Trata-se do conjunto de estratégias para otimizar sites, blogs e demais páginas da web, mostrarei na íntegra o que é SEO e quais serão as estratégias mais eficazes para o ano de 2022, quando utilizar o SEO é importante ter atenção com as mudanças que costumam ocorrer todo começo de ano.

O que é SEO: Melhores estratégias para chegar no topo em 2022?

Aprenda aqui: O que é SEO e como utilizá-lo?

As estratégias de otimização apenas poderão trazer bons resultados, quando você sabe como este mecanismo funciona, é necessário aprender primeiramente sobre o SEO antes de começar a utilizar, esta é uma técnica que ajuda a otimizar sites, blogs e redes sociais, proporcionando uma maior visibilidade e melhorando o posicionamento no ranking.

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado
Gratis para voceLivre de SPAM

Segundo a Hubspot, aproximadamente 80% dos usuários tendem a se concentrar na busca orgânica, ignorando com isso, os resultados patrocinados, uma técnica de SEO bem trabalhada, poderá trazer bons lucros para uma empresa.

30% dos usuários costumam clicar nos primeiros lugares, que os buscadores indicam, se a sua empresa deseja ter uma boa visibilidade com uma presença online invista na gestão de SEO, se possível contrate um especialista com experiência em SEO e tráfego.

Leitura complementar: 10 Tipos de Conteúdos que Engajam e Convertem MAIS!

Tendências de SEO para 2022

A cada ano, o SEO sofre mudanças, é necessário ter atenção para não prejudicar o desempenho de seu site, abaixo, eu preparei algumas tendências com maior impacto para as empresas, confira:

1º Conteúdos mais longos são bem-vindos

Um conteúdo de 3000 palavras traz mais tráfego e também ajuda no compartilhamento, é necessário ter atenção aos conteúdos longos, pois eles devem ter qualidade, objetividade e coerência, mantendo a qualidade da escrita é fundamental para o posicionamento dos buscadores.

Além disso, temos que deixar o leitor focado no tema principal do artigo, por isso, na hora de construir seus textos, procure informações em fontes confiáveis e caso seja possível, inclua dados estatísticos relevantes.

2º Vídeos

Cada vez mais as pessoas procuram conteúdos em vídeos, em diversas plataformas e não apenas no YouTube, no Tik Tok por exemplo, o número de visualizações está crescendo muito, além de ter cuidado com o tema que será abordado, é importante cuidar da descrição do vídeo, onde podemos incluir a palavra-chave.

As hashtags poderão ser um complemento para ajudar a direcionar os leitores para o seu conteúdo, o vídeo marketing é uma das tendências fortes em SEO para este ano de 2022, caso o objetivo seja trabalhar com vídeos, então é necessário aprender mais sobre SEO para vídeos.

3º EAT Google

Traduzido do inglês, quer dizer especialização, autoridade e confiabilidade, os especialistas em SEO devem ter cuidado quando forem desenvolver conteúdos para a web, utilize sempre informações de qualidade para compor seus artigos, para cumprir os critérios determinados pelo EAT, busque por links de extrema confiança.

A seguir, entenda as características de especialização, autoridade e confiabilidade dentro da estratégia de SEO para as empresas:

Perícia – É necessário respeitar e conhecer suas habilidades e experiências antes de escolher o tema que será abordado no seu blog, a perícia, no entanto, irá detectar apenas aqueles que provarem que são autoridade no assunto que será tratado.

Autorização – Os backlinks ajudam a detectar se uma empresa ou profissional liberal é autoridade em determinado assunto ou não, um site poderá ser considerado confiável quando os usuários marcarem suas postagens em outras redes sociais, por exemplo.

Confiabilidade – Aqui é verificado se o site é de fato confiável, podemos saber se o domínio é seguro e se as informações dos clientes são realmente protegidas.

4º Rank Brain

A inteligência artificial será uma grande aliada do Google, esta também será uma das maneiras para o ranqueamento nos buscadores, no Rank Brain, o tempo que o usuário permanece no site e o número de cliques, contribui muito para melhorar as posições no mecanismo de busca.

5º Pesquisa por voz

Esta é uma tendência que está sendo observada desde o ano passado, já é utilizada nos aplicativos Siri e Alexia, a voz é um recurso muito mais rápido que o texto, todos os dispositivos modernos possuem este recurso para facilitar o dia a dia dos usuários.

Para que seu site possa ser localizado, deixe as informações atualizadas e sempre coerentes, não esqueça de colocar as palavras-chave, pois elas ajudam e muito na localização do site. Ao pesquisar sobre o que é SEO, agora é possível fazer isso utilizando recurso de voz, agilizando ainda mais o dia a dia do usuário.

6º As imagens devem ser otimizadas

Em 2022, as imagens terão um maior destaque, sua relevância está aumentando a cada ano, aplicativos como o Google Lens estão ajudando a aumentar o tráfego de sites e blogs através das imagens, o que proporciona um aumento do tráfego orgânico.

No Google, cerca de 10,1% do tráfego deriva de imagens, afinal, já se sabe que as imagens são uma ótima ferramenta para provar que um produto ou serviço tem uma boa qualidade. Além disso, sempre devemos lembrar da importância de incluir as palavras-chave no Alt Text.

7º Fazer a indexação de sites móveis

Muitas pessoas estão acessando a internet através de celulares, por isso, esses sites precisam ser indexados, temos que estruturar o site para conseguir encaixar os textos que sejam mais relevantes, para encontrar o rastreador de indexação basta consultar o Console de Pesquisa do Google.

O que é SEO: Melhores estratégias para chegar no topo em 2022?

Para analisar o desempenho do site, é necessário analisar os insights do PageSpeed, também não devemos nos esquecer de medir a eficácia da navegação. Se o conteúdo é de qualidade, há uma grande chance de entrar para o Google Discover em 2022.

O volume de buscas do Google já está na casa dos 3,5 bilhões, por isso, é importante ter atenção às mudanças que estão ocorrendo, há uma elevada competição e apenas aqueles que estão observando as mudanças possuem a chance de ocupar os primeiros lugares.

Se deseja se manter competitivo, é necessário ter atenção com aqueles que acessam a internet através do celular, para garantir uma experiência eficaz todos os conteúdos deverão ser adaptados para dispositivos móveis.

8º Automação e SEO

Quando pesquisamos sobre o que é SEO, um dos assuntos do momento trata-se justamente da automação, afinal, utilizamos automação em todo o marketing digital, a automação está aliada aos seguintes recursos: Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML).

A machine learning ajuda a trazer previsões e otimiza o desempenho, as tarefas cansativas serão reduzidas a partir da automação, o que ajudará as empresas a se manterem mais competitivas no mercado atual.

9º Indexação de passagem

A indexação de passagem é uma nova tendendência do Google, através desse recurso o Google tem capacidade de detectar quais são as páginas mais relevantes para os segmentos, é necessário investir em uma linguagem natural e as pesquisas de cauda longa, artigos no formato de tutoriais e como fazer são a principal aposta para blogs e buscadores em 2022.

10º Intenção de pesquisa do usuário

Atualmente, podemos detectar 3 intenções que são: transacional, navegacional e informacional, abaixo, mostrarei as características de cada uma dessas intenções:

Intenção informacional – Trata-se de postagens que possuem o objetivo de entregar informações a respeito de um tópico específico, são postagens mais detalhadas e com conteúdo mais extenso.

Intenção de navegação – O usuário possui o interesse em descobrir um site mais específico sobre um determinado tema, neste tipo de intenção encontramos postagens mais diretas e sem enrolação.

Intenção transacional – Aqui, podemos nos referir à intenção de compra de algum produto ou serviço, os clientes também poderão baixar ou se cadastrar em alguma plataforma para acessar determinados itens.

11º SEO móvel

O SEO móvel tornou-se muito importante, já que boa parte dos usuários estão nos celulares, em todo o mundo, cerca de 68,1 % dos usuários utilizam celulares para acessar conteúdos online, o SEO em 2022 deve proporcionar uma experiência incrível para quem usa celular.

Assim, quando você pesquisar sobre o que é SEO, por exemplo, no seu celular será possível acessar o conteúdo, o site deverá carregar sem nenhum tipo de falha, para obter um tráfego é necessário investir em SEO mobile first.

Embora podemos encontrar diversos mecanismos de busca no mundo, somente o Google conta com 95% dos usuários ativos, por isso, cuidar do SEO mobile em 2022 será fundamental.

12º Desenvolva conteúdo que tenha qualidade

A qualidade sempre foi um dos principais requisitos do algoritmo do Google, se as informações do site e do artigo que você pretende acessar estão completas, então o Google poderá encará-lo como um site especialista no tema proposto.

O conteúdo é o principal fator que o mecanismo de busca deverá levar em consideração, tenha atenção no desenvolvimento e na pesquisa quando estiver construindo um conteúdo para um blog, site ou redes sociais. É possível seguir exemplos de cases que estão dando certo no mercado, então, não deixe de analisar quais conteúdos a concorrência tem colocado e se estes conteúdos estão trazendo bons resultados.

Leia muito para aprimorar sua escrita, evite utilizar palavras muito repetidas, utilize sinônimos sempre que possível, tenha atenção com a palavra-chave e coloque-a de forma natural em todo o seu texto.

13º Esteja no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é fundamental para facilitar a vida dos buscadores, nesta plataforma é possível incluir as seguintes informações sobre a empresa:

  • horário de trabalho;
  • número de contato;
  • serviços;
  • fotos;
  • avaliações.

Seja coerente e realista ao descrever as informações sobre sua empresa, para que o perfil seja completo e perfeito, não deixe de colocar o link do mapa. Coloque fotos sobre seu produto ou serviço, exiba informações sobre o dia a dia da empresa, lembre-se que um perfil completo com informações verídicas, objetivas possui uma maior chance de ser encontrado.

14º Precisão factual

É quando temos atenção com a experiência do pesquisador, o buscador está sempre trabalhando com o objetivo de evitar respostas enganosas e priorizar apenas as respostas que realmente sejam úteis e que agregam valor e conhecimento.

Benefícios do SEO para empresas

O que é SEO: Melhores estratégias para chegar no topo em 2022?

Já é um fato comprovado que o SEO traz benefícios para empresas de todos os segmentos, apenas para reforçar sua memória, separei alguns benefícios que o SEO nos proporciona, confira:

1º SEO local

A segmentação regional é uma tendência que está se intensificando, o SEO é projetado justamente para alcançar clientes de determinada região, os clientes estão em busca por informações em sua região, por isso, esta é a melhor maneira de ter uma boa exposição atualmente.

2º Mantém relacionamentos com sua audiência

Quando você entrega conteúdos de qualidade para seus clientes, há uma maior disponibilidade de os clientes compartilharem em outras redes sociais, indicando sua empresa para outras pessoas, com o SEO também podemos construir parcerias de longo prazo com empresa e com demais usuários.

3º Otimiza a localização móvel

Os alertas de proximidade são uma tendência entre os fabricantes de celulares no mundo todo, quando a localização móvel está configurada corretamente, se o seu negócio estiver no Google Meu Negócio, por exemplo, fica muito mais fácil localizar, então não ignore seu endereço nos buscadores.

4º Tráfego qualificado

Apenas clientes interessados em conhecer ou até mesmo adquirir seus produtos, poderão acessar seu site ou redes sociais, no entanto, é sempre bom lembrar que as palavras-chave devem estar em todos os seus conteúdos.

5º Eleva as vendas e os leads

Ter uma boa estratégia de SEO é essencial para garantir um bom número das vendas e uma boa conversão de leads em suas páginas, uma estratégia bem feita tem a capacidade de dobrar o volume de vendas em poucos meses.

6º Redução de custos com novos clientes

Adquirir novos clientes demanda custo e tempo, com o SEO o cliente é quem se direciona até a sua página para fazer a interação, se você não tem muito conhecimento convém aprender sobre esta técnica ou contratar uma empresa especializada.

Baixe já o nosso Ebook!

Portanto, para continuar aprendendo sobre o que é SEO, não deixe de realizar o download de meu ebook para começar no marketing digital 100% gratuito e com conteúdo completo sobre o tema, neste ebook ensinarei os tópicos abaixo:

  • Conceitos-chave;
  • Comece sem gastar;
  • Atraia clientes;
  • Saiba por onde começar.

O conteúdo está disponível para todas as plataformas, no meu blog há também outros artigos, dicas de ferramentas e ebooks para baixar e aprimorar o conhecimento!

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Gratis para voceLivre de SPAM

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.