Utilizar a técnica de Copywriting é necessário para a persuasão dos clientes por meio dos gatilhos mentais e do marketing digital. Quando utilizamos esta técnica corretamente, facilitamos a tomada de decisão de compra dos clientes. Aqui no artigo, mostraremos tudo sobre esta técnica e suas estratégias.
O que é Copywriting no marketing digital?
Com esta técnica, é possível potencializar o marketing de conteúdo, mas não é apenas o marketing de conteúdo que é a solução para realizar a conversão. Para que os clientes possam conhecer sua empresa, gerar vendas e ajudar na promoção do Branding, você necessita do Copy.
O Copywriting é uma das melhores técnicas para alavancar os resultados, com a estratégia de marketing digital. Uma boa produção de textos persuasivos, pode resolver a dor de sua persona. É aplicado em ações de marketing e de vendas nas seguintes peças publicitárias:
- E-mail;
- Sites;
- Catálogos;
- Anúncios;
- Cartas de vendas.
A escrita tem como missão convencer o público a respeito de um produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer. O relacionamento entre a escrita e o Copy tem como objetivo guiar sua audiência para facilitar a tomada de decisão.
Dentro do marketing, a informação deve ser relevante e agregar valor ao cliente, e não apenas ser uma propaganda comum. Para evitar falhas na criação dos textos, você deve aprender a identificar o que é texto ruim, veja algumas características:
- Texto com linguagem ruim;
- Não transmite confiança;
- Sem equilíbrio na quantidade de informações.
Essas são apenas algumas características de textos que estão apresentando falhas e não convencem o cliente para ajudá-lo(a) em seu processo na jornada de compra. Outro cuidado necessário que devemos ter é com uso de jargões, para não cometer excessos, escreva sempre com uma linguagem clara e simples.
Quais os gatilhos que são aplicados?
Os gatilhos mentais são utilizados em todos os segmentos, são armas psicológicas que o marketing e o Copywriting utiliza e assim, é possível entender a necessidade de ação no momento que o cliente recebe uma determinada mensagem.
São extremamente úteis na internet, pois, facilitam a tomada de decisão praticamente automática diante de tantas informações que podemos encontrar atualmente. Abaixo, mostraremos alguns gatilhos que costumam ser mais observados em estratégias de marketing digital:
1- Escassez
O consumidor tende a dar mais valor para algo que está prestes a perder, a escassez atua no inconsciente de nosso cérebro. Tudo torna-se mais valioso quando o acesso é mais difícil. Grandes marketplaces e lojas online como a Amazon, usam este gatilho com certa frequência.
2- Urgência
Na urgência, é possível incluir o fator tempo. Este gatilho segue a mesma linha de raciocínio que a escassez. No Brasil, a Black Friday utiliza e muito o gatilho da urgência para chamar a atenção do consumidor, principalmente em lojas de rua.
É possível encontrar estes gatilhos em sites como Grupon para compras coletivas, geralmente, estes sites fazem muitas ofertas e incluem um cronômetro para atrair ainda mais a atenção do consumidor. Em datas comemorativas, é muito comum encontrar todos esses gatilhos.
3- Novidade
De acordo com a Universidade UCL, quando encontramos algo novo, nosso cérebro produz uma substância conhecida como dopamina. Este hormônio é responsável pela sensação de recompensa. É uma das melhores estratégias de marketing para quem deseja realizar lançamentos de um produto ou serviço.
Para ajudar na jornada de compra, existem ainda outros gatilhos. São diversos gatilhos que podem ser utilizados para várias finalidades. Por exemplo, podemos escolher a Prova Social, Autoridade, Reciprocidade, Porque, Antecipação, Simplicidade, etc.
Principais erros nas estratégias de Copy
O Copywriting é capaz de trazer bons resultados quando aplicado corretamente, porém, se você não tomar cuidado sua estratégia pode não trazer um bom ROI. Se o objetivo é conseguir excelentes conversões não cometa os seguintes erros abaixo:
1- Anúncios não esclarecidos
Um anúncio deve ser breve, coeso, e sem erros de português. Além disso, deve ter uma chamada para ação, seja para acessar um site, baixar um ebook, preencher um formulário para receber uma recompensa, etc. Com um anúncio claro, o prospect consegue sentir confiança para acessar e interagir em sua página ou redes sociais.
2- Escrever para a persona errada
Definir adequadamente seu público-alvo evita muitos transtornos no futuro, inclusive a produção de conteúdo. Afinal, você vai produzir textos e iscas para clientes que realmente vão se interessar pelo seu produto ou serviço.
Para não errar na escolha do público, utilize a ferramenta Trends, com este sistema você pode ver as tendências do público ideal.
4- Esquecer de incluir os benefícios do produto/serviço
Você deve dar destaque aos benefícios que seu produto/serviço tem a oferecer, sem cometer exageros. Caso contrário, um possível comprador não vai sentir vontade de entrar em sua página se ele perceber que não existe benefício algum.
5- Não utilizar gatilhos corretamente
Para o Copywriting, os gatilhos são essenciais e você deve escolher o que mais é parecido com a estratégia que será utilizada. Com o gatilho correto, os argumentos são mais poderosos e é possível transformar visitantes em clientes com maior facilidade.
6- Não usar o tom ideal para o público
Sabemos que no marketing, para cada persona há uma linguagem adequada e que deve ser respeitada. Existe por exemplo, linguagem informal, formal, culta, etc. Você precisa analisar como seu público conversa para fazer um anúncio que ele se identifique.
Como funciona o Copywriting para afiliados?
Podemos aplicar claramente o Copy para afiliados em datas especiais, como Natal, Ano Novo, Dia dos Pais e das Mães, etc. No entanto, para ter sucesso com este conjunto de estratégias, várias ações são aplicadas e vão muito além de uma simples criação de uma landing page para captura de dados.
Uma das dicas para melhorar a persuasão dentro do afiliado, é experimentar os produtos ou serviços antes de anunciar. A Headline é o seu cartão de visitas e ao escrever você deve chamar a atenção de seu leitor logo pelo título. Para não errar na escrita do título, siga o checklist abaixo:
- Comece a utilizar Power Words;
- Faça comparação entre ofertas;
- Pergunte;
- Aplique Headlines que já são conhecidas;
- Escreva uma linguagem parecida com a do leitor;
- Melhore a criação de Headlines com o livro Palavras que Vendem Milhões;
- Destaque um ponto forte de dor;
- Faça um título com 25 variações.
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