Esta é uma ferramenta extremamente útil para todos aqueles que desejam construir uma autoridade na internet e manter um contato próximo com seus clientes, a seguir, mostrarei o que é e-mail marketing e como criar uma lista de maneira correta e eficiente.
Como funciona o email marketing?
É a popular comunicação através do e-mail tradicional, no entanto, há um foco mais comercial, pois são as empresas que estão entrando em contato com seus clientes, para falar sobre seu produto ou serviço, podemos utilizar texto ou HTML.
No corpo do e-mail contém produtos, promoções, conteúdos, etc. As empresas costumam utilizar ferramentas de disparo de e-mails para facilitar a comunicação, atualmente, encontramos várias dessas ferramentas, como o MailChimp, por exemplo.
Somente no ano de 2019, o número de usuários de e-mail chegou a 2,9 bilhões, o e-mail marketing não é novo, esta ferramenta existe desde os anos 1970, após os anos 90 com o avanço da internet pelo mundo, é que esta ferramenta passou a ser ainda mais utilizada, permanecendo assim até os dias atuais.
Para ter bons resultados com o e-mail marketing é necessário seguir os procedimentos que apresentarei a seguir, confira:
Pesquise sobre a jornada de seu cliente
Entender o processo de compra é fundamental para ter sucesso com todo o marketing digital, é importante saber que esta jornada envolve 4 etapas: Aprendizado e Descoberta, Consideração da Solução e Decisão de Compra.
Para cada etapa, há um tipo de conteúdo que deve ser disponibilizado, sempre com o objetivo de vencer as objeções do cliente e levá-lo até a última etapa do funil de vendas.
Preze pela qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo que será disponibilizado em seus canais, são de extrema importância e podem ajudar inclusive na promoção de seus produtos ou serviços, não esqueça de cuidar dos textos e imagens que serão colocados no corpo do e-mail.
Crie e-mails personalizados
Os e-mails personalizados são muito úteis, afinal, ajudam o cliente a perceber que não estão falando com uma máquina e sim com um ser humano comum, através dos e-mails personalizados sua empresa poderá aplicar o famoso atendimento humanizado que se tornou muito comum após a pandemia.
Qual o melhor horário para enviar email marketing?
Após saber o que é e-mail marketing, é necessário ter atenção com a regularidade dos horários das mensagens, podemos fazer uma análise detalhada da taxa de abertura, por dia, semana e horário, para estabelecer um calendário editorial coerente.
Para que você possa criar um envio inteligente de seus e-mails, saiba quais são as principais taxas de e-mail que poderão ajudá-lo(a):
Taxa de abertura de e-mail
A taxa de abertura é fundamental para que a estratégia do e-mail marketing possa ter sucesso, você deve observar o número de contatos.
O processo de cálculo é muito simples, somente é necessário dividir a quantidade de emails abertos pelo total de emails entregues, que deverá ser multiplicado por 100.
Boa parte das ferramentas atuais, são capazes de exibir as métricas no relatório de resultados, de maneira automática. Veja um exemplo prático, em uma campanha para 10.000 contatos e 1.000 deles puderam abrir o e-mail, a taxa de abertura para este caso é de 10%.
Não esqueça também do fator tempo, é uma das métricas fundamentais para esta estratégia. Para uma campanha bem-sucedida, em apenas 24 horas, esta taxa pode chegar a 75%.
Taxa de clique
É um indicador que também é muito relevante, a taxa de cliques significa a porcentagem de contatos, de indivíduos que clicam em algum link, verifique também o total de emails entregues.
O procedimento de cálculo é similar com a taxa de abertura de emails: apenas temos que: (dividir a quantidade de emails clicados pela quantidade de emails entregues, multiplicando o resultado por 100).
Melhores dias e horários
Procure enviar e-mails no começo da manhã, às 06h, a terça-feira costuma ser o dia mais eficiente.
Os níveis mais altos de taxas são nos dias de segunda a quarta-feira, as melhores taxas de aberturas estão relacionadas aos negócios B2B, as taxas de aberturas são mais eficazes do que as empresas B2C.
Para que serve o email marketing?
Apenas com a prática, é possível saber o que é e-mail marketing e para que esta ferramenta realmente serve, devemos saber que há um elevado grau de importância na criação de estratégias e técnicas de vendas.
Esta é uma poderosa ferramenta, que é perfeitamente recomendada para a construção de uma base de contatos e leads qualificados, com a missão de ter uma audiência engajada com a sua marca na internet.
Pode ser aplicado em qualquer uma das etapas do funil de vendas, afinal, ajuda a manter um bom relacionamento com clientes e aumenta a fidelização. Este é um grande aliado para empresas de todos os segmentos, se você tem interesse em aumentar seu potencial de conversão, considere investir em e-mail marketing.
O ROI do e-mail marketing é um dos mais elevados, dentro da estratégia do marketing digital. Apenas em 2021, de acordo com o resultado da pesquisa realizada pela Brilliance, podemos perceber que a taxa de abertura de emails conseguiu alcançar uma média de 42,48% e um CTR de 8.41%.
Com relação ao Instagram, sua média de engajamento para vários segmentos alcança apenas 0,89%, com relação à taxa de conversão esta oscila entre 0.3% e 2.2%, lembrando que, estes números podem variar conforme a quantidade de seguidores.
Para obter o sucesso esperado, é necessário seguir as principais tendências e fazer a análise de métricas semanalmente, assim é possível saber o que está dando certo e mantê-lo.
Qual a melhor plataforma de email marketing?
No mercado digital, encontramos ótimas plataformas para trabalhar com o e-mail marketing, para ajudar em seu processo de escolha, eu separei aqui, algumas sugestões de boas ferramentas de e-mail marketing, confira:
MailChimp
É uma das mais antigas e tradicionais da internet, é popular e já alcança milhares de empresas de vários segmentos, para quem deseja conhecer os recursos básicos poderão ser acessíveis gratuitamente, as listas criadas podem alcançar até 2000 inscritos e fazer até 12.000 envios por mês.
Constant contact
O prazo de teste é de 30 dias, através desta plataforma, encontramos vários recursos para otimizar suas campanhas de e-mail marketing, existem ótimas ferramentas que ajudam a gerar relatórios completos.
GetResponse
Apresenta uma excelente taxa de entrega de e-mail de 99%, permite fazer integrações com CRM e outros sistemas importantes que garantem uma boa presença digital.
LeadLovers
Esta é uma ótima ferramenta para envio de e-mails, nesta ferramenta encontramos diversos recursos úteis para automatizar nossa estratégia de marketing digital, proporciona crescimento de marca e fidelização de clientes, através dessa plataforma é possível:
- Criar landing pages;
- Contador de escassez;
- SMS marketing;
- Integração facilitada;
- Pagamentos;
- E-mail marketing;
- Área de EAD para membros, etc.
É uma plataforma ideal para você que já domina as técnicas de SEO, pois possui um encurtador de URL, para torná-la amigável.
Conheça: O que é leadlovers? É bom? tudo sobre a melhor ferramenta de email marketing
Vantagens de utilizar o e-mail marketing
O e-mail marketing proporciona muitos benefícios para o empreendedor digital, se você ainda não conhece esses benefícios, conheça alguns aqui:
Facilita a troca de informações
Com o e-mail marketing, você mantém um contato mais próximo com seus clientes, é com esta ferramenta que você poderá observar com mais riqueza de detalhes o comportamento de seu cliente, é possível descobrir por exemplo, quais são seus produtos e serviços favoritos, e assim por diante.
Conseguir um bom tráfego para os seus canais
Para quem tem como objetivo mais importante aumentar o tráfego, então é necessário trabalhar o SEO de seus canais e dos conteúdos, uma dica útil é redirecionar os inscritos do seu boletim informativo, para a página principal do seu site.
Podemos criar mensagens personalizadas
Graças às mensagens personalizadas, é possível trabalhar o marketing promocional de modo natural e intuitivo, atendendo às necessidades de cada cliente, há possibilidade de encaminhar mensagens para um determinado grupo com objetivos em comum, ou ainda, apenas para um único indivíduo.
Design simplificado
Os e-mails atualmente devem ser adaptados para o dispositivo móvel, para que os usuários que acessam o celular possam prestar atenção ao conteúdo no momento em que abrem os seus e-mails.
É importante ter cuidado com feriados e domingos, envie apenas em horário comercial.
Tenha lista de e-mails direcionada
Para criar uma lista de e-mails eficaz, é importante fazer a segmentação de e-mails, assim, podemos manter os usuários classificados conforme seus gostos e interesses.
Há excelentes ferramentas externas, que facilitam a criação de mensagens personalizadas.
Tipos de campanhas de email marketing
Assim como existem vários tipos de conteúdos para todas as etapas do funil, também temos que ter atenção ao tipo de e-mail marketing que encaminhamos aos nossos clientes, abaixo, eu listei alguns tipos mais comuns:
Newsletter
Tem como objetivo manter seu cliente devidamente atualizado, sobre assuntos que estejam relacionados ao seu nicho, há uma boa abrangência de interesses, onde é possível tratar de assuntos de temas diversos, é uma opção indicada para quem já possui um blog, por exemplo.
E-mail promocional
A palavra promocional, não significa enviar promoções o tempo todo para o seu cliente, temos que aproveitar este espaço para promover uma oferta, que poderá ser através de um conteúdo gratuito, ou entrega de um acesso para um serviço digital, por um determinado período.
E-mail sazonal
Dentro do e-mail sazonal, podemos incluir Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday, também é permitido encaminhar mensagens de aniversário, os seus leads poderão se sentir sempre lembrados, através de suas mensagens.
E-mails de boas-vindas
No momento em que o lead se tornar um prospect, você deve encaminhar um e-mail, este e-mail é fundamental para nutri-lo em sua jornada de compra, lembre-se de oferecer conteúdos relevantes que agregam valor.
E-mail para clientes e leads inativos
Fazer uma oferta que desperte interesse, é imprescindível para ajudar a aumentar o engajamento, procure segmentar os leads que poderão receber este e-mail, assim, a taxa de abertura será satisfatória.
E-mail para e-commerce
Através do e-mail marketing, os e-commerces podem:
- Garantir bom engajamento e relacionamento com clientes;
- Proporcionar boa taxa de conversão;
- Encaminhar promoções quando necessário;
- Fazer a divulgação de novidades em seus canais;
- Principalmente, reduzir o número de carrinhos abandonados.
Para manter bons resultados, desenvolva estratégias para incentivar clientes a se inscreverem em sua lista, encaminhe apenas conteúdos relevantes sobre sua loja, faça testes com assuntos e layouts.
Como trabalhar com as ferramentas de e-mail marketing?
Agora que você já sabe o que é e-mail marketing, é necessário escolher boas ferramentas, para que a sua estratégia possa trazer resultados satisfatórios, através de um bom software conseguimos realizar as seguintes tarefas a seguir:
- Fazer a segmentação adequada de contatos, para controlar somente quem está inscrito na lista;
- Desenvolver layouts interessantes, que são adaptados para diversos tipos de dispositivos;
- Executar o disparo de campanhas com a automatização, para reduzir o tempo com atividades repetitivas;
- Acompanhar métricas e taxas importantes para a estratégia de e-mail marketing.
Alguns fatores contribuem para a escolha de um software para realizar o e-mail marketing, por exemplo, boa reputação da empresa, facilidade de integrar com outros tipos de serviços, características das listas de e-mails, função de automação de marketing, etc.
Por isso, a LeadLovers ainda continua sendo uma das melhores opções com excelente custo/benefício do mercado, é ideal para empresas de todos os segmentos, o sistema é extremamente fácil de utilizar, não há necessidade de ser nenhum expert em marketing digital para começar a trabalhar como empreendedor digital com esta plataforma.
Não se esqueça de acompanhar seus relatórios, é de grande responsabilidade saber como estão as métricas de seu negócio, assim, é possível modificar o que não está dando certo.
Conclusão
Agora que mostrei sobre o que é e-mail marketing e qual a sua importância, também é fundamental saber que é necessário ter ajuda de uma excelente ferramenta de automação que facilite todo o processo, através da ferramenta LeadLovers, você poderá:
- Crie seu site;
- Atenda seu cliente;
- Construa sua lista de contatos;
- Fidelize seu cliente por email;
- SMS;
- Whatsapp.
Esta ferramenta tem diversas funcionalidades, é intuitiva e simples de utilizar, não há necessidade de entender de programação, basta se cadastrar e começar a criar seu negócio online!
Começar agora!Sobre o Autor
0 Comentários