Você já se perguntou o que é marketing digital? Bem, estamos falando de um conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas aplicáveis para ações de comunicação e posicionamento de marcas e produtos.
Porém, todo esse conjunto de técnicas e ações são utilizadas através da internet para viabilizar a informação, divulgação e comercialização de produtos e serviços, atraindo novos clientes e melhorando a rede de relacionamentos.
Essa modalidade de marketing tem evoluído desde o final dos anos 1990, com o crescimento de usuários na internet incentivando que as empresas investissem cada vez mais no segmento de divulgação online.
Inicialmente, essa modalidade de marketing gerou novas oportunidades para pequenas e médias empresas na época e, passo a passo, começou a atrair o interesse das grandes empresas para divulgar e promover marcas e produtos através de mídias digitais.
Permite reduzir custos com investimento de mídia para veiculação de anúncios e ações promocionais orgânicas, ampliou o leque de estratégias de desenvolvimento de soluções de criação de canais de vendas, posicionamento de marcas e direcionamento de mensagens de produtos.
É uma área que sempre se reinventa, que necessita do melhor posicionamento e características do produto ou serviço a ser oferecido e, principalmente, do conteúdo a ser veiculado de forma personalizada e direcionada.
Ainda nos anos 1990, as páginas na internet eram básicas, possuíam pouca interatividade e o acesso era feito massivamente através de computadores pessoais de mesa, não havia ainda a popularização de notebooks ou de celulares inteligentes, estávamos na web 1.0.
No decorrer dos anos 2000, tivemos o implemento da web 2.0, o surgimento de portais de vídeos, blogs e as redes sociais, e no final dos anos 2000 a comercialização dos smartphones gerando o conceito de internet móvel e colocando o conteúdo na ponta dos dedos.
Os anos 2010 aprofundou o conceito da web 2.0 e amadureceu novos conceitos para o marketing digitalizado.
Recentemente, com a pandemia iniciada em 2020, os novos conceitos da web 3.0 que inclui a inteligência artificial e automatização de processos têm gerado novos desafios para a digitalização do marketing.
O surgimento da faixa 5G de internet móvel irá acelerar ainda mais o acesso a vídeos, cursos, transmissão ao vivo e outras tendências que tornarão o conteúdo cada vez mais acessível para o consumidor de conteúdo e de produtos através da rede mundial de computadores.
Teremos um salto gigantesco de geração de dados, acesso a conteúdos e de ampliação do ambiente digital com o avanço da velocidade da internet e dos equipamentos eletrônicos.
Sendo assim, tanto empresas como pessoas criarão novos modelos de negócios e de consumo, tornando a compra digital em algo mais factível e mais rápido, podendo integrar o mundo real ao mundo digital sem grandes fronteiras.
De toda forma, o marketing aplicado na internet e nas plataformas digitais também passará por grandes revoluções, porém neste artigo o trataremos a partir dos conceitos atuais e de sua positiva função para pessoas e negócios.
O que é Marketing Digital?
Todas as atividades referentes ao posicionamento de conteúdo, produtos e serviços para determinado público por meio de plataformas digitais conectadas se referem a essa modalidade de marketing.
As ações de posicionamento, comunicação e de realização de vendas no ambiente digital tem sido cada vez mais comum, sempre buscando aproximar marcas de seu público comunicando a mensagem da forma mais adequada.
A sua aplicação precisa sempre facilitar a comunicação entre empresas e clientes de forma personalizada, direta e que possa gerar valor para todas as partes.
Trata-se também de um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias aplicadas para a prospecção, atração e conversão de potenciais clientes nas plataformas digitais.
É uma modalidade de marketing que aborda objetivos de forma eficiente se utilizando de vários canais ou mídias digitais como redes sociais, sites, blogs, e-mail e entre outros.
Esse tipo de marketing é bastante usado para o fortalecimento da marca e otimização das vendas.
Como funciona o marketing digital?
Inicialmente, é importante que a empresa ou marca procure criar uma determinada ação relacionada ao posicionamento, venda ou entrega de algum valor para o seu cliente.
Através de conteúdos orgânicos ou de anúncios pagos a empresa precisa transmitir o seu conteúdo promocional e, ao mesmo tempo, medir o nível de retorno de seus potenciais consumidores em tempo real para analisar o nível de aceitação sobre determinada mensagem.
Quando falamos em medir temos a mensuração de resultados sobre as estratégias aplicadas no setor digital de modo preciso e facilitado.
Através desse caminho o empreendedor pode corrigir ou adaptar determinadas ações durante a execução sempre na busca de atingir os principais objetivos.
Desde a criação de um produto, mensagem compartilhadas nos meios digitais, identificação de leads (público de interesse inicial) e mensuração de resultados podemos compreender as principais funcionalidades do marketing digital.
Para que serve o marketing digital?
Ele serve para trabalhar com estratégias online que visam personalizar a relação entre a marca e seus clientes potenciais sem exigir grandes investimentos, podendo partir da criação de um site ou perfil em rede social.
O acesso às plataformas digitais está cada vez mais fácil e rápido. Em poucas horas é possível criar e publicar um site, blog e perfil na rede social.
A Importância do Marketing Digital
No Brasil e no mundo, a maioria das pessoas possuem um celular ou smartphone em suas mãos conectado à internet.
Segundo dados oficiais, mais de 81% da população com mais de 10 anos de idade já possuem acesso à internet em nosso país.
O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos países que mais acessam a internet por dia e que mais horas passam conectadas.
Essa modalidade de marketing é muito importante por justificar a busca de determinado público-alvo para as empresas abordarem seus esforços de posicionamento de produtos e de vendas.
É indicado para todos os negócios online?
Sim. Desde uma manufatura doméstica até uma clínica dentária de altíssimo porte, o marketing digital é bastante indicado para auxiliar empreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno e médio porte, e empresas de grande porte para identificar o público a ser abordado e para conquistar mais clientes.
Falamos anteriormente que somente o Brasil possui mais de 80% de sua população conectada, gerando um imenso universo para o alcance de uma marca, segmentação e mensuração de audiência.
Esse tipo de marketing é mais democrático e mais acessível. Nos tempos do auge do marketing e da publicidade digital, somente grandes marcas podiam anunciar em jornais e revistas de grande circulação, na TV e na Rádio.
A internet permite às empresas de diferentes portes e até mesmo para pessoas físicas a possibilidade de gerar público para conteúdos de forma orgânica e para anúncios pagos para divulgação de produtos sem a necessidade de investimento de alto porte de mídia como antigamente.
Desde o autônomo até uma empresa multinacional pode gerar espaço na internet, gerar leads e conquistar clientes.
Muito diferentes dos comerciais de TV, anúncios em revistas ou spot em rádio que sempre custam mais caro, a veiculação de mensagens e de anúncios na internet não exige grandes custos e pagamentos de espaços caros para veiculação.
Benefícios para os pequenos negócios
Ao compreendermos o que é marketing digital podemos entender também o nível de benefício que ele gera para os pequenos negócios.
Mesmo quando a empresa ainda é pequena é possível cadastrar os dados da empresa no Google Meu Negócio, abrir e configurar um blog corporativo para a empresa, inserir sua marca nas redes sociais e gerar conteúdo que seja relevante para atrair a atenção das pessoas.
Benefícios para os médios negócios
Para empresas de médio porte é possível investir nas plataformas acessíveis para pequenos negócios e, sobretudo, investir também na contratação de profissionais especializados em SEO, desenvolver aplicativos de atendimento ou robô chat e investir na criação de e-books e na construção de uma loja online personalizada.
Benefícios para os grandes negócios
Negócios que possuem um grande orçamento podem organizar uma equipe de especialistas em marketing digital para a geração de conteúdo constante para o marketing orgânico ou pago.
Os negócios com mais recursos podem pagar para veicular anúncios no YouTube, veicular vídeos pagos no Facebook e investir na criação de uma Instagram empresarial.
Sem falar na abertura de uma conta comercial no Whatsapp com um atendente contratado para atender aos clientes.
O orçamento
No caso de investir em contratação de profissionais e no pagamento de anúncios, acima demonstramos que as possibilidades variam conforme a verba que a empresa possui e o porte do negócio em seu mercado de atuação.
Ao entendermos o que é marketing digital, podemos compreender que nenhum empreendedor quer ficar de fora do universo online, sabendo que a inserção da empresa nas plataformas digitais ocorre naturalmente, exigindo profissionalização e direcionamento com o passar do tempo.
É fundamental planejar um orçamento para ser investido na compra de pacotes de anúncios em diferentes plataformas e na contratação de assistentes.
Porém, no caso de micro empreendedores e empresas menores é comum o próprio empreendedor gerir a abertura da marca de sua empresa nas plataformas digitais diretamente, se dedicando e contratando profissionais freelancers para ajudar em algumas tarefas.
Objetivos
Dentre os principais objetivos a serem cumpridos pelos marketing digital para uma empresa podemos citar:
- A busca de educar o mercado e o cliente;
- Aumentar o conhecimento e o reconhecimento da marca da empresa;
- Gerar diferencial competitivo;
- Conhecer melhor o público;
- Gerar leads de forma direcionada;
- Criar mais oportunidades de vendas;
- Atrair clientes;
- Aumentar o recebimento de feedbacks;
- Aprimorar o relacionamento com o cliente;
- Fidelizar o consumidor e direcionar uma oferta.
Compreendendo o público
O processo de comunicação online para empresas e pessoas intensifica a oportunidade da marca compreender melhor o seu público, ajudando a corporação e a marca a ter mais clareza ao identificar a sua persona e escolher o tipo de conteúdo mais adequado para determinado público.
É importante analisar todos os dados possíveis, incluindo as características de cada perfil de público, buscando analisar os problemas, necessidades e objetivos de cada grupo de clientes.
Para gerar leads
Ao compreendermos o que é marketing digital, podemos ainda compreender a importância da geração de leads.
Através dessa modalidade de marketing é possível oferecer brindes como e-books e vídeos em troca de um cadastro através do qual o lead (público de interesse inicial) deverá informar um endereço de e-mail e número de celular para poder baixar o arquivo gratuitamente.
Posteriormente, a empresa poderá enviar mensagens via e-mail e via zap com mais novidades, oferecendo novos cursos gratuitos e realizando oferta de vendas de produtos ou serviços.
Feedback garantido
Através das ações de marketing digital o feedback é, praticamente, garantido possibilitando a criação de relacionamento a longo prazo com os potenciais consumidores e recebendo comentários, respostas e opiniões expressas pelos leads e clientes.
Reconhecimento da marca
Considerando todos os benefícios apresentados anteriormente sobre a aplicação do marketing digital para diferentes perfis e portes de empresas, devemos ressaltar que o marketing digital ajuda a aumentar o reconhecimento da marca de uma empresa.
Diariamente, o Google movimenta mais de 5 bilhões de buscas por dia, isso sem falar nas buscas realizadas internamente nas redes sociais como Facebook e Instagram.
Ao fazer uma pesquisa por um assunto ou marca, certamente o lead poderá esbarrar em sua mensagem ou no anúncio de sua empresa.
Selecionando as estratégias certas
Existem muitas estratégias a serem aplicadas na internet, sendo fundamental que a empresa selecione o conjunto de estratégias mais adequadas seja publicando artigos otimizados no blog oficial, veiculando curtas no Facebook, investindo em reels no Instagram e entre outras possibilidades.
Superando a concorrência
Ao investir no marketing digital é possível estudar e até mesmo superar a concorrência. É possível aprender com os erros e acertos da concorrência no mesmo segmento de mercado ou em outros segmentos de atuação.
Conclusão
Neste artigo apresentamos conceitos fundamentais para aprendermos o que é marketing digital e como utilizá-lo da melhor forma para empresas de diferentes portes.
Porém toda estrutura de estratégia precisa ser bem pensada e bem avaliada para não desperdiçar tempo, recursos e dedicação da empresa.
É fundamental que a empresa tenha um objetivo bem definido e escolha as melhores ações de marketing.
Com as metas bem definidas será possível escolher as melhores plataformas digitais, selecionar as personas (clientes idealizados), investir em conteúdo e em anúncios, gerar leads, formar potenciais clientes, educar clientes e elevar a taxa de conversão para as vendas. Para que sua estratégia de marketing digital possa ter sucesso, baixe agora nossos ebooks gratuitos e descubra como alavancar o seu negócio e turbinar suas vendas!
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