A psicologia das cores está à nossa volta e, nos últimos tempos, conquistou a internet como uma das principais estratégias de desenvolvimento de conteúdo e de atração de clientes.

Sim, a cor ajuda a vender e a posicionar determinado tipo de mensagem. Até os dias atuais, determinadas marcas utilizam esse tipo de conhecimento em seu marketing de vendas e de conteúdo.

E você também pode aprender mais sobre essa técnica para aplicar as cores de forma correta a fim de elevar as vendas e a taxa de conversão.

Essa área de conhecimento e essa área de conhecimento indica como o cérebro pode se comportar em relação a cada cor considerando o conjunto de cada imagem como uma informação visual.

A aplicação dessa técnica costuma envolver muitos estudos e seleção de cada tipo de cor, mesmo em projetos complexos para atrair mais visitantes, leads e clientes.

Psicologia das Cores: O Efeito Visual que Vende na Internet

Até os dias atuais, anúncios digitais usam cada cor para enaltecer a mensagem, gerar emoções e fixar a mensagem na mente das pessoas.

Qual a importância da psicologia das cores no marketing?

Essa área de estudo tenta identificar o que cada cor consegue gerar e incitar em cada cérebro ao receber a sua mensagem visual. Sabemos que o cérebro humano pode identificar e compreender as cores de formas diferentes.

Essas diferentes compreensões podem influenciar nas emoções, desejos e sentimentos. Isso justifica a inclusão da cor na publicidade, no universo da moda, na arquitetura, no desenvolvimento de projetos de design e entre outros setores criativos.

No segmento do marketing, por exemplo, casa detalhes de um produto ou mensagem de divulgação de um serviço oferecido pela marca pode impactar através do conceito, texto, foto e, principalmente, das cores selecionadas para o fundo do anúncio, letras e demais atributos que compõem a mensagem.

​O que é Psicologia das Cores?

Como afirmamos desde o início do artigo, é uma área de estudo que visa compreender o nível de estímulo que cada cor provoca no cérebro humano, e como ela possui a capacidade de gerar pensamentos, emoções e desejos.

É uma área psicológica muito estudada na academia pela Psicologia, Publicidade e Marketing.

Como as cores podem influenciar no marketing?

Geralmente, quando o projeto de marketing já está na etapa de comunicação e de elaboração das mídias a serem utilizadas, a seleção da cor certa para cada tipo de fotografia, tipologias, logotipos, ilustração de produtos e composição de uma peça publicitária por completo é fundamental para transmitir o que a marca precisa de fator expressar para o seu público-alvo.

Segundo pesquisas recentes, mais de 90% dos clientes ativos consideram muito a aparência visual como o principal fator para a decisão de compra. Em boa parte dos casos, até mesmo na maioria das situações, a cor representa a razão da decisão de compra.

Devemos lembrar que, além dos anúncios, a cor também se faz presente no próprio produto e nos materiais de adesão e registro de prestação de serviços.

De toda forma, a cor é um elemento fundamental não somente para uma imagem isolada de divulgação, mas para todo o projeto de branding.

​As cores nas imagens

Quando o assunto é internet, determinados sites oferecem ferramentas online para o webdesigner ou editor selecionar as paletas de cor certas para tornar a composição de um site mais harmônico, em muitos casos com a cor codificada em HTML.

No caso da internet, os sites de vendas ou de inscrições costumam colocar na cor vermelha os botões “comprar” e “se inscrever” para ativar a ação do visitante do site. Essa estratégia também é referida como “call to action”.

Na imagem, é importantíssimo equilibrar o uso das cores, principalmente, nos produtos que estão expostos em uma fotografia impressa ou digital. A cor na imagem, atualmente, atrai também a atenção em telas presentes na internet através do layout de sites, aplicativos e páginas de acesso.

​O que cada cor estimula?

No contexto da psicologia das cores, os clientes potenciais podem se sentir acostumados para a associação de cores a determinados tipos de produtos ou comportamentos.

Por exemplo, quando falamos em refrigerante, o cliente já pensa na cor vermelha da Coca-Cola. Quando falamos em saúde, pensamos logo na cor verde, branca e azul clara, muito usadas pelos planos de saúde.

São estímulos variados que as cores estimulam, no caso da mensagem das empresas, através de marcas, logotipos e fotografias de anúncios. No mercado online, o marketing também atua para selecionar a cor certa para criar o estímulo certo em determinado público-alvo.

Empreendedores, criativos e profissionais de marketing precisam dar atenção especial à seleção da cor certa para atingir o melhor objetivo.

Os significados das cores

Psicologia das Cores: O Efeito Visual que Vende na Internet

A seguir apresentamos os principais significados de cada cor para você conseguir estabelecer um conhecimento sobre o estímulo de cada uma:

  • Preto: Poder, sofisticação, formalidade, elegância, mistério, medo, anonimato, profundidade, estilo, luto;
  • Branco: Paz, proteção, respeito, pureza, limpeza, simplicidade, humildade, inocência, juventude, esterilidade;
  • Vermelho: Paixão, raiva, desejo, urgência, força, agressão, perigo, fogo, sangue, violência, fome;
  • Azul: Água, calma, fé, espiritualidade, estabilidade, tranquilidade, ordem, tecnologia, conservadorismo, lealdade, confiança;
  • Verde: Saúde, sorte, perseverança, vigor, meio-ambiente, orgulho, cura, fertilidade, renovação;
  • Amarelo: Alegria, sabedoria, conhecimento, otimismo, felicidade, imaginação, claridade, idealismo, relaxamento, cobiça;
  • Rosa: Amor, romantismo, inocência, satisfação, charme, leveza, brincadeira, delicadeza, feminilidade, felicidade;
  • Laranja: Humor, energia, extravagância, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, intimidade, excesso, fome;
  • Marrom: Terra, confiabilidade, resistência, simplicidade, conforto, materialismo;
  • Roxo: Realeza, nobreza, cerimônia, mistério, sabedoria, transformação, espiritualidade;
  • Cinza: Neutralidade, sofisticação, elegância, ausência de emoção, tecnologia.

Exemplos de utilização

A cor rosa, considerando a psicologia das cores, é muito aplicada em produtos femininos, além de anúncios para esse segmento de mercado.

Costuma ser utilizada em peças promocionais de produtos de beleza, serviços de trato corporal e para determinado segmento da moda.

Essa cor exalta muito o sentimento de ternura e de feminilidade, quem nunca usou o “Leite de Rosas” por exemplo e teve ele como essa referência.

A cor preta, por exemplo ,ainda representa peso e poder, sendo amplamente utilizada na embalagem de shampoo masculino e de suplementos mais fortes para atletas.

A cor preta também representa poder na cor de automóveis de alto nível tecnológico padrão de linha.

Na internet, podemos lembrar da cor azul e branca muito presentes no Facebook, a maior rede social do mundo. O Twitter mantém o azulzinho claro como sua marca registrada como forma de manter a leveza da leitura das postagens de seus usuários.

Você já pediu comida através do Ifood? A cor vermelha é utilizada em seu aplicativo, site e até mesmo na mochila do entregador. A cor vermelha também transmite noção de temperatura e de calor, remetendo ao calor do alimento entregue.

Antigamente, o portal Terra abusava da cor alaranjada para expor a sua marca em sua página principal e secundária.

Porém, recentemente, o portal Terra tem reduzido o excesso de cor alaranjada para inserir outras cores e aplicar o fundo branco em suas páginas como forma de reduzir o peso da leitura das páginas.

As cores nos vídeos

A internet também está repleta de vídeos, e deles a psicologia das cores não poderia se ausentar. Alguns Youtubers perdem inscritos e audiência pelo simples fato de escolherem a cor errada de fundo de seus cenários de filmagem, ou até mesmo de escolher a cor errada da camiseta.

Já percebeu que, a maioria dos Youtuber que gravam em casa usam a cor branca como fundo de parede?

Geralmente, essa escolha é feita para facilitar a luminosidade dos vídeos, mas é uma escolha que não tem erro. O cenário branco, mesmo com mobílias no fundo, intensifica o corpo do Youtuber.

Portanto, se você ou sua empresa precisam fazer vídeos promocionais utilizando o celular ou uma câmera de vídeo, selecione bem o ambiente a partir da cor.

Imagine gravar um vídeo usando um local com paredes pintadas de roxo? O roxo tem muitos significados a sensação de realeza, superioridade, e dor (dependendo do contexto).

Mas, geralmente, mesmo se a parede estiver pintada de roxo e houver outros itens com outras tonalidades, poderá ser possível manter essa cor. Porém, cuidado para não correr o risco de perder leads.

Para as produções audiovisuais mais profissionais, a seleção da cor é muito importante, sendo um fator de acerto ou erro na direção de arte, fotografia e produção.

As cores no mercado

Lembra do exemplo do Ifood? Ele se refere a outras marcas mais antigas como Burger King e McDonald ‘s que usam a cor vermelha para intensificar a sensação de calor, fome e paixão.

A Coca-Cola também usa, largamente, essa cor. A cor vermelha, no mercado em geral, também é muito utilizada em campanhas de promoção, principalmente, na área do varejo para estimular a atenção e a ação de compra final do cliente.

O vermelho chama atenção. E quando falamos na cor vermelha na internet, também podemos nos lembrar do site da Americanas.com.

Neste caso, o vermelho sempre foi a cor oficial da marca, e a direção das Americanas manteve a cor também nos ambientes digitais da empresa.

Mas, no contexto do call action, a cor vermelha é uma importante aliada. Além do mercado, a cor vermelha é muito usada em sinalizações de trânsito e sinalização de emergência.

E a cor laranja? Seguindo os exemplos, essa cor é muito utilizada em anúncios variados, seja de modas, vestuários, alimentos, equipamentos e entre outros.

É uma cor que expressa energia, desperta o ânimo das pessoas e estimula muito a criatividade, gerando mais atração dos clientes. Por ser derivada da cor vermelha, também é uma cor estimulante para produtos alimentícios.

Na internet demos como exemplo, o portal Terra. Mas no mercado varejista, a marca Marilan de biscoitos e bolachas utiliza muito essa cor em suas embalagens e comunicação digital.

E o azul? Na internet, a cor azul tradicional escura é amplamente usada pelo Facebook, e você sabia que ela transmite equilíbrio e segurança naquele “mar” de informações?

Se você pretende lançar um website ou hotsite para venda de produtos, pense seriamente em escolher essa cor para compor o layout do projeto.

A cor branca no universo digital

Quando o assunto é psicologia das cores, a cor branca representa neutralidade e equilíbrio.

Na internet, ela está por todos os lados. O branco talvez seja a cor mais utilizada, principalmente, como fundo de blogs e redes sociais para permitir a leitura de textos e imagens.

A logo do YouTube, por exemplo, está nas cores preta e branca. Eleja essa cor para a logomarca de sua empresa e para, pelo menos, 80% de seu blog para gerar equilíbrio e a permanência dos leitores.

A cor cinza

A cor cinza consegue representar a cor prata de logo de automóveis, como Volkswagen. Mas, não use essa cor como fundo de blogs ou site, mas ela pode enfatizar o poder de sua empresa estando presente em logotipos e em partes do layout do site.

A cor cinza também simboliza produtos tecnológicos e peças em geral, mas não carregue na tonalidade, pois o cinza escuro simboliza poluição.

Conclusão

Psicologia das Cores: O Efeito Visual que Vende na Internet

Portanto, ao adotar a psicologia das cores temos um imenso conhecimento a explorar para a melhor utilização de cada tipo de cor para a composição de imagens, fotografias, anúncios, criação de logotipos, desenvolvimento de blogs, sites e aplicativos em geral.

A seleção de cada tipo de cor pode gerar impulsos, impactos e percepções diferenciadas em cada tipo de público.

Devemos considerar que, anúncios coloridos conseguem atrair mais a atenção dos clientes, mas cuidado ao gostar de uma cor no impresso e tentar adaptá-la para a plataforma digital.

A conversão de uma cor para as telas digitais poderá exigir adequação para que a mesma não fique pesada.

Atualmente, tem crescido a busca por cores que possam diferenciar marcas, embalagens de produtos e, principalmente, o ambiente digital.

Agora que você está mais orientado e informado sobre a importância das cores para os negócios digitais, faça a sua própria pesquisa e selecione da melhor forma a melhor cor para o seu negócio decolar com força no mercado.

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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