Você já se perguntou o que é marketing digital? Bem, estamos falando de um conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas aplicáveis para ações de comunicação e posicionamento de marcas e produtos.

Porém, todo esse conjunto de técnicas e ações são utilizadas através da internet para viabilizar a informação, divulgação e comercialização de produtos e serviços, atraindo novos clientes e melhorando a rede de relacionamentos.

Essa modalidade de marketing tem evoluído desde o final dos anos 1990, com o crescimento de usuários na internet incentivando que as empresas investissem cada vez mais no segmento de divulgação online.

Inicialmente, essa modalidade de marketing gerou novas oportunidades para pequenas e médias empresas na época e, passo a passo, começou a atrair o interesse das grandes empresas para divulgar e promover marcas e produtos através de mídias digitais.

Permite reduzir custos com investimento de mídia para veiculação de anúncios e ações promocionais orgânicas, ampliou o leque de estratégias de desenvolvimento de soluções de criação de canais de vendas, posicionamento de marcas e direcionamento de mensagens de produtos.

É uma área que sempre se reinventa, que necessita do melhor posicionamento e características do produto ou serviço a ser oferecido e, principalmente, do conteúdo a ser veiculado de forma personalizada e direcionada.

Ainda nos anos 1990, as páginas na internet eram básicas, possuíam pouca interatividade e o acesso era feito massivamente através de computadores pessoais de mesa, não havia ainda a popularização de notebooks ou de celulares inteligentes, estávamos na web 1.0.

No decorrer dos anos 2000, tivemos o implemento da web 2.0, o surgimento de portais de vídeos, blogs e as redes sociais, e no final dos anos 2000 a comercialização dos smartphones gerando o conceito de internet móvel e colocando o conteúdo na ponta dos dedos.

Os anos 2010 aprofundou o conceito da web 2.0 e amadureceu novos conceitos para o marketing digitalizado. 

Recentemente, com a pandemia iniciada em 2020, os novos conceitos da web 3.0 que inclui a inteligência artificial e automatização de processos têm gerado novos desafios para a digitalização do marketing.

O surgimento da faixa 5G de internet móvel irá acelerar ainda mais o acesso a vídeos, cursos, transmissão ao vivo e outras tendências que tornarão o conteúdo cada vez mais acessível para o consumidor de conteúdo e de produtos através da rede mundial de computadores.

Teremos um salto gigantesco de geração de dados, acesso a conteúdos e de ampliação do ambiente digital com o avanço da velocidade da internet e dos equipamentos eletrônicos.

Sendo assim, tanto empresas como pessoas criarão novos modelos de negócios e de consumo, tornando a compra digital em algo mais factível e mais rápido, podendo integrar o mundo real ao mundo digital sem grandes fronteiras.

De toda forma, o marketing aplicado na internet e nas plataformas digitais também passará por grandes revoluções, porém neste artigo o trataremos a partir dos conceitos atuais e de sua positiva função para pessoas e negócios.

O que é Marketing Digital?

Todas as atividades referentes ao posicionamento de conteúdo, produtos e serviços para determinado público por meio de plataformas digitais conectadas se referem a essa modalidade de marketing.

As ações de posicionamento, comunicação e de realização de vendas no ambiente digital tem sido cada vez mais comum, sempre buscando aproximar marcas de seu público comunicando a mensagem da forma mais adequada.

A sua aplicação precisa sempre facilitar a comunicação entre empresas e clientes de forma personalizada, direta e que possa gerar valor para todas as partes.

Trata-se também de um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias aplicadas para a prospecção, atração e conversão de potenciais clientes nas plataformas digitais.

É uma modalidade de marketing que aborda objetivos de forma eficiente se utilizando de vários canais ou mídias digitais como redes sociais, sites, blogs, e-mail e entre outros.

Esse tipo de marketing é bastante usado para o fortalecimento da marca e otimização das vendas.

Como funciona o marketing digital?

Inicialmente, é importante que a empresa ou marca procure criar uma determinada ação relacionada ao posicionamento, venda ou entrega de algum valor para o seu cliente.

Através de conteúdos orgânicos ou de anúncios pagos a empresa precisa transmitir o seu conteúdo promocional e, ao mesmo tempo, medir o nível de retorno de seus potenciais consumidores em tempo real para analisar o nível de aceitação sobre determinada mensagem.

Quando falamos em medir temos a mensuração de resultados sobre as estratégias aplicadas no setor digital de modo preciso e facilitado. 

Através desse caminho o empreendedor pode corrigir ou adaptar determinadas ações durante a execução sempre na busca de atingir os principais objetivos.

Desde a criação de um produto, mensagem compartilhadas nos meios digitais, identificação de leads (público de interesse inicial) e mensuração de resultados podemos compreender as principais funcionalidades do marketing digital.

Para que serve o marketing digital?

Ele serve para trabalhar com estratégias online que visam personalizar a relação entre a marca e seus clientes potenciais sem exigir grandes investimentos, podendo partir da criação de um site ou perfil em rede social.

O acesso às plataformas digitais está cada vez mais fácil e rápido. Em poucas horas é possível criar e publicar um site, blog e perfil na rede social.

A Importância do Marketing Digital

No Brasil e no mundo, a maioria das pessoas possuem um celular ou smartphone em suas mãos conectado à internet. 

Segundo dados oficiais, mais de 81% da população com mais de 10 anos de idade já possuem acesso à internet em nosso país.

O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos países que mais acessam a internet por dia e que mais horas passam conectadas.

Essa modalidade de marketing é muito importante por justificar a busca de determinado público-alvo para as empresas abordarem seus esforços de posicionamento de produtos e de vendas.

É indicado para todos os negócios online?

Sim. Desde uma manufatura doméstica até uma clínica dentária de altíssimo porte, o marketing digital é bastante indicado para auxiliar empreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno e médio porte, e empresas de grande porte para identificar o público a ser abordado e para conquistar mais clientes.

Falamos anteriormente que somente o Brasil possui mais de 80% de sua população conectada, gerando um imenso universo para o alcance de uma marca, segmentação e mensuração de audiência.

Esse tipo de marketing é mais democrático e mais acessível. Nos tempos do auge do marketing e da publicidade digital, somente grandes marcas podiam anunciar em jornais e revistas de grande circulação, na TV e na Rádio.

A internet permite às empresas de diferentes portes e até mesmo para pessoas físicas a possibilidade de gerar público para conteúdos de forma orgânica e para anúncios pagos para divulgação de produtos sem a necessidade de investimento de alto porte de mídia como antigamente.

Desde o autônomo até uma empresa multinacional pode gerar espaço na internet, gerar leads e conquistar clientes. 

Muito diferentes dos comerciais de TV, anúncios em revistas ou spot em rádio que sempre custam mais caro, a veiculação de mensagens e de anúncios na internet não exige grandes custos e pagamentos de espaços caros para veiculação.

Benefícios para os pequenos negócios

Ao compreendermos o que é marketing digital podemos entender também o nível de benefício que ele gera para os pequenos negócios.

Mesmo quando a empresa ainda é pequena é possível cadastrar os dados da empresa no Google Meu Negócio, abrir e configurar um blog corporativo para a empresa, inserir sua marca nas redes sociais e gerar conteúdo que seja relevante para atrair a atenção das pessoas.

Benefícios para os médios negócios

Para empresas de médio porte é possível investir nas plataformas acessíveis para pequenos negócios e, sobretudo, investir também na contratação de profissionais especializados em SEO, desenvolver aplicativos de atendimento ou robô chat e investir na criação de e-books e na construção de uma loja online personalizada.

Benefícios para os grandes negócios

Negócios que possuem um grande orçamento podem organizar uma equipe de especialistas em marketing digital para a geração de conteúdo constante para o marketing orgânico ou pago.

Os negócios com mais recursos podem pagar para veicular anúncios no YouTube, veicular vídeos pagos no Facebook e investir na criação de uma Instagram empresarial. 

Sem falar na abertura de uma conta comercial no Whatsapp com um atendente contratado para atender aos clientes.

O orçamento

No caso de investir em contratação de profissionais e no pagamento de anúncios, acima demonstramos que as possibilidades variam conforme a verba que a empresa possui e o porte do negócio em seu mercado de atuação.

Ao entendermos o que é marketing digital, podemos compreender que nenhum empreendedor quer ficar de fora do universo online, sabendo que a inserção da empresa nas plataformas digitais ocorre naturalmente, exigindo profissionalização e direcionamento com o passar do tempo.

É fundamental planejar um orçamento para ser investido na compra de pacotes de anúncios em diferentes plataformas e na contratação de assistentes. 

Porém, no caso de micro empreendedores e empresas menores é comum o próprio empreendedor gerir a abertura da marca de sua empresa nas plataformas digitais diretamente, se dedicando e contratando profissionais freelancers para ajudar em algumas tarefas.

Objetivos

Dentre os principais objetivos a serem cumpridos pelos marketing digital para uma empresa podemos citar:

  • A busca de educar o mercado e o cliente;
  • Aumentar o conhecimento e o reconhecimento da marca da empresa;
  • Gerar diferencial competitivo;
  • Conhecer melhor o público;
  • Gerar leads de forma direcionada;
  • Criar mais oportunidades de vendas;
  • Atrair clientes;
  • Aumentar o recebimento de feedbacks;
  • Aprimorar o relacionamento com o cliente;
  • Fidelizar o consumidor e direcionar uma oferta.

Compreendendo o público

O processo de comunicação online para empresas e pessoas intensifica a oportunidade da marca compreender melhor o seu público, ajudando a corporação e a marca a ter mais clareza ao identificar a sua persona e escolher o tipo de conteúdo mais adequado para determinado público.

É importante analisar todos os dados possíveis, incluindo as características de cada perfil de público, buscando analisar os problemas, necessidades e objetivos de cada grupo de clientes.

Para gerar leads

Ao compreendermos o que é marketing digital, podemos ainda compreender a importância da geração de leads.

Através dessa modalidade de marketing é possível oferecer brindes como e-books e vídeos em troca de um cadastro através do qual o lead (público de interesse inicial) deverá informar um endereço de e-mail e número de celular para poder baixar o arquivo gratuitamente.

Posteriormente, a empresa poderá enviar mensagens via e-mail e via zap com mais novidades, oferecendo novos cursos gratuitos e realizando oferta de vendas de produtos ou serviços.

Feedback garantido

Através das ações de marketing digital o feedback é, praticamente, garantido possibilitando a criação de relacionamento a longo prazo com os potenciais consumidores e recebendo comentários, respostas e opiniões expressas pelos leads e clientes.

Reconhecimento da marca

Considerando todos os benefícios apresentados anteriormente sobre a aplicação do marketing digital para diferentes perfis e portes de empresas, devemos ressaltar que o marketing digital ajuda a aumentar o reconhecimento da marca de uma empresa.

Diariamente, o Google movimenta mais de 5 bilhões de buscas por dia, isso sem falar nas buscas realizadas internamente nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Ao fazer uma pesquisa por um assunto ou marca, certamente o lead poderá esbarrar em sua mensagem ou no anúncio de sua empresa.

Selecionando as estratégias certas

Existem muitas estratégias a serem aplicadas na internet, sendo fundamental que a empresa selecione o conjunto de estratégias mais adequadas seja publicando artigos otimizados no blog oficial, veiculando curtas no Facebook, investindo em reels no Instagram e entre outras possibilidades.

Superando a concorrência

Ao investir no marketing digital é possível estudar e até mesmo superar a concorrência. É possível aprender com os erros e acertos da concorrência no mesmo segmento de mercado ou em outros segmentos de atuação.

Conclusão

Neste artigo apresentamos conceitos fundamentais para aprendermos o que é marketing digital e como utilizá-lo da melhor forma para empresas de diferentes portes.

Porém toda estrutura de estratégia precisa ser bem pensada e bem avaliada para não desperdiçar tempo, recursos e dedicação da empresa. 

É fundamental que a empresa tenha um objetivo bem definido e escolha as melhores ações de marketing.

Com as metas bem definidas será possível escolher as melhores plataformas digitais, selecionar as personas (clientes idealizados), investir em conteúdo e em anúncios, gerar leads, formar potenciais clientes, educar clientes e elevar a taxa de conversão para as vendas. Para que sua estratégia de marketing digital possa ter sucesso, baixe agora nossos ebooks gratuitos e descubra como alavancar o seu negócio e turbinar suas vendas!

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Curso Grátis! Como fazer sua primeira venda como afiliado

Baixe gratuitamente deixando seu email abaixo e receba diratamente no seu email

Gratis para voceLivre de SPAM

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.