Você já se perguntou o que é marketing digital? Bem, estamos falando de um conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas aplicáveis para ações de comunicação e posicionamento de marcas e produtos.

Porém, todo esse conjunto de técnicas e ações são utilizadas através da internet para viabilizar a informação, divulgação e comercialização de produtos e serviços, atraindo novos clientes e melhorando a rede de relacionamentos.

Essa modalidade de marketing tem evoluído desde o final dos anos 1990, com o crescimento de usuários na internet incentivando que as empresas investissem cada vez mais no segmento de divulgação online.

Inicialmente, essa modalidade de marketing gerou novas oportunidades para pequenas e médias empresas na época e, passo a passo, começou a atrair o interesse das grandes empresas para divulgar e promover marcas e produtos através de mídias digitais.

Permite reduzir custos com investimento de mídia para veiculação de anúncios e ações promocionais orgânicas, ampliou o leque de estratégias de desenvolvimento de soluções de criação de canais de vendas, posicionamento de marcas e direcionamento de mensagens de produtos.

É uma área que sempre se reinventa, que necessita do melhor posicionamento e características do produto ou serviço a ser oferecido e, principalmente, do conteúdo a ser veiculado de forma personalizada e direcionada.

Ainda nos anos 1990, as páginas na internet eram básicas, possuíam pouca interatividade e o acesso era feito massivamente através de computadores pessoais de mesa, não havia ainda a popularização de notebooks ou de celulares inteligentes, estávamos na web 1.0.

No decorrer dos anos 2000, tivemos o implemento da web 2.0, o surgimento de portais de vídeos, blogs e as redes sociais, e no final dos anos 2000 a comercialização dos smartphones gerando o conceito de internet móvel e colocando o conteúdo na ponta dos dedos.

Os anos 2010 aprofundou o conceito da web 2.0 e amadureceu novos conceitos para o marketing digitalizado. 

Recentemente, com a pandemia iniciada em 2020, os novos conceitos da web 3.0 que inclui a inteligência artificial e automatização de processos têm gerado novos desafios para a digitalização do marketing.

O surgimento da faixa 5G de internet móvel irá acelerar ainda mais o acesso a vídeos, cursos, transmissão ao vivo e outras tendências que tornarão o conteúdo cada vez mais acessível para o consumidor de conteúdo e de produtos através da rede mundial de computadores.

Teremos um salto gigantesco de geração de dados, acesso a conteúdos e de ampliação do ambiente digital com o avanço da velocidade da internet e dos equipamentos eletrônicos.

Sendo assim, tanto empresas como pessoas criarão novos modelos de negócios e de consumo, tornando a compra digital em algo mais factível e mais rápido, podendo integrar o mundo real ao mundo digital sem grandes fronteiras.

De toda forma, o marketing aplicado na internet e nas plataformas digitais também passará por grandes revoluções, porém neste artigo o trataremos a partir dos conceitos atuais e de sua positiva função para pessoas e negócios.

O que é Marketing Digital?

Todas as atividades referentes ao posicionamento de conteúdo, produtos e serviços para determinado público por meio de plataformas digitais conectadas se referem a essa modalidade de marketing.

As ações de posicionamento, comunicação e de realização de vendas no ambiente digital tem sido cada vez mais comum, sempre buscando aproximar marcas de seu público comunicando a mensagem da forma mais adequada.

A sua aplicação precisa sempre facilitar a comunicação entre empresas e clientes de forma personalizada, direta e que possa gerar valor para todas as partes.

Trata-se também de um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias aplicadas para a prospecção, atração e conversão de potenciais clientes nas plataformas digitais.

É uma modalidade de marketing que aborda objetivos de forma eficiente se utilizando de vários canais ou mídias digitais como redes sociais, sites, blogs, e-mail e entre outros.

Esse tipo de marketing é bastante usado para o fortalecimento da marca e otimização das vendas.

Como funciona o marketing digital?

Inicialmente, é importante que a empresa ou marca procure criar uma determinada ação relacionada ao posicionamento, venda ou entrega de algum valor para o seu cliente.

Através de conteúdos orgânicos ou de anúncios pagos a empresa precisa transmitir o seu conteúdo promocional e, ao mesmo tempo, medir o nível de retorno de seus potenciais consumidores em tempo real para analisar o nível de aceitação sobre determinada mensagem.

Quando falamos em medir temos a mensuração de resultados sobre as estratégias aplicadas no setor digital de modo preciso e facilitado. 

Através desse caminho o empreendedor pode corrigir ou adaptar determinadas ações durante a execução sempre na busca de atingir os principais objetivos.

Desde a criação de um produto, mensagem compartilhadas nos meios digitais, identificação de leads (público de interesse inicial) e mensuração de resultados podemos compreender as principais funcionalidades do marketing digital.

Para que serve o marketing digital?

Ele serve para trabalhar com estratégias online que visam personalizar a relação entre a marca e seus clientes potenciais sem exigir grandes investimentos, podendo partir da criação de um site ou perfil em rede social.

O acesso às plataformas digitais está cada vez mais fácil e rápido. Em poucas horas é possível criar e publicar um site, blog e perfil na rede social.

A Importância do Marketing Digital

No Brasil e no mundo, a maioria das pessoas possuem um celular ou smartphone em suas mãos conectado à internet. 

Segundo dados oficiais, mais de 81% da população com mais de 10 anos de idade já possuem acesso à internet em nosso país.

O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos países que mais acessam a internet por dia e que mais horas passam conectadas.

Essa modalidade de marketing é muito importante por justificar a busca de determinado público-alvo para as empresas abordarem seus esforços de posicionamento de produtos e de vendas.

É indicado para todos os negócios online?

Sim. Desde uma manufatura doméstica até uma clínica dentária de altíssimo porte, o marketing digital é bastante indicado para auxiliar empreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno e médio porte, e empresas de grande porte para identificar o público a ser abordado e para conquistar mais clientes.

Falamos anteriormente que somente o Brasil possui mais de 80% de sua população conectada, gerando um imenso universo para o alcance de uma marca, segmentação e mensuração de audiência.

Esse tipo de marketing é mais democrático e mais acessível. Nos tempos do auge do marketing e da publicidade digital, somente grandes marcas podiam anunciar em jornais e revistas de grande circulação, na TV e na Rádio.

A internet permite às empresas de diferentes portes e até mesmo para pessoas físicas a possibilidade de gerar público para conteúdos de forma orgânica e para anúncios pagos para divulgação de produtos sem a necessidade de investimento de alto porte de mídia como antigamente.

Desde o autônomo até uma empresa multinacional pode gerar espaço na internet, gerar leads e conquistar clientes. 

Muito diferentes dos comerciais de TV, anúncios em revistas ou spot em rádio que sempre custam mais caro, a veiculação de mensagens e de anúncios na internet não exige grandes custos e pagamentos de espaços caros para veiculação.

Benefícios para os pequenos negócios

Ao compreendermos o que é marketing digital podemos entender também o nível de benefício que ele gera para os pequenos negócios.

Mesmo quando a empresa ainda é pequena é possível cadastrar os dados da empresa no Google Meu Negócio, abrir e configurar um blog corporativo para a empresa, inserir sua marca nas redes sociais e gerar conteúdo que seja relevante para atrair a atenção das pessoas.

Benefícios para os médios negócios

Para empresas de médio porte é possível investir nas plataformas acessíveis para pequenos negócios e, sobretudo, investir também na contratação de profissionais especializados em SEO, desenvolver aplicativos de atendimento ou robô chat e investir na criação de e-books e na construção de uma loja online personalizada.

Benefícios para os grandes negócios

Negócios que possuem um grande orçamento podem organizar uma equipe de especialistas em marketing digital para a geração de conteúdo constante para o marketing orgânico ou pago.

Os negócios com mais recursos podem pagar para veicular anúncios no YouTube, veicular vídeos pagos no Facebook e investir na criação de uma Instagram empresarial. 

Sem falar na abertura de uma conta comercial no Whatsapp com um atendente contratado para atender aos clientes.

O orçamento

No caso de investir em contratação de profissionais e no pagamento de anúncios, acima demonstramos que as possibilidades variam conforme a verba que a empresa possui e o porte do negócio em seu mercado de atuação.

Ao entendermos o que é marketing digital, podemos compreender que nenhum empreendedor quer ficar de fora do universo online, sabendo que a inserção da empresa nas plataformas digitais ocorre naturalmente, exigindo profissionalização e direcionamento com o passar do tempo.

É fundamental planejar um orçamento para ser investido na compra de pacotes de anúncios em diferentes plataformas e na contratação de assistentes. 

Porém, no caso de micro empreendedores e empresas menores é comum o próprio empreendedor gerir a abertura da marca de sua empresa nas plataformas digitais diretamente, se dedicando e contratando profissionais freelancers para ajudar em algumas tarefas.

Objetivos

Dentre os principais objetivos a serem cumpridos pelos marketing digital para uma empresa podemos citar:

  • A busca de educar o mercado e o cliente;
  • Aumentar o conhecimento e o reconhecimento da marca da empresa;
  • Gerar diferencial competitivo;
  • Conhecer melhor o público;
  • Gerar leads de forma direcionada;
  • Criar mais oportunidades de vendas;
  • Atrair clientes;
  • Aumentar o recebimento de feedbacks;
  • Aprimorar o relacionamento com o cliente;
  • Fidelizar o consumidor e direcionar uma oferta.

Compreendendo o público

O processo de comunicação online para empresas e pessoas intensifica a oportunidade da marca compreender melhor o seu público, ajudando a corporação e a marca a ter mais clareza ao identificar a sua persona e escolher o tipo de conteúdo mais adequado para determinado público.

É importante analisar todos os dados possíveis, incluindo as características de cada perfil de público, buscando analisar os problemas, necessidades e objetivos de cada grupo de clientes.

Para gerar leads

Ao compreendermos o que é marketing digital, podemos ainda compreender a importância da geração de leads.

Através dessa modalidade de marketing é possível oferecer brindes como e-books e vídeos em troca de um cadastro através do qual o lead (público de interesse inicial) deverá informar um endereço de e-mail e número de celular para poder baixar o arquivo gratuitamente.

Posteriormente, a empresa poderá enviar mensagens via e-mail e via zap com mais novidades, oferecendo novos cursos gratuitos e realizando oferta de vendas de produtos ou serviços.

Feedback garantido

Através das ações de marketing digital o feedback é, praticamente, garantido possibilitando a criação de relacionamento a longo prazo com os potenciais consumidores e recebendo comentários, respostas e opiniões expressas pelos leads e clientes.

Reconhecimento da marca

Considerando todos os benefícios apresentados anteriormente sobre a aplicação do marketing digital para diferentes perfis e portes de empresas, devemos ressaltar que o marketing digital ajuda a aumentar o reconhecimento da marca de uma empresa.

Diariamente, o Google movimenta mais de 5 bilhões de buscas por dia, isso sem falar nas buscas realizadas internamente nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Ao fazer uma pesquisa por um assunto ou marca, certamente o lead poderá esbarrar em sua mensagem ou no anúncio de sua empresa.

Selecionando as estratégias certas

Existem muitas estratégias a serem aplicadas na internet, sendo fundamental que a empresa selecione o conjunto de estratégias mais adequadas seja publicando artigos otimizados no blog oficial, veiculando curtas no Facebook, investindo em reels no Instagram e entre outras possibilidades.

Superando a concorrência

Ao investir no marketing digital é possível estudar e até mesmo superar a concorrência. É possível aprender com os erros e acertos da concorrência no mesmo segmento de mercado ou em outros segmentos de atuação.

Conclusão

Neste artigo apresentamos conceitos fundamentais para aprendermos o que é marketing digital e como utilizá-lo da melhor forma para empresas de diferentes portes.

Porém toda estrutura de estratégia precisa ser bem pensada e bem avaliada para não desperdiçar tempo, recursos e dedicação da empresa. 

É fundamental que a empresa tenha um objetivo bem definido e escolha as melhores ações de marketing.

Com as metas bem definidas será possível escolher as melhores plataformas digitais, selecionar as personas (clientes idealizados), investir em conteúdo e em anúncios, gerar leads, formar potenciais clientes, educar clientes e elevar a taxa de conversão para as vendas. Para que sua estratégia de marketing digital possa ter sucesso, baixe agora nossos ebooks gratuitos e descubra como alavancar o seu negócio e turbinar suas vendas!

Sobre o Autor

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Descobri o marketing digital e hoje ajudo pessoas a mudarem de vida

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