O que faz o profissional de marketing? Em tempos de popularização de ferramentas de vendas, de posicionamento de produtos nas plataformas digitais e de desenvolvimento de marcas e produtos focados cada vez mais nos clientes, esse tipo de profissional passou a ser cada vez mais exigido pelo mercado.

O segmento do marketing se responsabiliza pela implementação de processos estratégicos para a pesquisa, desenvolvimento de produtos, criação de demanda, identificação de oportunidades de mercados, atendimentos às necessidades dos clientes e entre outras funções essenciais para empresas privadas, negócios e instituições públicas.

O marketing não é sinônimo somente de vendas, mas de planejamento de seleção de processos de tarefas que visam melhorar a qualidade do produto e o atendimento ao cliente.

7 coisas que todo profissional de marketing deve estar fazendo agora

Neste artigo falaremos mais sobre a importância desse profissional para o mercado atual, seja para o mercado presencial ou online. Além das setes funções para as quais esse profissional mais se dedica.

Quem é o profissional de marketing?

Inicialmente, esse profissional precisa ser sempre bem informado em relação ao mercado, seja em relação ao mercado de massa ou ao mercado de nicho.

Por outro lado, reunir outras habilidades como idiomas, informática, ferramentas de negócio e de aplicação de projetos via aplicativos está entre as principais exigências para o processo de formação e atuação desse tipo de trabalhador.

Ser criativo também é um diferencial, e não estamos falando em criação artística ou textual somente, mas em ter criatividade para formar projetos, equipes de colaboradores e conjuntos de ações que implementam iniciativas cada vez melhores para a empresa e marca.

Inicialmente, podemos afirmar que ele também precisa ter sede constante de aprendizado, estar inserido no universo da inovação e conhecer as novas tendências.

Esse profissional pode se habilitar na área se formando no curso universitários de Marketing, Gestão de Negócios, Propaganda e Marketing ou realizando pós-graduação no setor de marketing, independente do curso universitário anterior.

As 7 coisas que todo profissional de marketing deve estar fazendo agora

A seguir apresentamos as sete principais funções ou “coisas” que marcam profundamente o perfil desse tipo de profissional no mercado e na área acadêmica:

1 – Busca pelo aprendizado

A partir do aprendizado seja pela sua formação acadêmica e pela autoeducação ajuda o profissional a se tornar cada vez mais habilitado, além de aperfeiçoar a sua base de conhecimento.

Ele precisa gostar muito de aprender, principalmente, em tempos de transformações causadas pelo marketing digital e pela digitalização de mercado em tempos de pandemia, o profissional precisa saber aplicar o que sabe e procurar por novos conhecimentos.

Aprender sempre significa ler sempre livros da área e de outros ramos de conhecimento, realizar cursos presenciais e online, acompanhar blogs de sua área e assistir às palestras.

Sabemos que o setor de marketing, diferente de meados do século XX, está em constante mudança atualmente. Atualizar os conhecimentos ajuda a se manter sempre atualizado e pronto para trabalhar em todos os tipos de projetos.

2 – Proximidade com o mundo digital

Além do clássico cartão de visita, o profissional de marketing pode ter seu blog pessoal ou profissional para veicular seus artigos a respeito do setor de atuação.

Também pode investir em um página profissional no Facebook e no Linkedin como forma de atrair leads e construir um melhor network. Dessa forma, esse profissional precisa estar familiarizado cada vez mais com os ambientes digitais e online.

É exigido que conheça as principais plataformas de vendas como marketplaces e lojas online, bem como portais de fornecedores de produtos e de dropshipping como forma de conhecer soluções para o segmento de oferta de produtos.

3 – Dinamismo

A pessoa que trabalha nessa área muitas vezes enfrenta a correria do dia a dia nas agências, ou mesmo quando atua em empresas corporativas e públicas

Em todos os casos é necessário resolver pendências e decisões com rapidez, principalmente, para superar momentos de crises que possam estar atingindo a marca e os produtos de determinado cliente no mercado.

É necessário ser dinâmico para traçar estratégias, ter independência e gerir suas próprias soluções. Quando não souber algo, é essencial procurar perguntar pelo assunto aos especialistas que estão por perto, principalmente, quando a dúvida se trata de um problema na empresa ou no desenvolvimento do projeto.

4 – Dominar as métricas

Mesmo que não seja especialista nas áreas das exatas, precisa compreender e interpretar bem os números e percentuais referentes ao comportamento dos consumidores e escala de vendas de cada tipo de produto.

Nesse caso é importante ser interessado por diferentes tipos de números, podendo avaliar o desempenho de cada tipo de campanha, produto e serviço colocado pela empresa.

Em muitos casos poderá ser solicitado que saiba imprimir gráficos e infográficos que de fato resumem os dados verificados a partir das planilhas.

5 – Visão analítica

Posteriormente aos números, a pessoa que trabalha no segmento de marketing precisa, além de saber interpretar cada dado, saber analisar cada situação de forma estratégica para melhorar cada ação do projeto.

Geralmente, não adianta ser capaz de medir todos os dados e não saber aplicar os resultados para geração de novas ideias e novas metas positivas para a marca e empresa.

6 – Conhecer as técnicas de marketing

Para quem trabalha nesse setor é importante ser um especialista nas principais práticas maquetológicas de mercado. Podendo ser polivalente em várias áreas de conhecimento como idiomas, informática, aplicativos, redação, entre outras áreas.

Isso ajuda a articular várias estratégias diferentes de maneira interligada dominando conhecimentos como SEO, Conteúdo de marketing, redes sociais, e-mail marketing, mídias pagas, design, analytics, growth hacking e entre outras.

Sendo fundamental que saiba também decifrar as ferramentas aplicáveis para cada função.

7 – Capacidade para trabalhar em equipe

As áreas de marketing e comunicação digital são repletas de desafios, o que gera a necessidade de se trabalhar em equipe para que um possa apoiar o trabalho do outro.

Trabalhar em equipe é fundamental para gerar um ambiente de colaboração entre todos que atuam juntos nesse setor. É importante um confiar no outro e, principalmente, saber ouvir e selecionar as sugestões de todos.

Nesse ponto é crucial desenvolver empatia, capacidade de feedbacks e clareza para compartilhar todas as informações com a equipe.

Dica bônus: Ser curioso

Ter curiosidade é um ponto importante no perfil desse profissional. Querer conhecer as novas tendências de mercado e de posicionamento de marcas e produtos ajuda bastante na obtenção de novos conhecimentos e abordagens de projetos.

Profissional de Marketing: tarefas profissionais

O profissional de marketing também assume importantes tarefas relacionadas ao conteúdo, projeção e distribuição de produtos e marcas da empresa.

7 coisas que todo profissional de marketing deve estar fazendo agora

Depois de apresentar os oito principais pontos positivos desse profissional, a seguir explicaremos sobre as principais tarefas que os profissionais da área precisam executar constantemente.

Produto

Sabemos que o mix de marketing é composto pelos 4 P’s (produto, preço, praça e promoção), o profissional da área é indicado a desenvolver estratégias e atividades que possam ser inseridas a favor do produto no mercado visando atingir o sucesso.

Porém, grande parte dessas atividades não ficam restritas somente no ciclo de lançamento, mas envolve a missão de sempre se esforçar para atrair mais clientes para o produto que está sendo oferecido. Procurando aplicar o melhor posicionamento possível através do canal mais adequado.

Inbound marketing

Esse segmento de conhecimento é uma das áreas que mais cresce no setor, é uma das estratégias mais aplicáveis para atração de clientes permitindo atrair o público para a marca por meio do interesse.

​Consultoria

Atuar como consultor também é um bom caminho para o profissional de marketing, podendo atuar nesse segmento como autônomo.

Nesta área atuará oferecendo suporte para as empresas que precisam aplicar novas soluções para seus projetos internos e de mercado. Ajudará a diagnosticar a empresa e a marca visando a criação de plano de ações mais consistente.

Conteúdo digital

O marketing digital tem crescido bastante, principalmente, depois da pandemia do covid-19. Porém, o marketing digital abrange diversas atividades estratégicas podem ser adotadas na internet através do SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing), sendo que através do SEO busca-se o resultado orgânico com a publicação de conteúdo para atração de clientes sem o pagamento de anúncios, e por meio do SEM temos o planejamento de anúncios pagos.

Endomarketing

Essa área de conhecimento refere-se à aplicação das técnicas de marketing no ambiente interno da empresa, tratando os colaboradores como clientes internos.

Todos os esforços focam em atuar junto aos funcionários, motivando os colaboradores da melhor forma possível e posicionando a marca de maneira positiva também no ambiente interno da empresa.

​E-commerce

Outro setor que tem incentivado a atuação do profissional de marketing é o e-commerce, setor que permite a venda de produtos e serviços através da internet.

Assim como o marketing digital, o e-commerce cresceu bastante nos últimos dez anos e teve crescimento intensificado durante a pandemia.

Esse segmento do marketing exige promover a publicidade online para atrair clientes posicionando os produtos da melhor forma possível através de lojas online, redes sociais e e-mails.

Relacionamento

No segmento de atuação, é importante saber utilizar o marketing de relacionamento. Geralmente, atrair um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter o cliente atual.

Portanto é fundamental manter o cliente sempre bem informado, orientado e bem atendido. Investir em qualidade de atendimento torna-se fundamental nesse tópico de atuação.

As melhores competências do profissional de marketing

Além das habilidades e das áreas que apresentamos acima, é importante que o profissional que atua no setor de marketing de uma agência, empresa ou instituição tenha também a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do resultado.

​É importante ser criativo, ter vontade de aprender sempre, estar antenado em relação às tendências de mercado e saber ouvir.

Precisa ser uma pessoa organizada, ter iniciativa e espírito de autonomia. Todos os trabalhos sempre exigem capacidade de análise e aplicação de estratégias.

Outros fatores como comunicação, persistência e capacidade de relacionamento interpessoal são fundamentais para a sua atuação no mercado.

Leitura complementar: O que é Persona: E porque é importante para seu negócio

Mercado de atuação

Esse profissional pode trabalhar em diferentes segmentos de mercado, e não atuar somente em agências de comunicação. Atualmente, existe demanda para trabalhar em organizações públicas e privadas, ONGs e empresas de conteúdo.

Por outro lado, o marketing permite ao profissional trabalhar como autônomo e até a abrir o seu próprio negócio no mercado presencial e online.

O futuro da profissão

Atualmente, é possível enxergar o melhor futuro possível para essa profissão, ao atuar no desenvolvimento de produtos e de geração de demandas para mensagens e produtos, o futuro promete o maior uso de tecnologia da informação e de Big Data para viabilizar novas atividades estratégicas.

7 coisas que todo profissional de marketing deve estar fazendo agora

Isso permitirá trabalhar a partir de informações colhidas por meio de plataformas digitais e aplicar cada dado para desenvolvimento de um projeto de marketing mais adequado.

Outra tecnologia que será importante para a atuação desse profissional é a automação e a inteligência artificial que poderá acelerar processos de produção e entrega de produtos.

Importância do mercado

O profissional de marketing precisa estar sempre antenado com as novas tendências, tendo a capacidade de avaliar ambientes e projetar soluções.

Também precisa ter a capacidade de produzir e editar materiais ricos e mais relevantes para o cliente que pretende atingir com a sua mensagem e oferta.

Conclusão

Portanto, existem vários ambientes de atuação e áreas de conhecimento que compõem o perfil desse tipo de profissional.

No dia a dia de trabalho, é fundamental conhecer o cliente, pesquisar e estudar mercados, e essas são as principais atividades para quem trabalha no segmento de marketing.

É fundamental compreender as dores de cada tipo de cliente, sabendo identificar o público-alvo e o mercado que se pretende atingir. Mas, normalmente, a mesma receita que funciona para atender um tipo de cliente pode não funcionar para atrair outro.

O profissional precisa ter visão estratégica, saber definir objetivos claros, saber criar projetos de lançamento de produtos e selecionar as melhores estratégias para elevar as vendas.

Neste artigo apresentamos os principais conceitos e habilidades que compõem o perfil de um bom profissional de marketing e como ele pode ajudar marcas e empresas a se destacarem no mercado.

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Pedro Henrique
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