Como escrever um artigo com a possibilidade de ganhar tempo e produtividade? Atualmente, a escrita de artigos tem sido bastante demandada para a geração de conteúdo para a internet como em blogs, e-books, informativos, produtos digitais diversos e entre outras possibilidades.

O principal objetivo é o de gerar conteúdos ricos em qualidade e informação, com a possibilidade de acelerar o processo de pesquisa, redação e postagem em diferentes plataformas.

Devemos lembrar que os artigos também podem compor o conteúdo de livros impressos, trabalhos acadêmicos, informativos ou jornais corporativos e outras formas de conteúdo para a mídia analógica.

Apresentamos algumas dicas preciosas de como desenvolver o melhor texto possível conforme a temática e o tempo disponível para a produção.

Como escrever um artigo?

Inicialmente, devemos lembrar as primeiras lições das aulas de redação que todo mundo estuda para processos seletivos como vestibular, ENEM e concursos públicos. 

Ou seja, toda redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Geralmente, o artigo pode apresentar uma tese, um argumento que defende determinado assunto ou opinião, ou simplesmente apresentar um tema específico de maneira mais específica e descritiva.

O artigo pode ser criado como uma dissertação, descrição ou apresentação direta de um produto, por exemplo, podendo utilizar elementos da narração, por exemplo, quando o autor ou redator necessita contar uma história para levantar o engajamento em relação ao texto.

A seguir apresentamos as principais dicas que podem ser seguidas para a criação e desenvolvimento de um artigo de qualidade.

Leitura complementar: O que é Cauda Longa: As Vantagens e Como Usar Essa Estratégia

1- Verifique a demanda

O primeiro passo é compreender a verdadeira demanda, ou seja, compreender o objetivo real do artigo. 

Em muitos casos o objetivo de um artigo pode ser o de fazer vendas de produtos, gerar audiência para um blog institucional ou apenas informar sobre determinado assunto.

Compreender o objetivo principal do artigo a ser redigido ajuda bastante a ganhar tempo. 

E para compreender o objetivo central do texto ou artigo é importante ler o briefing ou a descrição geral do pedido do cliente, e ter sempre atenção ao tema central, identificar a persona (cliente idealizado), conhecer a fase do funil de vendas, quantidade de palavras ou tamanho do conteúdo, verificar os tópicos principais a serem abordados e as referências que poderão servir como base para a escrita.

2 – Analise o tipo de linguagem

O artigo poderá ser redigido com diferentes tipos de linguagem como a conotativa, denotativa, descritiva, dissertativa, narrativa e entre outras possibilidades que ajudarão na abordagem do assunto para determinado público.

A linguagem também ajuda no processo de embasamento teórico para selecionar o tipo de palavras ou expressões que deverão ser utilizadas.

3 – Selecione as informações

Quais informações precisam ser apresentadas no conteúdo do artigo? Se o artigo pretende falar de um determinado produto é importante identificar a persona e as qualidades do produto a serem intensificadas na descrição.

Em outras situações o artigo poderá exigir outros tipos de informações como a apresentação de conceitos, aspectos técnicos sobre o assunto, e elucidação de outros tópicos.

4 – Faça mais pesquisas

Principalmente, ao procurar como escrever um artigo mais rápido, é importante ler o briefing, solicitar mais informações quando o briefing está incompleto ou não sustenta todos os objetivos do cliente de modo claro e procurar sempre investir nas pesquisas iniciais.

Quando os objetivos não estão claros inicialmente, ou quando as fontes de pesquisas são muito comuns ou limitadas, há o risco do artigo ficar pela metade carente de mais referências para o fortalecimento de seu conteúdo.

A pesquisa ajuda a reunir mais elementos para a organização central do tema do texto, visando atingir as expectativas do leitor e, ao mesmo tempo, do cliente, quando se trata de um artigo que fará parte de e-book ou conteúdo promocional.

A pesquisa também pode se basear nas palavras-chaves que fazem parte do tema, leitura de posts já publicados por blogs concorrentes, verificação de notícias e tendências, acesso de referências oficiais e análise de artigos redigidos por outros especialistas.

5 – Verifique as palavras-chaves

Atualmente, a internet oferece importantes ferramentas para ajudar a saber como escrever um artigo de forma rápida e assertiva.

Para os redatores e planejadores de conteúdo que possuem alguma dificuldade para listar as principais palavras-chaves, é indicado usar ferramentas como “Google Keyword Planner”, “Moz Keyword Explorer” e o “Ubersuggest”.

Ao utilizar essas ferramentas o principal objetivo é o de identificar e selecionar a maior variação possível de palavras-chave que podem ser de grande procura para gerar mais audiência para o artigo.

6 – Pesquise notícias e tendências

É fundamental que o pesquisador e o redator procure compreender mais sobre o tema a ser desenvolvido. Neste caso é indicado buscar notícias e tendências de assuntos que estão em alta na internet e nos noticiários digitais.

Sabemos que informação é poder e ela ajuda a identificar também os melhores temas e assuntos para a redação de um bom texto.

As notícias e as principais tendências podem ser verificadas através de ferramentas como o “Twitter Trend Topics”, “Facebook News Room”, “Answer the Public”, “Google Trends” e “Google News”.

7 – Pense na relevância

Ao pensar em como escrever artigo mais rápido e de forma bem produtiva, é fundamental pensar na relevância do tema e do artigo.

Para ter ideias relevantes para o artigo é indicado considerar dados e informações mais recentes que tenham datas de pelo menos até um ano, ou do ano seguinte.

O artigo relevante também é aquele que consegue fugir das pesquisas padrão do Google e consegue adicionar algum diferencial na linguagem e na novidade apresentada.

8 – Considere os sites oficiais

Se o tema central do artigo é sobre ENEM, dados econômicos do país ou notícias relacionadas à área da saúde, por exemplo, é sempre indicado considerar os sites oficiais do governo ou instituições relacionadas ao tema.

Isso ajuda a ganhar tempo trabalhando com assuntos de origem oficial e segura, sem gerar possível perda de tempo acessando sites errados.

9 – Verifique os sites concorrentes

Quando o tema central é referente a um conceito de trabalho ou produto a ser oferecido, é indicado verificar os sites concorrentes, além das redes sociais de outras empresas.

Porém, o intuito não é o de copiar o conteúdo, mas de verificar quais tópicos já foram desenvolvidos e quais ainda poderão ser desenvolvidos para ampliar o assunto.

O grande objetivo é o de identificar caminhos para redigir conteúdo de alta qualidade podendo ir além do que já foi feito pela concorrência.

10 – Faça um roteiro

Considerando a pesquisa e todos os caminhos que apresentamos acima, é indicado que o redator que procura saber como redigir o seu artigo da melhor maneira, realize um roteiro para reforçar o planejamento.

O roteiro pode ser uma lista de tópicos ou subtópicos, um mapa mental, esboço iniciar com a estrutura do texto com a inclusão de textos curtos que logo poderão ser mais desenvolvidos e inclusão de pontos relevantes.

Nessa estrutura inicial, o redator poderá organizar a redação de modo lógico considerando as hierarquias de cada assunto ou tópico.

11 – Estrutura do artigo

Como falamos no início, o artigo precisa ter uma estrutura, independente da linguagem e temas abordados.

O artigo precisa ter uma boa introdução para atrair mais atenção dos leitores no início do texto. No desenvolvimento é importante selecionar as informações mais certas para a criação do artigo com método e técnica.

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Grande parte das referências pesquisadas precisam fazer parte também do desenvolvimento, no caso da internet podendo inserir técnicas de otimização para elevar a audiência do texto para o blog.

A conclusão precisa reforçar a ideia do artigo e reafirmar a tese ou argumento apresentado no decorrer do artigo.

12 – Redija, redija e redija

Dentro de um ritmo sadio, é importante sempre redigir e com a prática aprender a saber como escrever artigo de modo rápido e criativo. A prática gera experiência e desenvoltura positiva para o redator.

Outro fator é o de saber redigir conforme a quantidade necessária e saber criar um ritmo de trabalho certo para não escrever de menos e nem de forma demasiada.

Dica bônus: Invista no estilo da escrita

O estilo de escrita, independente da linguagem, é uma marca necessária para a valorização de um artigo. Permitindo adaptar estilos e abordagens com estilo quase pessoal, mantendo sempre a voz profissional.

Conclusão

Portanto, ao aprender como escrever artigos de maneira rápida e criativa, é importante investir na estrutura do texto, na linguagem a ser utilizada e nas pesquisas que ajudarão como base.

Atualmente, fontes de pesquisas podem ser encontradas em livros impressos, e também amplamente na internet como forma de enriquecer o assunto da melhor maneira.

É importante evitar fugir do assunto central é sempre inserir subtópicos que ajudem a valorizar o texto e direcioná-lo para o público certo.

É orientado que mantenha as informações sempre precisas, linguagem clara e boa apresentação para atrair mais leitores e servir de referência para o blog ou demais mídias onde será publicado.

Sabemos que escrever não é uma tarefa fácil, porém devemos sempre valorizar o trabalho da escrita e procurar gerar conteúdos que sejam ricos e de grande utilidade para os leitores.

Leitura complementar: Como divulgar meu blog? 7 ideias testadas e aprovadas

Se você ainda tem dúvidas sobre este e demais temas, deixe o seu comentário, teremos o maior prazer em responder!

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Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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