O User Xperience ou Experiência do Usuário é uma tendência que está se fortalecendo no Brasil, este procedimento foi possível graças a evolução e maturidade digital que as empresas estão mostrando.
Atualmente, este é um conceito que serve para definir a satisfação dos usuários que acessam um site, blog, aplicativo e, no caso dos afiliados, páginas de vendas e landing pages.
O que é Experiência do Usuário?
A Experiência do Usuário se refere à maneira como as pessoas interagem com um determinado produto ou serviço, esta interação pode ocorrer no modo físico ou digital.
Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado
Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email
Quem ajudou a propagar este termo foi Don Norman, o termo UI foi popularizado ainda nos anos 90, pois Norman acreditava que os termos “interface de usuário” e “usabilidade” traziam muitas limitações.
Norman trabalhou na Apple por um bom tempo, ajudando no desenvolvimento de novos produtos, as boas práticas de UX na Apple eram utilizadas para o desenvolvimento de novos hardware e software, o Macbook é o melhor case de sucesso nos últimos tempos.
Qual a sua importância?
O cliente passa a ter uma jornada mais fluída, levando à satisfação com seus produtos ou serviços, ajuda a elevar a retenção ou taxa de compra, também impede que carrinhos de compra sejam abandonados no decorrer do processo.
Há outros fatores que a experiência com o usuário pode melhorar, por exemplo, indicações, cross-sell, up sell, entre outros, não devemos nos esquecer que, o UX está diretamente ligado ao crescimento e sustentabilidade de sua empresa.
Este é um conceito que está ligado também a produtos digitais, que tem conquistado um largo espaço nos últimos anos.
Como aumentar suas vendas com UX?
Esta experiência para que traga bons resultados deve ser planejada de maneira estratégica, é importante entender também que UI e UX não são a mesma coisa, embora ambos sejam utilizados no marketing digital, algumas dicas podem ser colocadas em seu site, com o objetivo de elevar as vendas, veja algumas que mostrarei abaixo:
Preenchimento de formulários
Coloque o preenchimento de forma automática, assim, o processo de compra será menos cansativo para o seu cliente, quando o usuário já está logado é possível reconhecer suas informações através do IP, em um dispositivo móvel é necessário o reconhecimento de sua localização.
Os navegadores atuais, também guardam as informações que são preenchidas, este é um procedimento de extrema importância para quem trabalha com e-commerce ou oferece algum serviço pela internet.
Responsividade
No Brasil, já existem mais celulares do que habitantes, somente nas redes sociais, através dos aplicativos, os usuários passam em média 4 horas por dia, o site responsivo é importante, pois ele consegue se adaptar a diferentes tamanhos de tela.
A responsividade é um item obrigatório para quem quer ter sucesso na internet, garantindo uma boa presença online, somente no Brasil, mais da metade dos acessos de internet, é realizado em dispositivos móveis.
Usabilidade em teclados de celulares e tablets
O teclado agiliza o preenchimento do formulário, tornando o processo menos chato e trabalhoso, para os campos do tipo número, apenas números serão mostrados, o que facilita muito a localização para os usuários.
Quando você preenche campos do tipo data, somente o calendário será exibido, o mesmo acontece quando você digita seu nome, será mostrado o alfabeto. É necessário entender que o teclado do celular é diferente do desktop, por isso algumas pessoas podem sentir diferença na hora de digitar e encontrar as informações.
Nos dispositivos móveis é imprescindível respeitar as boas práticas do Google, é também recomendável garantir que as funcionalidades sejam respeitadas e destacadas.
Quais locais esta experiência pode atuar?
O UX não se atenta apenas às melhorias de um site, ou página, ele abrange outros locais do marketing digital, ele é capaz de atuar em todas as etapas da jornada de compra, que vai do primeiro contato até o pós-vendas, é um dos trabalhos mais desafiadores atualmente.
Afinal, sabemos que a satisfação do cliente é de extrema importância e está ligada ao faturamento da empresa, por isso, o produto ou serviço deve ser desenhado sempre respeitando as dores e necessidades de seu cliente.
Áreas do UX mais comuns
Em UX, existem subáreas que podemos atuar, após ter a qualificação necessária, você pode atuar em uma das áreas abaixo:
UX Research
É uma área que cuida da pesquisa e do planejamento, a respeito do comportamento do usuário, se você quer ter uma empresa bem-sucedida é importante entender como o seu usuário se comporta quando entra em contato com os seus canais.
Information Architect:
Traduzido do português, quer dizer arquitetura de informação, é aqui que devemos organizar as seguintes informações: rotular sites, intranets, comunidades on-line e softwares, dessa forma, os clientes encontram mais rápido as informações que precisam.
UX Developer
Aqui, podemos incluir o desenvolvimento e a experiência do usuário, neste ponto é necessário que uma equipe tenha um time de desenvolvedores e de designers para que o projeto seja entregue dentro do prazo previsto.
UX Writing
É indicado o seu uso para a otimização dos conteúdos, garantindo com isso, uma boa experiência para a sua marca, a otimização de conteúdos é um fator importante para o algoritmo dos buscadores.
UX Design
Nesta área, as ações são desenvolvidas com a missão de garantir a satisfação dos usuários, com relação aos produtos ou serviços de uma determinada empresa.
Product designer
Tem um maior foco em pesquisas e negócios, proporcionando assim, uma visão completa do negócio, o que permite reduzir falhas e gargalos que toda organização pode apresentar.
Usabilidade
É o termo mais conhecido dessa lista, trata-se de um conjunto de boas práticas que alcança várias áreas da internet, neste caso, uma ação deve ter as seguintes características para os usuários: compreensível, amigável e satisfatória.
Se você atua com desenvolvimento, produção de conteúdo e quer ser considerado um profissional completo, é fundamental que você aprenda o UX e aplique em sua empresa.
Onde melhorar seu aprendizado com UX?
Portanto, no meu blog você encontra diversos conteúdos relacionados a designer gráfico, marketing digital e empreendedorismo na web, para que a sua experiência de usuário possa trazer um resultado eficiente, é necessário que o aprendizado seja constante, faça testes e melhorias na sua estratégia quando for necessário.
Não esqueça de baixar os nossos ebooks gratuitos e ficar por dentro de tudo que acontece com o Marketing Digital!
Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado
Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email
Sobre o Autor
0 Comentários