O Google tem regras severas com relação ao plágio e conteúdo duplicado, se você quer evitar penalizações em seu site, é fundamental respeitar as regras do Google. Para aprender mais sobre o tema acompanhe até o final.
O que é conteúdo duplicado?
Na internet, é conhecido como conteúdo duplicado todo aquele conteúdo que é totalmente ou parcialmente parecido, podemos encontrá-lo em um único domínio ou em dois sites distintos, este tipo de conteúdo afeta a credibilidade do site, prejudicando principalmente a sua visibilidade em todos os buscadores.
Automatik Blog: Ideias para o Seu Negócio Online
Conteúdo Automatizado e Otimizado para o Sucesso Digital
Se você trabalha com ranqueamento orgânico, tenha atenção na hora de escrever seus textos, faça uma pesquisa bem detalhada sobre o tema que está sendo proposto, faça o texto mais original possível, é importante ter atenção pois a duplicação pode acabar afetando o desempenho do SEO do seu site.
Vale lembrar que, a duplicação prejudica a qualidade de seu conteúdo, o Google está disparando alarmes para sites que apresentam conteúdos repetidos, é importante que você saiba que é possível aparecer nas primeiras posições, para isso, seu conteúdo deve ser de qualidade e que agregue valor para a sua audiência.
O Google penaliza conteúdo duplicado ou plagiado?
As mudanças que estão sendo realizadas no algoritmo do Google estão ajudando a evitar o tal SPAM, afetando de maneira significativa todos os sites que possuem algum conteúdo duplicado, independente da penalização do Google, o plágio é um crime previsto pelo artigo 184 Código Penal Lei n° 9.610-98 Direitos Autorais.
Para evitar qualquer problema com relação ao ranqueamento do site, é necessário que os profissionais de tráfego pago, marketing digital, analistas de SEO e principalmente produtores de conteúdos fiquem atentos aos avisos sobre as mudanças no algoritmo, o próprio Google avisa quando há modificações que podem afetar o conteúdo do seu site.
Automatik Blog: Ideias para o Seu Negócio Online
Conteúdo Automatizado e Otimizado para o Sucesso Digital
É importante observar que os fatores que o Google analisa no ranqueamento, são os seguintes:
Significado da consulta – É determinada a intenção da consulta, com o objetivo de trazer os melhores resultados, podendo utilizar inclusive pesquisas semelhantes.
Relevância com as páginas da internet – A relevância é mostrada através de palavras-chave, meta tags e interação em todos os sites da internet.
Qualidade do conteúdo – Esta classificação deve levar em conta os seguintes fatores: experiência, autoridade e confiabilidade (EAT).
Usabilidade de páginas web – A experiência do usuário (UX) deve ser totalmente priorizada, a usabilidade ajuda a identificar os problemas que uma página pode apresentar.
Contexto e configurações – O contexto nada mais é do que os resultados personalizados, com base em localização, histórico de pesquisa e configurações de pesquisa.
Como saber se meu site tem conteúdo duplicado?
Alguns fatores podem ajudar a encontrar o conteúdo duplicado, abaixo, passarei alguns desses fatores para que você possa ficar atento:
1º Consulte variações de domínio
As URLs podem ser mal formadas, que mostram conteúdos repetidos, um mesmo endereço pode ter muitas variações, com pequenas diferenças incluindo acentos.
2º Observe os títulos e meta tags
Para fazer este procedimento é importante fazer uma conta no Google Search Console, assim, as duplicações podem ser encontradas em títulos e meta descrições, você deve clicar na aba “Aspectos de pesquisa”, depois em “Melhorias de HTML”.
3º Versões de impressão
É importante saber que existem versões para uma única página, que pode ser a original e uma específica para impressão, sendo que, a específica é utilizada para que possa aparecer de maneira atraente nos buscadores, a duplicidade pode acontecer de forma explícita quando não há o aviso sobre a autoridade dos acessos.
4º Analise os resultados nos buscadores
No diretório de busca, podemos encontrar diversos links que são criados com o mesmo conteúdo, este é um procedimento comum dentro dos temas relacionados a marketing, por exemplo, “objetivos SMART” ou “SEO local”.
5º Use o Copyscape
Esta é uma ferramenta excelente que ajuda a detectar plágios, através da URL você consegue descobrir se existe algum conteúdo duplicado, há outras ferramentas, por exemplo, o Siteliner, esta ferramenta é primordial para diagnosticar a saúde dos links, você pode verificar ainda, a velocidade de carregamento do site.
A duplicação é um grande problema, pois os buscadores podem acabar atribuindo a autoridade a uma outra página com conteúdo parecido, em casos mais críticos seu site pode ser removido do índice de resultados.
Como eliminar o conteúdo duplicado do meu site?
Algumas medidas podem ajudar a combater a duplicação de conteúdo em seu site, abaixo, separei algumas medidas para auxiliá-lo(a):
1º Utilize a tag rel=canonical
Esta é a tag que mostra ao buscador qual é a página que deve ser indexada, este procedimento permite reunir o SEO em um único ambiente, com isso, a cópia não surgirá nos rankings.
2º Redirecionamento 301
Esta é uma regra que evita que a página duplicada esteja online, o redirecionamento facilita a comunicação com o buscador, que orienta que os visitantes devem ir para uma outra página, quando for utilizar redirecionamentos é importante ter cuidado pois este recurso é temporário.
Conte com o apoio de uma equipe de SEO que poderá configurar corretamente o redirecionamento 301 e 302, conte também com uma boa lista de plugins que ajudam a criar o direcionamento.
3º Google Search Console
Os parâmetros passivos podem ser utilizados, no entanto, é recomendável não utilizá-los a um longo prazo, com o passar do tempo, o bot de rastreamento do Google pode ignorar a URL, esta é uma estratégia que deve ser utilizada apenas com estratégias de curto prazo.
Automatik Blog: Ideias para o Seu Negócio Online
Conteúdo Automatizado e Otimizado para o Sucesso Digital
Conclusão
O conteúdo duplicado é um problema sério para quem deseja posicionar no Google, ainda mais se o conteúdo for copiado, traduzido e colado no seu site ou blog
Portanto, para aprender mais sobre como evitar o conteúdo duplicado, conheça o Curso Grátis: Como ser afiliado e vender na internet!
O curso mostra o passo a passo para você criar um negócio online de sucesso, respeitando as regras do Google e gerando toneladas de tráfego orgânico simplesmente com o seu conteúdo.
Portanto, evite punições que podem afetar diretamente seus lucros na internet, cadastre-se agora no curso e transforme o seu negócio!
Automatik Blog: Ideias para o Seu Negócio Online
Conteúdo Automatizado e Otimizado para o Sucesso Digital
Sobre o Autor
0 Comentários