A primeira venda no Enjoei pode ser conquistada com aplicação de estratégias simples e direcionadas para diferentes tipos de públicos. Sabemos que a plataforma “Enjoei” é uma empresa de comércio eletrônico criada no Brasil e que visa promover a oferta e o consumo de produtos de modo colaborativo.
A plataforma é planejada para funcionar como um marketplace que incentiva os vendedores a criar suas próprias lojas virtuais com a possibilidade de vender produtos novos, seminovos e produtos usados e poder negociar diretamente com os clientes potenciais.
Essa plataforma de vendas pode ser acessada e utilizada através do aplicativo no celular ou diretamente através do site oficial, oferecendo uma grande variedade de categorias de produtos abrangendo a oferta de roupas, acessórios, móveis, artigos para casa e decoração, produtos de beleza, produtos esportivos e até equipamentos eletrônicos.
O que é o Enjoei? A plataforma ideal para vender produtos usados
O principal foco desta plataforma de e-commerce é a venda de produtos seminovos e usados, assim como já ocorria com o Mercado Livre nos últimos tempos.
A marca Enjoei é reconhecida como um importante marketplace dedicado para compras e vendas e permite ao usuário realizar cadastro fácil para expor produtos em diferentes categorias.
Mas, nos últimos anos, além da oferta de produtos usados, a plataforma tem sido amplamente utilizada para venda de produtos novos e até mesmo lacrado na embalagem.
A plataforma é brasileira e já possui mais de cinco milhões de produtos cadastrados em diferentes categorias, sendo amplamente usado para venda roupas e acessórios de vestuário.
Por que é importante fazer sua primeira venda no Enjoei?
Depois que você realiza a sua primeira venda neste marketplace você começa a receber mais relevância no portal, gerando maior confiabilidade para atender novos clientes.
Ele é um e-commerce dedicado para o comércio em geral, tendo um perfil especializado para segmentos de vestuário, produtos para o lar e para o dia a dia.
Por um bom tempo, o Enjoei passou a ser considerado como o maior brechó digital do Brasil. Através do aplicativo o usuário pode vender produtos novos e usados e atrair muitos interessados.
Atualmente, segundo dados oficiais divulgados pela própria empresa, a plataforma possui mais de 600 mil vendedores cadastrados, e mais de 5 milhões de produtos em diferentes categorias.
De todo modo, o Enjoei procura facilitar a venda de produtos que estão parados na casa do vendedor, como por exemplo, roupas paradas no guarda-roupa do vendedor.
Mesmo começando como um brechó online, com o passar do tempo, o Enjoei começou a crescer muito e passou a ser procurado para a venda de equipamentos eletrônicos como computadores, móveis e até automóveis.
Preparando-se para o sucesso: Dicas essenciais antes de começar
Antes de mais nada, para conquistar a primeira venda no Enjoei, o vendedor precisa acessar o site e realizar o seu cadastro na plataforma confirmando todos os seus dados e e-mail de contato.
É importante saber em quais categorias de produtos se pretende trabalhar, se pretende vender somente roupas usadas ou novas é importante sempre marcar essa categoria, por exemplo.
É importante também estudar o perfil de público que visita o site diariamente e verificar quais tipos de produtos são mais oferecidos e procurados na plataforma, além de pensar em qual tipo de produto diferente pode ser oferecido.
Dentre as principais regras, devemos lembrar que a plataforma somente libera o pagamento depois da confirmação de entrega por parte do comprador, e caso o comprador não gostar do produto, ele tem até sete dias para devolvê-lo.
Lembramos ainda que o cliente pode fazer reclamações contra o vendedor e verificar junto com o vendedor a possibilidade de corrigir o erro. Atualmente, a segurança da plataforma Enjoei segue a política de privacidade do Google.
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Acompanhando o processo de venda: Do interesse à finalização da compra
Para a pessoa alcançar a primeira venda no Enjoei ela precisa se cadastrar como vendedor na plataforma e inserir dados como informações pessoais, endereço, conta bancária e dados para contato.
O processo de venda envolve a seleção do tipo de produto, categoria de produto, formatação do anúncio com foto e texto descritivo e estar sempre ativo nos processos de venda e de negociação com o cliente interessado.
Na prática, logo depois de registrar um item para oferta, o vendedor deve aguardar o interesse por parte de um comprador, estar à disposição para responder perguntas e permanecer atento para ser transparente e transmitir credibilidade.
Depois que concluir a venda, o vendedor deve se dedicar para enviar o produto com a etiqueta gerada pela plataforma Enjoei e enviar dentro do prazo estabelecido.
Para vendedores que vendem grande quantidade de produtos, ele pode aderir ao “Enjoei Pro”.
Para o vendedor o cadastro e inclusão de produtos é gratuito, mas a plataforma cobra duas taxas de intermediação, como explanado a seguir.
- Comissão de venda: 18% no preço do produto + tarifa fixa que depende do valor.
Mas, devemos lembrar que o Enjoei Pro, as taxas são maiores:
- Para vendas de até R$ 100: Comissão de 45% + tarifa fixa de R$ 5;
- Para vendas a partir de R$ 101: Comissão de 35% + tarifa fixa de R$ 5.
Conhecendo o mercado do Enjoei: O que vender e o que evitar?
Como falamos anteriormente, para incentivar o alcance da primeira venda no Enjoei, o vendedor pode trabalhar com qualquer tipo de produto que esteja em conformidade com as categorias e subcategorias da plataforma.
Para o público feminino, no setor de vestuário e utensílios, o vendedor pode oferecer acessórios, roupas, beleza, calçados, lingerie, bolsas, praia, casamento e moda esportiva.
Para o público masculino é indicado trabalhar com calçados, roupas, moda praia e esportes. Para as crianças existe a oportunidade de trabalhar com a oferta de roupas, brinquedos, acessórios diversos, berços e carrinhos.
O setor de casa e jardim também oferece muitas oportunidades, podendo o vendedor atuar com produtos de decoração, eletrodomésticos, iluminação, cozinha, móveis, antiquário e entre outros.
Definindo preços competitivos para sua primeira venda no Enjoei
É importante precificar o preço do produto, principalmente, para alcançar a primeira venda no Enjoei, considerando a média de preço que o item possui no mercado em geral, as condições do produto se ele é novo ou usado e a quantidade de desgastes ocorridos pelo tempo ou pelo uso e outros fatores.
O vendedor pode fazer uma pesquisa no próprio site do Enjoei para verificar o preço de produtos similares ofertados na plataforma por outros vendedores.
Lembramos que a plataforma cobra tarifas diferenciadas conforme o tipo de venda a ser feita no site.
Inicialmente, a plataforma do Enjoei cobra taxa fixa de 18% sobre o valor das vendas realizadas. Mesmo que o vendedor tenha realizado a venda de mais de 500 itens, o percentual permanece em 18% sobre o valor final.
Além do valor do preço final e do percentual a ser calculado, o vendedor ainda pode ter atenção com os custos de frete e de envio.
O comprador ao decidir pela compra ele tem a opção de selecionar o tipo de serviço de “envio protegido” que garantirá a possibilidade de receber o valor da venda de volta caso ocorra alguma inconformidade com o produto ou falhas na entrega feita pelos Correios. Trata-se de um seguro oferecido pela própria plataforma para proteger o cliente.
Geralmente, todos os produtos cuja comissão do vendedor está abaixo de R$ 21 reais estão sob a cobertura dos Correios, não precisando contratar esse seguro por fora.
Mas, para as vendas com comissão acima de R$ 21,00 reais, poderá ser cobrada uma tarifa do envio protegido a ser descontado do recebimento final do vendedor.
Outra forma de vender é aderir ao Enjoei PRO, através desse serviço oferecido pela plataforma o vendedor que não possui tempo e espaço para realizar vendas pode enviar as peças para o centro de operações da empresa que a própria marca do Enjoei realiza a fotografia dos produtos, o cadastro dos produtos e envia os produtos para os clientes finais.
Porém, o Enjoei PRO cobra comissão mais alta por causa dos serviços de intermediação, cuja comissão é de 45% mais a tarifa de R$ 5,00 para vendas de até R$ 100,00 reais e comissão de 35% mais a tarifa de R$ 5,00 reais para vendas a partir de R$ 101,00 reais.
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Venda no Enjoei como Pessoa Jurídica
O vendedor pode escolher realizar suas vendas como pessoa jurídica, desde que tenha número de CNPJ e a capacidade de emitir nota fiscal para produtos.
Porém, para atuar dessa forma, dependendo do produto, é necessário aguardar a empresa Enjoei convidar a pessoa jurídica a vender como PJ dentro da plataforma. Nessa modalidade a comissão no site é de 20% sobre o valor das vendas e os fretes são negociados de forma mais flexível.
Como receber os pagamentos?
Em todos os casos, o dinheiro das vendas realizadas através da plataforma é pago através do sistema Enjubank, um sistema de pagamento financeiro desenvolvido pela própria marca “Enjoei” e de grande confiança.
Esse sistema de pagamento financeiro é interno e também funciona como uma carteira virtual, na qual os valores permanecem à disposição para serem sacados pelo vendedor.
A Enjoei informa que o prazo para creditar os valores de pagamentos é de 15 (quinze) dias corridos, contando da data de pagamento depois de transcorridos 8 (oito) dias da confirmação do recebimento do produto na casa do comprador.
Quem paga o frete?
Normalmente, apesar de algumas tarifas serem pagas pelo vendedor, o valor do frete é pago pelo comprador, mas o valor de frete pode variar conforme as dimensões e peso do produto. O cliente ainda pode escolher utilizar os serviços dos Correios, Jadlog ou Kangu.
O vendedor também pode escolher qual tipo de entrega será feita, lembrando que será de responsabilidade do vendedor ir até a uma agência dos Correios ou ponto de coleta da Jadlog ou Kangu para efetivar o envio.
Construindo um perfil atraente no Enjoei: Dicas de otimização
Para conquistar a primeira venda no Enjoei e conseguir escalar mais vendas no site é importante manter um perfil de vendedor sempre atualizado e que transmita segurança para o comprador.
O primeiro passo é realizar o cadastro onde o vendedor deverá informar dados como CPF, e-mail, nome completo e endereço e, posteriormente, selecionar a opção “Quero Vender”.
Estratégias de divulgação eficazes no Enjoei: Como atrair compradores
Ao decidir inserir produtos para oferta é importante pensar no tipo de produto e preço inicial que fará parte da divulgação. De todo modo, é importante aprender a criar novos anúncios com qualidade.
O primeiro passo é procurar fotografar os produtos procurando capturar as melhores fotos possíveis. Quando a foto do produto tem boa qualidade ela ajuda a atrair mais atenção dos compradores.
A plataforma do site permite enviar até 5 imagens de cada produto. Depois de organizar as fotos, é fundamental saber redigir o texto da descrição.
É importante redigir o título do anúncio e corpo de texto referente à descrição dos produtos com todos os detalhes e benefícios que o produto oferece.
De todo modo, essas informações são essenciais para simplificar o processo de busca de produtos por parte do comprador potencial. O que, de fato amplia, as possibilidades de elevar as chances de vender o produto para o cliente certo.
Depois de definir as imagens, o título e o texto descritivo do produto, o vendedor precisa informar se o produto é novo ou usado, indicar a categoria e subcategoria e definir o valor do preço final, lembrando que o valor mínimo para vendas é de R$ 9,00 reais por item na plataforma.
Capturando a atenção dos compradores: Fotos e descrições persuasivas
Seguindo as orientações acima para configurar a apresentação do seu produto na plataforma, é importante ter atenção com a qualidade das fotos e adicionar textos descritivos que sejam curtos, objetivos e que posicionem o seu produto para o público certo.
Como lidar com devoluções e trocas no Enjoei, e regras de envio
Caso ocorra do comprador não gostar do produto, mesmo na primeira venda do Enjoei, o cliente possui o direito de solicitar a devolução em até sete dias, podendo fazer a solicitação no próprio site.
Nesse caso, o vendedor é avisado da decisão do cliente e deve ter atenção com as devoluções que são cadastradas no sistema de gestão de vendas.
É importante solicitar que o cliente envie o produto utilizando a mesma embalagem original (caixa ou sacola fechada) com fita adesiva e inclua o endereço confirmado do vendedor.
Em muitos casos é possível enviar a etiqueta gerada pela própria Enjoei para colar na embalagem, bastando clicar no menu “transação” e clicar em “gerar etiqueta”.
Estratégias para aumentar suas chances de sucesso contínuo no Enjoei
Para quem está começando na plataforma pode sentir insegurança para fazer a primeira venda no Enjoei, mas a seguir apresentamos dicas primordiais para ajudar o empreendedor digital.
1 – Respeite as boas práticas da plataforma
A plataforma Enjoei indica boas práticas a serem seguidas, como acessar o perfil na plataforma frequentemente, além de ter atenção às mensagens de vendas e de confirmação de vendas na caixa de e-mail.
Ter atenção com todo tipo de notificação é de grande importância para atender o cliente da melhor maneira.
2 – Faça anúncios
Além de ter atenção com os anúncios, é indicado fazer anúncios orgânicos e pagos dependendo do peso de importância de cada oferta. É indicado postar o link da oferta do produto em grupos do Facebook e WhatsApp sempre contendo informações objetivas e que sejam transparentes e verdadeiras sobre cada produto.
3 – Mantenha o cliente sempre informado
É importante ter paciência e atenção sempre para responder o cliente da melhor forma, principalmente tendo a dedicação de responder aos comentários e demais dúvidas dentro do prazo de 24 horas.
Superando desafios comuns na primeira venda no Enjoei
Seja trabalhando a criação da oferta com a edição de fotos detalhadas, texto descritivo que de fato apresente os benefícios e características do produto, é importante buscar um envolvido com os clientes ativos na plataforma.
Para que o anúncio orgânico no Enjoei seja aprovado dentro da plataforma é importante manter o e-mail de vendedor cadastrado confirmado, divulgar canais de comunicação como número de celular e e-mail de contato, e evitar sempre o uso de termos vulgares nos anúncios.
O vendedor pode criar um perfil de vendedor nas redes sociais sempre “linkando” os links dos anúncios nas postagens. Na prática, o vendedor pode anunciar somente um produto para envio imediato.
Poderá ser comum, antes de realizar a primeira venda, lidar com as objeções dos potenciais compradores. Alguns clientes poderão reclamar do preço, ou da cor do produto ou apenas fazer perguntas.
Nesses casos é importante insistir com o mesmo cliente e com novos clientes a respeito do benefício do produto.
Ao divulgar uma peça de roupa como um “short” feminino nas redes sociais, por exemplo, o vendedor pode dizer que o modelo é inspirado no short usado pela atriz principal na novela ou na nova série de streaming. Isso ajuda a engajar o cliente para a compra.
Lidando com perguntas e negociações: Técnicas de comunicação assertiva
Ao entrar em contato com o cliente ou decidir responder aos comentários e dúvidas é importante sempre focar no produto, nos benefícios do produto, no preço final e nas condições de entrega.
O vendedor não pode perder tempo discutindo outros assuntos com o cliente, é fundamental focar no produto e no valor a ser entregue para o cliente: o melhor produto, o melhor preço e o melhor prazo de entrega.
O vendedor ainda pode decidir utilizar o recurso “Megafone” que se refere a uma ferramenta que ajuda a impulsionar produtos recém postados na loja como forma do produto ganhar mais visibilidade.
Na plataforma, depois que o vendedor decidir “megafonar” o produto terá mais destaque dependendo da categoria.
Posteriormente, o vendedor pode medir o nível de aceitação pela cor informada sobre cada anúncio criado. Quando o anúncio está marcado para o vendedor na cor verde isso significa que ele já recebeu muitas visitas e interesses.
Quando a cor cai para a laranja, isso comprova que o produto possui destaque mediano, sendo necessário megafonar para aumentar a popularidade.
E quando a cor fica vermelha, o caso está sério. Essa cor simboliza que o produto está com baixa visibilidade e é necessário efetuar novas ações urgentes.
Evitando fraudes e golpes no Enjoei: Medidas de segurança essenciais
Nas compras online, mesmo que seja a primeira venda Enjoei, é fundamental respeitar as regras de segurança da plataforma e manter a relação do vendedor com o comprador sempre positiva.
Geralmente, o site da Enjoei somente libera o pagamento para o vendedor depois que a entrega do produto é confirmada pelo cliente/comprador. Mas, caso o comprador não goste do produto, ele terá até sete dias para solicitar a devolução, que pode ser solicitada no site dentro do prazo.
Quando o vendedor não respeita as regras, o cliente poderá fazer denúncias pesadas contra o vendedor, principalmente quando a negociação não é respeitosa.
Devemos lembrar que os protocolos de segurança do Enjoei seguem os padrões de política de privacidade do Google.
Conclusão
Portanto, para conquistar a primeira venda no Enjoei e mais vendas recorrentes na plataforma é importante conhecer as práticas do site e os perfis dos clientes.
Na prática, assim como ocorre com grande parte dos marketplaces, o Enjoei pode apresentar pontos fortes e pontos fracos. A plataforma é super indicada para vendas de produtos usados e seminovos e, principalmente, para moda e utensílios de casa, mesmo aceitando produtos de outras categorias o site ainda não está no nível do Mercado Livre ou das Americanas para vender quase tudo.
Por outro lado, para quem quer vender roupas de forma mais rápida ela permite fazer ofertas, e o cliente pode barganhar sempre da melhor forma.
Outro ponto forte da plataforma é a segurança para as aquisições seja para incentivar o vendedor a atender bem o cliente, e o comprador poder receber o produto com toda a segurança.
Lembramos que a plataforma cobra taxas altas, de 18% em cada venda, isso comparando com outros marketplaces como o Mercado Livre que cobra 11%.
Mas, vale a pena usar o Enjoei e explorar as inúmeras possibilidades de geração de vendas e de realização de negócios.
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