neste artigo, apresentamos os principais conceitos para aprendermos o que é AIDA e como aplicarmos essa ferramenta no conteúdo de mensagens impressas, analógicas e digitais na internet.

É muito importante que a mensagem de vendas e o conteúdo consiga vender o produto, chamando a atenção, gerando interesse, amadurecendo a excitação pelo desejo e direcionando o cliente para a realização de uma ação de compra.

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Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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