O blog é a maneira mais eficaz para fazer a divulgação de seus serviços e produtos, por isso, apresentarei algumas ideias de como divulgar meu blog, estas são técnicas testadas e aprovadas por profissionais de marketing digital em todo o mundo, você poderá testá-las em seu site ou redes sociais.

Como divulgar meu blog? 7 ideias testadas e aprovadas

7 dicas de como divulgar meu blog imperdível!

Fazer a divulgação de um blog exige esforço, dedicação e tempo, abaixo, eu separei algumas dicas relevantes que poderão ajudá-lo em seu processo de divulgação, confira: 

1º E-mail 

Sim, o e-mail não morreu, esta é ainda uma das melhores ferramentas para a divulgação de blogs e serviços, é necessário que você crie uma lista de maneira natural, uma campanha de e-mail poderá ser criada para que você possa realizar a divulgação de seu blog.

Uma lista de e-mails é um dos elementos mais importantes que o marketing digital possui atualmente, de fato o dinheiro está em sua lista de e-mail, veja abaixo alguns dados importantes sobre o e-mail marketing no mundo:

  • No mundo, cerca de 92% dos usuários possuem pelo menos uma conta de e-mail;
  • Atualmente, 72% dos usuários possuem o hábito de checar a caixa de e-mail pelo menos 6 vezes por dia;
  • Os e-mails são utilizados para fins comerciais, por 75% das empresas, já as redes sociais, apenas 3% utilizam para a divulgação de produtos ou serviços;
  • Somente em 2012, o e-mail marketing conseguiu um ROI de 4000%. 

Existem diversos softwares no mercado para praticar o e-mail marketing e fazer o teste A/B, para checar qual o software que apresenta os melhores resultados para a sua empresa, tenha cuidado ao escolher os locais de captura de e-mails, seja honesto e coeso na hora de redigir um e-mail para seus clientes. 

O e-mail marketing é a melhor opção para quem deseja promover seus artigos, também podemos obter conversões qualificadas gerando com isso, mais vendas para seu negócio, para quem trabalha com afiliados esta é sem dúvidas, uma excelente ferramenta de divulgação e interação com seus clientes. 

2º Redes sociais 

Se você possui artigos para divulgar, então, é recomendado que compartilhe no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras. Nas redes sociais também podemos encontrar grupos para participar e divulgar nosso trabalho.

É necessário ter atenção com as regras do grupo, pois existem alguns grupos que não permitem a divulgação de materiais de trabalho, logo, é importante ressaltar que, quando não cuidamos das redes sociais da maneira correta, as mesmas poderão ser um pesadelo para seu negócio. 

Veja alguns números das redes sociais ao redor do mundo, caso ainda não tenha um perfil, é importante criar um perfil comercial para a sua empresa, confira:

  • O número de usuários ativos no Facebook chega a 1,5 bilhão;
  • Apenas no Twitter, são enviados cerca de 350 mil tweets;
  • As horas que são gastas no YouTube já ultrapassam as 6 bilhões;
  • O Linkedin contém aproximadamente 400 milhões de usuários. 

Nestas redes existem pequenos empreendedores, blogueiros e profissionais liberais, que poderão ser potenciais clientes, parceiros e sócios de negócios, etc, por isso, investir em uma presença online é fundamental para empresas de qualquer segmento. 

As redes sociais devem sempre ser alimentadas com bons conteúdos, afinal, desde 2012 o Facebook vem limitando o alcance orgânico, em até 16% na maioria das páginas que são cadastradas nesta plataforma. 

Para quem decide ingressar no nicho de saúde, alimentação e exercícios físicos, o Instagram é atualmente a melhor opção disponível no mercado digital. 

Lembre-se que o blog, as redes sociais e o e-mail marketing são estratégias que se complementam entre si, devem caminhar em conjunto para que sua empresa possa apresentar um bom ROI no final do mês. 

3º Libere comentários em blogs 

Se você já pesquisou sobre como divulgar meu blog, certamente já deve ter lido algum artigo sobre os comentários e a relevância que os mesmos possuem para seu negócio, comentando nos outros blogs é possível realizar a divulgação de seu trabalho.

No entanto, não basta apenas deixar um comentário somente para promover seu conteúdo, é necessário que o comentário agregue valor ao artigo que está disponível no blog, temos que ensinar e oferecer uma visão diferente ao tema proposto. 

Quando agregamos valor ao conhecimento, podemos tranquilamente deixar o link para que os clientes possam saber mais sobre nosso produto ou serviço, utilize esta estratégia com moderação e cautela, por isso, colabore verdadeiramente com o conteúdo que está sendo proposto pelo blog. 

Se utilizada com bom senso, esta é uma estratégia de marketing online extremamente eficiente e que poderá trazer tráfego qualificado para a sua empresa, com o comentário podemos colocar links relevantes para ampliar o número de visitantes para a nossa página pessoal. 

Graças aos comentários, também conseguimos obter feedbacks instantâneos, o que nos ajuda a modificar nossa estratégia de marketing caso seja necessário. A conservação com comunidades poderá abrir espaço para ampliação de seu negócio, trazendo novas oportunidades de negócio. 

Para a elaboração de comentários autênticos, temos que ser verdadeiros, escolha em quais blogs pretende comentar, a paciência é necessária para conseguir bons tráfegos através dos comentários. 

4º Utilize sites de perguntas e respostas 

Existem vários fóruns na internet, é fundamental pesquisar sobre as perguntas que estão relacionadas com o tema de seu blog, sua resposta deve sempre ter o objetivo de ajudar a solucionar o problema que está proposto na pergunta.

O Yahoo respostas é o fórum mais antigo que podemos encontrar, também tem fóruns sobre temas específicos como gastronomia, informática, medicina, etc, os fóruns de discussão ajudam a promover a interação entre os usuários, nas redes sociais encontramos fóruns sobre vários nichos.

Os administradores dos fóruns devem criar regras de boa convivência nos grupos, por isso, fique atento e respeite as regras, os assuntos mais quentes dos fóruns estão diretamente relacionados com o dia e horário de sua publicação. 

Também é possível observar quais são os assuntos que possuem uma maior interação, pense bem nas respostas e seja inteligente na hora de incluir o seu link, tenha cuidado para não transformar seu link em uma estratégia ruim. 

Por padrão, os temas que mais costumam gerar conteúdos são: esporte, lazer, cultura, saúde, moda, lifestyle, etc. Se você curte alguns desses temas, então esta é uma boa opção para ajudar na divulgação de seu blog e promover parcerias com outros blogueiros. 

Como divulgar meu blog com Guest Post 

Como divulgar meu blog? 7 ideias testadas e aprovadas

Os posts poderão ser publicados em outros blogs, esta é uma prática antiga, com esta estratégia podemos melhorar o tráfego do blog ou site, criar uma lista de e-mails qualificada, além disso, podemos apontar links para seu conteúdo. 

É possível gerar autoridade, conquistando um público que ainda não conhece seu trabalho, com esta técnica podemos ter uma boa reputação perante o Google, você também poderá oferecer materiais educativos para que o usuário possa baixar.

Para os blogs que ainda estão no começo, esta é uma boa opção para a divulgação de seu trabalho, assim, seu blog conquista mais seguidores com maior velocidade. Abaixo, exibirei alguns benefícios que o guest post poderá proporcionar:

Criar uma autoridade – Se o objetivo é ser uma autoridade na web, então aproveite este recurso, pesquise por blogs que ofereçam conteúdos que agregam valor para sua marca, faça contatos para parcerias e campanhas.

Elevar o número de tráfego – Para quem já está no mercado digital, esta é uma excelente ajuda para obter um bom número de tráfego, aqueles que buscam por tráfego qualificado, devem escolher as melhores referências de acordo com o seu nicho. 

Obter outras audiências – Quando escrevemos em outros blogs, conseguimos atrair um bom número de seguidores que poderão ser potenciais clientes, é necessário investir em ações de co-marketing para estabelecer a criação de materiais como vídeos e ebooks. 

Otimiza o posicionamento em mecanismos de busca – O guest post permite satisfazer a intenção no momento da busca, os backlinks são seus grandes aliados, pois eles apontam para alguma página de seu conteúdo. 

Trabalhe sua habilidade de escrita – Temos que ter cuidado com as diretrizes editoriais quando estamos escrevendo em outro blog, mesmo que o público-alvo seja parecido e com necessidades iguais, ainda sim, precisamos ter cuidado com a linguagem que será utilizada na comunicação. 

6º Citações e referências 

As citações e referências são utilizadas em artigos acadêmicos e TCC, quando você utiliza referências de terceiros, é fundamental pedir autorização enviando um e-mail ao responsável, este procedimento é válido para vídeo, infográfico e texto.

O princípio da reciprocidade é fundamental para ter uma boa relação com os usuários da internet, sempre que possível não esqueça de utilizar citações. 

7º Faça parcerias com influenciadores 

Esta é a melhor forma de aumentar o engajamento e o tráfego em suas redes sociais e sites, já está comprovado que os influenciadores possuem grande credibilidade, estes influenciadores apresentam um bom número de seguidores e por isso, conseguem fazer opiniões autênticas a respeito de produtos e de serviços. 

Se você  deseja experimentar esta técnica, é necessário realizar uma pesquisa de acordo com o seu nicho e mandar um e-mail solicitando parcerias com estes influenciadores, muitos influenciadores costumam compartilhar conteúdos dos parceiros, como forma de ajudá-los. 

Na internet, encontramos influenciadores de vários segmentos, fazer este tipo de parceria é importante para aumentar o engajamento de sua marca, para quem tem um produto ou serviço para lançar, este tipo de parceria é um ótimo gatilho para alavancar seu negócio. 

Tenha uma landing page com o objetivo de capturar e-mails, inclua o links na descrição de vídeos para YouTube, em suas newsletters e em seu blog para que seu público possa conhecer os produtos ou serviços que você poderá oferecer. 

Seja criativo na hora de fazer seus anúncios, lembre-se que as estratégias de marketing digital dependem da criatividade para trazer resultados positivos, invista na contação de histórias e teste outros formatos de postagens. 

Invista em outros canais para divulgar seu blog

Como divulgar meu blog? 7 ideias testadas e aprovadas

Além das 7 dicas de como divulgar meu blog, é possível fazer a divulgação em outros canais como área de membros, por exemplo. abaixo, mostrarei mais algumas opções para a divulgação de seu blog:

Área de membros 

Uma área de membros é considerada uma das melhores interações do momento, porque este espaço é exclusivamente destinado aos seus fãs, eles poderão acessar conteúdos exclusivos, comentar em seus artigos mais recentes, no futuro eles poderão ser convidados para escrever conforme sua determinação. 

Você também consegue visualizar quais são os posts que apresentam maior interação e quais são os tópicos que os fãs gostam de seguir, assim, é mais fácil estabelecer uma estratégia de marketing digital

Inclua links na assinatura de e-mails 

Para aumentar o número de visitas em seu blog, é necessário acrescentar links direcionando para seu blog, assim, os assinantes de sua lista de e-mails poderão ter acesso aos artigos mais recentes de sua página, não deixe de incluir também os links para as suas redes sociais, dessa forma, o fortalecimento de sua marca será ainda maior. 

Participe de eventos como palestrante convidado

O marketing cara a cara está cada vez mais comum, principalmente após a pandemia, pois as marcas estão constantemente investindo em eventos online e convidando palestrantes já conhecidos e iniciantes, se participar de algum evento não deixe de ter cartões de visitas para divulgar seu trabalho. 

Botões de compartilhamento nas redes sociais 

Existem locais estratégicos onde podemos colocar os botões para compartilhar nas redes sociais, esta é a melhor forma de facilitar o compartilhamento de conteúdo online, geralmente, os botões poderão ser compartilhados no final dos artigos. 

Sempre que tiver artigos novos, produtos ou serviços para lançar, coloque suas redes sociais, assim, seus seguidores poderão ajudá-lo na divulgação de seus produtos. 

Conclusão 

Agora que você sabe como divulgar meu blog com coerência e bom senso, não deixe de colocar em prática todas as nossas dicas, faça testes e escolha a melhor opção para seu público-alvo, o blog é uma das melhores formas de manter um contato direto com seu público. 

Em um blog, você tem a chance de contar em detalhes como o seu negócio funciona, você poderá apresentar um conteúdo bem escrito e que seja relevante, por isso, seja o mais original possível. Ofereça cases de sucesso, conteúdos para download que possam esclarecer dúvidas, etc.
Continue aprendendo sobre blogs através de meu ebook, neste ebook mostrarei o passo a passo para divulgar seu blog sem transtornos!

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
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Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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