O afiliado autoridade une a capacidade do profissional em dominar o assunto e elevar o valor do produto no qual ele está promovendo nas internet.

Ter autoridade na internet se refere ao potencial de ser um especialista ou detentor da maior quantidade de informação possível, e este tipo de conteúdo ajuda no processo de oferta de um produto físico ou digital.

Atualmente, o mercado de vendas afiliados tem crescido cada vez mais, principalmente, com o avanço de plataformas de grande marca como a Hotmart e Eduzz.

Essa atividade gera novas oportunidades de trabalho para quem atua para oferecer os produtos e para escalonar as vendas do produtor responsável pelo desenvolvimento e criação do infoproduto.

No Brasil tem crescido o interesse de trabalhar como afiliado de produtos e marcas para gerar renda extra e até mesmo renda fixa no mercado digital.

Inicialmente, para atuar como uma autoridade no assunto referente ao produto é fundamental buscar conhecimentos, saber desenvolver conteúdo, ter aptidão, lapidar o talento (caso já tenha para pesquisar, redigir, criar e etc) e ter muita afinidade com determinado nicho de público.

Ter domínio sobre determinado assunto ajuda a atrair leads e clientes potenciais mais qualificados, ou seja, que tenham real interesse no assunto e no conceito do produto a ser oferecido. 

Geralmente, as pessoas acessam o Google e as redes sociais em busca de informações, dados e por ofertas de produtos. Saber equilibrar esses três fatores também ajuda muito a otimizar o processo de geração de domínio e autoridade na internet em relação aos demais.

Como me tornar um afiliado autoridade? E porque é importante para seu negócio

Neste artigo falaremos mais sobre esse conceito de desenvolvimento de base de conhecimento e de aplicação do mesmo como diferenciação para atração de leads (público de interesse) e de clientes potenciais.

O que é Afiliado Autoridade?

Quando falamos nesse tipo de afiliado nos referimos a um perfil de promotor de vendas e de produtos que constrói a sua audiência através de blogs, sites, redes sociais, vídeos e e-books resumidos como forma de oferecer conhecimento para atrair audiência e, posteriormente, oferecer seus infoprodutos.

Ele também possui a capacidade de gerar alto volume de conteúdo, tráfego e construir positivo relacionamento por meio de base sólida construída com seus principais contatos e clientes potenciais.

Nesse processo, a informação encaminha o cliente para o produto e para o processo de compra de produto, na prática esse tipo de afiliado consegue vender investindo menos em anúncios e otimizando suas indicações.

Com essas práticas, é possível construir um público qualificado para considerar melhor o valor do produto ou serviço para elevar a quantidade de indicações dos produtos nas redes.

Com autoridade e domínio no assunto, o afiliado consegue aplicar melhores estratégias de geração de tráfego orgânico, atraindo clientes qualificados e obtendo melhores resultados sem precisar gastar verba financeira com anúncios pagos.

Alguns profissionais afiliados podem sentir dúvidas sobre qual nicho de cliente potencial selecionar, ou se podem se especializar em determinada categoria de produto ou tema para aplicar as suas ações de mercado e esforços de conteúdo.

Mas é possível sim utilizar a informação é determinada base de conteúdo para gerar maior identificação entre o produto que está promovendo e a audiência que está sendo gerada.

Porém, na prática é fundamental a criação de conteúdos que sejam de fato valiosos e de alta qualidade para gerar audiência. Se o conteúdo for considerado único pelo lead, o fator de considerar a mensagem será ainda maior.

O afiliado pode organizar a lista de temas pelo nicho de pessoas que pretende atingir, ou pela lista de interesses ativos no mercado.

Para o afiliado que está começando a atuar neste mercado, a boa dica é selecionar nichos e subnichos existentes em grandes categorias, para não ficar atrelado somente aos assuntos de massa ou temas genéricos, podendo trabalhar sobre um público de interesse mais específico.

A boa dica também é conhecer bem o público escolhido, sabendo com quem se pretende falar e como abordar cada tipo de assunto, seja por meio de artigos em blog, mini ebook, vídeos e entre outras possibilidades de conteúdo.

Quais as vantagens de ser um afiliado?

Sabemos que desenvolver um negócio digital requer muita dedicação, principalmente, quando é necessário gerar alta audiência nas redes sociais seja utilizando o perfil corporativo ou pessoal.

Posteriormente, transformar a audiência em renda passiva ou ativa também é bastante desafiante. A aplicação de estratégias de marketing para afiliados ajuda a identificar o público certo, trabalhar com o produto mais adequado para o público escolhido e, principalmente, desenvolver uma nova fonte de renda.

A primeira vantagem de ser afiliado é o fato de não precisar pagar nada para começar a atuar. Inicialmente, o interessado precisa apenas se cadastrar no portal ou plataforma de produtos, ativar a conta gratuita e começar a fazer parte de uma rede de afiliados.

Posteriormente, o afiliado aprovado na plataforma poderá selecionar os programas nos quais gostaria de participar para trabalhar promovendo os produtos digitais.

Outra vantagem é a praticidade para divulgar os produtos, mesmo que o afiliado não tenha site ou blog, ele pode realizar as divulgações dos links de cada produto através das suas redes sociais e WhatsApp, desenvolvendo uma autoridade firmada na proximidade com as outras pessoas nas redes sociais.

Mas, para construir mais autoridade e atração em relação aos clientes potenciais é indicado investir em site ou blog próprio para veicular informações relacionadas aos produtos que estão sendo promovidos, aliando informação de qualidade com a oferta direcionada ao público de interesse.

Mais uma vantagem bastante positiva que devemos ressaltar é o fato do afiliado não precisar produzir, obrigatoriamente, o seu próprio produto para trabalhar na internet.

Como afiliado, ele sempre poderá atuar promovendo e indicando os produtos de terceiros (referidos como criadores). Mesmo que, com o tempo, o afiliado possa decidir também trabalhar como produtor de conteúdo, ele pode começar promovendo os produtos de outros produtores.

A grande vantagem é o fato da maioria dos produtos serem digitais, ou seja, boa parte das plataformas não trabalham somente com produtos físicos, mas, majoritariamente com infoprodutos como e-books, planilhas, aplicativos, áudio, vídeos, cursos online e entre outros.

O fato de se trabalhar com infoproduto elimina a necessidade de ter estoque de produto físico e o de arcar com custos de suporte e estocagem. Até o produtor fica livre desse tipo de tarefa.

Principalmente para o afiliado de autoridade, o profissional que atua nessa área também fica isento de todos os riscos, focando sempre na performance e geração de melhores resultados de vendas de produtos.

Mantém-se livre de todos os custos de vendas, transporte, elaboração de conteúdo e entre outras tarefas. Finalmente, devemos ressaltar também que os sistemas das principais plataformas de venda afiliada são confiáveis permitindo o rastreamento dos pedidos, acompanhamento das performances de cada venda e os processos de pagamentos das comissões geradas.

E todo o processo é eletrônico sem a necessidade de imprimir documentos ou de esperar o envio de documentos.

Quais são os tipos de afiliados?

Como me tornar um afiliado autoridade? E porque é importante para seu negócio

A seguir apresentamos os principais tipos de afiliados mais conhecidos e praticados na internet atual:

– Afiliado autoridade

​O principal tema deste artigo se refere ao perfil de trabalho afiliado que busca recomendar para a sua audiência produtos através de informações de valor.

Oferecendo conteúdo que agrega valor à mensagem e às necessidades do cliente potencial, o profissional assume maior autoridade em seu blog, site e redes sociais podendo conquistar mais credibilidade para apresentar os produtos certos para o seu público.

O seu objetivo é concentrar conteúdo para construir audiência qualificada e gerar clientes qualificados (que tenham verdadeiro interesse na marca e no produto), sendo possível veicular o conteúdo através de blogs, vlogs, canais de vídeo, redes sociais e outras plataformas de conteúdo.

Ao alcançar volume de tráfego alto, o profissional terá maiores chances de criar relacionamento com a sua audiência e criar melhores ambientes para a conversão de vendas.

Geralmente, esse perfil de profissional precisa pesquisar bastante sobre determinado assunto ou se tornar especializado em um determinado nicho de mercado ou audiência.

– Afiliado árbitro ou investidor

Esse perfil de profissional atua nos bastidores e busca o anonimato em suas ações de promoção de vendas. Ele divulga os produtos, procura pelas conversões de vendas e, ao mesmo tempo, não revela a sua personalidade.

Geralmente trabalha com campanhas de anúncios veiculados em diferentes plataformas da internet, podendo ainda investir em anúncios para divulgar os seus links de vendas.

Ele investe diretamente na divulgação de um produto que pode ser seu ou de terceiros, visando alcançar retorno através da divulgação direta.

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– Afiliado Renda Extra

Esse perfil de profissional também é conhecido como “revendedor”, é uma atividade indicada para o profissional que não possui capital próprio para investir em divulgação ou criação de infoprodutos, mas precisa de uma fonte de renda extra.

O afiliado revendedor busca por produtos na plataforma sempre focando em clientes mais próximos dele ou que possuem problemas específicos. Por exemplo, se ele conhece mulheres que estão em momento de gestação ou se tornaram mães há pouco tempo, ele pode indicar cursos online de como melhorar a alimentação do bebê.

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​Inicialmente, para o afiliado autoridade e para boa parte das marcas de e-commerce que atuam na internet, se dedicar à produção de conteúdo e construção de audiência são fundamentais para gerar leads (público de interesse) e abrir caminho para a conversão de vendas.

Porém, é necessário identificar um nicho de público, definir os canais de distribuição de conteúdo e construir a audiência por meio da autoridade.

É indicado utilizar a construção de blogs, canais no YouTube e ter forte presença nas redes sociais para atrair mais público para ofertar produtos e serviços de qualidade.

A venda e revenda de infoprodutos, como indicamos anteriormente, é um dos principais caminhos para gerar renda na internet.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível manter um relacionamento positivo e mais próximo com determinado nicho de público para oferecer links de produtos que sejam interessantes para resolver suas demandas de consumo.

Para selecionar a rede social mais adequada para concentrar os melhores esforços, é importante estudar o perfil de público que se pretende trabalhar e atingir, e saber quais mídias eles mais acessam diariamente.

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Em relação ao blog, esse tipo de plataforma de conteúdo ainda é bastante oportuna para veiculação de notícias, novidades, conhecimento e compartilhamento de e-books gratuitos.

Através de postagens realizadas nos blogs, o editor que também atua como afiliado autoridade conseguirá oferecer conhecimento para o seu público específico e oferecer os produtos certos para a sua audiência.

O blog ajudará a gerar tráfego orgânico para as redes sociais e para a divulgação dos links de cada produto.

Outra ferramenta bastante acessível é o YouTube, existem pessoas que conseguem ganhar dinheiro na plataforma de vídeos mesmo sem aparecer veiculando videoaulas, tutoriais em formato de vídeos e compartilhando os melhores momentos do cinema e da TV, gerando audiência orgânica e indicando produtos em forma de link na descrição do vídeo.

Conclusão

Neste artigo apresentamos ótimas dicas de como se tornar profissional de indicação de produtos afiliados e como trabalhar como afiliado autoridade, sendo esta uma das formas mais profissionais de indicar e promover produtos físicos e digitais.

O grande foco do profissional, independente de seu perfil afiliado é o de conquistar cada vez mais vendas através da internet e ter suas ofertas cada vez mais conhecidas.

Inicialmente, os profissionais procuram pelo mercado de afiliados como forma de gerar uma renda complementar e passiva, porém, com o passar do tempo, aprendem a atuar de forma mais especializada e se aprofundam no chamado empreendedorismo digital.

Quando o trabalho é bem feito ele gera retorno financeiro, flexibilidade de horário de trabalho e maior comodidade recompensando a dedicação de tempo e conteúdo.

De todo modo é fundamental conhecer as melhores táticas de seleção e desenvolvimento de conteúdo e veicular cada tipo de conteúdo na plataforma mais adequada para atingir o público certo de forma ativa e bem direcionada para atrair o cliente certo.

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Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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