O Google é o maior mecanismo de busca do mundo e disso ninguém tem dúvidas. Isso faz com que o mesmo seja uma vitrine concorrida e esteja analisando milhões de páginas mundialmente e ao mesmo tempo para saber quais vão rankear melhor nos resultados das buscas. Nesse contexto, começamos a falar do temido Google EAT.
Na verdade, o Google EAT é uma atualização do algoritmo do Google que ocorreu em 2018 e perdura até os dias atuais. A sigla E-A-T significa Expertise, Authoritativeness, Trustworhthiness (especialização, autoridade e confiança) e essas três palavras norteiam os robôs do gigante de busca na hora de rankear os conteúdos.
O Google EAT permite não apenas uma análise das regras de SEO, mas também uma verificação da qualidade dos textos oferecidos na WEB, garantindo características como relevância, confiabilidade e originalidade.
Pensando nisso, nossa página trouxe para você informações importantes sobre esse algoritmo e como obedecê-lo rigorosamente para obter resultados cada vez mais satisfatórios no maior buscador do mundo.
Google EAT, suas principais regras e dicas
Confira a seguir mais informações importantes sobre o Google EAT e suas principais regras a serem seguidas, o que te ajudará a se tornar cada vez mais relevante na internet!
01 – O que é o Google EAT?
Como já dito acima, o algoritmo que estamos falando neste artigo surgiu em 2018, como resultado dos esforços do gigante das pesquisas em melhorar cada vez mais o material informativo presente na Internet.
Esses três requisitos têm exigido um trabalho cada vez maior dos criadores de conteúdo para que façam um conteúdo de qualidade, positivo, com fontes verdadeiras e confiáveis.
Vamos então compreender qual o significado de cada letra dessa sigla, conforme segue abaixo:
E – expertise (especialização): aqui, o importante é saber o que você está dizendo, ou seja, ser especialista sobre o que se propõe a escrever.
Na expertise, é necessário saber como resolver o problema da pessoa que está consumindo seu conteúdo, mostrando que possui a capacidade e os estudos necessários para tanto.
Não tenha medo de demonstrar seus conhecimentos na área sobre a qual seu cliente busca respostas, esteja sempre apto a ajudá-lo com informações relevantes.
A – authoritativeness (autoridade): não basta ser um expert em um tema se você não é reconhecido como tal dentro da comunidade, não é mesmo?
O Google é um mecanismo de busca real, feito por pessoas reais e que procura retratar a vida na internet como ela é. Dessa forma, do mesmo jeito que ser autoridade em um determinado assunto te ajuda com os desafios da vida fora das telas, dentro delas não poderia ser diferente.
E quando falamos em ser autoridade, dizemos em como as pessoas reconhecem a reputação de sua marca no problema que ela se propõe a resolver, em como sua concorrência te vê com bons olhos e em como suas opiniões são consideradas dentro da comunidade.
Ter autoridade dentro do nicho de mercado no qual atua é certamente um fator muito importante, tanto de SEO, quanto em se tratando de EAT.
T – trustworthiness: o algoritmo EAT do Google avalia fortemente o nível de confiabilidade das páginas em que exerce sua verificação.
Use informações verdadeiras, com evidências científicas e notícias que comprovem sua veracidade. Fake news podem ajudar (e muito) a jogar o seu conteúdo lá pra baixo no gigante de buscas, fazendo com que o mesmo não seja visto por ninguém.
Invista em pesquisa, em conhecimento embasado, em materiais que realmente vão ajudar na vida do leitor, só assim você não perderá dinheiro ao produzir conteúdo na Internet.
02 – Como ser bem avaliado nos requisitos do EAT (especialidade, autoridade e confiabilidade)?
Como já visto acima, a operação do gigante de buscas em questão não é um bicho de sete cabeças. Entretanto, é necessário seguir algumas dicas para estar sempre entre os melhores.
Por isso, nossa página traz a seguir algumas dicas valiosas de EAT:
Busque especialistas: se você está terceirizando a produção de conteúdo de seu site, não esqueça de verificar a especialidade de quem irá fazê-lo, pois a expertise é um fator imprescindível para o algoritmo Google EAT na hora de verificar as páginas para fazer o ranqueamento.
Produza conteúdo confiável, de fontes seguras e com embasamento: fuja das fake news! Elas têm apenas o poder de acabar com o seu negócio no ambiente virtual e o algoritmo do Google está cada vez mais sofisticado para identificá-las.
Notícias falsas fazem com que o mecanismo de busca mais popular da internet jogue sua página lá embaixo, fazendo com que ela não fique tão conhecida assim.
Aqui é necessário ter muito cuidado, sendo importante investir em pesquisa e conhecimento quando for elaborar seu material.
Trabalhe duro para ter uma boa reputação: em se tratando de otimização para mecanismos de busca, a boa reputação de uma página em específico é fator determinante para sua posição durante o ranqueamento feito pela plataforma.
Vários fenômenos indicam se seu site tem renome no nicho do conteúdo que produz ou não, como por exemplo: a quantidade de links que direcionam para ele, se o mesmo está sendo citado por páginas parceiras positivamente e se as pessoas estão gostando do material ali consumido.
“Quem não é visto, não é lembrado”: invista pesado na divulgação dos conteúdos que produz, apareça nas redes sociais, nos aplicativos de mensagem e onde mais puder espalhar suas informações.
Peça também que as pessoas compartilhem, comentem, curtam, que demonstrem qualquer tipo de engajamento para que o Google entenda que é um conteúdo relevante. A atualização de posts antigos que ainda são capazes de gerar tráfego para o site também é muito bem vista pelo algoritmo.
Conclusão
Seguir as regras de especialidade, autoridade e confiabilidade hoje em dia é imprescindível para uma boa imagem no gigante de buscas, portanto é necessário bastante cuidado. Entretanto, apesar de temido, o algoritmo não é nenhum bicho de sete cabeças.
Esperamos que, com nossas dicas, você tenha conseguido entender melhor o que é o Google EAT e suas principais regras e dicas.
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