O Twitter Ads é a ferramenta de planejamento e gerenciamento de anúncios de uma das mais tradicionais redes sociais do planeta.
Sabemos que o Twitter não é mais a sensação da internet, teve o seu auge entre os anos 2007 e 2012, e já perdeu bastante público para o Facebook, Instagram e TikTok. Porém, ainda é uma rede social relevante usada por jornalistas, políticos, celebridades e intelectuais.
Somente no Brasil, o Twitter possui mais de 14 milhões de usuários em todo o Brasil. A rede social reúne várias celebridades populares e como não consegue entregar todas as postagens de todos os usuários, a utilização de anúncios é uma importante oportunidade.
Seja para divulgar uma ideia, opinião ou produto, a ferramenta Ads do Twitter é um ótimo caminho para se destacar, conquistar seguidores e divulgar links.
Neste artigo falaremos mais sobre essa ferramenta e como ela pode de fato ajudar a divulgar marcas e produtos em uma tradicional rede social.
O que é Twitter Ads?
Trata-se de uma importante plataforma de anúncios que permite ao usuário que possui um perfil nessa rede social planejar e veicular anúncios de forma direcionada.
Permite, por meio de anúncios inteligentes e bem direcionados, promover conteúdos pagos, links de sites e produtos diversos, independente se o perfil é pessoal ou referente a uma marca ou empresa.
Porém, o tipo do perfil poderá interferir se o usuário já está autorizado para gerar determinado tipo de anúncio.
O grande foco é possibilitar ao usuário promover conteúdos, imagens e ofertas de produtos dentro da própria rede social. Todas as vezes que o anúncio é veiculado no Twitter aparece sob o aviso “promovido” como forma de evidenciar que se trata de um anúncio ou conteúdo pago.
A plataforma permite ainda a ocorrência de interações com grande parte desses anúncios, assim como já ocorre com os conteúdos orgânicos permitindo ao público clicar em “gostei” ou responder enviando outras mensagens para o anúncio.
Como funciona a ferramenta?
A ferramenta de anúncios do Twitter funciona como uma plataforma onde o usuário pode inserir imagem ou vídeo, título, frase de efeito e links de acesso a seus produtos e serviços.
Através dessa ferramenta, o cliente cria anúncios que podem ser veiculados para os usuários da rede, públicos determinados no planejamento do anúncio, conforme o objetivo da campanha, o orçamento e os tipos de formatos.
A seguir apresentamos as principais características dessa ferramenta para saber como utilizá-la.
1 – Objetivos
O usuário que pretende veicular anúncio no Twitter precisa definir qual é o objetivo da campanha, a ferramenta sempre faz essa pergunta no momento inicial da criação das novas promoções.
Dentre as principais opções de objetivos, o Twitter Ads oferece:
Reconhecimento da marca – Permite destacar a presença da marca da empresa, maximizando o alcance dos anúncios.
Engajamento – No tópico de consideração ou engajamento, proporciona ao anunciante planejar quantas visualizações de vídeo pretende alcançar, bem como cliques em um link, captação de seguidores e entre outras ações junto ao público.
Conversão – Se refere à capacidade da campanha em transformar o anúncio em atrativo para gerar vendas, ou seja, engajar o público a querer clicar no link do anúncio e acessar as páginas de produtos e serviços da empresa.
2 – Orçamento
Toda campanha antes de ser veiculada precisa ser orçada, ou seja, quanto valor em dinheiro o anunciante tem à disposição para investir em determinado tipo de impulsionamento?
Leitura complementar: Quanto investir em tráfego pago para ter um retorno satisfatório?
Através dessa área da ferramenta, o usuário que está planejando sua campanha pode definir lançamentos de valores para determinar campanhas por um determinado período de tempo enquanto estiver no ar, podendo selecionar o valor que pretende gastar por dia ou por um determinado período.
Além disso, o anunciante pode também selecionar o tipo de lances a ser adotado, como explicamos a seguir.
Lance automático – Se refere ao uso de lances automatizados pelo próprio Twitter para maximizar os resultados com a aplicação no menor orçamento possível.
Lance máximo – Esse tipo de lance é indicado para anunciantes mais experientes, permitindo o controle manual dos valores envolvidos.
Lance-alvo – É indicado para, praticamente, todos os tipos de campanhas, pois permite pagar um determinado custo médio diário considerando um valor estabelecido desde o início da campanha.
Custa caro anunciar?
Para o usuário ou empreendedor mais específico que busca veicular anúncios através do Twitter Ads precisa ter atenção ao custo do orçamento e da relação custo-benefício.
É importante ter atenção ao modelo de lances, os valores por cliques ou por veiculações e todos os modos de controle de gastos.
Na prática, quanto maior é o orçamento maior será a exposição do conteúdo e da mensagem a ser veiculada.
Tipos de anúncios
A ferramenta de anúncios do Twitter oferece diferentes tipos de formatos de anúncios como forma de adaptar melhor a mensagem a ser disseminada entre a audiência.
Anúncios promovidos
Referem-se aos tuítes que aparecem para todos os usuários cujo perfis foram selecionados pelo anunciante e para os seguidores e determinada conta como forma de aumentar o engajamento. Essas publicações são marcadas com o aviso “promovido” para diferenciar de um tuíte ou postagem comum.
Anúncios para seguidores
São usados como sugestões para o usuário, podendo mostrar a conta do anunciante como boa opção para ser seguida por outros usuários.
Trend Takeover
É um estilo de anúncio que exibe o conteúdo através da aba “explorar” do Twitter relacionado junto com os temas e assuntos destacados no momento, o usuário que pretende criar o anúncio ou chamada pode contar com o “Trend Takeover Spotlight” que permite usar um vídeo ou animação para o campo do anúncio.
Benefícios
Criar, gerenciar e veicular anúncios através do Twitter Ads gera importantes benefícios para negócios de pessoas e empresas, podendo alavancar perfis com pouca reputação e oferecer mensagens de vendas de modo mais oportuno.
O primeiro benefício se refere à segmentação que permite precisar a hora, o tipo de perfis e outros tipos de assuntos a serem considerados na hora de entregar o anúncio.
A segmentação permite falar com a pessoa certa na hora certa e poder proporcionar proximidade e interesse com o público que pretende atingir.
O segundo benefício se refere ao número de usuários, pois somente no Brasil temos mais de 14 milhões de brasileiros que acessam o Twitter diariamente, em todo o mundo são mais de 1,2 bilhão de usuários ativos. Dessa forma, anunciar no Twitter permite atingir um grande público.
Outro fator positivo é o engajamento, por se tratar de uma rede social que suporta veiculação pública de informações, publicação de notas de políticos e celebridades, grupos de interesse em diferentes tipos de mídia e outros tipos de públicos que se interessam bastante por perfis e informações específicas.
Como anunciar?
Qualquer usuário ou empresa que possui perfil nessa rede social pode anunciar através do Twitter Ads. A seguir apresentamos o passo a passo básico.
1 – Informe o país
Nesse primeiro passo, o usuário deve informar o país onde reside ou trabalha.
2 – Objetivo de campanha
Depois é importante escolher um objetivo de campanha relativo à veiculação dos anúncios.
3 – Detalhes dos anúncios
É importante preencher os detalhes referentes aos anúncios, que permitirá configurar a campanha abrangendo o orçamento, formato e tipos de lances.
4 – Monitore os resultados
Depois que a campanha está pronta e sendo veiculada, o responsável pelos anúncios deve acessar a área de relatórios para verificar se as campanhas estão gerando resultados, cliques e outros tipos de retorno. Esse monitoramento pode ser realizado através do Twitter Analytics.
Considerações gerais
Sabemos que, no momento, as redes sociais que mais crescem no mundo são o Instagram e o TikTok, porém manter um perfil consolidado em uma rede social tradicional e bastante conhecida como o Twitter é importante para se posicionar em relação ao público.
Isso vale tanto para pessoas quanto para empresas que visam gerar público e mais aceitação. Um dos pontos fortes do Twitter é o engajamento e a capacidade dos públicos de querer abraçar uma causa ou fazer parte de uma mensagem no Twitter.
Conclusão
Neste artigo apresentamos conceitos, orientações e explicamos os principais caminhos de planejar e realizar anúncios e campanhas através da ferramenta Twitter Ads.
Trata-se de uma importante ferramenta direcionada para orientar usuários dessa rede social a veicular anúncios com diferentes tipos de objetivos.
Essa ferramenta se tornou acessível a todos os usuários da rede social, principalmente, para os perfis de empresas.
O grande foco é permitir impulsionar mensagens, vídeos, animações, imagens e links que compõem determinado anúncio.
Dentre os principais objetivos, o anúncio pode buscar gerar leads e clientes para os produtos e serviços de uma empresa, atrair e conquistar mais seguidores e likes para determinado tipo de postagem.
Em todos os casos a plataforma permite analisar, desenvolver e criar os anúncios da melhor forma.
Através dessa ferramenta, o usuário que se dedica a anunciar pode contar com diferentes níveis de segmentação de público que permite abordar o cliente certo na hora certa para elevar os resultados dos esforços de comunicação.
De todo modo, é fundamental conhecer bem a ferramenta, calcular o orçamento e investir com inteligência na ferramenta de anúncios do Twitter.
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