Como fazer a Otimização da taxa de conversão (CRO)

Assim como o SEO, a Otimização da Taxa de Conversão (com sua sigla CRO em inglês, que significa Conversion Rate Optimization) é importantíssima em todos os negócios digitais, tanto os que já nasceram na era da informação, quanto os antigos que se digitalizaram.

A Otimização da Taxa de Conversão é o instrumento que ajuda as vendas de seu empreendimento a aumentarem significativamente, conforme explicaremos melhor abaixo.

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Considerando a importância da CRO para aumentar suas negociações de forma exponencial, nossa página trouxe um guia detalhado explicando melhor para você sobre o assunto.

Otimização da Taxa de Conversão

Veja a seguir informações importantes sobre a Otimização da Taxa de Conversão, instrumento que vai incrementar exponencialmente suas vendas no mundo digital.

01 – O que é a Otimização da Taxa de Conversão (CRO)?

A CRO nada mais é do que o sistema de marketing digital implementado por determinada empresa que tenha o efeito de transformar visitantes (de um site, rede social ou blog) em clientes para atrair oportunidades de venda.

Imagine que, em uma loja física, 100 pessoas tenham passado por lá para darem “uma olhadinha” nos produtos ali disponíveis e 50 delas compraram no mínimo um dos bens ofertados.

Ou seja, a taxa de conversão deste estabelecimento no dia em questão foi de 50%, um ótimo percentual. Tal índice calcula-se com a divisão de produtos vendidos pelo montante de pessoas que por ali passaram em um determinado período, tudo isso multiplicado por 100 no final.

Trazendo para o Marketing Digital, a lógica é a mesma, como já dito acima. Tudo o que for feito em um determinado site, blog ou rede social para aumentar as vendas entre os visitantes desses ambientes virtuais será chamado de CRO (Conversion Rate Optimization).

02 – Diferença entre CRO e SEO

Apesar de serem duas siglas em inglês importantíssimas para o Marketing Digital, a Otimização de Taxa de Conversão (CRO) e a Otimização para Mecanismos de Busca são completamente diferentes, cada qual utilizada em seu determinado momento, apesar de serem ambas imprescindíveis.

Quais as vantagens da Otimização da Taxa de Conversão

A Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) é um conjunto de práticas positivas na internet que fazem com que seu conteúdo ocupe lugar de destaque em motores de busca online, como Google, Bing, Youtube, Facebook, Yahoo, entre outros. O SEO é realizado em uma etapa anterior, já que serve para atrair visitantes para seu conteúdo.

Após chegados os visitantes, que vieram devido às técnicas de SEO empregadas, é necessário convertê-los em clientes que realizam compras do produto ou serviço que você está oferecendo nos canais digitais de seu empreendimento.

Para convertê-los, utilizamos as técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization – Otimização de Taxa de Conversão) para transformá-los em compradores, que é o que todos queremos no final das contas.

03 – Quais as vantagens da Otimização da Taxa de Conversão?

As vantagens do CRO são inúmeras para todos os tipos de negócio com estruturas digitais atualmente e abaixo vamos destacar algumas.

Baixo custo: para fazer a Otimização da Taxa de Conversão, você utiliza as ferramentas e a equipe que já possui para suas estratégias de Marketing Digital, o que significa um investimento mais baixo. 

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Muitas etapas do CRO inclusive não custam nada, mas atraem mais vendas para o seu negócio, o que é um ótimo custo-benefício.

Melhora da experiência do usuário: a experiência do usuário melhora significativamente com os devidos procedimentos de CRO, pois tais processos passam necessariamente por uma melhora da usabilidade de sua página virtual, deixando-a mais intuitiva e menos confusa, podendo gerar cada vez mais vendas devido ao conforto do usuário dentro dela.

Aumento na fidelidade de clientes: uma boa experiência do cliente, que realizou compras em sua página devido às técnicas de CRO empregadas, certamente o trará de volta. Você voltaria a uma loja física onde foi mal atendido e o serviço era demorado? No meio digital se aplica a mesma lógica. O CRO diminui a rotatividade de clientes.

04 – Como fazer a Otimização de Taxa de Conversão?

Estude sua audiência: em um primeiro momento, é necessário separar a audiência de sua página entre pessoas que realizam compras por lá e pessoas que não o fazem. Assim, é possível determinar quais as seguintes medidas a serem tomadas.

Vantagens da Taxa de Conversão

Confira quais os pontos de sua página com maior tráfego: não raramente acontece de uma página dentro de um site ter mais acesso do que outras.

Sendo assim, você deve analisar as métricas de suas páginas e definir quais têm maior audiência para usá-las como pontos de conversão e fazer ofertas na mesma usando call-to-actions.

Preste atenção nas call-to-actions (CTA), elas podem fazer a diferença: as chamadas para a ação (call to action – CTA em inglês) são pontos importantes para atrair sua audiência e fazer com que realizem ações de conversão dentro do site. 

Na CTA você deverá dar a ideia de urgência ao leitor, fazendo com que ele perceba que os produtos ou serviços oferecidos são imperdíveis. Nessas horas, a criatividade faz toda a diferença. Fuja dos convencionais “saiba mais” ou “entre em contato”, aqui devemos inovar em técnicas de como persuadir o espectador. 

Utilize o remarketing: é muito mais barato investir em visitas de pessoas que já acompanham a sua página do que para conseguir novos espectadores. 

Nesse cenário, o remarketing tem um papel fundamental: convencer os visitantes que não passaram pela conversão a realizarem tal ato. Aqui, usamos mensagens persuasivas convidando-os a voltar para o conteúdo que criamos.

Não esqueça dos chatbots: os chatbots são muito necessários em todas as estratégias de marketing digital atualmente, haja visto que as pessoas têm uma necessidade cada vez maior de obter respostas rápidas e soluções imediatas para seus problemas.

Olhe pelo lado do consumidor: caso estivéssemos em uma loja física onde o atendimento é demorado, provavelmente não gostaríamos. O mesmo acontece com ambientes virtuais, onde os chatbots têm papel fundamental para ajudar a sanar necessidades urgentes dos consumidores.

Conclusão

Aqui neste artigo você aprendeu sobre o que é a otimização da taxa de conversão, sua importância e algumas dicas sobre como realizá-la.

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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