O gestor de tráfego é importante para o desenvolvimento de público e posicionamento de marcas e produtos de diferentes tipos de empresas, principalmente para as empresas que atuam fortemente na internet por meio de e-commerce que abrange sites, lojas virtuais e redes sociais.

Esse gestor é um profissional que se responsabiliza pela aplicação de estratégias e atividades para ajudar a gerar vendas e melhores resultados para os clientes, com inclusão de ferramentas propícias para o marketing digital.

A empresa que está buscando um profissional com esse nível de formação, ele é indispensável para posicionar os produtos da empresa da melhor forma na internet, impulsiona a venda de produtos e serviços e de todo modo conquistar melhores resultados.

Para pesquisar e saber mais sobre gestão dedicada ao tráfego, é importante que a empresa invista na obtenção de melhores campanhas de marketing.

O que é um gestor de tráfego?

Estamos falando de um profissional responsável pela organização de dados, análise de mercado digital, emissão de demandas e outras tarefas como gerenciamento e criação de anúncios.

Ele também assume os trabalhos de estratégia de marketing com ações a serem desempenhadas em uma agência de marketing digital ou de house agency de uma empresa.

Um dos principais objetivos desse profissional é a geração de vendas e mais resultados para o seu cliente com a aplicação de ferramentas digitais específicas.

Na prática, a marca que inicia a presença digital na internet deverá investir na dedicação desse profissional seja para otimizar a presença da marca no e-commerce, mídia social e demais plataformas digitais.

O que ele faz?

No caso do profissional de gestão de tráfego pago ele é responsável pela organização de atividades, organização das demandas e demais serviços direcionados por uma empresa de marketing digital para seus clientes.

Esse profissional é responsável pelo ritmo de geração e aplicação das campanhas com a devida harmonia presente em cada etapa.

É responsável pela criação e acompanhamento a favor do impulsionamento das vendas dos clientes utilizando ferramentas de gerenciamento de redes sociais e gestão de tráfego pago, visando mais atração de seguidores, engajamento e conversão dedicada para vendas.

Método de trabalho

Na prática, há duas maneiras de gerar atração de novos clientes para um determinado negócio. Para o gestor de tráfego, a sua principal missão é se dedicar ao tráfego orgânico partindo do planejamento e passando por atividades atreladas à criação, otimização de campanhas e revisão das campanhas em ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, Outbrain, Taboola.

O salário do profissional

O gestor de tráfego pode alcançar boas oportunidades de trabalho, ainda mais com o avanço de tecnologia que tem exigido das empresas mais investimentos em uso de ferramentas digitais para a atração de público, clientes, posicionamento de marca e produtos com a busca de contratar profissionais.

Claro que a remuneração pode depender de diferentes questões desde a autoridade que o profissional tem no mercado, o seu nível de experiência, nível de qualificação, estágio de carreira, mas destacando que os salários podem iniciar na margem de R$ 2.200,00 reais, passando pela média de R$ 5.000,00 reais, podendo chegar a níveis de R$ 20 mil reais.

Quem pode atuar?

Para atuar nos projetos de gestão de tráfego é importante ter formação técnica ou superior em marketing, publicidade, administração, informática e entre outras para ajudar na execução de suas tarefas como atração de público qualificado para o negócio.

É importante frisar ter ampla capacidade para desenvolver campanhas efetivas e desenvolver objetivos conforme o público-alvo.

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado
Gratis para voceLivre de SPAM

E devemos ainda ressaltar as tarefas essenciais a serem executadas como o posicionamento de marca, alcance da mensagem, tráfego, nível de envolvimento com determinado público, taxa de conversão, viralização de mensagens como a nível de visualização de vídeo e instalação de aplicativo.

As melhores estratégias

Dentre as principais estratégias, o gestor de tráfego precisa ter amplo conhecimento sobre o funil de cliente, desde que o profissional tenha a visão que conseguir enxergar os objetivos de marketing de uma empresa em resultados factuais por meio das mídias de atuação.

Sendo assim, o profissional deve sempre buscar mais informações sobre o negócio, os objetivos a serem alcançados com uso das mídias disponíveis.

Perfis de profissionais

No mercado atual, existem vários perfis de gestores de tráfego dentre os quais podemos citar.

– Instagram: A gestão de tráfego dedicada ao Instagram permite a análise do potencial de marketing que cada ferramenta oferece, podendo promover anúncios de postagens específicas para a geração de conteúdo dedicado e gratuito.

– Facebook: Por meio do Facebook Ads o gestor pode enxergar a determinação e direcionar o uso de anúncios com os recursos certos para o encaminhamento de uma campanha de divulgação paga na maior rede social do mundo.

– Google Ads: A empresa que procura gerar resultado para as primeiras páginas do Google é importante o desenvolvimento de uma engenharia estrutural considerando páginas que possuem layout, programação e texto contendo táticas de SEO (otimização de conteúdo).

– Redes sociais: Para a tarefa de gerenciamento de mídias sociais, é importantíssimo dominar todas técnicas de seleção de conteúdo, frequência de postagens, algoritmos e nível de interação de usuários.

– Perfil multidisciplinar: Trata-se de um gestor de tráfego que domina várias áreas ao mesmo tempo com ampla atuação em plataformas de Google, Social Ads e demais mídias.

É um profissional que possui vasto conhecimento de diferentes ferramentas com senso estratégico para elevar mais tráfego para uma página ou loja virtual.

Mercado de atuação

O profissional que atua em gestão de tráfego encontra um vasto mercado para atuar podendo trabalhar em diferentes tipos de oportunidades como em e-commerce, consultorias, agências de marketing, startups, e empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.

Como se formar em gestão de tráfego?

Ainda não existe uma universidade para formar profissionais para essa área dedicada. Mas, há cursos online e cursos presenciais de marketing que já ensinam os primeiros passos dessa profissão.

É um mercado que está cada vez mais aquecido para atuação de Google Ads, Facebook Ads e Instagram com ferramentas específicas. Mas é importante fazer os cursos para alcançar melhores certificações oferecidas pelas próprias ferramentas como o Google Ads, BluePrint e do próprio Facebook.

Por outro lado, mesmo obtendo certificações, o gestor de tráfego deve ter um perfil analítico e saber lidar com dados, podendo lidar de forma direta com os resultados das plataformas digitais de publicidade e de venda digital da marca do seu cliente.

Sendo assim, é importantíssimo ter capacidade de análise e de decisão em dados, sendo que o gestor de tráfego atua diretamente com o investimento do cliente.

Desenvolvimento de competências

O gestor de tráfego precisa procurar desenvolver competências e habilidades como as descritas a seguir:

1 – Conhecimento sobre negócios

Uma das principais competências a serem desenvolvidas é conhecer o negócio de atuação do cliente, de ferramentas de mídia visando compreender mais sobre o negócio em determinada área do mercado.

2 – Capacidade analítica

Ter dedicação para analisar dados com informações sobre clientes, comportamento de clientes e alcance de mensagem. Considerando cada objetivo de campanha é fundamental saber interpretar indicadores que ajudam a apresentar se a empresa está de fato alcançando melhor desempenho nas vendas e em demais tipos de resultados de mercado.

3 – Conhecimento interdisciplinar

Mesmo dominando o uso de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, o profissional pode ainda se interessar em ter conhecimentos prévios em softwares como Photoshop e Corel para visualizar uma foto ou tipo de mensagem a ser otimizada na internet.

Tipos de tráfego

A seguir apresentamos os tipos de tráfego que podem ser diretamente desenvolvidos.

– Orgânico: o tráfego orgânico acontece de modo natural sem o uso de anúncio pago de forma que o cliente acessa as páginas da empresa partindo de pesquisas em buscadores como o Google, permitindo que a marca ou mensagem da empresa apareça nas primeiras posições da busca.

– Pago: o tráfego pago é indicado para a empresa que precisa alcançar resultados mais imediatos de forma a alcançar mais visibilidade para as páginas virtuais do site ou loja da empresa.

No tocante ao tráfego pago temos a rede de pesquisa utilizada quando há o uso de anúncio ou página patrocinada que aparecem nas primeiras posições da busca. Outra é a rede de display que acontece com a compra de espaço em sites que possuem parceria com o Google permitindo que o anúncio seja mostrado em diferentes páginas.

– E-mail marketing: o tráfego dedicado ao e-mail é gerado quando uma newsletter ou e-mail marketing que apresenta links a serem clicados pelas pessoas, porém esse método é um dos mais difíceis a serem executados e a gerar melhores resultados, mas ajuda a direcionar a mensagem para um público ávido por informações e ofertas de uma determinada marca.

        
– Tráfego direto: É referente ao pleno conhecimento que um site ou página já possui na internet, e por já conhecer o endereço do site a pessoa já   digita ou o inclui em sua lista de sites favoritos para visitar.     

– Tráfego social: dedicado ao usuário que acessa a página da empresa através de links por meio das redes sociais. Lembrando que as pessoas acessam bastante as redes sociais as empresas devem estar sempre presentes nessas plataformas como forma de gerar direcionamento de audiência para suas marcas e lojas online.

Benefícios da gestão de tráfego

Ao contratar um com gestor de tráfego, a empresa conta com vários benefícios como a elevação de ROI (Retorno sobre Investimento) que combina tráfego orgânico e tráfego pago, com implementação de estratégias que podem ser combinadas de modo complementar com a geração de resultados a médio e longo prazo.

Sendo assim, a empresa pode manter o fluxo mais contínuo de geração de leads, clientes potenciais e melhores taxas de conversão.

O segundo benefício proeminente é a geração de audiência qualificada através da melhoria de segmentação dos grupos de usuários com a plena utilização de tráfego pago que permite que a empresa possa classificar os perfis das pessoas conforme a faixa etária, interesse, região geográfica e entre outros.

O trabalho do gestor de tráfego ajuda bastante para a melhoria de reputação da marca, ajudando a alcançar os primeiros lugares dos resultados no Google, podendo ainda garantir maior nível de visibilidade colocando a marca como verdadeira autoridade em determinado segmento ou assunto nas pesquisas.

O gestor que atua nessa área também auxilia muito a reconhecer o perfil dos usuários sendo essa tarefa muito importante para determinar as melhores estratégias a serem aplicadas, escolhendo o melhor canal para geração de tráfego para determinado negócio.

Dentre os benefícios está a capacidade de determinar orçamentos mais acessíveis para os projetos pagos ou orgânicos, pois ao investir em marketing digital é importante saber até onde a empresa poderá de fato investir.

Para fazer uma boa gestão

O gestor de tráfego é o profissional que se dedica para ajudar a empresa a conhecer melhor seu público por meio de análise de diferentes canais.

Ele atua para realização de um bom planejamento para a geração correta de público e de dados com aplicação de estratégias corretas seja para o pago (SEM) ou orgânico (SEO).

Atuará sempre definindo e acompanhando as métricas procurando identificar os principais aspectos a serem considerados ou descartados no projeto estratégico de geração de tráfego de uma empresa ou marca, considerando ações e resultados definidos para a taxa de cliques, visualização de anúncio, geração de leads, custo por clique e custo de aquisição de clientes.

Conclusão

Portanto, a empresa que pretende crescer nas plataformas digitais precisa contratar um bom gestor de tráfego, sendo um importante profissional para o gerenciamento de anúncios pagos de uma determinada empresa em suas ações de marketing digital e marketing de vendas na internet.

Esse profissional analisa as principais ações para a geração de vendas para a empresa e determinado tipo de marca, o profissional ao analisar os dados e demais métricas terá mais suporte para oferecer para o seu cliente.

É importante que ele atue bem perante tendências, dados e algoritmos, incluindo o projeto de ações na publicidade paga.

Diferente do tráfego orgânico, que precisa estar de acordo com as exigências dos algoritmos dos buscadores, o tráfego pago está relacionado às ações de publicidade paga.

Esse profissional é, portanto, encarregado de gerenciar os recursos destinados às campanhas e tudo o que envolve anúncios pagos.

Se você pretende atuar nessa área profissional, você precisa conhecer o incrível Curso Método Turbo!

Este é um treinamento completo que permitirá a você conhecer todos os macetes dos grandes profissionais de tráfego e conseguir clientes que lhe garantirão uma super renda todos os meses.

Portanto, quer se tornar um Gestor de Tráfego Profissional? Inscreva-se agora no Curso Método Tráfego Turbo!

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Gratis para voceLivre de SPAM

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.