No marketing digital alguns termos são bem populares, como por exemplo, palavras chaves de cauda longa. Mas, você sabe o que é cauda longa ou ao menos já ouviu falar?

Esta é uma estratégia que vai ajudar sua página a atrair uma quantidade maior de visitantes qualificados. Mas onde esses visitantes serão atraídos? Simples, eles farão uma busca na internet e um dos resultados que será retornado é a sua página.

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Ou seja, você receberá uma quantidade maior de visitantes que realmente estão buscando por aquilo que você oferece. Mas a cauda longa não se limita apenas a melhorar o posicionamento digital da sua marca nos motores de busca. Ela também contribui para que a mídia paga apresente ótimos resultados.

Mas por que a cauda longa no marketing digital tem ganhado cada vez mais destaque e se tornado a estratégia preferida dos grandes entendedores da área? Simplesmente porque ela ajuda a obter uma melhor compreensão do que os clientes desejam, quais são seus desejos e necessidades.

Ao ter esse entendimento torna-se possível personalizar a comunicação, fazer um direcionamento melhor tanto dos anúncios quanto dos conteúdos oferecidos.

O que é Cauda Longa: As Vantagens e Como Usar Essa Estratégia

Gostou de saber um pouco sobre o que é cauda longa no marketing digital? Então fique com a gente e aprofunde mais seu conhecimento nesse assunto!

O que é cauda longa?

Saber o que é cauda longa no marketing digital pode fazer com que sua marca ganhe muito mais clientes e realize um volume de vendas mais interessante.

Cauda longa ou long tail é um termo que se destacou após o Chris Anderson fazer um artigo sobre esse tema e posteriormente lançar o livro “A cauda longa – do mercado de massa para o mercado de nicho“.

Mas, afinal, o que é cauda longa? Esse termo faz referência a uma estratégia que tem como objetivo atingir várias coisas cuja procura é baixa. Ou seja, ela não vai focar naqueles itens que possuem muitos pedidos e que, consequentemente, são poucos. Seu objetivo é dar destaque aqueles itens que têm menor procura.

A representação dessa estratégia é feita através de um gráfico de curva. Sua teoria explica que a estratégia é fazer o direcionamento das ações para aquelas coisas cuja demanda é pouca ao invés de focar naquelas que possuem maior procura e saída.

Se o varejo for observado é possível perceber que a receita gerada por poucos produtos de um nicho são bem similares aos que poucos produtos com muito sucesso geram.

Não está conseguindo entender? Então observe o Mercado Livre. Nele, você encontra vários produtos e serviços dos mais variados nichos. Se fizer uma busca na internet vai perceber que o volume de vendas é bem considerável assim como a receita.

Agora observe O Boticário. Esta é uma empresa que atua em um nicho específico: produtos de beleza. Empresa grande, reconhecida por todos e que possui uma receita muito interessante, entretanto, a quantidade de vendas não é tão alta quanto a do Mercado Livre.

Mas o que está acontecendo no mercado atual? Muitas marcas estão decidindo apostar em produtos segmentados. Com isso, muitas empresas estão buscando uma receita melhor atuando em um mercado de nicho ao invés de ter um volume de vendas alto.

E o que a cauda longa tem haver com isso? Essa estratégia tem feito o direcionamento dos modelos de negócio inovadores. Afinal, com consumidores cada vez mais exigentes e repletos de informações, as marcas precisam atender suas necessidades cada vez mais. Essa missão se torna mais fácil com a cauda longa.

Diferenças entre long tail e head tail

Quando falamos em Marketing de Conteúdo, um dos primeiros pontos que nos lembramos é do posicionamento nos motores de busca e, consequentemente, palavras-chave. Essas palavras podem ser classificadas em long tail e head tail.

Head tail

Se você fizer uma pesquisa colocando Marketing Digital, por exemplo, vai aparecer inúmeras opções como resultado. Esta é uma palavra-chave abrangente e que retorna um quantitativo muito grande de resultados tanto no tráfego orgânico quanto pago. Isso quer dizer que essa palavra-chave contém uma concorrência forte.

Long tail

Se fizer uma busca por cursos de marketing digital, por exemplo, também resultará em uma grande quantidade de links, mas não tanto quanto Marketing Digital. Esta é uma busca mais específica, que vai retornar resultados que o usuário possui mais interesse, é algo mais direcionado.

Os termos de busca devem ser ajustados de forma que possibilite que o leitor consiga encontrar aquilo que procura e que atenda suas expectativas. De forma bem resumida, as long tail tratam-se das variações que uma palavra-chave principal possui e elas são muito mais eficientes na hora da busca.

Mas como elas podem ser mais eficientes que as head tail? Simplesmente porque a quantidade de opções retornadas com a long tail não é tão alta quanto as head tail. Como a competição não é tão alta, o investimento para aparecer nas primeiras posições dos motores de busca não é tão alto.

Realmente é interessante investir na cauda longa?

O que é Cauda Longa: As Vantagens e Como Usar Essa Estratégia

A cauda longa no marketing digital pode fazer toda a diferença para um negócio. Afinal, uma das vantagens que essa estratégia de marketing possui é o posicionamento nos resultados de busca que se torna muito melhor. Isso se deve ao fato da concorrência não ser tão alta, assim, com uma boa escrita e otimização alcança-se um bom posicionamento.

Mas isso é tudo? Não. A cauda longa possui outro ponto positivo que é a diminuição na taxa de rejeição do site ou blog com as long tail. A razão para isso é simples: os leitores encontram as respostas que buscam mais facilmente na internet quando as long tail são usadas por você.

São as long tail que trazem cliques mais qualificados e que geram mais retorno. Isso fica nítido quando é feita a comparação com as head tails. Perceba que a principal diferença é que as long tails incentivam o leitor a chegar até o fim apresentando uma melhor solução para o problema. São elas que fazem a conversão do leitor em comprador.

Quando a cauda longa pode ser usada?

Se o objetivo é gerar tráfego ou fazer a gestão de leads, a cauda longa deve ser usada com frequência na sua estratégia. Mas atenção, nada de informar palavra-chave cauda longa aleatoriamente ou por “achismo”. Existem algumas ferramentas muito práticas que pode ajudar nessa questão. São elas:

Keyword Planner

O Google criou essa ferramenta e ela está disponibilizada na plataforma Adwords. Para usar seus recursos é muito simples: basta criar uma conta, digitar o termo que deseja pesquisar e os dados importantes serão listados como competitividade e volume de busca, por exemplo.

SEMrush

Seu banco de dados é bem completo e essa ferramenta é perfeita para quem deseja fazer uma pesquisa aprofundada com relação às palavras-chave. Nessa ferramenta o termo que deseja fazer a pesquisa é inserido e diversas palavras-chaves relacionadas ao assunto são mostradas.

Além disso, é mostrado o volume de busca além do CPC que é o custo por clique. Quem investe em mídia paga ou pretende investir esse é um dado muito interessante, pois mostra quanto que irá gastar em cada clique no anúncio com uma palavra-chave.

Keyword Tool

Essa ferramenta fornece um relatório com várias sugestões de palavras-chave long tail. Ela também apresenta dados relativos ao volume de busca, nível de concorrência e CPC.

Ubersuggest

Esta é uma ferramenta sensacional, pois retorna os termos que mais são recomendados para o seu negócio ou as palavras-chave tendência.

Vantagens da cauda longa

O que é Cauda Longa: As Vantagens e Como Usar Essa Estratégia

Agora que você sabe o que é cauda longa consegue perceber o quão importante ela é, mas ainda quer saber quais as vantagens que ela apresenta. Para que não reste mais nenhuma dúvida quanto a essa estratégia, separamos as principais vantagens de utilizá-la:

Conversão facilitada

Quando se utiliza palavras-chave de cauda longa de forma eficiente os conteúdos digitais são encontrados mais facilmente pelos usuários. O objetivo é oferecer aos usuários as respostas às perguntas que eles possuem e isso torna a vida deles mais fácil já que o caminho ficou descomplicado.

Ao descomplicar esse caminho você está criando um relacionamento bom com os novos clientes. Assim você aumenta as chances de alcançar o objetivo que deseja como, por exemplo, ter um maior número de conversão ou venda.

Custo e benefício melhores

As palavras-chave cauda longa conseguem atrair cliques mais qualificados e isso faz com que as chances de obter conversão se tornem maiores. Isso influencia diretamente o Retorno sobre Investimento que se torna mais alto quando comparado com a utilização das palavras-chave head tail.

Mais cliques qualificados

As long tail são mais assertivas e isso faz com que o visitante seja conduzido até chegar onde deseja. Por isso a importância de saber escolher bem as palavras-chave para uma cauda longa.

Taxa de rejeição menor

Quantas pessoas que chegam ao seu site realmente possuem interesse naquilo que você está oferecendo? Essa é a métrica que retorna essa informação e ela tem sua importância, pois se estiver crescendo quer dizer que suas palavras-chave cauda longa precisam ser otimizadas.

Quando elas passam por essa otimização a tendência é que haja uma redução na taxa de rejeição. Na prática, isso quer dizer que os visitantes que chegam até você são qualificados e realmente se sentem atraídos por aquilo que você oferece.

Mais visitas orgânicas

Após saber o que é causa longa e como encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio ficou fácil perceber que a quantidade de visitas orgânicas aumentam com essa estratégia. Afinal, os motores de busca entendem que seus conteúdos possuem relevância e melhoram o posicionamento da sua página.

Conclusão

As palavras chaves de cauda longa são importantes para posicionar rapidamente no google, além de ajudarem a trazer tráfego qualificado. Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, baixe meu Ebook e descubra como começar seu negócio da forma certa!

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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