Conhecer as estratégias de marketing digital é fundamental para conseguir alcançar patamares que muitos desejam, mas que poucos conseguem. Ter uma loja virtual não é sinônimo de vendas sendo realizadas a todo momento como muitos imaginam.
Para que ela dê o retorno esperado é preciso investir em algumas estratégias e nisso o marketing digital pode ajudar. Esse tipo de marketing consegue ter um alcance impressionante e isso ajuda a empresa a alcançar os objetivos desejados mais rapidamente.
Com as estratégias de marketing digital a empresa se torna conhecida no mercado o que faz com que a quantidade de clientes aumente bem como as vendas. Conhecer as estratégias do marketing digital pode fazer toda a diferença para um negócio independente do nicho de atuação. Vamos conferir as 11 estratégias de marketing digital?
O que é marketing digital?
O marketing que todos conhecemos, aquele que era praticado antes da expansão da internet, visava uma coisa: divulgar uma marca, produto ou serviço. Essa divulgação tinha o intuito de torná-lo atrativo o suficiente para que quem visse, deseja-se adquirir.
Mas o marketing sofreu diversas transformações ao longo dos anos e com a evolução da tecnologia e expansão da internet ele precisou se modificar mais uma vez e assim surgiu o marketing digital. O que esse marketing tem de diferente do que todos já conhecem?
O marketing digital trata-se da promoção das marcas ou dos produtos utilizando-se as mídias digitais. Afinal, já faz um tempo que as mídias digitais se tornaram a principal forma de comunicação entre as empresas e o público. O melhor de tudo é que essa comunicação é feita de forma personalizada, direta e no momento oportuno.
Quer dizer então que é só falar da minha empresa em uma rede social ou blog e já vou ter altos índices de venda? A resposta é não. Para conseguir ter resultados incríveis é preciso conhecer as estratégias de marketing digital.
Estratégias de marketing digital para Instagram
Uma das redes sociais que mais tem se destacado nos últimos anos é o Instagram e, por esse motivo, é preciso pensar em estratégias de marketing digital para empresas nesse ambiente. No Instagram há o famoso algoritmo que muitos odeiam, mas que outros amam, pois já conseguiram entender seu funcionamento.
Como essa é uma rede muito visual é fundamental investir em posts que sejam chamativos e que tenham um ótimo conteúdo. Para quem achava que o conteúdo não importa nessa rede social está totalmente enganado, pois é ele que vai fazer com que aquela audiência sempre acompanhe a página.
Basicamente, as estratégias de marketing digital para Instagram visam não apenas chamar a atenção do público, mas principalmente estar de acordo com o que o algoritmo deseja. Assim, podemos destacar as seguintes estratégias do marketing digital para Instagram:
1- Definir os objetivos
Qual desejo pretende concretizar nessa rede social? Aumentar as vendas? Mostrar que a empresa oferece produtos e serviços excepcionais? Que ela é importante e reconhecida como uma das melhores no mercado de atuação? A resposta aos objetivos permite que o conteúdo se alinhe ao propósito pretendido e os resultados aparecem.
2- Conheça o público
Quando o público que pretende alcançar é compreendido fica muito mais fácil criar conteúdos que chamem sua atenção. Entender qual a idade, profissão e gênero são algumas informações que ajudam a ter uma melhor compreensão do perfil do público e isso pode ser usado a favor das estratégias de marketing digital para empresa.
3- Humanização
A humanização é uma das estratégias de marketing digital para Instagram que tem promovido ótimos resultados. Mas o que é essa humanização? Trata-se de mostrar que ali há uma pessoa, há alguém que também possui dores e anseios.
Essa humanização pode ser feita tanto por uma pessoa real quanto por personagem e cria um vínculo com o público extraordinário. Afinal, eles passam a enxergar seus valores de forma muito mais fácil.
4- Perfil completo
O perfil do Instagram deve estar com todas as informações completas. Assim, o nome, bio, opções de contato, link para o site e até o nome de usuário devem estar completos para que os visitantes possam saber quem realmente é. Também vale muito a pena escolher uma foto ótima da empresa ou da pessoa por trás do perfil.
5- Cronograma
As postagens devem ser feitas com certa frequência para que o algoritmo possa entender que aquele perfil está produzindo e dar relevância a ele. Assim, sempre ter algo no Story e no feed é fundamental. Por isso, ter um cronograma para fazer as postagens é essencial para não se perder no conteúdo.
6- Organização do perfil
Esta é uma das estratégias de marketing digital para Instagram fundamental, pois se o perfil não estiver organizado, o visitante pode sair correndo e não voltar mais. Por isso, é fundamental investir em imagens chamativas, bonitas e que tenham informações claras.
7- Variação nas postagens
As postagens não devem sempre focar em um produto ou serviço que a empresa oferece, é preciso ter outro tipo de conteúdo para ganhar o público. Por isso, uma das estratégias de marketing digital para empresas nessa rede social é mostrar seus bastidores. Esse é um conteúdo que certamente chama muito a atenção do público.
Mas atenção, é fundamental que esse conteúdo seja original e que o tema seja relevante para o público, caso contrário, o efeito causado será o contrário do esperado.
8- Formatos de conteúdo corretos para cada tipo de postagem
O Instagram disponibiliza diversas ferramentas para fazer postagens. Os Storys são ótimos para postar algo relacionado à rotina e aos bastidores, por exemplo. Já o Reels é uma ótima ferramenta para passar uma mensagem descontraída, despojada e mais rápida. No Feed pode postar sobre algo mais importante e rico em conteúdo.
9- Interação
A interação é essencial e uma das estratégias de marketing digital para Instagram que dá bons frutos. Assim, sempre fique atento às mensagens que forem enviadas no Direct e aos comentários para respondê-los rapidamente. No Story, aproveite as caixinhas de perguntas, enquete e teste para saber o que o público quer ver de você.
10- Hashtags
As hashtags são usadas com frequência nas postagens do Instagram, mas elas devem ser usadas com sabedoria. Use somente aquelas que realmente tem a ver com o conteúdo que está postando e não precisa colocar inúmeras delas. O algoritmo passou por uma atualização recente e poucas hashtags são mais bem vistas do que muitas.
Leitura complementar: Como Fazer Marketing Digital no Instagram?
Estratégias de marketing digital para empresas
O que toda empresa deseja? Ser reconhecida no mercado como uma das melhores da sua área de atuação e conseguir a fidelização de inúmeros clientes. Para ajudar a alcançar esse desejo existem as estratégias de marketing digital.
Como já vimos, o marketing digital é voltado para o ambiente web, o que é essencial para qualquer empresa que deseja chegar ao topo. Assim, entre as diversas estratégias de marketing digital para empresas que existem, as que mais se destacam e retornam ótimos resultados são:
- Conhecer o público-alvo para a criação das personas (pessoa fictícia com o perfil ideal para o negócio);
- Apostar nas estratégias de marketing digital para conseguir ter um alcance maior e chamar a atenção do público certo;
- Investir em marketing de conteúdo para fornecer informações que são relevantes para o público;
- Segmentar a audiência para passar valor de acordo com o interesse dela;
- Estar presente nas redes sociais para ter um canal de relacionamento com o público;
- Trabalhar as técnicas SEO para ter um bom posicionamento nos resultados dos motores de busca e, assim, conseguir tráfego orgânico de qualidade;
- Investir nos anúncios pagos para conseguir resultados mais rapidamente e facilitar a mensuração das suas campanhas;
- Investir no Inbound Marketing para atrair a atenção dos clientes potenciais.
Quais as estratégias de marketing digital?
As estratégias de marketing digital podem ser aplicadas de inúmeras maneiras. Elas até podem ser combinadas para conseguir atender as necessidades que a empresa possui. Que tal vermos as 11 estratégias do marketing digital que podem ajudar você e sua empresa a ter um alcance cada vez maior e mais interessante?
1- Inbound marketing
Também conhecido por marketing de atração, o Inbound Marketing tem por objetivo permitir que as pessoas encontrem aquele produto ou empresa. Esta é uma das estratégias de marketing digital para empresas que é utilizado com frequência, pois dá retornos muito interessantes.
Mas o que faz o Inbound Marketing ser tão diferente e especial? Com essa estratégia de marketing digital a empresa busca entender quais as necessidades que os consumidores possuem, quais as suas dores. A partir desse entendimento é estabelecido um canal de comunicação com o intuito de oferecer a solução para aquele problema.
Para saber quais são essas dores, o que o consumidor está buscando, é necessário realizar pesquisas e o que mais se encontra na internet são ferramentas que auxiliam nesse entendimento. Assim, a empresa vai produzir conteúdo que realmente conversa com seu público e vai atraí-lo de forma espontânea e com interesse real.
Isso quer dizer que o conteúdo precisa conter informações relevantes? Sim, mas não apenas relevantes, essas informações devem solucionar os problemas que foram identificados durante a pesquisa das dores do público. Essa estratégia de criar um conteúdo relevante é conhecida por Marketing de Conteúdo.
2- Marketing de Conteúdo
Todos os dias a internet é utilizada para procurar alguma informação por inúmeras pessoas. Os resultados obtidos com essa busca levam o público a determinadas páginas que, aparentemente, possuem a solução para aquele problema. O objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que a marca apareça na hora e no lugar certo.
Mas como assim? Ao criar um conteúdo que contenha informações importantes para o público, que tire alguma dúvida ou que ensine algo, por exemplo, quem busca por tal informação é atraído. Se o conteúdo realmente tiver algo importante para o consumidor ele ficará encantado, o que aumenta as chances de ser convertido em cliente.
Diversos benefícios podem ser observados pelas empresas que decidem adotar como estratégia de marketing digital o marketing de conteúdo. Criação de autoridade, reconhecimento da marca e educação do mercado são apenas alguns deles.
Para conseguir alcançar tais benefícios não basta simplesmente apostar no marketing de conteúdo, é preciso espalhar o conteúdo nas regiões da internet que o público-alvo esteja presente. Por isso, uma das estratégias de marketing para empresas é apostar em site, blog e, principalmente, nas redes sociais.
3- Redes sociais
Se deseja ter interação, uma comunicação com o público e influência nas redes sociais certamente são uma das melhores estratégias de marketing digital que se pode adotar. Essas mídias surgiram para promover a interação, o diálogo entre as pessoas. É nesse lugar que o público-alvo da empresa certamente se encontra.
Se esse público está ali então por que não aproveitar para promover as ações da marca e seus conteúdos? Para quem não sabe, muitas pessoas acabam fazendo a escolha por uma ou outra empresa pesquisando nas redes sociais por ela.
Não basta simplesmente criar uma conta em alguma rede social, a empresa precisa criar conteúdos, se fazer presente, buscar a atenção do público. O público deseja ver mais que o produto ou serviço que ela oferece, deseja conhecer a empresa, seus valores e ideais e as mídias sociais ajudam a promover isso.
Dentro das redes sociais existem estratégias de marketing digital para empresas que devem ser bem definidas. Primeiramente, os objetivos e metas precisam ser estabelecidos. Depois, é preciso encontrar as mídias sociais corretas, mas o que isso quer dizer?
Cada canal possui suas particularidades e o público-alvo se encontra naquele que ele se sente mais à vontade e é ali que a empresa deve estar para chamar a atenção do público. Após decidir isso é preciso criar um perfil e definir seu design, tom de voz e os tamanhos dos posts.
Outra estratégia de marketing para empresas importante dentro das redes sociais é sempre observar o que os concorrentes estão fazendo. Afinal, eles podem servir de inspiração para a criação de conteúdo.
Mais um ponto importante é definir um plano e ter um calendário editorial, pois isso ajuda a organizar as verbas e a fazer uma análise de como está se saindo a estratégia adotada. Por fim, os resultados sempre mostram o que teve um bom resultado e o que não teve. Através dos resultados é possível ter um ótimo aprendizado.
4- Email Marketing
O email marketing nada mais é que enviar mensagens com objetivos comerciais para os contatos que foram obtidos pela empresa na internet. Essa é uma das estratégias de marketing que podem fortalecer a marca, a comunicação com os potenciais clientes e até as vendas.
Com ele, é possível fazer a segmentação de acordo com os fatores que julgar mais interessante para o que deseja e para a empresa. Fazer listas com o grupo que apresenta melhores taxas de abertura dos emails, que realiza downloads de material ou que tem respostas são apenas algumas opções.
Para construir uma lista de emails é preciso ter um software para fazer a gerência, criar uma oferta que seja imperdível, inserir formulário para inscrição no site ou blog e criar uma mensagem cativante.
5- SEO
Uma forma de conseguir alcançar o público sem pagar por anúncios é utilizando as técnicas SEO. Mas o que isso quer dizer? SEO é a sigla para Search Engine Optimization que é a otimização para mecanismos de busca.
Sempre que alguém busca alguma informação na internet ele vai até um mecanismo de busca como o Google, por exemplo, e pesquisa aquilo que deseja. A página retornará inúmeros resultados para o que foi pesquisado e, na grande maioria das vezes, a pessoa vai acessar as primeiras páginas do resultado de busca.
As páginas que conseguem trabalhar bem as técnicas SEO conseguem ter uma ótima posição nesses resultados e isso aumenta as chances de ser acessada. Quando alguém acessa uma página sem ter sido através de anúncio diz-se que há um tráfego orgânico.
6- SEM
SEM é a sigla para Search Engine Marketing que se trata dos marketing em motores de busca. Quando uma pesquisa é realizada nos buscadores aparece uma lista de links que abordam o que foi buscado. Uma parte desses links são anúncios pagos e essa é uma das estratégias de marketing digital que traz resultados importantes.
O crescimento orgânico é importante em qualquer estratégia de marketing digital para empresas, mas o pago também tem sua importância. Afinal, é através dos anúncios pagos que os motores de busca conseguem atender as intenções comerciais que os usuários possuem quando realizam uma busca na internet.
Através das mídias pagas o crescimento pode ser cada vez maior. Além do mais, existem técnicas e ferramentas que ajudam a perceber o melhor caminho para conseguir ter um ótimo retorno com pouco investimento.
7- Publicidade
Atualmente os tipos de mídia se dividem em três:
- Mídias possuídas – Pertencem a um blog, perfil de rede social ou website;
- Mídias adquiridas – Obtidas através da interação do público ao compartilhar, comentar e fazer menções em uma postagem ou conteúdo;
- Mídias pagas – Anúncios pagos como é o caso dos displays, retargeting, pay-per-click (PPC), promoção de conteúdos e propagandas nas redes sociais.
Para conseguir conquistar a audiência desejada é preciso trabalhar esses tipos de mídia em conjunto com estratégias que promovam o tráfego orgânico. Aliás, a audiência alcançada organicamente se torna muito melhor a longo prazo ao passo que aquelas alcançadas por mídias pagas são mais voltadas para o curto prazo.
Leitura complementar: Como Anunciar no Instagram e no Facebook
8- Marketing de afiliados
Uma das estratégias de marketing digital que mais gera receita é através do marketing de afiliados. Quem vende algum serviço ou produto pode criar um site ou blog com o intuito de comercializá-lo e, em troca, receber uma comissão.
Quem já possui um site ou blog e possui um tráfego muito bom pode receber uma remuneração por gerar ou facilitar a realização das vendas para um produtor. Isso normalmente é feito através de conteúdo patrocinado ou banner.
9- Gerir os leads
Os leads são contatos que demonstram interesse em um produto ou serviço. Saber geri-los é fundamental, pois eles possuem um potencial alto de adquirirem aquilo que demonstraram interesse. Gerir leads quer dizer que eles não serão apenas rastreados e levados a adquirir o que foi oferecido, o pós-venda também faz parte dessa gerência.
Conforme a base de leads vai crescendo é preciso tornar escalável o processo de sua gestão. Afinal, a quantidade de contatos pode aumentar e chegar a valores tão altos que se faz necessário ter um sistema mais robusto para rastrear as atividades e padronizar as mensagens que são enviadas.
O cliente já fez a compra então quer dizer que não é mais lead? Esse é um tremendo engano, pois mesmo após realizar a compra os clientes continuam sendo leads e permanecem na base de contatos.
Se pensar nos argumentos do funil de vendas temos que a venda somente termina quando o cliente se torna um defensor da marca.
10- Automação de marketing
Quando a quantidade de leads é pequena fazer sua gerência não é tão complicado, mas quando essa base cresce consideravelmente se torna muito difícil gerir esses contatos.
É por esse motivo que a automação de marketing é considerada uma das estratégias de marketing digital, pois ela permite organizar e fazer o rastreamento desses registros.
Ou seja, a automação de marketing não se trata apenas de uma tecnologia que o marketing digital possui, mas sim de uma técnica que agiliza todas essas necessidades.
11- CRO (Otimização de Conversão)
As estratégias de marketing digital visam ter a atenção do público e pegar seu contato para convertê-lo em cliente. A otimização da conversão tem por objetivo descobrir onde que não está ocorrendo o aproveitamento correto das conversões no blog ou site. Para isso, é feita uma análise dos dados além de realizar testes.
Ao fazer essa análise e testes, o profissional de CRO está buscando por um diagnóstico lógico para entender o que está acontecendo. A partir desse entendimento ele tem condições de fazer as modificações necessárias a fim de aumentar a quantidade de conversões.
Conclusão
As estratégias de marketing digital podem ser adotadas em conjunto com o intuito de obter melhores resultados. Passando pelos mecanismos de buscas, anúncios pagos e técnicas SEO, essas estratégias de marketing digital para empreendedores digitais resultam em ótimos resultados e certamente vale a pena adotá-las para o negócio.
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