O que é a bio para Instagram? Ela se refere a uma descrição composta por 150 caracteres situada abaixo do nome de usuário desta rede social, informando os principais dados do perfil na página principal.

Sabemos que conquistar relevância e seguidores no Instagram exige esforço, dedicação e aplicação de estratégias, e todos os esforços começam a partir de uma boa biografia de apresentação ou “bio” para atrair mais leads e seguidores. 

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Esse texto que resume o perfil serve também como chamada inicial, sendo um ponto essencial nos esforços de marketing digital dedicados para essa rede social. 

No dia a dia, quando uma pessoa ou empresa utiliza o Instagram as postagens costumam apresentar imagens e descrições sobre as atividades, rotinas e hábitos do perfil, enquanto que a biografia tem maior foco em resumir o perfil através de uma apresentação objetiva e breve. 

Quando falamos em Instagram, nos referimos a uma das redes sociais que mais crescem no mundo e que promete ultrapassar o Facebook em números de usuários nos próximos anos, lembrando que o Facebook e o Instagram pertencem à mesma empresa, a corporação “Meta”.

Qual a melhor bio para instagram? 10 melhores dicas para você

A partir de 2016, outra rede social, o Tik Tok, começou a crescer entre as redes sociais de publicação e distribuição de fotos e vídeos do dia a dia, envolvendo até ações de patrocínios em eventos esportivos e de entretenimento, porém o Instagram tem se mantido forte oferecendo inovações e alto conceito por meio de suas ferramentas. 

Nos dias atuais, pessoas e empresas precisam ter perfil atualizado e profissionalizado no Instagram, considerando investir na produção de uma boa foto de perfil, redigindo uma bio resumida e que de fato atraia o interesse das pessoas e, sobretudo, posicionar as postagens da melhor forma possível.

Quando falamos em posicionar as postagens, nos referimos na escolha do tema, na qualidade das imagens, na seleção de hashtags e de outros atributos que ajudarão a direcionar determinado tipo de conteúdo na timeline do perfil. 

Outro fator é manter o perfil sempre atualizado, ou seja, não adianta postar algo hoje e somente retornar a publicar fotos e conteúdos meses depois. 

O público que segue determinado perfil precisa sempre receber novas imagens e novidades do perfil. 

Manter o perfil sempre atualizado confere mais segurança e credibilidade para a marca que está publicando e atualizando as postagens. 

Os seguidores se sentem mais seguros e mais atraídos por um perfil que sempre posta fotos criativas e textos descritivos de qualidade. 

Neste artigo indicaremos dicas essenciais para a criação de uma bio eficiente que possa, de fato, ajudar a atrair mais leads e novos seguidores para o perfil no Instagram. 

O que é a biografia do Instagram?

A bio para Instagram se refere a uma área pequena de texto abaixo do nome do perfil ou usuário. 

Neste pequeno espaço o usuário conta com até 150 caracteres para redigir uma apresentação de seu perfil de forma resumida e curta, incluindo textos, links de sites, hashtags e até emojis. 

O principal objetivo da bio no Instagram é criar um local de apresentação para os visitantes potenciais, sendo importante investir na criatividade. 

Inicialmente, a biografia publicada no perfil do Instagram precisa passar um pouco do conceito da empresa ou da personalidade, incluindo os valores da marca de cunho profissional e pessoal. 

Ela ajuda a apresentar o perfil e a demonstrar o que realmente o perfil pode oferecer em nível de postagens, conteúdo e interatividade, buscando sempre gerar valor ou ativar a audiência de forma inicial. 

Trata-se de um espaço muito pequeno, mas quando bem explorado com estratégia e criatividade pode transmitir mensagens atrativas e ajudar a gerar seguidores. 

Conceitos básicos

Considerando os conceitos básicos de uma boa biografia no Instagram, devemos começar com o conceito de incentivo.

Esse curto texto precisa ter a capacidade de incentivar que os visitantes e seguidores permaneçam na página por mais tempo e sintam a vontade de seguir o perfil e compartilhar os conteúdos postados por ele. 

O perfil, a partir dessa bio para Instagram, precisa cumprir a promessa de sua marca, identificar as personas do negócio, desenvolver uma personalidade para a empresa, identificar competências e habilidades, gerar ações para os potenciais clientes e, principalmente, ter uma bio que traduza a qualidade das imagens postadas pelo perfil. 

10 Dicas para criar uma bio de sucesso

A seguir apresentamos as melhores práticas para a criação de uma bio criativa e que seja inconfundível:

1 – Palavras-chaves

As palavras-chaves ajudam a indexar o perfil dentro do sistema de pesquisas do Instagram, elas ajudam a criar uma lista de interesses através da classificação gerada pelos algoritmos durante a busca dos usuários da rede social.  

As palavras-chaves se referem a termos ligados a determinados assuntos e temas que estejam de encontro ao segmento ou área de atuação de determinado perfil. 

2 – Use fontes diferentes

Geralmente, o Instagram somente permite o uso de uma bio no Instagram, porém há ferramentas e aplicativos na internet que auxiliam a alterar a aparência de uma fonte e torná-la personalizada.

Com o uso de aplicativos como o Instagram Fonts é possível redigir textos, colar e copiar na área de biografia. 

3 – Adicione categorias

É indicado ao perfil adicionar categorias à descrição, podendo o usuário descrever o seu perfil como de uma empresa, artista, figura pública e entre outros. 

Caso o dono do perfil seja representante de uma empresa, ele poderá escolher a categoria de empresa, lembrando que essa informação aparecerá ao lado do nome do perfil para auxiliar os visitantes a entender o real conceito da conta que se apresenta. 

Ao escolher uma categoria de perfil, o próprio perfil ganha mais espaço para inserir outros tipos de informações. 

4 – Explore as hashtags

As hashtags começaram a ficar populares a partir do Twitter nos anos 2000 e migraram rapidamente para outras redes sociais como Facebook e Instagram.

Qual a melhor bio para instagram? 10 melhores dicas para você

Um determinado termo seguido pelo símbolo “#” se torna em um link que ao ser clicado leva o visitante para determinado conjunto de resultados de pesquisas relacionados à palavra ou assunto existente na hashtag. 

Ela auxilia a resumir todas as informações por temas sem utilizar muitos caracteres, podendo ainda a empresa buscar a criação de uma hashtag personalizada gerando novas chances de os usuários encontrarem novos conteúdos através da hashtag criada pela empresa. 

5 – Insira links

A bio para Instagram permite adicionar mais informações através de links de navegação, através do qual o visitante poderá clicar ou copiar o endereço do site da empresa, blog oficial do perfil ou da pessoa que é responsável pelos conteúdos postados no Instagram.

É importante ressaltar que os links devem apresentar conteúdo relevante como o site oficial da marca ou loja, blog oficial do perfil e entre outros que mantenham a seriedade do conteúdo. 

6 – Use símbolos

O responsável pelo perfil ainda pode inserir símbolos e caracteres especiais para chamar mais atenção. 

Ao utilizar caracteres especiais e símbolos o usuário ou editor pode também selecionar emojis e inserir mais diversão para a apresentação de seu perfil. 

Ao adicionar caracteres especiais o usuário consegue customizar melhor as informações e resumir o que de fato precisa apresentar de maneira mais inteligível. 

Porém, quando se trata de uma conta que representa um perfil gamer, loja infantil, nerd e outros segmentos do setor jovem e infantil, é livre o uso de emojis e caracteres especiais para atrair o público que gosta de games, quadrinhos, aplicativos e séries. 

São símbolos que geram mais diversão e visual criativo com a customização certa. 

É importante ter foco e atenção para evitar exageros, como falamos anteriormente, sem quebrar o objetivo de resumir as informações do perfil, mantendo a fluidez para a leitura da biografia no Instagram. 

7 – Use CTA

O CTA se refere a uma chamada para a ação. O CTA é muito importante na elaboração de um anúncio, postagem de um blog e também para a publicação de uma biografia no Instagram. 

Ao utilizar o CTA a conta está incentivando os seguidores a agirem conforme a orientação de uma postagem ou conceito da conta.

Lembrando que o CTA deve estar localizado antes de um link (de uma loja virtual, página de vendas, e-book, etc) para o visitante ou seguidor ter amplo acesso a determinado conteúdo promocional e, dessa forma, ser direcionado para outros canais de contato através da rede social. 

Geralmente, os perfis de vendas e de negócios utilizam também botões de CTA mais personalizados que ajudam a orientar os visitantes a realizar pedidos de compra de comida rápida, realizar reservas e ligações. 

8 – Pense na proposta

Ao planejar a bio para Instagram é importante pensar na proposta do perfil. É fundamental que a conta defina qual é a sua verdadeira função na rede social.

Imagine uma loja virtual que vende livros e que divulga títulos e promoções através do Instagram, na biografia essa loja apresentará a missão de seu negócio, indicando como ele funciona e inserindo links para pedidos. 

Ao pensar na bio é importante pensar também no propósito ou função da conta, seja no caso de uma empresa ou atuação pessoal. 

9 – Pense nos recursos além do texto

Geralmente, os emojis são importantes parceiros no momento da construção de uma biografia criativa. 

São símbolos criativos que podem combinar com cada tipo de perfil ou conteúdo, podendo gerar percepção dinâmica à marca do perfil e ao conteúdo destacado. 

Uma bio redigida de qualquer maneira não costuma ser percebida, podendo ficar misturada e quebrar a geração de atenção. 

Além dos emojis, o usuário pode também investir em hashtags, porém é aconselhável usar no máximo de duas até três hashtags na bio.

Porém, é essencial que as hashtags sejam usadas também pelo perfil nas postagens do feed com a possibilidade de oferecer categorias mais segmentadas para cada postagem. 

São recursos que podem se fazer presentes no texto de forma criativa e com a direção mais correta. 

10 – Use linhas de quebra

Ao pensar na bio para Instagram, o perfil pode investir também nas linhas de quebra, pois nesta pequena área de inscrição da bio ao clicar na tecla “enter” o aplicativo do Insta não reconhece o espaçamento entre cada linha, o que poderá deixar um texto mais confuso ao ser redigido com o raciocínio tradicional de espaçamento. 

A dica é usar as linhas de quebra, podendo redigir a biografia a partir do computador e depois transferir para o celular. 

Existem textos com quebra de linha que são encontrados no Google e que apenas precisam ser copiados, colados e adaptados no Instagram. 

Leitura complementar: 10 Tipos de Conteúdos que Engajam e Convertem MAIS!

Conclusão 

Neste artigo apresentamos as principais dez dicas para planejar e publicar a melhor bio para Instagram.

Qual a melhor bio para instagram? 10 melhores dicas para você

Porém, tudo depende da criatividade e da mensagem que o usuário precisa transmitir para resumir o verdadeiro objetivo da conta na rede social. 

Muitas contas possuem um estereótipo perfeitinho, mas não possuem conteúdos ou história para contar. 

É importante ressaltar que o público que acessa e utiliza o Instagram tem sido cada vez mais exigente com a popularização das redes sociais. 

É importante que o perfil, empresa ou marca saiba dialogar com a sua audiência, procure definir uma bio super criativa e que resume a visão e missão da pessoa ou empresa nesta rede social.

Outros fatores envolvem o sucesso de uma conta no Instagram podendo ajudar a alavancar os negócios e o crescimento das vendas, tornando a rede social como uma verdadeira promotora do negócio.

A bio pode resumir os propósitos, valores e a personalidade de modo criativo e resumido, principalmente, para superar a concorrência. 

É indicado também visitar os perfis da concorrência (no caso de uma empresa) e dos parceiros de assunto (no caso de um perfil pessoal).

De todo modo, a biografia no Instagram deve apresentar valores, objetivos e a essência da conta de maneira a criar personalidade única na rede social. 

Aproveite para baixar um de meus ebooks gratuitos, partir das orientações e dicas apresentadas neles você poderá criar perfis criativos e focados em soluções cabíveis, seja para o uso de um negócio ou de atuação pessoal na internet.

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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