O que é storytelling? Esta é uma das perguntas mais constantes quando o assunto é marketing digital. Afinal, o público não deseja receber propagandas de determinados produtos ou serviços, na verdade, isso é até cansativo e incômodo para muita gente.
Então, como fazer para conseguir atrair o público e fazer vendas sem ser cansativo?
A melhor forma de fazer isso é entendendo o que significa storytelling e aplicar essa técnica na divulgação do produto ou serviço. Mas o que esse termo em inglês quer dizer?
Storytelling trata-se da capacidade de conseguir transmitir um conteúdo através de uma história cativante, bem elaborada.
Quando nos deparamos com uma história que é similar a nossa ou que possui alguns pontos semelhantes tendemos a olhá-la com outros olhos. Geralmente nos tornamos mais receptivos e compreendemos perfeitamente o posicionamento tomado por aquela pessoa, não é verdade?
O objetivo do storytelling é fazer com que o público-alvo enxergue que aquele produto ou serviço é capaz de sanar aquela dor que ele possui. Para isso, é construído um enredo em volta da persona detectada que representa o público real e mostrar que os anseios dela foram atendidos quando se deparou com algo: o produto ou serviço ofertado.
Para isso, é preciso ter uma escrita criativa, cativante, envolvente. Se não possui essas características não precisa se preocupar, pois existem algumas técnicas de storytelling que irão te auxiliar nessa caminhada. Vamos conhecer um pouco mais sobre o que é storytelling e suas técnicas extraordinárias?
O que é storytelling?
Saber o que é storytelling é essencial para fazer sua estratégia de marketing digital. Storytelling é um termo em inglês formado pelas Story (história) e Telling (Dizendo, contando). Essa palavra denota a arte de desenvolver, contar, adaptar uma história utilizando-se de alguns elementos específicos.
Essa história deve conter começo, meio e fim e uma mensagem que será transmitida de forma inesquecível no nível emocional. Ao contar essa história pode-se fazer uso de recursos audiovisuais e não apenas palavras.
Essa técnica do marketing digital realmente é capaz de ajudar na promoção do negócio e até aumentar as vendas? A resposta é um belo SIM e isso acontece porque a divulgação da sua marca, produto ou serviço é feita de forma indireta e geralmente causa uma emoção no ouvinte.
Como somos movidos a emoções tendemos a aceitar melhor aquela divulgação e até encarar com bons olhos. Quem nunca viu uma propaganda na televisão, por exemplo, que chamasse a atenção e que sempre que aparece para tudo para assistir? Quando mexemos positivamente com o emocional de alguém ela tende a nos seguir.
Componentes do Storytelling
Não basta simplesmente saber o que significa storytelling, também é preciso compreender sua base de sustentação. Basicamente, existem três elementos que sempre estão conectados e que sustentam o storytelling, são eles:
- Técnicas narrativas – Os caminhos conceituais que darão sustentação ao conteúdo são definidos;
- Conteúdo narrativo – O que será contado;
- Fluidez – A história precisa ser consistente e para isso ele deve ser contínua, criar experiências e momentos que façam com que a audiência se sinta mais próxima.
Mas como o storytelling pode ajudar o meu negócio? Saber contar uma história para o público e cativá-lo não se trata apenas de criar um personagem e uma história sem objetivo.
É preciso ter um contexto, um objetivo e a partir daí montar a história que irá mexer com o emocional do público e o tornará seu cliente.
Principais elementos do storytelling
O storytelling tem como base as técnicas narrativas, o conteúdo narrativo e a fluidez. Mas ele também conta com alguns elementos que são considerados os principais, pois sem eles o storytelling não faz sentido e, por isso, sempre devem estar presentes. São eles:
Mensagem
Você já sabe que duas palavras inglesas formam a palavra storytelling (story: história; telling: forma de transmitir a mensagem). Assim, quando uma mensagem é forte ela é capaz de surtir efeito mesmo que a forma de sua transmissão seja fraca. Caso a mensagem seja fraca seu conteúdo pode se tornar espetacular através de técnicas para contá-la.
O importante é conseguir tornar sua mensagem marcante, fazer com que o público se lembre e continue se lembrando por muito tempo. Esse tipo de material você não consegue encontrar facilmente por aí. Na verdade, o que mais encontramos são histórias e palestras entusiasmantes, mas que são esquecidas em pouco tempo.
Saber trabalhar a mensagem, independente dela ser forte ou fraca, é fundamental para se tornar único e inesquecível. Para isso, é fundamental saber trabalhar com os demais elementos do storytelling.
Ambiente
Quando contamos qualquer história ela sempre se passa em algum lugar e no storytelling não é diferente. Se vamos contar algo de forma envolvente e inesquecível precisamos que exista um lugar (mesmo fictício). É importante que seja feita uma descrição desse ambiente para que o público possa embarcar nessa jornada.
Personagem
O personagem é aquele elemento que vai percorrer toda a jornada contada e sofrerá uma transformação. Essa transformação deve ocorrer após o personagem enfrentar algo importante, um obstáculo. Ao se deparar com o obstáculo ele buscará formas para transpor e essa busca acaba por transformá-lo.
Por sua vez, essa transformação é o foco da mensagem, ou seja, é ali que é feita a transmissão da mensagem desejada. Esse obstáculo que precisa ser ultrapassado trata-se do próximo elemento do storytelling, o conflito.
Conflito
O conflito é aquele desafio, o obstáculo encontrado pelo personagem e que deve ser ultrapassado. É esse desafio que vai fazer com que a audiência tenha interesse na história. Afinal, vencer esse obstáculo é o que vai motivar o personagem (e a audiência) a percorrer a jornada e alcançar o resultado desejado.
Se for um conflito simples o interesse por parte da audiência não será tão interessante já que ela não vai se identificar. É aquele velho ditado: vem fácil, vai fácil.
Se não uma luta, um empenho grandioso e verdadeiro a atenção da audiência não será tão boa, pois denota certa facilidade em alcançar o objetivo.
É por isso que esse conflito precisa ser mais elaborado e que sua superação não seja tão fácil. Deve ser algo que exija a transformação daquele personagem para conseguir superá-lo.
Onde contar storytelling
Agora que você já sabe o que é storytelling precisa aplicá-lo ao marketing do seu negócio. Afinal, esta é uma das estratégias de marketing digital que mais ajudam uma marca a se divulgar e realizar vendas. Saber contar uma boa história para conquistar a atenção do público é fundamental para poder se comunicar.
O storytelling ajuda no marketing de qualquer negócio, pois consegue contar essa história de uma forma muito envolvente e que o mantém ligado aos conteúdos, independente do canal que ele é fornecido. Mas como o storytelling pode ser feito? É o que vamos ver agora!
Site
Um dos melhores lugares para aplicar o storytelling de uma empresa é na página sobre que se encontra no site. O que normalmente encontramos ali? Um texto explicando os serviços que a empresa presta, o que faz, quando foi criada e informações relacionadas a isso.
Todas essas informações são importantes, mas podem ser contadas de uma forma muito mais envolvente. Uma forma de deixar esse texto mais atrativo é despertando a curiosidade do leitor contando como surgiu a ideia de criar a empresa. Aconteceu algo inusitado? A ideia surgiu por causa de uma dificuldade vivida?
O texto pode iniciar dessa forma e aos poucos vai introduzindo o ramo de atuação e demais informações relativas ao negócio. Isso certamente vai fazer com que o leitor fique mais curioso e se sinta envolvido pela marca.
Blog
Quando se sabe o que significa storytelling fica muito mais fácil pensar em estratégias de marketing que a utilizem. Assim, uma ótima forma para utilizá-la é através do marketing de conteúdo. Quem já possui um blog ou site pode fazer uso do storytelling para deixar seu público envolvido e engajado.
Ao escrever os posts busque fornecer um conteúdo com qualidade, e nele, aplicar o storytelling. Capriche nos textos e pense como uma história poderia contar aquele conteúdo. Faça estudo de casos das demais empresas ou até conte as experiências que viveu com seu negócio e que o público possa ter interesse.
Descrição dos produtos
Na internet o público não tem como pegar o produto, ele vai realizar sua compra de acordo com o que vê e com o que sabe a respeito dele. Por isso, a descrição dos produtos é um espaço especial e que pode ter a aplicação do storytelling. Isso deve ser feito com muita atenção às palavras-chave que foram adotadas na estratégia SEO.
Redes sociais
Um ótimo lugar para criar relacionamento com o público e divulgar os conteúdos, serviços e produtos do negócio são as redes sociais. Além do mais, esse é um espaço digital que permite a apreciação dos storytellings. Afinal, este é um lugar que as pessoas buscam para se distrair, se aproximar de outras pessoas e, claro, se divertir.
Por esse motivo, as redes sociais não devem ser bombardeadas apenas com produtos e serviços que uma empresa fornece. Elas devem ter histórias envolventes e bem contadas. Um conteúdo que certamente fará muito sucesso, pois o público sempre quer saber como surgiu a ideia para abrir aquele negócio.
Contar quais as dificuldades que encontrou no início do negócio também envolve o público e desperta o interesse. Essa é uma tática que grandes empresas usam e que faz muito sucesso.
Como aplicar o storytelling no seu marketing
Lembra-se que falamos que o storytelling possui 4 elementos: mensagem, ambiente, personagem e conflito? Eles precisam ser trabalhados dentro do marketing de conteúdo. Mas como isso deve ser feito?
Vamos pegar você como nosso personagem que servirá de exemplo. Você encontrava-se na sua rotina, percebeu que precisava buscar mais informações e aprender sobre o storytelling e então começou a pesquisar sobre o assunto.
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Encontrou esse conteúdo e começou a consumi-lo com o desejo de aprender, com ele, essa estratégia inovadora. Mas em qual ambiente isso aconteceu? Na internet. Quanto a mensagem que é transmitida ela costuma ser a recompensa obtida.
O marketing de conteúdo é fundamental para ser bem trabalhado e compreendido, entender o que é a persona e a resposta quanto à intenção que ela possui. Tudo isso tem ligação direta com o storytelling.
Quer dizer então que somente esses 4 elementos são necessários para compreender o que é storytelling e ter ótimos resultados? A resposta é não, pois existem os estágios que dentro da história podem ser identificados e eles variam de acordo com a estrutura que foi adotada.
Técnicas de storytelling
O intuito do storytelling é transmitir uma mensagem e isso deve ser feito de forma objetiva, clara, por isso, é fundamental ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A cronologia deve ser seguida nesse tipo de história, pois ela vai pegar o leitor desde o início até o fim da história sem grandes dificuldades.
Ele deve ser conduzido por todo o texto sem que haja muita turbulência. Para isso as ideias devem estar bem encadeadas, uma ação vai levando a outra, e a outra, e a outra até que chega-se ao fim do storytelling.
Somente isso é necessário? Na verdade, essa pode ser considerada uma estrutura do storytelling, pois outra parte fundamental é a criatividade. O que você deseja oferecer para o seu público? A partir dessa resposta crie a sua história e a produza utilizando uma boa narrativa.
A história a ser contada deve ter um tema relevante e um problema que possa ser resolvido. As pessoas gostam de conteúdos que dão aquela surpreendida nelas. Quando todos estão com certa expectativa, de repente, tudo muda e é preciso fazer algo não imaginado antes para continuar a jornada e alcançar o objetivo desejado.
Essa virada repentina do jogo atrai, e muito, a atenção do público e se parar para pensar é o que acontece na grande maioria dos filmes. Essa quebra da expectativa deve ser feita de forma a atrair e envolver o leitor, mas jamais deve fugir do objetivo principal.
Outra técnica de storytelling que pode e deve ser aplicada são as sensações que o conteúdo transmite. Emoções positivas sempre são compartilhadas com uma frequência maior que as que causam emoções negativas. Por isso, é essencial que as emoções transmitidas ao público com o storytelling sejam boas.
Conclusão
Conteúdos que produzem excitação emocional também são compartilhados com maior frequência e na maioria das vezes viralizam. Ou seja, o público gosta de chegar ao fim do conteúdo com aquela energia positiva, aquele desejo e certeza que se iniciar algo vai conseguir vencer.
Isso quer dizer que agora que sei o que é storytelling devo focar em contar uma história que somente contem coisas boas? Não. O conteúdo não só pode como deve falar de problemas, pois o objetivo principal é mostrar a solução que, no caso do marketing, trata-se de um produto ou serviço que você oferece.
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