Já notou como o marketing carrega um universo de estratégias? Às vezes pode parecer até impossível ficar por dentro de todas elas. Sem contar que cada estratégia possui uma função diferente. 

No entanto, todas apresentam algo em comum: o objetivo final de atrair ou reter clientes. 

Uma das maneiras mais práticas e funcionais de atrair um público em grande escala e ainda assim manter um contato personalizado é por meio da automação de marketing. 

A automação do marketing de conteúdo com inteligência artificial: descubra as vantagens

Com o uso de softwares e ferramentas que contam com inteligência artificial (IA), é possível atuar em escala e aumentar seus resultados. Assim, você economiza recursos, tempo e expande o alcance das suas campanhas de maneira eficiente. 

Surpreendente, não é? E se você ainda não está convencido sobre como a automação pode ter efeito na sua empresa, continue lendo. Aqui, vamos explicar o que é a automação de marketing, suas vantagens e principais ferramentas para que você possa aprimorar suas estratégias. 

O que é automação de marketing?

Existem muitos mitos a respeito da automação de marketing. Quando falamos em automação, por exemplo, é comum pensar em um processo genérico, que atinge todos ao mesmo tempo, e da mesma maneira. 

Na verdade, nesse caso, é justamente o contrário. E aqui está o porquê. 

O diferencial está na segmentação. Automação de marketing significa compreender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais online. 

Isso porque envolve ações como disparo de e-mails para determinados grupos, respostas automáticas nas redes sociais, chatbots, agendamentos de postagens e muito mais. 

O segredo está, então, em entender exatamente o interesse de um potencial cliente e o seu estágio de compra. Dessa forma, é possível oferecer todas as informações que precisa em um determinado momento de maneira automatizada. 

O grande objetivo é manter um relacionamento mais próximo e personalizado com o público, de maneira que capture a atenção e atenda suas necessidades, nutrindo e direcionando sua jornada até a última etapa do funil de vendas. 

5 vantagens da automação de marketing

Investir em automação pode melhorar a retenção de clientes, diminuir custos de aquisição de usuários e aumentar vendas e receita. Mas só isso?

Muito além de simplificar processos e torná-los mais eficazes e escaláveis, as ferramentas de automação trazem múltiplas vantagens para o marketing. Dá só uma olhada na lista que a gente separou para você. 😉

1. Maior geração de leads

Com a jornada do cliente bem mapeada, fica muito mais fácil criar guias e processos para atrair e conquistar mais leads. Sem contar que também é possível nutrir leads que ainda não estão prontos. Sabe como isso funciona?

É comum encontrar clientes que não estão no momento ideal de compra, seja por esgotamento do orçamento ou mesmo a falta de percepção sobre o problema. Isso significa que eles não estão prontos e não vão comprar agora, mas podem comprar em breve. 

Nesse caso, o relacionamento é conquistado pela nutrição, na função de educar o público e fornecer mais informações para gerar demanda. 

Em todo caso, a automação permite criar e manter essa relação de forma mais eficiente e com mínimos esforços. 

2. Mais eficiência e identificação do funil 

A gente sabe que em toda compra existe um processo, onde o cliente passa por alguns estágios antes de realizar a aquisição final. 

É como se existissem pré-requisitos, e você precisasse dominar um por um antes de passar para a próxima etapa. Isso é o que chamamos de funil de vendas.

Por exemplo, não faz sentido enviar informações sobre cursos de pós-graduação para quem está estudando para o vestibular, não é? Logo, não adianta oferecer conteúdos que não se encaixam no momento que o lead se encontra. 

Com as ferramentas de automação, é possível analisar um perfil e comportamento do usuário. A partir disso, é permitido identificar os estágios de compra e interesse de cada potencial cliente, traçando abordagens e enviando conteúdos no momento adequado que o levem ao próximo estágio. 

Como resultado, é visto um funil que se movimenta, com usuários que se movem para as etapas finais e se tornam clientes definitivos. 

3. Comunicação personalizada para cada público

As ferramentas de automação permitem dividir os leads em diferentes categorias, como faixa etária, interesses, áreas de atuação, momento de compra, e por aí vai. 

A partir das possibilidades de segmentação, você consegue personalizar melhor a comunicação e fazer com que usuários diferentes percorrem suas próprias jornadas e não um trajeto genérico.  

Dessa forma, você alcança um resultado maior de eficiência no relacionamento, agregando mais valor para o seu público. 

4. Redução do ciclo de vendas

Ao alimentar o cliente em potencial com conteúdos relevantes ao longo do funil de vendas, ele já chega no momento da conclusão mais preparado e certo do que deseja. 

Isso faz com que ele passe menos tempo argumentando com o vendedor. Assim, o tempo do profissional fica destinado ao auxílio de uma decisão final mais assertiva e reduz o ciclo de vendas.

5. Escalar a produção de marketing de conteúdo 

Ao usar uma plataforma de conteúdo, novos processos surgem e facilitam a distribuição de tarefa entre redatores. Além disso, os analistas de marketing podem escalar também o uso e distribuição desse conteúdo, seguindo uma estratégia traçada. 

Sem contar as várias ferramentas de IA disponíveis para a própria geração de ideias e escrita de conteúdos, por vezes sendo necessária somente uma edição final. 

Tudo isso ajuda a escalar a produção e tornar o processo mais prático e eficiente, aumentando em volume, mas mantendo a qualidade da produção. 

Quais são as principais ferramentas de automação de marketing?

Após a leitura desse conteúdo, você já deve ter entendido como a automação de marketing pode ser uma estratégia poderosa. 

Ela permite a comunicação e interação com clientes potenciais de uma maneira mais próxima e personalizada, sem tanto estresse. 

Isso propicia resultados melhores e um público mais preparado para a compra, já que envia o conteúdo para a pessoa certa, no momento certo. 

No entanto, para garantir que essa estratégia funcione tão bem, é importante ter uma boa ferramenta em mãos. Ou um kit completo. 

Para ajudar você a começar a montar o seu próprio conjunto de ferramentas, separamos cinco principais que podem ajudar no alcance de bons resultados. 🙂 

1. Mailchimp

A automação do marketing de conteúdo com inteligência artificial: descubra as vantagens

Para quem investe no e-mail marketing, o Mailchimp oferece uma integração completa com redes sociais, criação direta de anúncios, agendamento e disparo de e-mails, bem como o monitoramento de campanhas de marketing. 

2. Active Campaign 

A automação do marketing de conteúdo com inteligência artificial: descubra as vantagens

Curiosamente, o Active Campaign fornece um recurso que permite a identificação do local em que o potencial cliente estava ao receber o seu e-mail. Impressionante, não é?

Outros serviços também oferecidos são a personalização de conteúdos, a integração de outros aplicativos, a segmentação de leads, localização de contatos mais engajados, e por aí vai. 

3. RD Station

A automação do marketing de conteúdo com inteligência artificial: descubra as vantagens

Como maneira de automatizar o marketing, o RD Station possibilita a criação de landing pages, a publicação agendada em redes sociais, a análise de leads, o agendamento e disparo de e-mails, entre outros serviços. Dessa maneira, você economiza tempo e potencializa o seu trabalho. 

4. HubSpot Marketing Hub

A automação do marketing de conteúdo com inteligência artificial: descubra as vantagens

Uma das principais referência em inbound marketing, a HubSpot informa até mesmo se o lead está pronto para receber contato e concluir sua jornada. 

Ao longo do funil, também conta com ferramentas que simplificam o gerenciamento de leads e conteúdos, enviam mensagens automaticamente, sem contar que fazem análises completas de métricas de taxas de conversão e acessos. 

5. GalilAI

Escalar a produção do seu conteúdo de marketing não está conectado somente ao gerenciamento, mas a própria seleção de ideias criativas e escrita. 

Nesse sentido, o GalilAI age como um eficiente assistente de escrita, atuando na produção e edição de ideias e geração de conteúdo. 

Com mais de 90 ferramentas de geração de conteúdo, você tem capacidade de escrever mais, com maior qualidade e até 10x mais rápido.

Como a automação de marketing pode ser implementada?

Se você começar do zero, o primeiro passo é entender quais são os objetivos da sua empresa antes de adotar uma estratégia. Em seguida, aqui vão algumas dicas. 

1. Planejamento

Toda estratégia de marketing começa pelo planejamento. Alguns aspectos relevantes a serem considerados são:

• Identificar o público-alvo (persona);

• Determinar quais ações podem e devem ser automatizadas;

• Traçar as jornadas de compra do seu lead para visualizar os passos a serem cumpridos em cada etapa na intenção de atrair e levá-lo até o último nível do funil.

Dessa maneira, você consegue desenhar e potencializar grande parte dos seus processos. 

2. Qualificação de contatos

O processo de automação só é possível se você tiver informações suficientes para segmentar o seu público e oferecer conteúdos personalizados. 

Por isso, é relevante reunir os dados que você tem e estabelecer quais outros são necessários. Você pode, por exemplo, captar esses dados por meio de um formulário, facilitando o processo de geração de leads.  

3. Produção de conteúdos 

Antes mesmo de iniciar o trabalho de automação, é necessário ter conteúdos de qualidade já produzidos para enviar ou divulgar e atrair o seu público – como blogs no seu site. 

Com eles, é possível criar fluxos de nutrição, aprofundando o conhecimento de possíveis clientes de topo e meio de funil. Para começar, você pode criar um calendário editorial, pensando em cada etapa desse funil. 

4. Ferramentas de automação

Nessa etapa, é o momento ideal para encontrar uma ferramenta de automação que mais atende às expectativas do seu negócio. Em seguida, também é importante treinar a sua equipe para estar qualificada ao trabalhar com o software escolhido. 

Por isso, incentive a realização de treinamentos, bem como detalhar os fluxos de automação, seus objetivos e finalmente segmentar o conteúdo. 

A gente sabe que você está pensando no monte de trabalho a implementação pode dar. 

Mas pense só: uma vez aplicado, não só a sua produção vai escalar, como os resultados vão ampliar e tornar todo o gerenciamento e processo mais eficaz. Sem contar nos retornos muito mais assertivos e produtivos que você vai receber. 

Por isso, não deixe de aproveitar as vantagens que a automação do marketing pode oferecer, garantindo um relacionamento maior com seus clientes e resultados exponenciais do processo. 

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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